PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 21 de abril de 2016

OS PINGOS DAGUA SE CONFUNDEM COM O MEU OLHAR...

A DENSIDADE DO TEMPO, FAZ COM QUE A PENUMBRA DA NOITE CHEGUE LIGEIRINHA.
RUFINO SILVA, TRIÂNGULO DE ARACOIABA
MAIS UM FIM DE TARDE. 21.04.2016. QUINTA FEIRA. OUTRA VEZ A CHUVA CAI, AQUI EM ARACOIABA, TRIANGULO. OS PINGOS DAGUA SE CONFUNDEM COM O MEU OLHAR E POUCO A POUCO, A DENSIDADE DO TEMPO, FAZ COM QUE A PENUMBRA DA NOITE CHEGUE LIGEIRINHA. E O COBRIR DE MINHA FACE OCULTANDO MEU ROSTO DE UMA PEQUENA NEVE QUE SE ABATE NESTE FRIO FIM DE TARDE. COMO SERA A NOITE. NAO SEI. NEM MESMO VOCE. E O AMANHA, MUITO PIOR. NAO SEI, NAO. VOU LIGAR O SONHO MEU IV, MEU CARRO, MEU SEMPRE PARCEIRO. E QUEM SABE, POSSA ENCONTRAR, NOVAS PARAGENS. NOVAS FANTASIAS... 21.04.2016.


LEIA TAMBÉM:  Crônicas de Rufino Silva

Facebook lança recurso de ligações em grupo no Messenger

Com o recurso, será possível fazer uma ligação telefônica pela internet




TECH BATE-PAPO

NOTÍCIAS AO MINUTO

Nesta quinta-feira (21), o Facebook anunciou o lançamento de uma nova ferramenta para o aplicativo de bate-papo Messenger: chamadas telefônicas para grupos.

Assim que o usuário acessa a opção de ligação coletiva, todos os celulares dos participantes da conversam tocam. É possível acompanhar pela tela do smartphone quem atendeu à ligação, quem desligou e quem não respondeu à chamada.
Por enquanto, o recurso está disponível para as plataformas iOS e Adroid, diz o G1. Antes, ligações individuais e videoconferências já estavam disponíveis no Messenger. Agora,

Construtora de ciclovia é da família do secretário do Rio de Janeiro

A Concremat foi fundada por Mauro Ribeiro Viegas, avô de Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello, secretário de Turismo da cidade do Rio


BRASIL TRAGÉDIA

A empreiteira Concremat, responsável pela construção da ciclovia Tim Maia, que desabou nesta quinta-feira, 21, no Rio, pertence à família do secretário de Turismo da cidade do Rio, Antônio Pedro Viegas Figueira de Mello. Ao menos duas pessoas morreram no desabamento de um trecho da ciclovia, inaugurada em janeiro deste ano.

A Concremat foi fundada por Mauro Ribeiro Viegas, avô de Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello. Hoje, a empresa tem como diretor-presidente Mauro Viegas Filho.
A obra da ciclovia custou R$ 45 milhões e começou a ser construída em setembro de 2014. Em seu site, a Concremat afirma que o consórcio Contemat Geotecnia/Concrejato foi contratado pela Fundação Geo-Rio, braço da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura, para executar a contenção de encosta e a estabilização da área para a implantação da ciclovia.

Cartão-postal turístico vira cartão de visitas de agência funerária

JORNAL DO BRASIL

A responsabilidade pelas mortes da queda do trecho da ciclovia em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, não pode ser declarada com tanta tranquilidade e falta de respeito com a opinião pública, como foi feito pelo secretário municipal do Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira, 21 de abril. As mortes de uma obra inaugurada há apenas três meses foram elaboradas por pareceres técnicos responsáveis pela infraestrutura de um cartão-postal turístico, que agora se torna um cartão de visitas de agência funerária -- pois quem andar na ciclovia pode morrer.
O secretário municipal não parece, com o maior respeito, ser a pessoa indicada para dizer a verdade sobre vítimas. Seu histórico recente deveria gerar alguma sensibilidade em autoridade superior para evitar que ele dê declarações deste tipo. 

Presidente Dilma embarca para Nova Iorque para cerimônia na ONU

JORNAL DO BRASIL
A presidente Dilma Rousseff embarcou na manhã desta quinta-feira (21) para Nova Iorque (EUA). Na sexta-feira, ela vai participar da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). A ida da mandatária ao exterior gerou preocupação entre políticos da oposição e também entre ministros do STF, em meio à publicações na imprensa estrangeira que se referem ao processo de impeachment aprovado na Câmara contra ele como "golpe".
Na ONU, Dilma terá cinco minutos para se pronunciar. A expectativa é que a presidente use este tempo para reforçar o discurso que tem adotado no Brasil, de crítica ao impeachment e de apontá-lo como um golpe. Com a viagem, seu vice-presidente Michel Temer assumirá o posto.
Nesta quarta-feira, a presidente afirmou, em entrevista a blogueiros no Palácio do Planalto, que vai lutar em todos os níveis contra o que chamou de “eleição indireta travestida de impeachment”. De acordo com ela, o governo, apesar de respeitar a legislação e a representatividade do Congresso, considera ilegítima e distorcida a forma como se deu o rito do pedido de interrupção do seu mandato.
Dilma afirmou que vai lutar em todos os níveis contra “eleição indireta travestida de impeachment”
Dilma afirmou que vai lutar em todos os níveis contra “eleição indireta travestida de impeachment”

Parte de ciclovia desaba em São Conrado, Zona Sul do Rio

JORNAL DO BRASIL

Um trecho da ciclovia Tim Maia, na avenida Niemeyer, Zona Sul do Rio de Janeiro, desabou na manhã desta quinta-feira (21), e causou a morte de dois homens, um deles de 53 anos. Inaugurada em janeiro com quase quatro quilômetros de extensão, a obra custou cerca de R$ 45 milhões. Pelo menos três pessoas ficaram feridas e foram resgatados, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. A ciclovia continua a ser construída, para ter sete quilômetros.
A prefeitura informou que os reparos serão executados pela empresa responsável pela construção, já que a ciclovia ainda está na garantia de obra. A Avenida Niemeyer permanece interditada ao tráfego e o Corpo de Bombeiros continua as buscas no local. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que os motoristas devem seguir pela Autoestrada Lagoa-Barra.
O resultado da vistoria realizada pela Fundação Geo-Rio para apurar as causas do acidente será divulgado assim que concluído, informou a prefeitura em nota.
Dois homens morreram com o desabamento; Corpo de Bombeiros busca possíveis novas vítimas
Dois homens morreram com o desabamento; Corpo de Bombeiros busca possíveis novas vítimas
Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Reynaldo Barros afirmou que é preciso analisar o projeto antes de se chegar a conclusões: "Qualquer afirmativa a respeito do que se tem é prematura, é necessário avaliar com muito cuidado". 
Pedro Paulo, secretário municipal de governo, em entrevista à imprensa no local, comentou que o acidente foi fruto de uma ressaca, de uma onda de baixo para cima, e que é preciso aguardar o laudo de engenheiros para dar o parecer sobre o que aconteceu. Repetindo que o importante agora é deixar o Corpo de Bombeiros trabalhar, o secretário informou que há buscas por uma possível terceira vítima fatal. 
O secretário destacou ainda que a empresa responsável pelas obras, a Concremat, avalia os aspectos do desastre "inaceitável". 
Em nota enviada à imprensa durante a tarde, a prefeitura informou que o prefeito Eduardo Paes lamenta profundamente o acidente e se solidariza com as famílias das vítimas e com todos os cariocas. O prefeito estava em deslocamento para a Grécia, onde participaria, em Atenas, da cerimônia de passagem da tocha olímpica, mas já estava voltando para Brasil. Ele vai atender à imprensa nesta sexta-feira, quando chegar ao Brasil, sem horário previsto.
"É imperdoável o que aconteceu, já determinei a apuração imediata dos fatos e estou voltando para o Brasil para acompanhar de perto", disse o prefeito.
A Prefeitura do Rio destacou na nota que a prioridade neste momento é garantir a segurança da população e o atendimento às vítimas e aos seus familiares. Técnicos do município trabalham no local com coordenação da Secretaria Municipal de Obras. 

DECON e ProconsBrasil sugerem a manutenção da mobilização social por uma internet livre


juiz internet

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a suspensão, por 90 dias, das modificações na forma de cobrança dos serviços de internet banda larga no país. A Agência Reguladora do setor instaurou procedimento de análise do novo modelo de negócio proposto pelas operadoras de telefonia, mostrando-se sensível aos apelos feitos pelos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC, dentre eles o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Apesar da iniciativa, a Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil sugere a manutenção da mobilização social por uma internet livre e justa.

Procon questiona reajuste na tarifa de energia no Ceará


coelce

CEARÁ AGORA

O reajuste de 13,64% na tarifa residencial de energia elétrica no Ceará é questionado pelo Procon Fortaleza. O órgão, vinculado à prefeitura de Fortaleza, notificou a Companhia Energética do Ceará (Coelce) a justificar o aumento na conta de energia, que está acima da inflação dos últimos 12 meses.
O índice foi autorizado nessa terça-feira (19) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e passa a valer a partir de sexta-feira (22). O Procon pede que a Coelce explique quais foram os parâmetros utilizados para calcular o reajuste. O Código de Defesa do Consumidor considera prática abusiva a elevação de preços sem justa causa.
Em nota, a Coelce informou que recebeu a notificação e que vai responder no prazo determinado pelo Procon, que é de dez dias úteis. Segundo a companhia, o reajuste de 13,64% “evoluiu nos últimos dez anos abaixo da variação do IGP-M e do IPCA do mesmo período”. A empresa também explica que 5,73% dos 12,97% de reajuste médio (envolvendo consumidores residenciais e industriais) se refere a custos próprios e 7,24%, à compra de energia elétrica e a encargos.
De acordo com o Procon Fortaleza, a Coelce é a terceira empresa mais reclamada no órgão. Em 2015, o número de atendimentos relacionados à companhia cresceu 107% em relação a 2014. Entre os quatro estados que tiveram reajuste autorizado pela Aneel, o Ceará teve o maior índice.
agencia brasil

Cid Gomes se livra de pagar indenização a Cunha



CEARÁ AGORA

O ex-governador Cid Gomes não precisará pagar indenização de R$ 50 mil ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), valor determinado pela Justiça no ano passado, por danos morais devido aos ataques a Cunha no plenário da Câmara. Quando ainda era ministro da Educação, Cid Gomes disse na Tribuna que preferia ser mal-educado do que ser “acusado de achaque”.
A declaração foi vista pelo presidente daquela Casa como motivo para “manchar” sua reputação. Três desembargadores da 1ª Turma Cível  julgaram o recurso do ex-governador do Ceará e entenderam que Cid apenas reproduziu o que foi dito na imprensa e que ele fazia menção à pressão exercida pelo poder Legislativo sobre o Executivo, não se configurando, portanto, em acusação pessoal.

Impeachment - Desabafo da Samantha

..



No video de hoje nossa desabafadora soltou o verbo sobre o impeachment, será que a bixa merece um like?

O QUE É CONEXÃO EM HTTPS://?

BLOG AGENDA DOS BLOGS

POSTADO POR MAGDA MOREIRA

Blogger anuncia para final de Abril a mudança da conexão http para https como forma de proteção para os blogs.







Olá, queridos amigos!!!

Hoje chegando com uma postagem importante para todos os blogueiros: A MUDANÇA DA CONEXÃO CRIPTOGRAFADA PARA HTTPS.


O https é visto geralmente em sites de grandes empresas, Redes Sociais, do próprio blogger,Facebook, Twitter, Pinterest,etc...Ele vem acompanhado do ícone do cadeado.Veja abaixo:







Essa postagem aqui é devido a essa mensagem que todos os blogueiros estão recebendo ao entrar no painel do seu blog:




Segundo a mensagem, todos os blogs do blogspot, terão a sua conexão mudada de http para https, ou seja, nossos blogs poderão ficar seguros contra hackers e vírus mal-intencionados que rondam a internet.

Vamos entender melhor???


PRIMEIRO: O QUE É HTTP?

 

Para começar, o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é um protocolo, ou seja, uma determinada regra que permite ao seu computador trocar informações com um servidor que abriga um site. Isso quer dizer que, uma vez conectados sob esse protocolo, as máquinas podem receber e enviar qualquer conteúdo textual – os códigos que resultam na página acessada pelo navegador.

O problema com o HTTP é que, em redes Wi-Fi ou outras conexões propícias a phishing (fraude eletrônica) e hackers, pessoas mal intencionadas podem atravessar o caminho e interceptar os dados transmitidos com relativa facilidade. Portanto, uma conexão em HTTP é insegura.


Retirado do site Tectudo - Vida Digital


SEGUNDO: O QUE É HTTPS?

 

O HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor. Em sites com endereço HTTPS, a comunicação é criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados. É como se cliente e servidor conversassem uma língua que só as duas entendessem, dificultando a interceptação das informações.


 MORAL DA HISTÓRIA:

 

 O Blogger que fazer uma forma de proteger os blogs,para que todos fiquemos mais seguros em nossas conexões.Essa possibilidade de mudar a conexão de http para https já estava disponível no nosso painel de controle, na parte de configurações. A DISPONIBILIDADE DE HTTPS, era feita de forma manual pelos blogueiros que quisessem, mas segundo a mensagem, será eliminada e todos os blogs terão a nova conexão em HTTPS automaticamente..
 
Claro que nem tudo é 100% nessa vida e devemos também fazer a nossa parte, como navegar na internet com um bom antivírus e assim deixar nosso pc também protegido de pessoas mal intencionadas.


Vamos aguardar a mudança que haverá no final de Abril e voltaremos a falar mais sobre esse assunto. Até aqui é o básico que todos nós temos para saber.

 E ai amigos? Gostaram?

Compartilhem em suas Redes Sociais e no Whatsapp.Veja o link de compartilhamento para o Whatsapp abaixo da descrição do autor e dê aquela forcinha para o Blog.Bjsss!!!

Alimentos saudáveis prolongam a vida, comprova estudo

SAÚDE COM CIÊNCIA
Alimentos saudáveis -
SaúdecomCiência
Cientistas americanos analisaram os hábitos alimentares de 2.500 pessoas entre os anos 70 e 79 por dez anos e descobriram que a prevalência de certos alimentos pode fazê-los viver mais tempo. 

Os voluntários foram divididos em seis categorias baseadas em o alimento predominante na dieta, que variou de "alimentos saudáveis" para o "leite" e para "grão".

O estudo descobriu que os indivíduos na categoria "alimentos saudáveis" tiveram 40% menos probabilidades de morrer durante o período do estudo em relação aos que consumiram produtos lácteos e 37% menos do que a categoria de "alimentos doces e açucarados, embora não houve diferença com aqueles que consumiam cereais.

" Uma grande porcentagem dos indivíduos estudados tinham uma dieta equilibrada , escreveram os pesquisadores, isso implica que ter uma dieta adequada é uma meta realista . "
A pesquisa foi publicada no Journal of American Dietetic Association.

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Chá para Artrite


RECEITA NATURAL

O chá de erva baleeira é indicada no tratamento de reumatismo, ele é uma opção de tratamento natural para doenças relacionadas como artrite reumatoide, artrose e mesmo contra dores musculares.
Veja a receita do chá caseiro.

Você vai precisar de:

  • Três colheres de sopa de folhas de erva baleeira
  • Uma xícara de chá de água.

Modo de Preparo:

Pique as folhas da erva baleeira e ferva a água. Depois de ferver, desligue o fogo e adicione as folhas de erva baleeira recém picadas. Deixe abafado por cerca de dez minutos e coe.

PUDIM DOIS LEITES SEM LEITE CONDESANDO O MELHOR DO BRASIL CONFIRA POR MA...

..


ESPERO QUE TODOS TENHAM GOSTADO DESSE PUDIM SIMPLES RÁPIDO DE FAZER INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DE TUDO.


RECEITA:

1XICARA DE CHÁ E MEIA DE LEITE EMPÓ
2 VIDROS DE LEITE DE COCO
5 OVOS
1 XÍCARA DE CHÁ DE AÇÚCAR
3 COLHERES DE SOPA RASA DE MAISENA
1 XICARA DE CHÁ DE AÇÚCAR PARA A CALDA

Rufino Silva e suas recordações

TEM PESSOAS EM NOSSAS VIDAS QUE SÃO ÚNICAS... 

Prefeito de Aracoiaba, Sebastião, Rufino Silva ao lado de sua mãe Dona Rocilda
TEM PESSOAS EM NOSSAS VIDAS QUE SÃO ÚNICAS... TIVE TANTOS INSTANTES INDELÉVEIS EM MINHA EXISTÊNCIA QUE JAMAIS PODERÃO SER ESQUECIDOS. AQUELES MOMENTOS QUE PASSEI AO LADO DE MINHA MÃE. TANTO EU, COMO TAMBÉM OS DEMAIS IRMÃOS E OS PRÓPRIOS AMIGOS, COMO É O CASO DO NOSSO HUMILDE PREFEITO DE ARACOIABA, ANTONIO CLAUDIO. ESSES INSTANTES FORAM MÁGICOS E ´QUE NEM MESMO O TEMPO, EM NENHUM GIRO DA VIDA, A GENTE PODERÁ ESQUECER. ESSES MESMOS MOMENTOS JAMAIS SERÃO SERÃO REPETIDOS E FICARÃO ETERNAMENTE GUARDADOS DENTRO DA GENTE, EM NOSSOS CORAÇÕES... DONA ROCILDA, NOSSA MÃE, QUE ESSE SEU INOCENTE E PURO SORRISO POSSA PERMANECER PARA SEMPRE EM NOSSO PULSAR FORTE, EM NOSSOS CORAÇÕES. COM TANTO BRILHO. AMÉM. 19.04.2016.

SAIBA MAIS...
Crônicas de Rufino Silva

Crepúsculo assistido pelo radialista Rufino Silva


ESTE FOI O CREPÚSCULO QUE EU ASSISTI. ONTEM AQUI EM ARACOIABA. A TARDE CHOROU POR VOCÊ...19.04.2016.


O que é Crepúsculo:

Crepúsculo é uma luminosidade de intensidade crescente ao amanhecer e descrescente ao anoitecer.
O "crepúsculo matutino" é proveniente da iluminação das camadas superiores da atmosfera pelo Sol, quando embora escondido, está próximo do horizonte. O crepúsculo matutino acontece com os primeiros raios de sol do dia.
O "crepúsculo vespertino" acontece quando a luminosidade aparece de intensidade decrescente, o que acontece ao anoitecer, quando o sol se esconde no horizonte e sua luz permanece visível. O crepúsculo vespertino é vericado antes da noite, com os últimos raios solares daquele dia.
No sentido figurado crepúsculo se refere a uma decadência, um declínio, quando diz-se que uma pessoa está em decadência na vida. Também pode ser em atitudes que demonstram falta de caráter, e então diz-se que a pessoa caiu em crepúsculo, revelando o seu lado mais obscuro.
significado de Crepúsculo está na categoria: Geral

LEIA MAIS 

O sol sumiu e não me disse adeus!!

FIM DE TARDE. ADEUS AS ILUSÕES, ADEUS SONHOS MEUS. ENFIM. O SONHO ACABOU...


ESTA TARDE EU VI O SOL SUMIR. SE FOI DE REPENTE E NÃO ME DISSE ADEUS. VAI CHEGAR LOGO MAIS, A NOITE E COM ELA UM POUCO DE MIM NA BUSCA DE DE NOVOS CAMINHOS, NOVAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS DIFERENTES...FIM DE TARDE. ADEUS AS ILUSÕES, ADEUS SONHOS MEUS. ENFIM. O SONHO ACABOU...CINZAS E NADA MAIS, RESTARAM, DESTA TRISTE E FRIA CAMINHADA...19.04.2016. AS 17,50 H.




LEIA MAIS
Crônicas de Rufino Silva

WESLEY SAFADÃO - SENHOR DO BONFIM - BA / 20.04.2016

..




WESLEY SAFADÃO - SENHOR DO BONFIM - BA 20.04.2016

Download: http://www.suamusica.com.br/WesleySaf...

21 DE ABRIL — DIA DE TIRADENTES

BRASIL ESCOLA

O dia de Tiradentes é celebrado, sob regime de feriado nacional, em 21 de abril desde 1965 como forma de construção da imagem heroica do Patrono da Nação.
Foto: Créditos Google

Desde 1965, aos 21 dias do mês de abril, celebra-se no Brasil o Dia de Tiradentes e, junto à pessoa deste, rememoram-se também os acontecimentos que configuraram a Inconfidência Mineira. Neste texto, procuraremos explicitar os motivos pelos quais Tiradentes passou a ser considerado um herói nacional e Patrono da Nação Brasileira.
Sabe-se que “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira. Sabemos que esse movimento articulou-se entre os anos de 1788 e 1789 e foi permeado por ideias provindas do Iluminismo que se alastrou pela Europa, na segunda metade do século XVIII.
Os inconfidentes de Minas Gerais geralmente integravam, com exceção de poucos, a elite cultural e social daquela região (como era o caso do poeta Tomás Antônio Gonzaga) ou então ocupavam postos militares ou exerciam profissões liberais, como era o caso do referido Tiradentes. O que dava unidade ao grupo eram ideias como a de liberdade e igualdade (ideias essas que também fomentaram a Revolução Francesa, em 1789), além do anseio pela emancipação e independência com relação à Coroa Portuguesa, à época governada pelarainha D. Maria, “A louca”.
Os planos de insurgência contra o governo local em Minas, representado peloVisconde de Barbacena, foram articulados em 1788 e tiveram como estopim a política de cobrança de impostos sobre a produção aurífera e sobre os rendimentos que ganhava cada pessoa que compunha a população de Minas Gerais. Esse último imposto era conhecido sob o nome de “derrama”. Apesar de terem uma organização bem elaborada, os inconfidentes acabaram por ser delatados por Silvério dos Reis, um devedor de tributos que, com a denúncia, acreditava poder sanar suas dívidas com a coroa.
Todos os inconfidentes foram presos. Tiradentes foi apanhado no Rio de Janeiro. O processo estabelecido contra eles e os subsequentes julgamentos e sentenças só terminaram em 1792, no dia 18 de abril. Os principais líderes receberam a pena do banimento, isto é, foram expulsos do país. Tiradentes, ao contrário, foi enforcado no dia 21 de abril ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto.
Evidentemente, o dia da morte de Tiradentes por muito tempo foi compreendido como o dia em que um rebelde foi morto, como típico exemplo de retaliação absolutista. Entretanto, após a Independência do Brasil e, principalmente, após a Proclamação da República (época em que o Brasil, já desvinculado de Portugal, procurava construir sua identidade nacional), a imagem de Tiradentes começou a ser recuperada e louvada como um dos heróis da nação ou como um dos que primeiramente lutaram (até a morte) pela liberdade.
Um exemplo dessa imagem foi a instalação, em 1867, do primeiro monumento a Tiradentes na cidade de Ouro Preto. Outro exemplo, o mais notório, foi a confecção, por parte do pintor Pedro Américo, do quadro “Tiradentes Esquartejado” (ver imagem no topo do texto) em 1893, época em que a República, recém-instituída, procurava os mártires e os patronos da “Nação Brasileira”. O Tiradentes de Pedro Américo traduz a imagem idealizada do martírio, que se aproxima do martírio de Cristo.
Essa visão republicana de Tiradentes permaneceu (e, de certo modo, ainda permanece) no imaginário popular dos brasileiros. Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando aLei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.

Por Me. Cláudio Fernandes
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FERNANDES, Cláudio. "21 de Abril — Dia de Tiradentes "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm>. Acesso em 21 de abril de 2016.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK