PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 19 de janeiro de 2020

Maior relâmpago da história pode ter caído no Brasil

O clarão foi registrado no Rio Grande do Sul, mas ainda não há confirmação oficial da Organização Meteorológica Mundial
O Brasil é o país com maior incidência de raios
 no  planeta. Entre 2012 e 2018, estima-se que
77,8 milhões 
deles atingiram o território
 nacional.  (Foto: Reprodução/Tempo.com)
POR OPOVO
O maior relâmpago do Mundo pode ter sido avistado no Brasil no dia 31 de outubro de 2018, às 5h40min, no estado do Rio Grande do Sul. Segundo o portal Tempo.com, o relâmpago de 673 quilômetros de extensão e 7,4 segundos de duração foi registrado pelo Geostationary Lightning Mapper (GLM), detector de fenômenos luminosos instalado em um satélite da Nasa. Porém, o evento ainda não recebeu confirmação oficial da Organização Meteorológica Mundial.

O raio iluminou uma área de 101 mil quilômetros quadrados do território gaúcho, cruzando o estado do Rio Grande do Sul de ponta a ponta. Até hoje, o recorde oficial de maior raio do mundo pertence ao Estados Unidos. O caso foi registrado em 2007, quando um relâmpago com 321 quilômetros de comprimento atingiu o estado de Oklahoma.

O Brasil é o país com maior incidência de raios no planeta. Entre 2012 e 2018, estima-se que 77,8 milhões deles atingiram o território nacional. É incomum a ocorrência de relâmpagos no horário em que esta descarga elétrica recorde ocorreu. Geralmente estes eventos acontecem mais entre às 18 horas e meia noite.

Mesmo que o relâmpago gaúcho se confirme como o mais longo do mundo, especialistas acreditam que outros raios podem superar esse recorde no futuro. Um estudo publicado pela Sociedade Meteorológica dos EUA diz que esses relâmpagos têm potencial para atingir até mil quilômetros.

Veja o vídeo do relâmpago:
LEIA MAIS EM...

Picolé com sabor do refrigerante São Geraldo zera estoque em mais da metade das lojas

A reposição ocorrerá na próxima semana; 27 mil picolés foram vendidos em Fortaleza
O produto deve entrar em circulação a partir do
dia  20 de janeiro nos mercados do Ceará,
Paraíba e Rio 
Grande do Norte.
 (Foto: Reprodução/Pardal Sorvetes)
Três dias após serem comercializados, os picolés com o sabor do refrigerante regional São Geraldo acabaram em oito dos 14 pontos de vendas oficiais da marca Pardal Sorvetes, em Fortaleza. Ao todo, foram vendidas 27 mil unidades do produto. De acordo com a empresa, a reposição do estoque ocorrerá a partir da próxima semana.

O novo picolé começou a ser distribuído na última quarta-feira, 15. Anteriormente, o lançamento para os consumidores estava previsto apenas para a segunda-feira, dia 20 de janeiro. Entretanto, a alta demanda dos clientes fez com que a marca antecipasse a data. Além das lojas físicas, o produto é vendido por meio da plataforma de entregas delivery iFood da Pardal Sorvetes. Também chegará aos mercados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
POR OPOVO

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro: 12/01/2020 a 18/01/2020

@

10º LUGAR:

Prefeitos têm uma semana para aderir ao Município + Cidadão

Programa apoia municípios nas áreas social, cultural e esportiva
@REPRODUÇÃO
Termina no próximo domingo (19) o prazo para as prefeituras municipais aderirem ao programa do governo federal “Município + Cidadão”, lançado em outubro passado pelo Ministério da Cidadania para áreas de cultura, desenvolvimento social e esporte.
O programa apoia os municípios a realizarem jogos escolares e competições municipais, festivais de música, dança e audiovisual, shows, cursos profissionalizantes, a promoverem atividades para idosos e para o desenvolvimento infantil, fomentar a agricultura familiar e prevenir o uso de drogas.
Ao participar do programa, as prefeituras receberão apoio técnico do Ministério da Cidadania para a formatação de ações. Os municípios que se destacarem na implementação das ações receberão “Prêmio Município + Cidadão – Edição 2019-2020”.
De acordo com cartilha do programa, disponível na internet, para participar do Município+ Cidadão, as prefeituras devem aderir ao Plano Progredir (trabalho e renda) e ao Programa Criança Feliz (desenvolvimento infantil), fazer compras de alimentos da agricultura familiar e firmar compromisso para a elaboração de diagnóstico sobre a situação dos dependentes químicos do município.
As próximas eleições municipais estão marcadas para os dias 4 (1º turno) e 25 de outubro (2º turno) deste ano. Por causa da campanha eleitoral, está proibida a distribuição gratuita de bens, pagamento de valores ou oferta benefícios por parte da administração pública municipal, salvo em casos de calamidade pública e estado de emergência. Podem ser executados programas sociais autorizados em lei e já previstos nos orçamentos municipais dos anos anteriores.

POR AGÊNCIA BRASIL

9º LUGAR:

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro: 05/01/2020 a 11/01/2020




8º LUGAR:

A noiva sabia que estava sendo traída mas esperou a hora exata. As pessoas que esperaram para agir

@Reprodução / Youtube
No nosso dia a dia, um momento pode parecer algo insignificante, a vida passa por nós em instantes, que nem sempre damos o devido valor. Neste vídeo, conheceremos a vida de três pessoas que viram tudo mudar, num estalar de dedos. Clique no Play e acompanhe com a gente como um instante pode transformar tudo, definitivamente.
LEIA MAIS EM...

7º LUGAR:

Não fazer a cama faz bem à saúde. A ciência explica

Para quem não gosta de arrumar a cama, vai aí uma boa desculpa!
@
Não tem paciência para fazer a cama todos os dias? Bem, talvez não seja preciso e finalmente tenha a desculpa perfeita. Um novo estudo alerta que colchões, lençóis e cobertores são o habitat ideal para o aparecimento e proliferação de ácaros.
Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Kingston em Londres, no Reino Unido, e divulgado pela revista Galileu, alerta que fazer a cama pode ser prejudicial para a saúde do organismo.
O estudo baseia-se no fato que ao fazer a cama, por se tratar de um ambiente quente, úmido e escuro está se criando as condições ideais para a procriação de bactérias e de ácaros. 

E hoje você fez a sua cama? Se a resposta é sim, os cientistas estimam que cerca 1,5 milhões destes microorganismos estejam neste momento vivendo e 'prosperando' no seu colchão. Bichos estes que estão por trás de inúmeras alergias, que se manifestam através de tosse, espirros e dores de garganta.

Todavia, caso deixe a cama desarrumada e a deixe 'respirar' esses números assustadores tendem a diminuir durante o dia. 
“Sabemos que os ácaros só conseguem sobreviver absorvendo água da atmosfera e utilizando pequenas glândulas do corpo humano”, afirmou o líder da pesquisa Stephen Pretlove. “Às vezes, simplesmente deixar a cama desarrumada durante o dia pode ajudar a remover a umidade dos lençóis e do colchão, de  forma que os ácaros fiquem desidratados e morram". 
POR NOTÍCIAS AO MINUTO

6º LUGAR:

Afinal, por que não consigo emagrecer? Quatro motivos mais comuns

Antes de jogar a balança fora, entenda que é normal e por vezes é mesmo difícil perder aqueles quilinhos a mais - mesmo quando treina. Saiba o que pode estar acontecendo.
@
De acordo com a revista Women’s Health, se não consegue emagrecer o motivo pode simplesmente estar acontecendo porque você ainda não encontrou o equilíbrio correto entre o tipo de alimentação que ingere e a quantidade de exercício físico que pratica.
“Treino e nutrição não são ciências exatas”, explica o personal trainer Josh Elsesser, dono da Invictus Fitness Solutions, no sul da Califórnia, e da COACHD, uma empresa on-line de treino em saúde e fitness.

“O treino que pratica e como se alimenta afetam o seu metabolismo, a maneira como o corpo acumula gordura e a produção de hormônios como cortisol, insulina e hormônios sexuais, que são essenciais para o sucesso quando está tentando atingir o peso ideal”, diz.

Veja as quatro razões mais comuns por que não consegue emagrecer segundo Josh Elsesser:
1. Está retendo líquidos
Corridas intensas e/ou sessões de treino de musculação exercem pressão sobre as fibras musculares, provocando pequenos traumas que por sua vez causam inflamação, parte necessária do processo de cicatrização e reparo. O que ocorre é que o corpo responde a este processo retendo líquidos. Não é permanente, explica Elsesser, e ocorre sobretudo entre os indivíduos que começaram a praticar exercício físico recentemente, porém pode ser persistente até que o organismo se adapte ao tipo e intensidade de exercício que está praticando. Respeite os dias de descanso para que o corpo consiga recuperar.

2. Os músculos estão acumulando energia
É comum ganhar alguns quilos quando começa a aumentar a frequência e nível do treino, como por exemplo se começar a treinar para correr uma maratona. Os músculos respondem ao esforço mais intenso que está sendo realizado armazenando mais glicogênio, que opera juntando água às células musculares para mantê-lo abastecido. Tal fato pode provocar o aumento de dois a três quilos, explica o especialista.
Todavia, na medida que for se adaptando irá necessitar de cada vez menos glicogênio para realizar a mesma quantidade de esforço.

3. Ganhou músculos
A verdade é que a massa muscular pesa mais do que o tecido adiposo ou gordura e por isso apesar de ter uma aparência mais delgada e estar mais saudável tal pode não se refletir nos ponteiros da balança. Neste caso, sim tem licença total para ignorar a balança!

4. Não está comendo o suficiente
Está lendo bem. “Pode se exercitar mais e comer mais, ou se exercitar menos e se alimentar menos, mas não pode exercitar mais e se alimentar menos. Simplesmente não funciona”, explica Elsesser à Women’s Health.

Todavia, é óbvio que deve comer sempre com moderação. O especialista alerta que comer em excesso, principalmente alimentos processados e sem nutrientes nunca é em caso algum um ideia viável. Contudo, é necessário combinar adequadamente o aumento do treino com o aumento adequado do combustível, para que possa recuperar e atingir os seus objetivos.

A recomendação é consultar um nutricionista que trace um plano alimentar personalizado.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO

5º LUGAR:

Spaece 2019 mostra avanço do Ceará em aprendizagem no Ensino Médio

97,1% dos alunos da rede estadual foram avaliados no ano passado
@
O governador Camilo Santana apresentou, nesta quarta-feira (15), os resultados educacionais relativos ao Ensino Médio cearense, conforme o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) de 2019. De acordo com os dados analisados, o desempenho dos jovens da 3ª série atingiu o melhor índice de aprendizagem, desde 2012. A apresentação foi feita no Palácio da Abolição e contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, além da secretária da Educação, Eliana Estrela, e de profissionais da área.

O Spaece avaliou 97,1% dos alunos da rede estadual. O desempenho em Língua Portuguesa saiu de 251,6 pontos, em 2012, para 271,6 em 2018 e em 2019 o melhor índice: 278,2. Em Matemática, enquanto no ano de 2012 correspondia a 260,7, em 2018 foi para 272,5 e no ano passado alcançou 274,3. O percentual de alunos nos níveis intermediário e adequado em Língua Portuguesa subiu para 55,1%, enquanto, em 2012, o percentual era de 33,3%. Vale ressaltar que em 2012 o percentual de alunos no padrão muito crítico era de 31,2%. Já no ano de 2019, caiu para 13,3%. Em 2019, na disciplina de Matemática, o percentual nos níveis intermediário e adequado alcançou 27,1%. Diferente dos 23% demonstrados em 2012. Foi verificada ainda uma redução nos padrões muito crítico, de 47,8% em 2012 para 41%, no ano passado.
LEIA MAIS EM...

4º LUGAR:

O que causa a ereção matinal nos homens (e também nas mulheres)

A ereção peniana ocorre em resposta a efeitos complexos do sistema nervoso e sistema endócrino.
@
Homens de todas as idades já se depararam com o fenômeno da ereção matinal. Este acontecimento involuntário faz parte do ciclo de sono e acontece durante o REM (Rapid Eye Movement, a fase do sono em que sonhamos).

Nesta fase do sono, o corpo sofre algumas alterações fisiológicas e o cérebro produz quantidades inferiores de um neurotransmissor, a noraepinefrina, que está relacionada com o controle das ereções.
A razão para os homens acordarem com uma ereção, pode estar relacionada com o fato de geralmente acordarmos do sono REM.
Existe também uma versão feminina do fenômeno, que é muito menos discutida. Durante o sono REM, o clitóris incha e a sensibilidade vaginal aumenta, juntamente com a fluidez vaginal.
Outra justificativa é que a ereção matinal pode ocorrer porque a sensação de bexiga cheia estimula nervos que geram um reflexo espinal, o que pode explicar por que a ereção desaparece depois de urinar.

3º LUGAR:

CABECEIRA - Abelardo Nogueira


FONTE DO VÍDEO
VEJA MAIS EM...
TVAssembleiaCeara
 LEIA TUDO SOBRE ABELARDO NOGUEIRA NO LINK ABAIXO:
ABELARDO NOGUEIRA NO BLOG DO PARCEIRO

2º LUGAR:

Mito ou fato: Beber álcool anula o efeito do antibiótico?

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre beber álcool quando se está medicado... Mas então, pode ou não?
@
A ideia generalizada é de que quando se está tomando medicação, sobretudo algum tipo de antibiótico, a ingestão de álcool pode anular o efeito do comprimido - mas, será que é mesmo assim? De acordo com informações do hospital português Lusíadas não é de fato verdade que o consumo de álcool impacta no efeito dos antibióticos, nem anula a sua ação terapêutica.
No entanto, o hospital alerta que sim o álcool pode de algum modo reduzir o período de tempo que o antibiótico permanece no organismo e na corrente sanguínea em níveis considerados eficazes para combater vírus ou doenças para que foi prescrito. 
Por outras palavras as bebidas alcoólicas podem "diminuir a semivida da substância, através do aumento da diurese (aumento da produção de urina), uma vez que o álcool inibe o hormônio antidiurético".

Adicionalmente, o álcool pode competir, a nível do fígado, com a eliminação dos antibióticos, aumentando a sua toxicidade bem como a dos antibióticos e de outras substâncias.
O hospital aponta ainda que de acordo com o conhecimento científico atual, não existe uma resposta concreta para a pergunta 'posso beber e tomar antibióticos?' Ou seja, para a maioria dos doentes e para a maioria das classes de antibióticos, não há qualquer problema em ingerir moderadamente bebidas alcoólicas durante a ingestão de antibióticos.
Tratando-se somente de uma questão de bom senso. A própria Associação Médica Britânica (BMA), não impõe qualquer restrição à associação do álcool com a maioria dos antibióticos.

As exceções
Ainda assim, existem alguns antibióticos que não podem jamais ser tomados juntamente com álcool. São eles Metronidazol, Tinidazol e cefotetan/cefoxitina e o Bactrim (Sulfametoxazol+Trimetoprim).
Se tiver dúvidas sobre o tipo de medicação que está tomando neste momento e o impacto do efeito do álcool, não hesite em consultar um médico ou farmacêutico. 


CAMPEÃO DA SEMANA:

Caixa e Banco do Brasil começam a pagar hoje abono do PIS/Pasep

@
O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) do calendário 2019/2020, para os trabalhadores nascidos no mês janeiro e fevereiro, começou nesta quinta-feira (16). De acordo com a Caixa, os valores variam de R$ 87 a R$ 1.039, conforme a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018.
Os titulares com conta individual na Caixa e cadastro atualizado receberam o crédito automático antecipado na terça-feira (14). Segundo a instituição, são mais de 3,6 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, totalizando R$ 2,6 bilhões em recursos injetados na economia.

Pasep
Os servidores públicos, cadastrados no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), com o dígito final de inscrição 5 e 6 recebem também a partir de hoje. O pagamento é feito pelo Banco do Brasil

Calendário
No caso do PIS, os pagamentos são escalonados conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho de 2019, com os nascidos naquele mês. O prazo final para o saque do abono salarial do calendário de pagamentos 2019/2020 é 30 de junho deste ano.

@
Consulta
O valor do abono salarial do PIS pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 0207.
POR AGÊNCIA BRASIL

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK