O material foi produzido pelo INCA em parceria com o Ministério da Saúde e conta com ilustrações para facilitar a compreensão do leitor(a). O conteúdo é 100% gratuito e você pode acessá-lo por meio deste link.
POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!O mês de novembro é um período muito importante para a saúde masculina devido às ações de combate ao câncer de próstata. Por isso, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) disponibilizou uma cartilha on-line gratuita com todas as informações necessárias sobre esse tipo de câncer.
Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul mobiliza milhares de pessoas, de diversas partes do mundo, para promover a conscientização acerca do câncer, mas neste caso o de próstata. A cartilha do INCA é uma das iniciativas que acontecem em vários países e e é importante para quebrar o tabu que existe em torno desses cuidados, especialmente no Brasil.
História do Novembro Azul
O movimento do Novembro Azul é conhecido mundialmente como Movember, mistura das palavras mustache (bigode) e november (novembro). O bigode e a cor azul são os símbolos da campanha que surgiu no começo do século XXI.
O Movember teve início em 2003, na Austrália, quando os amigos Travis Garone e Luke Slattery aderiram ao bigode – que estava fora de moda na época – enquanto se divertiam em um bar. Inspirados pela campanha da mãe de um amigo, que arrecadava dinheiro para o combate ao câncer de mama, eles decidiram associar o bigode com a conscientização da saúde masculina.
Novembro foi o mês escolhido para manter o bigode e criar a associação, pois no dia 17 do mesmo mês é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Em 2004, surgiu a Movember Foudation, organização sem fins lucrativos que visa arrecadar fundos para o combate ao câncer de próstata.
Desde então, o movimento ganhou mais participantes e se espalhou para mais de 20 países. No Brasil, ele chegou em 2008 por meio de ações do Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Novembro Azul no Brasil
Segundo dados do INCA, o câncer de próstata foi o mais comum entre homens brasileiros em 2020, totalizando 29, 2% dos novos casos, o que representa pouco mais de 65 mil casos da doença. No ano anterior, esse tipo de câncer foi o segundo que mais causou óbitos entre homens, representando 13,1% dos casos.
Um dos grandes problemas que o Brasil enfrenta durante as campanhas é o tabu presente em um dos exames realizados para detectar a doença, o toque retal. Nesse tipo de exame, o médico verifica se há anomalias na próstata.
Contudo, há um grande preconceito na sociedade brasileira com relação a isso. Um dos focos das campanhas do Novembro Azul é justamente quebrar esse estigma.
Esse tabu pode comprometer seriamente o tratamento, uma vez que ele é mais eficaz e fácil de fazer quando a doença é diagnosticada precocemente. Além do exame de toque, também é realizado o PSA, um exame de sangue que detecta alterações nas células da próstata.
Cartilha on-line e gratuita
A cartilha tem o objetivo de mostrar os métodos de prevenção, identificação e tratamento do câncer de próstata. Ela também vai ressaltar a importância do diagnóstico precoce da doença, porque aumenta as chances de cura.
O material foi produzido pelo INCA em parceria com o Ministério da Saúde e conta com ilustrações para facilitar a compreensão do leitor(a). O conteúdo é 100% gratuito e você pode acessá-lo por meio deste link.
INCA e suas ações
Criado em 1937, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva é o órgão do Ministério da Saúde responsável por desenvolver ações e prestar atendimento tendo em vista o controle e a prevenção do câncer no Brasil. Ele coordena várias ações pelo país e possui o parque de diagnóstico mais moderno da América Latina.
O INCA também possui forte atuação internacional, apoiando políticas públicas para o intercâmbio de conhecimento. Além disso, também participa de várias iniciativas internacionais, como a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) e a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Para saber mais sobre o Instituto, clique aqui.
Vamos ajudar ampliando o contato das pessoas com esse conteúdo? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!
FONTE: https://canaldoensino.com.br/blog/inca-oferece-cartilha-on-line-gratuita-sobre-prevencao-ao-cancer-de-prostata
Nenhum comentário:
Postar um comentário