PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de abril de 2020

Covid-19: Brasil adota uso de máscaras como política de saúde pública

Saiba onde o uso de máscaras é obrigatório no Brasil
@
O uso de máscaras de proteção facial já vinha sendo apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19). Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como políticas públicas de prefeituras e governos estaduais, com regras recomendando ou até mesmo obrigando a adoção deste recurso de prevenção contra a doença.
Mapa mostra estados e cidades onde o uso de máscaras é cumpulsório. - Agência Brasil
Distrito Federal
Um exemplo foi o Distrito Federal. Decreto editado, na última semana, pelo governador Ibaneis Rocha, tornou obrigação o uso de máscaras de proteção por toda a população em locais públicos e comércios a partir do dia 30 de abril. O texto recomenda máscaras caseiras para a população e a priorização das máscaras profissionais para trabalhadores de saúde.
O governo do Distrito Federal se comprometeu a fornecer máscaras para pessoas sem verbas para adquiri-la. Quem não respeitar a exigência ficará sujeito a punições de violação de medida de saúde pública, que pode ir de um mês a um ano de prisão, além de multa.

Piauí

O governo do Piauí também tornou necessário o uso desses equipamentos de proteção desde quarta-feira (22). O decreto do governo do estado estabelece essa medida sempre que um cidadão sair de casa, deslocar-se em via pública ou acesse em um local onde estejam mais pessoas, como estabelecimentos comerciais.

André Mendonça agradece Bolsonaro e diz que fará 'trabalho técnico' no Ministério da Justiça

Nomeação do novo ministro saiu nesta terça no 'Diário Oficial'. Ele era advogado-geral da União e vai ocupar vaga aberta após a demissão do ex-ministro Sergio Moro.
@Reprodução
POR G1
O novo ministro da Justiça, André Mendonça, escreveu em sua conta no Twitter nesta terça-feira (28) que fará um "trabalho técnico" à frente da pasta. Ele também agradeceu o presidente Jair Bolsonaro pela nomeação.

O nome de Mendonça foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça. Ele era, até então, advogado-geral da União.

"Agradeço ao pr @jairbolsonaro por confiar a mim a missão de conduzir as políticas públicas de Justiça e Segurança do nosso país. Meu compromisso é continuar desenvolvendo o trabalho técnico que tem pautado minha vida", disse o novo ministro.

A vaga no Ministério da Justiça ficou aberta com a saída do ex-ministro Sergio Moro. Moro decidiu deixar o governo depois de Bolsonaro exonerar o então diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. O ex-ministro alegou que o presidente tenta interferir politicamente na PF – o que Bolsonaro nega.

CONTINUE LENDO:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/28/andre-mendonca-agradece-bolsonaro-e-diz-que-fara-trabalho-tecnico-no-ministerio-da-justica.ghtml

'Se não tem sabão, imagina álcool. É artigo de luxo', diz moradora da periferia de Fortaleza

As comunidades do Lagamar e Gengibre são algumas das mais afetadas pela ausência de cobertura de esgotamento sanitário.
Moradores da Comunidade do Gengibre, no bairro
 Manuel Dias Branco, sofrem com a falta de estrutura
 — Foto:
Natinho Rodrigues
POR G1 CE
O Ceará é o terceiro com mais casos de Covid-19 confirmados no Brasil e é na periferia de Fortaleza que a taxa de mortalidade mais preocupa. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o município conta, atualmente, com 62,54% de cobertura de esgotamento sanitário e 98,65% de cobertura do serviço de abastecimento de água.

Os dados indicam que os serviços básicos para manter uma higiene adequada e tentar se livrar de doenças chegam a maioria dos bairros, mas não a todos. No Lagamar, comunidade localizada no bairro Aerolândia e onde moram a assistente social Adriana Gerônimo, 30, e a dona de casa Regina Jaqueline Silva, 37, somente uma parte da área é atendida com rede de esgoto.

Jaqueline sempre teve o Lagamar como morada: "Saí da maternidade e vim para cá". A dona de casa traz na memória uma situação precária, que melhorou ao passar dos anos, mas segue longe de ser suficiente para, segundo ela, se "viver com dignidade". O esgoto mais perto da casa dela é o que fica a quase 30 metros, na esquina.

Adriana afirma que cumprir o isolamento social na comunidade é uma das dificuldades, porque "as casas são pequenas e sem circulação de ar". Segundo a assistente social, os moradores tentam reduzir os danos e se ajudam como podem: "Nós já sabemos de dois casos confirmados no Lagamar. Aqui, a rua é extensão da nossa casa. Tentamos fazer com que os materiais de higiene cheguem ao maior número de moradores. Se não tem sabão, imagina álcool. É artigo de luxo", revelou.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registrou 6.783 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no estado e 397 mortes em decorrência da doença. Os dados foram divulgados por meio da plataforma IntegraSUS às 17h17 desta segunda-feira (27). Há ainda outros 116 óbitos suspeitos que aguardam resultados de testes para saber se foram por Covid-19.
CONTINUE LENDO...
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/04/28/se-nao-tem-sabao-imagina-alcool-e-artigo-de-luxo-diz-moradora-da-periferia-de-fortaleza.ghtml

Brasil tem quase 200 voluntários dispostos a se infectar com novo coronavírus em possíveis testes de vacina

Plataforma internacional está recebendo cadastro de pessoas que se declaram interessadas em contribuir com a cura para o novo coronavírus, mesmo antes de ter um teste disponível.
Iniciativa pretende ter à mão candidatos para testar
 diversos tipos de vacinas ao mesmo tempo
; segundo a OMS, há 76 pesquisas de vacina
 em andamento. — Foto: CDC/Unsplash
POR G1
O Brasil tem quase 200 voluntários inscritos em uma plataforma internacional que está convocando pessoas dispostas a se infectar de propósito com o novo coronavírus em testes múltiplos de vacinas. A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já tem 3,9 mil inscritos de 52 países. De acordo com os organizadores, até esta segunda-feira (27), 182 eram brasileiros.

Para desenvolver qualquer tipo de vacina, os cientistas precisam percorrer diversas etapas. Entre elas está a pesquisa básica – que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita – seguida por testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais e que servem para demonstrar a segurança do produto. Depois, há os ensaios clínicos, que ainda podem se desdobrar em outras quatro fases. Uma das mais demoradas é justamente o teste em humanos.

A iniciativa do 1 Day Sooner pretende ter à mão candidatos para testar diversos tipos de vacinas ao mesmo tempo – o que abrevia algumas etapas tradicionais para chegar a um resultado. Atualmente, há 76 vacinas contra a Covid-19 sendo desenvolvidas, 71 em estágio pré-clínico e 5 em fase clínica,de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até 20 de abril.

“Nosso objetivo é criar as condições prévias necessárias para os testes avançarem, o que envolve garantir um conjunto diverso de voluntários pelo mundo”, afirma Josh Morrison, criador da iniciativa, em entrevista ao G1.

Em 31 de março, pesquisadores dos Estados Unidos e da Inglaterra publicaram um estudo científico no “Journal of Infectious Diseases” em que defendem os testes múltiplos em voluntários para acelerar o desenvolvimento de vacina contra Covid-19. “Esses ensaios podem subtrair muitos meses do processo de licenciamento, disponibilizando vacinas eficazes mais rapidamente”, argumentam no artigo.

Os pesquisadores avaliam que os riscos de infectar voluntários com Covid-19 seriam amenizados se os testes forem feitos em pessoas que não estão em grupos de risco.

“Obviamente, ao desafiar voluntários com esse vírus, corre-se o risco de causar doenças graves e possivelmente até a morte. No entanto, argumentamos que tais estudos, ao acelerar a avaliação da vacina, poderiam reduzir o número global de mortalidade relacionadas ao coronavírus (...) o risco pode ser aceitável se forem feitos testes em adultos jovens e saudáveis, com risco relativamente baixo de doenças graves após infecção natural e se, durante o desafio, eles receberem monitoramento frequente e, após qualquer infecção, os melhores cuidados disponíveis”, afirmam.

Colaboração para acelerar pesquisas de Covid-19

LEIA MAIS EM:
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/28/brasil-tem-quase-200-voluntarios-dispostos-a-se-infectar-com-novo-coronavirus-em-possiveis-testes-de-vacina.ghtml

Campeã do 'BBB20', Thelma foi adotada com 3 dias de vida e lutou para cursar Medicina com bolsa na faculdade

Campeã do 'BBB20', Thelma foi adotada com 3 dias de vida e lutou para cursar Medicina com bolsa na faculdade
@Reprodução
POR EXTRA
"Nasci para vencer na vida, não me contento com pouco". Essa foi a frase dita pela sister pouco antes de entrar no reality. Ao longo do programa, a campeã do "Big Brother Brasil 20" Thelma compartilhou sua história de vida com os brothers. E houve muita ralação para a médica chegar aonde chegou! Thelma fez cursinho durante três anos até ser aprovada com bolsa integral em Medicina numa faculdade particular. "Sempre fui a única negra nos meus grupos", disse. Já adulta, a médica descobriu que foi adotada com três dias de vida através de uma ligação anônima. A história de superação fez a sister nunca temer seus desafios, e no início do programa, não escondeu que foi pra jogar: "Meu verdadeiro amigo, lá dentro, é R$ 1,5 milhão. Sou calculista, eu capto, tenho radar de percepção para chegar no meu objetivo. É um jogo de xadrez", contou ela.

Nascida e criada no bairro Limão, na periferia de São Paulo, ela foi rejeitada pela mãe biológica e adotada com apenas três dias de vida pela funcionária pública aposentada Yara Assis, hoje com 70 anos, e o gráfico Carlos Alberto de Assis, que haviam perdido um bebê. "Ela chegou a mim muito frágil e raquítica. Tanto que, se ela tivesse num berçário para adoção, ninguém ia querê-la", lembra a mãe, afirmando que a família nunca teve contato com a mãe biológica da sister nem a conhece. 
LEIA TAMBÉM: Campeã do 'BBB20', Thelma foi adotada com 3 dias de vida e lutou para cursar Medicina
O assunto sobre a adoção foi falado pela primeira vez quando Thelma tinha 7 anos. "Ela desconfiou porque eu não tinha foto grávida. E eu expliquei que ela nasceu da parte mais importante de mim, do meu coração", lembra, emocionada.

Anos depois, a confirmação da adoção veio por um telefonema anônimo, num momento de fragilidade da família, quando dona Yara tratava de diabetes. "Minha filha ficou mais forte ainda e me disse que eu sempre vou ser a mãe dela, que ela me ama e que nunca vai querer saber da origem dela".
CONTINUE LENDO: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/bbb/campea-do-bbb20-thelma-foi-adotada-com-3-dias-de-vida-lutou-para-cursar-medicina-com-bolsa-na-faculdade-24397703.html

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK