PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Jogos Olímpicos Tóquio 2020: saiba tudo sobre o evento e veja como assistir

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)! 

Os Jogos Olímpicos configuram um importante evento mundial. As competições que acontecem a cada 4 anos apresentam atletas de inúmeros países competindo em diferentes modalidades esportivas. Nesta edição, Tóquio, capital do Japão, ficou responsável por sediar os Jogos. Ao longo do artigo, falaremos mais sobre a Olimpíada de Tóquio, trazendo curiosidades e explicando como assistir. Confira! 

Qual é a história dos Jogos Olímpicos? 

Existem 2 versões que explicam o surgimento dos Jogos Olímpicos, uma delas está de acordo com a mitologia grega, enquanto a outra se baseia em registros históricos. De toda forma, é uma tradição que nasceu na Antiguidade e persiste até os dias atuais. 

A mitologia 

Dentro da tradição mitológica, o herói Hércules, filho de Zeus, criou os Jogos. Hércules foi desafiado, pela deusa Hera, a realizar 12 trabalhos vistos como impossíveis. A 5ª demanda era limpar os currais do rei Áugias, o que não era feito há mais de 30 anos. Após cumprir a tarefa, o herói inaugurou um festival esportivo para homenagear seu pai na cidade de Olímpia. Por isso, sempre havia um sacrifício de animais a Zeus na abertura do evento. 

Os registros  

O termo “Olimpíada” surgiu após os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa realizarem uma aliança no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Por meio do acordo, foi estabelecida uma trégua sagrada na Grécia para que ocorressem os Jogos. Mesmo durante a Guerra do Peloponeso (guerra entre Atenas e Esparta de 431 a 404 a.C.), os conflitos foram deixados de lado para que a competição fosse disputada.

MAIS INFORMAÇÕES...

A cada 4 anos, os Jogos ocorriam em Olímpia, para onde os moradores das outras cidades viajavam com o objetivo de participar das disputas. Contudo, a tradição foi impactada pela invasão dos romanos à Grécia. A última Olimpíada da Era Antiga foi realizada em 393 a.C., quando o imperador Teodósio I, adepto do cristianismo, proibiu todas as manifestações politeístas, inclusive os Jogos. 

A Era Moderna 

Passados mais de mil anos, alguém teve a ideia de resgatar uma competição nos moldes das Olimpíadas da Grécia Antiga. Em 1894, Pierre de Frédy (1863 – 1937), pedagogo e historiador francês conhecido como Barão de Coubertin, durante uma convenção que contou com a presença de delegados de 13 países, obteve da Grécia a promessa de sediar os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Na ocasião, também foi constituído o Comitê Olímpico Internacional (COI).  

Dois anos depois, em abril de 1896, foi disputada a primeira Olimpíada da Era Moderna, com delegações de 14 países e 241 atletas. Eles competiram em 43 eventos, de 9 modalidades esportivas. 

Como serão os Jogos Tóquio 2020?

Pela 2ª vez, Tóquio está sediando os Jogos Olímpicos. O evento que deveria ter acontecido em 2020 foi adiado para 2021, por causa da pandemia de Covid-19. Apesar disso, o nome oficial continua sendo Tóquio 2020. A maior parte das competições será realizada na capital japonesa. Contudo, alguns eventos, como as disputas de surfe, devem acontecer fora da cidade por conta da infraestrutura necessária.  

Quais são as novas modalidades? 

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 contam com novas modalidades. Surfe, karatê, skate e escalada esportiva entram no evento pela primeira vez. Já softbol e beisebol retornam depois de estarem ausentes das duas últimas edições. A seguir, saiba mais sobre esses esportes: 

Beisebol/Softbol 

Beisebol e softbol fizeram parte dos Jogos Olímpicos até a edição de Pequim, em 2008. Apesar da semelhança, beisebol e softbol possuem regras específicas. Apenas homens praticam o primeiro, enquanto o segundo é um esporte exclusivamente feminino. 

Karatê 

Em Tóquio, a modalidade está dividida em 2 categorias: kumite kata. O kumite consiste em um combate no qual os oponentes se enfrentam por 3 minutos e vence quem obter mais pontos ao golpear as regiões consideradas alvos. O kata, por sua vez, prioriza a forma com que os lutadores se portam e a técnica utilizada no tatame. Entre os critérios de pontuação, estão força, velocidade e equilíbrio. 

Surfe 

Surfe é um esporte que deve ser disputado fora de Tóquio, que não possui muitas áreas litorâneas adequadas para a modalidade. Os surfistas competirão em Chiba, cidade a 64 km da capital. Como o esporte depende de condições climáticas, não é possível determinar com precisão o tempo de duração das competições. Por isso, elas correm o risco de demandar um tempo mais longo do que o próprio período previsto para o evento. 

Skate 

Em Tóquio, são disputadas as tradicionais categorias de street park. No skate street, os competidores se revezam em uma pista com obstáculos, como elevações, rampas e corrimões. No park, os skatistas normalmente atuam em um bowl, uma pista em formato de piscina. 

Escalada esportiva 

A modalidade é dividida em 3 tipos: dificuldade, velocidade e boulder. Tanto no masculino quanto no feminino, os atletas competirão em todas as categorias e aquele que se sair melhor na somatória de resultados ficará com o ouro. 

Na escalada de dificuldade, ganha quem alcançar a maior altura em meio aos desafios impostos no trajeto. Na de velocidade, o vencedor é quem completar a prova em menos tempo. Já a escalada boulder é o modo em que o atleta escala sem os equipamentos de proteção. 

Como assistir? 

No Brasil, 3 emissoras irão transmitir os Jogos. Contudo, somente uma é de televisão aberta e terá programação gratuita: 

1. TV Globo 

A emissora terá transmissão com exclusividade na televisão aberta. Por isso, trará uma cobertura especial, com 12 horas de programação focada nas competições. 

2. SporTV 

Também pertencente ao Grupo Globo, transmitirá em televisão fechada, por assinatura. Serão 4 canais simultâneos de exibição. Também serão disponibilizados 45 sinais nos aplicativos da Globo e do GloboPlay. 

3. BandSports 

Único canal fora do Grupo Globo que trará novidades para os assinantes. O sinal ficará aberto para todos os consumidores de televisão fechada, independentemente de operadora ou plano de assinatura. Serão 24 horas por dia de conteúdo focado nos Jogos Olímpicos.

Como entrar no clima? 

Para que você entre no clima dos Jogos, separamos algumas curiosidades sobre o evento. Veja: 

1. Anéis olímpicos  

Os aros que simbolizam as Olimpíadas trazem as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, porque as bandeiras de todos os países contêm pelo menos uma delas. Os anéis representam, assim, a união entre os continentes.   

2. Participação feminina  

Na Grécia Antiga, mulheres não podiam participar das competições esportivas. A proibição perdurou inclusive na Era Moderna. Apenas em 2012, elas participaram de todas as modalidades. A edição atual é um marco na igualdade de gênero no esporte: 49% dos participantes são mulheres.    

3. Ritual olímpico 

tocha olímpica é uma referência à chama que era acesa no templo da deusa Hera durante as competições na Idade Antiga. Desde os Jogos de Helsinque, em 1952, a tocha é acesa na Grécia, em uma cerimônia nas ruínas do templo de Hera. Atrizes, vestindo trajes de sacerdotisas gregas, usam um espelho e os raios solares para produzir a chama que, então, passa por diversos locais até chegar à sede dos Jogos. 

4. Competição artística 

De 1912 a 1948, pintores, escultores, arquitetos, escritores e músicos também participavam dos Jogos Olímpicos. Era comum que alguma categoria recebesse apenas bronze, por não haver obras que merecessem ouro. Em 1912, o norte-americano Walter W. Winans (1852 – 1920) ganhou medalha de prata por tiro ao alvo e ouro pela modalidade de escultura. 

Bônus: o filme gratuito Ouro, suor e lágrimas 

O documentário brasileiro Ouro, suor e lágrimas (2015, Helena Sroulevich) mostra o desempenho da seleção brasileira masculina e feminina de vôlei entre 2001 e 2012, época de grande prosperidade para o esporte. Uma versão do filme pode ser vista gratuitamente no YouTube. 

E aí, está ansioso(a) para as competições? Deixe nos comentários quais são seus esportes favoritos que participam dos Jogos!  

FONTE: https://canaldoensino.com.br/blog/jogos-olimpicos-toquio-2020-saiba-tudo-sobre-o-evento-e-veja-como-assistir

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK