PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do desfile das escolas de samba no Rio


Publicado em 13/02/2013 - 16:42 por  |
Entre os destaques, a apresentadora Sabrina Sato que foi a rainha de bateria da escola. Foto: Reuters
A Unidos de Vila Isabel é a grande campeãdo Grupo Especial do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro. A escola encantou o público e os jurados com o enredo “A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo – Água no feijão que chegou mais um…” em homenagem aos lavradores. A escola foi a última a desfilar na madrugada de terça-feira (12).
A escola venceu o tricampeonato com 299,7 pontos, dos 300 pontos possíveis. A agremiação já tinha ganhado o Carnaval do Grupo Especial em 1988, com enredo “Kizomba, a Festa da Raça”, e em 2006 com o tema latinidade. A Vila Isabel também saiu da elite do Rio no ano 2000 e conseguiu retornar em 2004, com desfile em homenagem a cidade de Paraty.
Encerrando os desfiles do Rio justamente no dia do aniversário de 75 anos de seu maior símbolo, Martinho da Vila, a Unidos de Vila Isabel presenteou o sambista e a Sapucaí com um desfile impecável e já tinha despontado como favorita ao título deste ano.
A Beija-Flor ficou em segundo lugar com 299,4. Um dos últimos carros teve dificuldade para entrar na avenida, o que atrapalhou a pontuação da escola. O problema é um fato raro na agremiação, apontada como uma das que possui a técnica mais apurada no desfile.
No ano passado, a Unidos da Tijuca foi a campeã do Carnaval. A agremiação desfilou com enredo em homenagem a Luiz Gonzaga. A escola teve 299,9 dos 300 pontos possíveis e perdeu 0,1 no quesito alegorias e adereços. A escola ficou em 3º lugar nesse ano com 299,2 após um desfile conturbado, com a quebra do adereço de um dos carros alegóricos, que precisou ser escorado durante o desfile. Outra alegoria ainda precisou ser cortada com uma serra-elétrica na passarela. Os problemas provocaram também espaços vazio entre as alas, o que custou pontos da escola.
Escola já estava confiante no desfile
Antes mesmo de entrar na avenida, a escola já demonstrava confiança. “Tá molinho”, disse Martinho sobre a disputa deste ano, depois de assistir aos concorrentes, que alternaram enredos pouco inspirados e outros cheios de problemas.
A certeza de que a escola estava pronta para a disputa contagiou os integrantes, que desfilaram cantando empolgadamente um dos melhores sambas-enredo do ano, que tem Martinho e Arlindo Cruz entre seus compositores.
A isso, somou-se o competente trabalho da equipe que tem à frente a carnavalesca Rosa Magalhães, a maior vencedora do Carnaval, e o coreógrafo Carlinhos de Jesus. Figuras populares como Martinho, sua filha Mart’nália e Sabrina Sato, madrinha da bateria, ajudaram a levantar o público que aguardou a escola.
Ainda no setor 1, antes do início oficial do desfile, a Vila já ouvia gritos de “é campeã” vindos da arquibancada. Com um enredo que falava da agricultura, patrocinado por uma multinacional do setor, a escola trouxe carros bem produzidos, com gafanhotos gigantes, plantações e a bateria tocando em meio a um canavial.
Martn’ália, que saiu à frente dos ritmistas, resumiu o espírito da escola: “Está todo mundo animado para caramba, hoje é aniversário do Martinho, estamos comemorando tudo”, disse a cantora. A escola contou com sete carros e dois tripés para apresentar o enredo sobre lavradores. Foram 3.700 componentes distribuídos em 31 alas.
A comissão de frente da escola tinha diversos componentes em um tripé em forma de caixote, que fazia diversos movimentos por meio de um controle remoto. A escola quis simbolizar o transporte da riqueza do campo para a cidade e convidar o público para conhecer o enredo. O carro abre-alas da Vila Isabel representou o início de toda a produção. A alegoria era composta por elementos que lembram a terra e o sol.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira desfilou pela avenida fantasiado de espantalho e milharal, respectivamente. A roupa foi sugerida por eles. Uma das alegorias tinha um tatu-bola gigante para mostrar a luta de homens e animais para lutar contra a fome.
A quarta alegoria da escola levou 70 girassóis gigantes para a avenida, cada um deles girado por um integrante da escola. O último carro a passar pela Sapucaí fez menção às plantações de feijão no Brasil, cuja produção é a maior do mundo. O carro também exibia uma grande coroa, símbolo da escola, feita de frutas, legumes e verduras.
Veja a letra do samba-enredo campeão:
O galo cantou
Com os passarinhos no esplendor da manhã
Agradeço a Deus por ver o dia raiar
O sino da igrejinha vem anunciar
Preparo o café, pego a viola, parceira de fé
Caminho da roça, e semear o grão…
Saciar a fome com a plantação
É a lida…
Arar e cultivar o solo
Ver brotar o velho sonho
Alimentar o mundo, bem viver
A emoção vai florescer
Ô muié, o cumpadi chegou
Puxa o banco e vem prosear
Bota água no feijão já tem lenha no fogão
Faz um bolo de fubá
Pinga o suor na enxada
A terra é abençoada
Preciso investir, conhecer
Progredir, partilhar, proteger…
Cai a tarde, acendo a luz do lampião
A lua se ajeita, enfeita a procissão
De noite, vai ter cantoria
Está chegando o povo do samba
É a Vila, chão da poesia, celeiro de bamba
Vila, chão da poesia, celeiro de bamba
Festa no arraiá,
É pra lá de bom
Ao som do fole, eu e você
A Vila vem plantar
Felicidade no amanhecer
Festa no arraiá,
É pra lá de bom
Ao som do fole, eu e você
A Vila vem colher
Felicidade no amanhecer
Confira resultado final da apuração
1º Unidos de Vila Isabel
2º Beijar-flor de Nilópolis
3º Unidos da Tijuca
4º Imperatriz Leopolinense
5º Acadêmicos do Salgueiro
6º Acadêmicos do Grande Rio
7º Portela
8º Estação Primeira de Mangueira
9º Unidos da Ilha do Governador
10º São Clemente
11º Mocidade
12º Inocentes de Belford Roxo (Rebaixada para a Série A)

As informações são da Folhapress


FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/zoeira/carnaval/unidos-de-vila-isabel-e-a-grande-campea-do-desfile-das-escolas-de-samba-no-rio/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK