PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 17 de outubro de 2020

Estudo mostra mudança de hábitos alimentares durante a pandemia

POR AGÊNCIA BRASIL - As primeiras análises de um dos maiores estudos em alimentação e saúde do país mostraram um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia da covid-19. Ao mesmo tempo, indicou que nas regiões Norte e Nordeste e entre pessoas de escolaridade mais baixa houve aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, produtos industrializados que contêm adição de muitos ingredientes, como açúcares, sais, adoçantes, corantes, aromatizantes e conservantes.

Para os pesquisadores do NutriNet Brasil, o estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), que envolveu os primeiros 10 mil participantes da pesquisa, os resultados sugerem desigualdades sociais na resposta do comportamento alimentar à pandemia. Esses resultados são o recorte do estudo que começou em janeiro de 2020 e pretendem conhecer o impacto da pandemia da covid-19 sobre o comportamento alimentar da população no período da pandemia. 

Para essa análise, o NutriNet Brasil aplicou o mesmo questionário alimentar em dois momentos: entre 26 de janeiro e 15 de fevereiro (antes da pandemia) e entre 10 e 19 de maio (durante a pandemia). Foi questionado o consumo de uma série de alimentos no dia anterior ao preenchimento do formulário. A amostra é representada, em sua maioria, por jovens adultos, de 18 a 39 anos (51,1%), mulheres (78%), residentes da região Sudeste do Brasil (61%) e com nível de escolaridade superior a 12 anos de estudo (85,1%).

O coordenador do NutriNet Brasil, o professor Carlos Monteiro, ressaltou que o aumento do consumo dos ultraprocessados pode ser resultado da intensificação da publicidade neste período, e que esse tipo de produto favorece doenças crônicas que aumentam a letalidade da covid-19. Já o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados fortalece os mecanismos de defesa do organismo.

“A mudança positiva no comportamento alimentar poderia ser explicada por alguns fatores. As novas configurações causadas pela pandemia na rotina das pessoas podem ter as estimulado a cozinharem mais e a consumirem mais refeições dentro de casa. Além disso, uma eventual preocupação em melhorar a alimentação e, consequentemente, as defesas imunológicas do organismo poderiam ser consideradas”, disse o professor.

Segundo a professora Renata Bertazzi Levy, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e pesquisadora do estudo, no segundo período de coleta de dados, grande parte do país havia mudado completamente a rotina no meio da pandemia e o aumento do consumo de ultraprocessados é uma diferente resposta das pessoas à pandemia em extratos menos ou mais favoráveis.

“Esses alimentos são preocupantes porque estão associados a vários desfechos em saúde já constatados, como obesidade diabetes, aumento da pressão cardiovascular que são doenças que agravam o quadro de covid, então precisamos ficar atentos para reverter essa situação São sabemos o motivo da alteração da alimentação mas acreditamos que, no caso da melhoria, isso ocorreu porque as pessoas começaram a comer mais dentro de casa, então as pessoas começaram a cozinhar mais dentro de casa e menos expostos aos ultraprocessados e a busca da melhor imunidade para defesa contra  o vírus", disse.

Renata reforçou ainda que a pesquisa tem duração de dez anos com o acompanhamento de 200 mil voluntários. Até o momento são 80 mil participantes. Para ser voluntário basta acessar o site do NutriNet Brasil e preencher o formulário de participação. O objetivo geral do estudo objetivo investigar a relação entre padrões de alimentação e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-10/estudo-mostra-mudanca-de-habitos-alimentares-durante-pandemia

Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e como tratar


FONTE DO VÍDEO:
A fibromialgia é uma síndrome que começa no cérebro e provoca dor crônica por todo o corpo. Muitas vezes confundida com reumatismo, a fibromialgia causa sintomas como depressão, insônia e muitas dores pelo corpo inteiro.
Veja quais são as causas da fibromialgia, os sintomas e como tratar o problema.
LEIA MAIS EM: O que é Fibromialgia?
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/fibromialgia

MENSAGEM: Coisas Lindas e Terríveis

O medo pode nos paralisar. Conhecemos todos os motivos para sentirmos medo – tudo o que nos feriu no passado e tudo que pode nos ferir novamente. De tal modo, que, às vezes, não conseguimos sair do lugar. Simplesmente, não consigo. Não sou tão inteligente nem tão forte ou corajoso para aguentar sofrer assim novamente.
Sou fascinado pela forma como o autor Frederick Buechner descreve a graça de Deus como uma voz suave que diz: “Eis o mundo. Coisas lindas e terríveis vão acontecer. Não tenha medo; eu estou com você”.
Coisas terríveis vão acontecer. No nosso mundo, pessoas feridas ferem outras pessoas, e frequentemente, de maneira terrível. Como Davi, temos nossas histórias de quando o mal nos cercou, de quando os outros como “leões ferozes” nos feriram (Salmo 57:4). E lamentamos e clamamos (Salmo 57:1,2).
Mas, porque Deus está conosco, coisas lindas também podem acontecer. Ao lhe entregarmos os nossos medos e dores, somos carregados por um amor maior do que o poder de alguém em nos ferir (Salmo 57:1-3), um amor tão profundo que se eleva até o céu (Salmo 57:10). Até quando a calamidade nos cerca, o Seu amor é um sólido refúgio onde o nosso coração encontra a cura (Salmo 57:1,7). Até que um dia, amanheceremos com coragem renovada, prontos para saudar o dia com uma canção sobre a Sua fidelidade (Salmo 57:8-10).
DEUS, AGRADEÇO-TE POR NOS AMPARARES E CURARES COM O TEU AMOR. AJUDA-NOS A ENCONTRAR CORAGEM PARA SEGUIR-TE E COMPARTILHAR O TEU AMOR COM OS OUTROS.

 

FONTE:

Monica La Rose

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

http://www.mensagensqueedificam.com

mensagensqueedificam@gmail.com


HORA DO RISO: O EXAME DO VOVÔ....

RIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO!!

LEIA MAIS EM: HORA DO RISO

O EXAME DO VOVÔ....

O espermograma do Velhinho

Um velhinho tinha que fazer espermograma.
Foi a farmácia e comprou um potinho desses para coleta de material.
Chegando em casa, foi ao banheiro e tentou com a mão direita,
tentou com a esquerda e até com as duas, e nada! 
Então, chamou sua mulher.
Ela tentou com a mão direita, tentou com a esquerda, com as duas e até com a boca, mas também não conseguiu. 
Não vendo outra opção, ela chamou a vizinha.
Esta, querendo ajudar, mesmo bastante constrangida, tentou com a direita, com a esquerda, com as duas mãos, e muito sem graça, pediu licença e tentou com a boca, mas não obteve sucesso! 
A vizinha, não se dando por vencida, chamou a filha de 18 anos, uma menina encantadora.
E mais uma vez repetiram-se as tentativas.. uma mão, outra, as duas, com a boca, mas também não conseguiu... 
O velhinho triste, voltou a farmácia e devolveu o pote ao vendedor dizendo: 
Dá pro senhor me ver outro potinho, porque lá em casa, ninguém conseguiu abrir este!!!

O QUE VOCÊ ESTAVA PENSANDO, HEIN, SEU MENTE POLUIDA?

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK