Por E-Farsas.Com
Será que é verdadeira a notícia afirmando que a Ordem dos Advogados do Brasil teria se posicionado contra a reforma da previdência e vai apoiar uma guerra civil?
A OAB estaria a frente de uma guerra civil no nosso país! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook) |
A notícia apareceu nas redes sociais no final de março de 2017 e rapidamente foi um dos assuntos mais compartilhados no Facebook e no WhatsApp. De acordo com a manchete, a OAB teria se posicionado contra a reforma da previdência e queuma guerra civil estaria para estourar aqui no Brasil!
Será que essa notícia é real? A Ordem dos Advogados do Brasil estaria apoiando uma guerra civil no nosso país?
Verdade ou farsa?
No dia 25 de março de 2017, um blog chamado Online Revista, hospedado no serviço gratuito Blogspot, resolveu publicar uma notícia com a chamada alarmista “A GUERRA CIVIL ACABA DE SER DECLARADA NO BRASIL – OAB SE POSICIONA A FAVOR DO POVO”:
Só que, ao clicarmos na notícia, veremos que o conteúdo do texto não fala exatamente que foi declarada uma guerra civil no país. A “reportagem” fala apenas que “se o governo temer não recuar […] poderá ser desencadeada uma guerra civil nunca antes vista no Brasil”.
Ou seja, o autor dessa notícia usou do artifício de criar manchetes alarmistas para atrair mais acessos. E parece que funcionou, visto que os autores do blog se vangloriaram de terem recebido minhões de visitas em poucas horas…
A parte real dessa história é que a Ordem dos Advogados do Brasil se posicionou contra a reforma da previdência proposta pelo governo. Em carta aberta sobre a reforma, a OAB afirma que “ela [a reforma] está fundamentada em premissas equivocadas e contem inúmeros abusos contra os direitos sociais”.
Reforçamos aqui que em nenhum momento a carta fala sobre guerra civil!
No dia 28 de março de 2017, a Ordem dos Advogados do Brasil publicou uma nota em seu site desmentindo essa história que tem se espalhado pela web a respeito do começo a uma guerra. A nota completa está abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário