PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Vacinação “não é uma questão de Justiça”, mas de saúde, diz Bolsonaro

Para presidente trata-se de uma questão de saúde acima de tudo

POR BLOG NOTÍCIAS DO PARCEIRO - O presidente Jair Bolsonaro criticou hoje (26) a judicialização sobre a obrigatoriedade da vacinação contra o novo coronavírus. “Temos uma jornada pela frente onde parece que foi judicializada essa questão. E eu entendo que isso não é uma questão de Justiça, isso é questão de saúde acima de tudo, não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar vacina”, disse a apoiadores ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira.

Na semana passada, ao menos três ações foram ajuizadas no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a competência para impor vacinação contra a covid-19 e para que o governo federal seja obrigado a comprar as vacinas e medicamentos que forem aprovados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Diversos partidos políticos recorreram à Justiça após Bolsonaro afirmar que a vacinação não será obrigatória no Brasil e que o país não vai adquirir a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.

LEIA MAIS EM...

Eliminatórias: Conmebol confirma datas e horários das próximas rodadas

Seleção encara Venezuela no dia 13, e em 17 de novembro o Uruguai

POR AGÊNCIA BRASILA Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta segunda-feira (26) a tabela detalhadas das dez partidas da terceira e quarta rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar 2022. A seleção brasileira encara a Venezuela no dia 13 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). Quatro dias depois, o Brasil mede forças com o Uruguai, no Estádio Centenário, na capital Montevidéu, às 20h.

Somente os primeiros quatro colocados na competição asseguram vaga no Mundial de 2022.  Haverá repescagem para terminar na quinta posição. O Brasil lidera as Eliminatórias com seis pontos, mesmo total da Argentina, mas leva vantagem pelo saldo de gols: a seleção marcou sete vezes, e os hermanos apenas duas.

A  seleção, comandada pelo técnico Tite, venceu com folga as duas primeiras rodadas: goleou a Bolívia por 5 a 0, e venceu o Peru por 4 a 2.

Confira a tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Mundo do Catar 2022.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2020-10/eliminatorias-conmebol-confirma-datas-e-horarios-das-proximas-rodadas

Mais de 40 filmes de terror nacionais são exibidos em mostra online

Mostra macaBRo começa nesta quarta-feira e homenageia Zé do Caixão

POR AGÊNCIA BRASIL - Uma mostra de cinema promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) vai exibir 44 filmes de terror brasileiros contemporâneos a partir desta quarta-feira (28) pela internet. A mostra MacaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo apresentará ao público longas e curtas realizados por cineastas nacionais nos últimos cinco anos.

Devido à pandemia de covid-19, a mostra será feita de forma online, até o dia 23, e os filmes serão exibidos gratuitamente na plataforma Darkflix. Além dos filmes serão realizadas palestras, debates e cursos também virtuais.

Os longa-metragens ficarão disponíveis por 24 horas, com um limite de visualizações (saindo do ar assim que atingir esse limite). Já os curtas ficarão no ar por uma semana.

Entre os longas que serão exibidos na mostra estão Morto Não Fala, de Dennison Ramalho, O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida, Sem Seu Sangue, de Alice Furtado (que estreou no Festival de Cannes), Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra, Terminal Praia Grande, de Mavi Simão, O Clube dos Canibais, de Guto Parente, Condado Macabro, de André de Campos Mello e Marcos DeBrito, e Mal Nosso, de Samuel Galli.

Os dois últimos longas de Rodrigo Aragão, O Cemitério das Almas Perdidas e A Mata Negra, também estão na programação da mostra, que ainda contará com debates com o diretor.

“Percebi que as pessoas não conhecem mesmo, quase sempre nunca ouviram falar que existia horror sendo feito no cinema brasileiro contemporâneo. Eles até estão disponíveis em plataformas digitais, em canais a cabo, mas você tem que procurar um a um, assinar esses serviços ou ter o canal disponível na sua TV a cabo. Com essa mostra, disponibilizando online, gratuitamente, a gente acredita que muita gente vai preencher essa lacuna de não poder conhecer o cinema de horror brasileiro”, disse Carlos Primati, que faz a curadoria da mostra junto com Breno Lira Gomes.

A mostra também homenageará José Mojica Marins, considerado o pai do cinema nacional de horror e criador do personagem Zé do Caixão, que faleceu no início deste ano. Serão exibidos os curtas Saci, dirigido por ele, e Lasanha Assassina, animação que tem a dublagem de Zé do Caixão.

Confira a programação:

LEIA MAIS EM: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-10/mais-de-40-filmes-de-terror-nacionais-sao-exibidos-em-mostra-online

Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua

Descoberta pode ajudar em futuras missões de longa duração

POR AGÊNCIA BRASILO Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, na sigla em inglês) da Nasa, a agência aeroespacial norte americana, anunciou hoje (26) a descoberta de água na superfície iluminada da Lua.

Moléculas de H²O foram achadas na cratera Clavius, localizada no hemisfério sul lunar, uma das maiores crateras visíveis do satélite natural. Observações anteriores já haviam mostrado a presença de hidrogênio no local, mas essa é a primeira vez que água é detectada na Lua.

A quantidade de água detectada é o equivalente a 354,9 mililitros, um pouco mais da metade de uma garrafinha de água mineral. O líquido está contido em um metro cúbico de solo espalhado pela superfície lunar.

“Tínhamos indicação de possibilidade da presença de H²O no lado iluminado pelo Sol da Lua”, afirmou Paul Hertz, diretor da divisão de Astrofísica da Nasa, durante o evento de divulgação da descoberta. “Agora sabemos onde está. Essa descoberta desafia nossa compreensão da superfície lunar e levanta questões intrigantes sobre recursos na exploração do espaço profundo”, concluiu.

Recurso escasso

Apesar da importância da descoberta, a quantidade de água achada em solo lunar serve para confirmar novamente uma afirmação antiga da ciência: a água é um recurso extremamente escasso e raro na natureza. Segundo dados da Nasa, em comparação, o Deserto do Saara tem 100 vezes a quantidade de água detectada em solo lunar.

“A água é um recurso precioso, tanto para propósitos científicos quanto para os nossos exploradores”, disse Jacob Bleacher, chefe de Exploração Científica da Nasa. “Se pudermos usar o recurso na Lua, podemos levar menor quantidade [de água] e mais equipamento para ajudar em novas descobertas científicas”, salientou.

Com informações da Nasa.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-10/nasa-anuncia-descoberta-de-agua-em-estado-liquido-na-lua

Wesley Safadão anuncia que fará show em Natal no dia 21 de novembro

Wesley Safadão anuncia que fará show em Natal no dia 21 de novembro

Wesley Safadão anuncia show em Natal — Foto: Divulgação
POR G1 - Show será na Arena das Dunas, para 3 mil pessoas. Durante live, cantor faz apelo para que autoridades olhem para o setor de entretenimento.

Wesley Safadão fará show em Natal no próximo dia 21 de novembro. O cantor confirmou a apresentação durante a live do Garota Vip, realizada no sábado (24), em Recife.

De acordo com o próprio Safadão, a festa WS Limited será realizada na Arena das Dunas, para 3 mil pessoas. A venda de ingressos começa no dia 2 ou 3 de novembro.

Durante a live, o cantor também fez um apelo para que as autoridades deem mais atenção para o setor de entretenimento, um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus (veja no vídeo abaixo).

"Deixo mais uma vez o meu apelo aos governadores e aos prefeitos de todas as cidades. Olhem um pouco para o entretenimento. Não pode fazer show, mas pode fazer comício. Não pode fazer show, mas praia está lotada. Olhem para o entretenimento! Pelo amor de Deus. A gente precisa voltar a trabalhar. A gente precisa sentir essa energia novamente", disse.

Na última quinta-feira (21), a prefeitura de Natal autorizou a reabertura e funcionamento de teatros, cinemas, museus, casas de shows e casas de espetáculos. A liberação é para ambientes com "público exclusivamente sentado" e reforça que sejam "atendidas as regras de distanciamento mínimo e prevenção estabelecidas no protocolo geral de enfrentamento à Covid-19".

FONTE: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/o-que-fazer-em-natal-e-regiao/noticia/2020/10/25/wesley-safadao-anuncia-que-fara-show-em-natal-no-dia-21-de-novembro.ghtml

Governo federal reconhece calamidade pública na Bahia e no Ceará

O reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelo governo federal reduz a burocracia e facilita, a estados e municípios, o acesso aos recursos da União para ações de socorro

POR NOTÍCIAS AO MINUTOgoverno federal reconheceu o estado de calamidade pública na Bahia e no Ceará em razão da pandemia da covid-19. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

O reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelo governo federal reduz a burocracia e facilita, a estados e municípios, o acesso aos recursos da União para ações de socorro.

Balanço divulgado neste domingo (25) pela Secretaria de Saúde da Bahia mostra que o estado registrou 691 novos casos da covid-19, nas últimas 24 horas. No total, o estado acumula 344.705 casos, desde o início da pandemia. O boletim traz ainda o registro de 22 novas mortes, totalizando 7.475 óbitos no estado.

No Ceará, o boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem (25), aponta 872 novos casos e dois óbitos registrados nas últimas 24 horas no estado. O estado acumula 270.264 casos, e as mortes já chegam a 9.248.

Com informações da Agência Brasil.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/1720399/governo-federal-reconhece-calamidade-publica-na-bahia-e-no-ceara

Alimentos que, provavelmente, armazena da forma errada

Siga estas dicas e evite o desperdício

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Para que os alimentos durem mais tempo e para que evite o desperdício alimentar, a Healthy deixa algumas recomendações relativas ao armazenamento dos alimentos.

Maçãs: As maçãs podem ser armazenadas a temperatura ambiente, mas se quiser maior longevidade, guarde as maçãs na geladeira, de preferência numa gaveta. Deixar uma maçã em temperatura ambiente fará com que amadureça após alguns dias.

Farinha: A farinha permanecerá fresca se for colocada num recipiente hermético de metal, vidro ou plástico, em vez de deixá-la na embalagem de papel.

Pão: O pão pode ser guardado na despensa, mas vai durar muito mais tempo se for armazenado na geladeira ou no congelador. O pão fresco pode ganhar mofo rapidamente, portanto, usar as áreas de armazenamento refrigerado de sua casa pode ajudar a estender a sua vida útil substancialmente.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1720162/alimentos-que-provavelmente-armazena-da-forma-errada

Como os ovos contribuem para o reforço do sistema imunológico

Os ovos têm uma concentração notável de vitaminas A, D e E

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Beber um copo de suco de laranja não é a única maneira de prevenir uma gripe. Os ovos também podem reforçar as defesas do corpo.

Os ovos têm uma concentração notável de vitaminas A, D e E, todas as quais são essenciais para manter o funcionamento adequado do sistema imunológico.

De acordo com o nutricionista Paul Claybrook, citado pela Eat This, Not That!, os ovos também são ricos em selênio - um poderoso antioxidante que atua como um estimulador imunológico.

"Antioxidantes como o selênio também têm um efeito anti-inflamatório, reduzindo a necessidade de envolvimento do sistema imunitário", diz Claybrook.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1720115/como-os-ovos-contribuem-para-o-reforco-do-sistema-imunologico

#HORADORISO: Emagreça com Saúde

Vídeo de ELEIÇÕES 2020 CHEGANDO
CONFIRA O VÍDEO ACIMA CLICANDO:

AUTISMO

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de indicação (0546/2020) que requer a criação de um Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento para Autistas. A iniciativa é da vereadora Priscila Costa (PSC) que de forma simbólica apresentou o projeto ao lado do prefeiturável Capitão Wagner e sua vice, Kamila Cardoso, durante visita na CMFOR. O candidato ao executivo assumiu o compromisso de executar o projeto caso seja eleito.

O Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deverá ser administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e terá organograma administrativo próprio. Ele deverá oferecer as seguintes especialidades: Neuropediatrias (neurologista infantil), psiquiatrias infantis, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

“ Queremos oferecer não apenas serviços de saúde, mas também serviços jurídicos, sociais, psicológicos e educativo sobre o autismo, além de atendimento terapêutico. Nosso objetivo é oferecer às famílias da cidade, a possibilidade da abordagem precoce e adequada, que seja capaz de minimizar prejuízos, estimular potencialidades e reduzir o impacto individual, familiar e social, causado pelo Transtorno do Espectro Autista. Me comprometo a defender e lutar por essa ideia na Câmara Municipal com toda minha força”, ressalta Priscila Costa.

Fábio Tajra
Gestor em Marketing/Técnico Legislativo/Jornalista
DRT. 3977/CE
joaopaulomonteiro.com
#OlharMunicipal

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK