PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Banco Central aprova medidas adicionais de segurança para Pix

Recursos poderão ser bloqueados por 72 horas em suspeitas de fraude

POR AGÊNCIA BRASIL - A partir de 16 de novembro, as instituições financeiras poderão bloquear o recebimento de transferências via Pix a pessoas físicas por até 72 horas, caso haja suspeita que a conta beneficiada seja usada para fraudes. A medida consta de resolução publicada hoje (28) pelo Banco Central (BC), com medidas adicionais de segurança para o sistema instantâneo de pagamentos.

Segundo o BC, o bloqueio preventivo permitirá que a instituição financeira faça uma análise mais cuidadosa de fraude em contas de pessoas físicas, aumentando a chance de recuperação dos recursos por vítimas de algum crime ou extorsão. O bloqueio será imediatamente comunicado ao usuário recebedor.

A resolução também torna obrigatória a notificação de infração, por meio da qual as instituições registram eventuais irregularidades e compartilham as informações com as demais instituições sempre que houver consulta a uma chave Pix. Atualmente, essa notificação é facultativa. O BC também ampliou o uso do mecanismo para transações em que pagador e recebedor tenham contas no mesmo banco e para operações rejeitadas por suspeita fundada de fraude.

O uso de informações vinculadas às chaves Pix será ampliado para prevenir fraudes. As instituições poderão consultar as notificações de fraudes vinculadas a usuários finais mesmo em procedimentos não vinculados diretamente ao sistema de pagamentos instantâneos, como abertura de contas.

Responsabilização

A resolução obrigou que os mecanismos de segurança adotados pelas instituições sejam no mínimo iguais aos procedimentos do BC. Casos de excessivas consultas de chaves Pix que não resultem em liquidação ou de consultas a chaves inválidas deverão ser identificados e devidamente tratados.

O BC também determinou que as instituições que oferecem o Pix serão responsabilizadas caso fique comprovado que a fraude decorreu de falhas nos mecanismos de segurança e de gerenciamento de riscos. As instituições estarão obrigadas a usar as informações vinculadas às chaves Pix como um dos fatores para autorizar ou rejeitar transações.

Aprimoramento

Em nota, o BC informou que as medidas criam incentivos para que os participantes do Pix aprimorem cada vez mais seus mecanismos de segurança e de análise de fraudes. Todas as medidas entrarão em vigor em 16 de novembro, exceto os limites de R$ 1 mil para transações noturnas entre pessoas físicas, aprovado na semana passada, que entra em vigor em 4 de outubro.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-09/banco-central-aprova-medidas-adicionais-de-seguranca-para-pix

Siga a gente também: YouTube: https://www.youtube.com/user/josenidelima Site: https://josenidelima.blogspot.com/ Facebook: https://www.facebook.com/joseni.parceiro Instagram: /https://www.instagram.com/joseniparce... Twitter: https://twitter.com/josenidelima

Instituto Rodrigo Mendes lança plataforma com cursos on-line gratuitos sobre educação inclusiva

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)!

Comprometido com a construção de uma sociedade que respeite as diferenças, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) inaugura uma plataforma digital sobre educação inclusiva e já disponibiliza 2 cursos on-line gratuitos.

IRM idealizou uma estrutura digital especificamente desenvolvida para tornar mais amplas formações dedicadas a garantir uma educação integradora de qualidade para pessoas com deficiência (PcDs).

Os primeiros cursos já estão disponíveis e contam com estrutura para distribuir o conteúdo para todos os públicos. As videoaulas trazem interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e outros recursos pedagógicos inclusivos: vídeos, imagens, audiodescrições e legendas. 

Cursos do IRM

Embora tenham como prioridade professores(as) e gestores(as) públicos da área da educação, os cursos podem ser realizados por qualquer pessoa interessada no assunto e concedem atestado de participação. Vejamos um pouco mais sobre eles a seguir:

Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva

O planejamento é parte fundamental de qualquer processo. Pensando nisso, o curso estabelece a necessidade de rever os caminhos educacionais sob um ponto de vista integrativo, ou seja, que assegure a inclusão de PcDs em escolas regulares.

Composto por 3 aulas, elaboradas com todos os recursos inclusivos já mencionados, o curso irá tratar da relevância do planejamento educacional e do percurso a ser trilhado para construir, de maneira colaborativa, alternativas funcionais em prol de uma educação, de fato, acessível.

No fim de cada aula, é necessário realizar uma atividade para seguir no curso e ter acesso ao material de apoio correspondente. A carga horária é de 6 horas, com emissão de atestado de participação. Para mais informações, basta clicar neste link. 

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK