Tempo de jejum foi reduzido para 4 horas (FOTO: Divulgação) |
O jejum de 12 horas para a realização de exames de sangue como o de colesterol e triglicerídeos não é mais obrigatório. De acordo com as sociedades brasileiras de Cardiologia, Patologia Clínica, Medicina Laboratorial e a de Análises Clínicas, o jejum passou a ser de no máximo quatro horas para a realização do exame.
Em entrevista à Tribuna Bandnews FM, o presidente da Sociedade de Cardiologia do Ceará, Sandro Salgueiro, diz que a variação no resultado do exame de sangue em um paciente que não está em jejum se comparada com os valores de referência é quase mínima.
“Tradicionalmente se exigia o jejum de 12 horas porque esses valores eram de referência. No entanto, observou-se que a variação do exame de colesterol quando o paciente realiza em jejum ou não era muito pequena. Então foi decidido adotar um jejum de no máximo quatro horas para realizar o exame”, explica Sandro.
Como o resultado do exame de triglicerídeo pode sofrer um pouco mais de variação, um estudo está sendo feito para que exista também um valor de referência para pacientes que não estejam em jejum. Para o médico, a expectativa é que no início de 2017 seja divulgada os novos valores de referência.
Confira as entrevistas realizadas pelas repórter Juliana Marques para a rádio Tribuna Bandnews FM
Fonte: Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário