PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 27 de março de 2019

Cearense é selecionada para evento em Harvard após concorrer com mais de 500 estudantes

Leilane Oliveira Chave é aluna de doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e estuda os modos de vida e conflitos pelo uso dos recursos naturais na comunidade quilombola do Cumbe, em Aracati
Entre os dez brasileiros selecionados, Leilane é
 a única cearense (são 16 do mundo todo)
Foto: Facebook/reprodução
Leilane Oliveira Chave, aluna de doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi selecionada para participar de um evento na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, após concorrer em uma seleção com 540 estudantes de 21 países. Além da cearense, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), outros dez brasileiros foram selecionados para o evento, porém Leilane é a única nordestina entre os participantes — que são 16 do mundo todo.

O evento acontece no próximo dia 10 de maio, e é organizado pelo Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americano Hutchins Center da universidade americana. A mostra reunirá as melhores teses de doutorado sobre temas afro-latinos-americanos. A pesquisa de Leilane aborda a temática dos modos de vida e os conflitos pelo uso dos recursos naturais a comunidade quilombola do Cumbe, no município de Aracati.

“Eu sempre gostei de trabalhar temas relacionados à afro-brasilidade porque é como eu me identifico, como negra. Então é uma temática que eu sempre tive interesse por identificação pessoal. Desde o mestrado, trabalho com comunidades quilombolas”, revela a doutoranda.

“É uma sensação muito boa de orgulho por estar participando de um evento tão grande, com discussões, oportunidade de receber contribuições tão grandes de outros professores que vão estar lá participando desse evento”, complementa a pesquisadora cearense.

O envolvimento com as comunidades pesquisadas, inclusive, foi fundamental para a inscrição na seleção do programa. “Foi um morador da própria comunidade, o ‘João do Cumbe’, que viu a chamada (do evento), acho que no site da Capes (Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e enviou para uma das professoras que trabalha comigo”. A docente em questão é Adryane Gorayeb, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC.

Reconhecimento

Para Adryane, a participação tem repercussão fundamental no reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Isso denota o impacto social positivo das pesquisas desenvolvidas na UFC. O prêmio revela a qualidade do trabalho desenvolvido, ou seja, como um dos melhores do mundo. Nós somos capazes de desenvolver trabalhos acadêmicos de alta qualidade, dentro da área das Ciências Humanas, apesar do preconceito que existe com essa área”, complementa a vice-coordenadora.

Além do reconhecimento para a pesquisa acadêmica, a participação vem como oportunidade de destaque às comunidades e temas estudados. “Dar visibilidade é uma das maiores contribuições que a gente pode dar para as comunidades. Mostrar que elas existem, quais são as condições de vida desses moradores. Essa é a maior contribuição que posso deixar. Sinto-me feliz não só por mim, como pesquisadora, mas também em ‘levar a comunidade comigo’’”, finaliza a estudante da UFC.

OAB/RJ diz que determinação para comemorar golpe militar é inconstitucional

"Comemorar uma tomada de poder pela força das armas, que contraria esse princípio democrático, é apologia a algo contrário ao que prega a Constituição", explicou.
Colocar fotos de Bolsonaro nos tribunais uma sinalização
 ruim do ponto de vista democrático, diz o presidente
 da OAB/RJ - 
presidente da OAB/RJ, Luciano Carneiro, afirmou que a determinação do presidente Jair Bolsonaro de comemorar o golpe militar de 1964 é inconstitucional. "O princípio democrático da República Federativa do Brasil, que está na nossa Constituição, determina que os cargos do Executivo são alcançados através do voto", afirmou Carneiro. "Comemorar uma tomada de poder pela força das armas, que contraria esse princípio democrático, é apologia a algo contrário ao que prega a Constituição", explicou.

Na análise do presidente da OAB/RJ, a decisão de Bolsonaro de colocar fotos dele nos tribunais é, igualmente, uma sinalização ruim do ponto de vista democrático. "Desde Montesquieu, se não temos um Judiciário independente, nunca vamos os atingir um regime democrático pleno", disse Carneiro. 

"Ter a foto do presidente nos órgão dos Poder Executivo é uma coisa; ele é o chefe do Executivo. Mas, nos outros dois Poderes, o que isso sinaliza? Somos uma república das bananas, em que o Legislativo e o Judiciário são subordinados ao Executivo?", questionou.

Anticoncepcional masculino passa em testes iniciais nos Estados Unidos

Apesar do avanço, o anticoncepcional pode demorar mais de uma década para chegar ao mercado, isso se continuar sempre aprovado nos testes laboratoriais
Os cientistas de Washington estão muito otimistas
 de que conseguirão concluir um contraceptivo eficiente
Foto: Arquivo / Pixabay
Cientistas americanos anunciaram nesta terça-feira (26), que um anticoncepcional masculino passou nos testes iniciais de segurança humana. A notícia foi divulgada durante o Endocrine 2019, encontro anual médico realizado em Nova Orleans, nos EUA. Pesquisadores da Universidade de Washington e da La BioMed estão liderando os estudos.

Atualmente, as únicas opções contraceptivas para os homens são preservativo ou vasectomia. A nova pílula foi criada para ser consumida uma vez ao dia, como alguns medicamentos femininos, e contém hormônios desenvolvidos para impedir a produção de espermatozoides.

Apesar do avanço, o anticoncepcional pode demorar mais de uma década para chegar ao mercado, isso se continuar sempre aprovado nos testes laboratoriais. 

A pílula feminina surgiu em 1960 e foi considerada uma revolução no controle de natalidade. Para os homens, o grande desafio dos cientistas é garantir que a diminuição na produção dos espermatozoides não diminua o desejo sexual ou comprometa a ereção.

Mesmo assim, os cientistas de Washington estão muito otimistas de que conseguirão concluir um contraceptivo eficiente, pois 40 homens participaram dessa primeira etapa e os resultados foram promissores. "Nossos resultados sugerem que esta pílula, que combina duas atividades hormonais em uma, diminuirá a produção de espermatozoides preservando a libido", afirma Christina Wang, uma das médicas pesquisadoras envolvidas com os estudos.

Quais chás tomar para Infecção Urinária?

Saiba quais chás irão te ajudar no tratamento da Infecção Urinária e conheça cinco receitas. Entenda os benefícios das plantas e ervas utilizadas e entenda como combinar os chás com o tratamento médico. 
Alguns chás podem auxiliar em tratamentos
 de infecção urinária
A infecção urinária decorre de infecções na área do sistema urinário, em quaisquer regiões deste. Os rins, bexiga, ureteres e uretra são locais passivos de infecção. Os sintomas são múltiplos, porém, o mais comum é ardência ao urinar.
A maioria dos pacientes que apresentam os sintomas característicos da infecção urinária são do sexo feminino e isso se deve principalmente à anatomia física do corpo da mulher. Ao compararmos a estrutura do sistema urinário masculino e feminino não é difícil notar que a uretra feminina é consideravelmente menor, o que deixa os órgãos internos muito mais expostos à vírus, bactérias, impurezas e outros agentes externos.
Este quadro infeccioso pode ser ocasionado por situações rotineiras, como, por exemplo, o ato de segurar xixi por muito tempo, criando um ambiente favorável à existência de bactérias, e prisão de ventre. Ademais, doenças que diminuem a imunidade também tornam o organismo favorável às infecções urinárias. Mulheres que não urinam após o sexo, ou o uso de camisinhas com certos também favorecem as infecções.
É comum que muitas pessoas, ao se depararem com este quadro infeccioso, busquem medicinas alternativas. Os chás são opções muito comuns e eficazes, pois combatem a infecção, limpas os rins e bexiga e aumentam a imunidade. Abaixo, vamos conhecer alguns destas infusões e como prepara-las.

Quais chás irão potencializar o tratamento?

Chá de Salsinha: O chá de salsinha é diurético, limpando o sistema urinário. Além disso, é anti-inflamatório, alivia dores da cólica e aumenta a imunidade. Para fazer este chá, precisará de 2,5g de salsinha e 2,5l de água.
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até que atinja o ponto de fervura. Em seguida, adicione a salsinha, misture, deixe ferver por mais alguns minutos e desligue o fogo. Mantenha a panela fechada por cerca de 10 min para que a infusão seja feita por completo.
Após os 10 min coe o líquido e reserve, o consumo deve ser feito de 3 em 3 horas e pode substituir a água que seria consumida no dia.  É importante que o chá não seja adoçado e seja consumido durante todo o dia.
Chá de Salsa com Quebra-pedras: A erva “quebra-pedras” é uma combinação interessante para a salsinha, pois amplifica todas as suas qualidades. Tal erva também tem ação diurética, e sua ação analgésica é extremamente eficaz contra as dores ocasionadas pela infecção urinária. Os ingredientes são 2 colheres (sopa) de salsa picada, 1 colher (sopa) de quebra-pedra e 1 litro de água.
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo. Ao atingir o ponto de fervura adicione os demais ingredientes. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe esfriar. Coe e sirva morno ou frio. O consumo assim como no caso anterior deve ser feito durante todo o dia.
Chá de Carqueja: A carqueja têm ações perceptíveis no que tange à desintoxicação. Por isso, é uma erva que pode ser muito bem utilizada para a confecção de chás para o tratamento de infecções urinárias, aumentando a circulação e proporcionando efeitos diuréticos. Para fazê-lo, precisará de 20g de folhas de carqueja e 1l de água.
Coloque a água para fever, e, assim que entrar em ebulição, desligue. Coloque as folhas e tampe o recipiente, deixando o líquido esfriar. Coe e tome de três a quatro vezes por dia.
Chá de aroeira: A aroeira é uma planta medicinal utilizada normalmente para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, pois tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Assim, também pode ser usada para fazer chás que encaixam no tratamento de quaisquer infecções que acometem partes íntimas. Você irá precisar de 4 pedaços de casca da aroeira, 1l de água e mel (opcional).
Nesse caso, a casca terá que ferver juntamente com a água. Após a ebulição, deixe descansar por 15 minutos. Este chá deve ser armazenado na geladeira, e adoçado quando preferir.
Chá de abacateiro: O abacateiro, apesar de pouco conhecido para tais causas, pode ser utilizado para o mesmo propósito dos outros chás mostrados. A parte utilizada da planta será as folhas, que tem propriedades estimulantes para o uso do trato urinário. A proporção do chá é de 10 folhas de abacateiro para 1l de água. O mel é opcional, pois costuma ser amargo este tipo de chá.
Coloque as folhas para ferver por 3 minutos. Após, desligue e deixe o preparo descansar por cerca de 10 minutos. Após este tempo, o chá pode ser tomado, numa frequência de três vezes ao dia.
Contudo, é importante ressaltar que todos os chás citados acima devem ser utilizados como uma potencialização do tratamento médico. As infecções, quando instauradas, são muito difíceis de serem curadas apenas com os chás e os antibióticos e anti-inflamatórios receitados pelos médicos irão resolver a situação rapidamente, evitando que o quadro infeccioso piore.

Mensagem de Feliz Aniversário para o vereador Sidney Brasil

Suas qualidades atraem as pessoas e ninguém fica indiferente à sua forma de estar.
Sidney Brasil Coelho
O que determina o sucesso das pessoas nos locais onde trabalha é a dedicação e eficiência com que conduzem suas atividades profissionais e a honestidade que empregam na realização de suas tarefas.

Todas essas qualidades encontram-se na maneira com que executa o seu trabalho. E isso nos dá apenas uma ideia da forma como você conduz sua vida pessoal.

Pessoas como você têm o futuro garantido, que sabe fazer destas qualidades uma referência em toda a sua vida. E sabemos que é capaz disso, pois tem provado a cada dia com esforço e talento.


NO BLOG DO PARCEIRO: LEIA TUDO SOBRE SIDNEY BRASIL...


Essa mensagem é uma justa homenagem que prestamos por ocasião do seu aniversário, mas serve-nos também para lembrar-se da importância que você tem para todos nós. Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza!
Feliz aniversário a esse amigo de todos, vereador Sidney Brasil!


Conheça Sidney Brasil Coelho no Instagram: 
Eng. Civil - Diretor da Manter Elevadores e Vereador em Aracoiaba /Ceará

Manter Elevadores Oficial:

Segurança e pontualidade nos seus serviços.
Manutenção e Modernização de elevadores
www.manterelevadores.com.br

manterelevadoresoficial

Em seu instagram escreveu:  
Feliz Aniversário para o Diretor Sidney BrasiL

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK