AEROPORTOS
Pinto Martins é 5º pior avaliado pelos usuários
09.10.2013
Pesquisa da Secretaria de Aviação Civil revela que o terminal obteve a pior nota em três dos 41 requisitos analisados
Faltando pouco mais de oito meses para a abertura da Copa do Mundo da Fifa de 2014, a qualidade dos serviços aeroportuários do Brasil parece ainda estar longe da ideal para receber um evento de tamanha magnitude. No caso do Aeroporto Internacional Pinto Martins, por exemplo, um levantamento da Secretaria de Aviação Civil (Sac) classificou o local como o quinto pior avaliado pelos passageiros, com uma média de 3,74 para uma nota máximo de cinco.
Nenhum requisito foi mais desaprovado do que o preço dos restaurantes
Foto: Viviane Pinheiro
Conforme a pesquisa, que ouviu, entre abril e junho, 23.006 passageiros nas salas de embarque nacional e internacional de 15 aeroportos ligados diretamente à Copa do Mundo, o Pinto Martins registrou, no segundo trimestre, a pior nota em três dos 41 requisitos analisados pela Sac. A facilidade nas conexões foi o item com maior destaque negativo (média de 3,06), enquanto o tempo de espera na fila para emigração (3,28) e a cordialidade dos funcionários do aeroporto (3,70) também foram os mais baixos do Brasil.
Ainda no segundo trimestre do ano, o aeroporto de Fortaleza também se destacou positivamente em alguns aspectos. O Pinto Martins obteve, por exemplo, a segunda melhor nota no requisito velocidade da restituição de bagagem, que registrou uma média de 4,11. A sala Vip do local também foi a segunda melhor avaliada do País (3,88).
Curitiba em destaque
De acordo com a pesquisa da Sac, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, foi o mais bem avaliado do País entre os meses de abril e junho. O local conquistou uma média de 4,21, seguido pelo Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, que obtiveram, respectivamente, notas 4,08 e 4,03 na avaliação geral.
Na outra ponta do ranking, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, foi o pior avaliado pelos passageiros, que deram uma nota de 3,43 para o local. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, também se destacou negativamente, com média de 3,44. O aeroporto de Guarulhos (SP) completou a parte inferior da tabela, com nota 3,56.
Itens mais criticados
De maneira geral, nenhum requisito foi mais desaprovado pelos brasileiros do que o preço dos restaurantes e outras instalações para alimentação nos aeroportos nacionais, já que o item recebeu uma média de 2,25. O custo dos estacionamentos e o acesso à internet Wi-Fi também foram criticados. "Em comparação aos três primeiros meses deste ano, porém, o conjunto de categorias abaixo da média passou de 14 para 12", avaliou a Secretaria de Aviação, em comunicado divulgado ontem.
ÁQUILA LEITEREPÓRTER
FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1325983
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