PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 4 de março de 2022

Dormir pouco pode gerar ganho de peso, diz especialista

Alerta é feito no Dia Mundial da Obesidade

POR AGÊNCIA BRASIL - A falta de noites bem dormidas pode gerar ganho de peso, aumento da vontade de comer e diminuição da sensação de saciedade. Segundo alerta do Instituto do Sono, por ocasião do Dia Mundial da Obesidade, celebrado hoje (4), os impactos negativos no organismo decorrentes da falta de sono ocorrem em pessoas de todas as idades, principalmente pela desregulamentação metabólica.

“Tem se comprovado nos últimos anos, cada vez mais, tanto em crianças ou adolescentes quanto em adultos, que dormir pouco tem suas consequências. E uma delas é o ganho de peso”, destaca a especialista em Medicina do Sono e pesquisadora do Instituto do Sono, Érika Treptow.

Leia Também: Campanha busca eliminar preconceitos em relação à obesidade

“Um dos motivos [para o ganho de peso] é que a gente desregula o organismo. Algumas substâncias começam a ser produzidas de maneira que não é o normal. Por exemplo, há uma substância chamada grelina, que está associada à vontade de comer, e ela aumenta bastante [com a falta de sono]. Apenas uma noite que a gente dorme pouco já é o suficiente para aumentar essa substância”, afirma.

CONTINUE LENDO EM MAIS INFORMAÇÕES...

No DF, uso de máscaras ao ar livre deixa de ser obrigatório

Taxa de transmissão atingiu menor índice desde o início da pandemia

POR AGÊNCIA BRASIL - As máscaras de proteção deixam de ser obrigatórias ao ar livre a partir de hoje em todo o Distrito Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, após a taxa de transmissão de covid-19 ter artingido o menor índice desde o início da pandemia. A transmissão está em 0,66, ou seja, cem infectados transmitem o vírus para outras 66 pessoas.

A liberação do uso de máscara já havia sido antecipada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, com a alteração do Decreto nº 40.648/2020. “Diante da queda nos casos de covid-19 no Distrito Federal, flexibilizaremos o uso de máscaras em locais abertos. Estamos pouco a pouco voltando à normalidade. Não deixem de se vacinar”, afirmou o governador, em suas redes sociais.

O decreto determina a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial em todos os espaços públicos fechados, transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais.

O uso da máscara será obrigatório também em shows e eventos esportivos em locais fechados, onde também será exigido comprovante de vacinação com ao menos duas doses. A medida começa a valer na próxima segunda-feira (7).

Atualmente, o DF tem 88,99% do público-alvo vacinado com a primeira dose, 79,82% com a segunda dose e 32,85% com a dose de reforço.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/no-df-uso-de-mascaras-ao-ar-livre-deixa-de-ser-obrigatorio

CONFIRA OS VÍDEOS:

1. MINHA PRIMEIRA DOSE DA VACINA COVID-19 DA FIOCRUZ

2. MINHA MULHER TOMANDO A 1ª DOSE DA VACINA FIOCRUZ

Sancionada lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down

A data é celebrada no dia 21 de março

POR AGÊNCIA BRASIL - O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (4) a sanção à Lei 377/2011, que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down. A data, celebrada no dia 21 de março, já constava na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte do calendário brasileiro.

A Síndrome de Down é causada quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21. Não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que, segundo estimativas, acontece em um a cada 700 nascimentos.

A data de 21 março foi escolhida por fazer alusão aos três cromossomos no par de número 21 e visa conscientizar a sociedade sobre os aspectos da vida das pessoas com esse tipo de síndrome.

Pela legislação, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down ficam “incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.”

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-03/sancionada-lei-que-institui-o-dia-nacional-da-sindrome-de-down

Campanha busca eliminar preconceitos em relação à obesidade

Ação marca o Dia Mundial da Obesidade de 2022

POR AGÊNCIA BRASIL - A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) lançaram a campanha Obesidade: conhecimento, cuidado e respeito!, em alusão ao Dia Mundial da Obesidade de 2022, lembrado hoje (4). O objetivo é conscientizar a população e eliminar preconceitos sobre o tema.

Um levantamento sobre obesidade e gordofobia, feito pelas entidades em fevereiro do ano passado, com 3.621 pessoas, revelou que 88% delas apresentavam excesso de peso, sendo 37% com obesidade grau 3.

A pesquisa revelou que oito em cada dez pessoas com obesidade já sentiram algum tipo de constrangimento devido ao excesso de peso. Mais da metade delas afirmou ser vítima de discriminação pelo menos uma vez ao mês. Revelaram ainda que é no ambiente familiar onde ocorrem mais episódios de constrangimento por causa do peso (72%). Em segundo lugar, aparecem as lojas e o comércio em geral (65,5%), seguidos por situações de discriminação no médico (60,4%) e no trabalho (50,7%).

De acordo com o Ministério da Saúde, o excesso de peso acomete mais de 60% da população brasileira, sendo que cerca de 20% dos adultos já são obesos. Na avaliação da presidente do Departamento de Obesidade da Sbem, a endocrinologista Maria Edna de Melo, a única forma de conseguir minimizar o impacto da doença na saúde da população é por meio da ampliação do conhecimento sobre o tema e do oferecimento do cuidado adequado.

Para o vice-presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, Márcio Mancini, antes de ir para a escola, a criança obesa já tem uma certa estigmatização dentro da própria casa, “fruto de como as pessoas com excesso de peso são tratadas de modo geral”. Ele afirmou que "a piada sobre gordinho" é algo que a população ainda não considera como politicamente incorreto, mas como uma escolha individual da pessoa.

A discriminação em casa ocorre, principalmente, quando a família possui um filho com excesso de peso e outro magrinho, que compartilham o mesmo ambiente, a mesma alimentação muitas vezes, “mas a genética de um é diferente do outro”, disse Mancini à Agência Brasil.

CONTINUE LENDO EM: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/campanha-busca-eliminar-preconceitos-em-relacao-obesidade

Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece visitas e exposições on-line gratuitas

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)! 

Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Pedra da Gávea, Ipanema e Lapa são alguns dos mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Presentes em marcantes poemas, romances e canções populares, esses lugares atraem os olhares para a cidade maravilhosa 

Integrando esse time de atrações da capital carioca, encontra-se também o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ). Com a proposta de ampliar ainda mais seu público, e em decorrência da pandemia de Covid-19, ele está disponibilizando visitas e exposições on-line gratuitas 

Visitas e exposições on-line

A necessidade de isolamento social fez com que muitos espaços artísticos e culturais fechassem suas portas para visitação. Nesse sentido, eles se viram obrigados a estreitar ainda mais a relação com o ambiente digital e a colocar em prática novas dinâmicas com seus(suas) espectadores(as).  

Por essa razão, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro estruturou — a partir das plataformas Google Arts & Culture, YouTube e Matterport — visitas e exposições on-line, que estão disponíveis desde o início da pandemia, em 2020. Conheça mais sobre algumas delas: 

VEJA MAIS INFORMAÇÕES AQUI

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK