PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Frango 40% mais caro: como a alta da conta de luz aumentou preço da ave em 2021

Alternativa mais barata à carne bovina, frango também se torna bem mais caro em meio ao avanço da inflação. Café e açúcar também registram forte alta.

POR G1Sob efeito da séria crise hídrica enfrentada pelo Brasil, o preço da energia elétrica residencial já acumula alta de 10,6% em 2021 e de 21% em 12 meses até agosto, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O brasileiro já sentiu essa alta na hora de pagar a conta de luz nos últimos meses. Mas o aumento de preço da energia elétrica está batendo num outro lugar mais inusitado: no preço do frango que compramos no supermercado.

Segundo dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados), divulgados em primeira mão à BBC News Brasil, o frango ficou 8,6% mais caro nos supermercados paulistanos apenas em agosto. Desde janeiro, a alta acumulada é de 21,42% e, em 12 meses, de 40,44%.

Com isso, o frango supera em aumento de preços a carne bovina, que teve alta de 0,15% em agosto e de 36% no acumulado de 12 meses.

E o aumento de custos chega também aos ovos de galinha, com alta de 1,46% em agosto e de mais de 20% em 12 meses.

CONTINUE LENDO...

Bolsonaro aprovou a 'Declaração à Nação' escrita por Temer na manhã seguinte aos atos de 7 de setembro

Aconselhado por Temer, Jair Bolsonaro divulgou na quinta-feira (9) uma carta em que diz não ter tido "intenção de agredir" os poderes. Ex-presidente confirmou à TV Globo que foi ele quem escreveu o texto.

POR G1Depois do golpe frustrado do dia 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro "acordou" da habitual insônia com ressaca cívica. Às 6h30 da manhã do dia 8, ele já estava pendurado no telefone com Michel Temer e ouviu o texto da carta de rendição. Aprovou os termos e na hora e combinou o almoço para acertarem os detalhes finais.

O leitor acha que Temer respondeu: "Ver-nos-emos logo mais"? Lógico que não. Temer é cuidadoso com quem não tem amplo repertório linguístico, como Bolsonaro, além de ser um ghostwriter caprichoso: evitou o uso de mesóclise e incluiu a expressão "esticar a corda" para deixar a carta com a cara de Bolsonaro

O texto começou a ser redigido na noite anterior por Temer com revisão do marqueteiro Elsinho Mouco.

Assim, Bolsonaro e Temer repetiram a mesma estratégia de 1999, quando Temer ajudou a salvar o mandato de Bolsonaro com a auxílio de uma carta também com um suposto arrependimento.

FONTEhttps://g1.globo.com/politica/blog/octavio-guedes/post/2021/09/10/bolsonaro-aprovou-a-declaracao-a-nacao-escrita-por-temer-na-manha-seguinte-aos-atos-de-7-de-setembro.ghtml

FOTO: Bolsonaro durante protesto de 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo — Foto: PAULO LOPES / AFP

7 dicas para contar histórias para crianças com criatividade

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)!

Era uma vez, em um reino distante… Todos(as) conhecemos essa expressão, que ouvimos muitas vezes durante a infância. Entretanto, você sabe qual a importância de contar histórias para os(as) seus(suas) filhos(as)? No artigo de hoje, falaremos sobre o papel desse hábito no desenvolvimento das crianças e listaremos 7 dicas para contar histórias com criatividade. Acompanhe! 

Importância de contar histórias

Usar palavras para tecer uma narrativa é um ato mágico, principalmente quando realizado para as crianças. A contação de histórias é primordial para que elas se desenvolvam no campo cognitivo e no emocional. Escutar narrativas facilita a assimilação da linguagem, ajudando a adquirir vocabulário, a se familiarizar com as estruturas gramaticais e a tomar gosto pela leitura.

Contar histórias também faz com que os(as) pequenos(as) aprendam e construam sua personalidade por meio de uma experiência lúdica. Conhecendo a realidade dos(as) personagens, eles(as) desenvolvem a criatividade, a imaginação, os valores afetivos e a empatia, aumentando o repertório cultural e fortalecendo o vínculo com a pessoa que apresenta a narrativa. 

7 dicas para contar histórias com criatividade

Contar histórias é muito importante para o crescimento das crianças, estimulando o gosto pela leitura e expandindo os horizontes culturais. A seguir, confira as 7 dicas que separamos para deixar esse momento ainda mais criativo: 

1. Conte uma boa história

É fundamental que você também goste da história que escolheu contar para o(a) seu(sua) pequeno(a). Como esse momento também ajuda a fortalecer o vínculo entre pais e filhos(as)você precisa se identificar com a narrativa, para que a criança possa se aproximar de você ao ouvir a história. Para tanto, você pode escolher uma história da qual gostava quando era pequeno(a), adaptar uma situação curiosa que aconteceu com você ou até mesmo inventar uma narrativa. 

2. Conheça a história antes de contá-la

Conhecer a história antes de apresentá-la às crianças é essencial para contá-la de forma fluida. Sabendo quais são as etapas do enredo, você poderá explorar com mais propriedade entonações, encenações e objetos para enfatizar as partes importantes da narrativa.  

Uma sugestão é ler o livro previamente, memorizar os momentos principais do enredo e contar o restante com suas próprias palavras. Assim, será mais fácil responder às dúvidas dos(as) pequenos(as) e explicar os trechos complicados sem precisar voltar e consultar o livro, o que gera uma quebra na narração. 

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK