PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 22 de março de 2020

Ceará tem 125 casos de coronavírus, diz Secretaria da Saúde

Em uma semana o número de casos saltou de 3, no domingo passado, para 125.
Estrutura do coronavírus.
— Foto: CDC/via REUTERS/Site: O Globo
POR G1 CE
O número de casos confirmados de pacientes com coronavírus no Ceará subiu para 125 de acordo com novo boletim epidemiológico divulgado neste domingo (22) pela Secretaria da Saúde. Foram 41 casos a mais em relação ao último boletim divulgado no sábado (21). A quantidade de suspeitos e os casos descartados não são mais divulgados.

Somente em Fortaleza são mais de 70 casos casos. Outras cidades que registram casos confirmados da doença são: Aquiraz, Fortim, Juazeiro do Norte e Sobral. Um paciente natural de São Paulo foi diagnosticado com a Covid-19 no Ceará.

De sexta-feira (20) para sábado (21), o número de pessoas que testaram positivo no Ceará saltou de 68 para 84, conforme último balanço da Secretaria da Saúde (Sesa), um acréscimo de 23,5%.

Número de casos de coronavírus no Ceará por dia
LEIA MAIS EM...

IDOSA DE 90 ANOS CONSEGUE SOBREVIVER AO CORONAVÍRUS E VIRA SÍMBOLO DE ESPERANÇA

Geneva Wood contraiu o vírus em um asilo onde outras 35 pessoas morreram devido à doença
@
Uma idosa de 90 anos se tornou um exemplo de resistência ao vencer o coronavírus em Washington, nos Estados Unidos. Geneva Wood contraiu o Covid-19 em um asilo onde outras 35 pessoas morreram vítimas da doença.

Geneva precisou ser internada no início deste mês. Antes de perder a consciência, ela prometeu para sua filha que iria conseguir escapar. "Eu vou lutar pela minha família e deixar todos orgulhosos", disse a idosa. 

Segundo o jornal Metro, a senhora por pouco não morreu. O vírus atacou seus pulmões, causando uma grave pneumonia. Mas, na semana passada, Geneva apresentou uma ótima melhora, espantando as equipes de plantão.

"Todos ficaram surpresos porque ela estava realmente muito mal. Ninguém achava que ela iria sobreviver". Neste final de semana, Wood foi testada novamente para o coronavírus e o resultado deu negativo.

"Depois que ela foi internada ela pediu sopa de batata todos os dias para o jantar. Hoje brincamos que foi essa refeição que ajudou na recuperação dela", contou a neta Kate Neidigh. 

A neta espera que a recuperação da avó sirva como um exemplo e uma fonte de esperança para outras pessoas que contraíram o Covid-19. "Existe sim um chance de escapar. Contrair o vírus não é necessariamente uma sentença de morte aos mais velhos", encerrou. 
POR SBT

Saúde pode autorizar cloroquina para pacientes graves até dia 24

Ministério vai liberar nota com orientações sobre uso de medicamentos
@
POR AGÊNCIA BRASIL
O ministério da Saúde pode autorizar, até terça-feira (24), a prescrição da cloroquina e da hidroxicloroquina para casos graves de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A declaração foi feita há pouco pelo secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis. Até lá, o ministério soltará uma nota com orientações sobre o uso dos medicamentos.
O secretário, no entanto, informou que a eventual liberação dos remédios terá caráter experimental e valerá apenas para pacientes internados em estado grave. Ele reiterou que os dois componentes têm efeitos colaterais fortes e não podem ser estocados para serem usados em caso de eventual gripe.
“Hoje, [os medicamentos] são usados em pesquisas clínicas, com autorização dos comitês de ética dos hospitais, em associação com outros medicamentos. Caso o Ministério da Saúde libere a prescrição, poderá ser usado para pacientes graves, internados em hospitais. Não é para ser usado por quem está gripado e acha que se tomar esse medicamento e não vai ter complicações”, destacou Gabbardo.
Nos últimos dias, foi divulgado um estudo realizado na França em que a cloroquina – usada para tratar a malária – e a hidroxicloroquina – prescrita para casos de artrite reumatoide e lúpus – diminuíram a contagem viral. Ontem (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que o governo norte-americano estuda a utilização dos medicamentos no tratamento do novo coronavírus.
Sobre a autorização do presidente Jair Bolsonaro para que o Exército amplie a produção dos medicamentos, o secretário-executivo disse que a medida tem caráter preventivo no caso de um eventual aumento da demanda futura. No Brasil, o produto é fabricado em laboratórios privados, das Forças Armadas e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Esses medicamentos já são fabricados no Brasil e existem nas farmácias. Em função da possibilidade da utilização para casos graves de coronavírus, estamos pensando na necessidade de ampliação da produção. É isso que o presidente autorizou: que o Exército possa ampliar a produção de medicamentos”, explicou. Ele lembrou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringiu a venda dos remédios com a retenção de atestado apenas para pessoas com as três doenças tratadas pelos medicamentos: malária, lúpus e artrite reumatoide.

Vacinação

Como cuidar da alimentação para manter a imunidade das crianças

Com Covid-19, Sociedade Brasileira de Diabetes organizou dicas
@
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta para os cuidados com a alimentação de crianças e jovens para manter a imunidade.
Com o fechamento de grande parte das escolas privadas e públicas e o aumento exponencial de casos de Covid-2019 confirmados no Brasil, muitas crianças tiveram de ser afastadas de suas atividades, alterando também a rotina de pais e cuidadores. Para ajudá-los com a alimentação, considerando possível cenário de restrições à prática de atividades físicas, a SBD organizou algumas dicas para facilitar nutrição saudável de crianças com e sem diabetes.
De acordo com a nutricionista Silvia Ramos, coordenadora do Departamento de Nutrição, Exercício e Esportes em Diabetes da SBD, nesses dias atípicos, é de fundamental importância planejar os itens a serem ofertados. Desta forma, evita-se um erro comum: refeições e lanches com excesso de um grupo de nutrientes e falta de outros importantes para o desenvolvimento infanto-juvenil.
“É fundamental lembrar que as crianças e jovens, independente de terem ou não diabetes, necessitam de uma boa alimentação. Ao considerar este cenário de pandemia, esse cuidado torna-se ainda mais importante, visto que ajuda a manter a imunidade elevada e, nos casos de crianças e jovens com diabetes, evita-se maior vulnerabilidade ao Covid-19”, diz Silvia.
Com a redução da atividade diária – mesmo que seja a atividade escolar, educação física, aulas extras e brincadeiras fora de casa – as crianças e jovens passam a ter uma necessidade menor de alimentos, afirma a nutricionista. “Por outro lado, a ansiedade com a situação pode gerar vontade de comer e, por este motivo, mesmo sem aulas a rotina em casa deve ser planejada e se possível com a supervisão de um adulto”, complementa.

Montagem e preparo de pratos

Dia Mundial da Água: fundação quer investimentos em segurança hídrica

Relatório da SOS Mata Atlântica fala também de preservação da mata
@
O relatório Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica elaborado pela Fundação SOS Mata Atlântica, lançado neste domingo (22) em celebração ao Dia Mundial da Água alertou para “a urgente necessidade de ações e investimentos voltados à segurança hídrica e socioambiental no Brasil”. O estudo indicou como solução para o problema “a universalização do saneamento básico integrado à ampliação dos espaços de participação social e a adoção de soluções baseadas na natureza, com a conservação dos ecossistemas e recuperação de florestas nativas”.

O relatório fez um panorama da qualidade da água de trechos de corpos d’água de março de 2019 a fevereiro de 2020. Durante doze meses do ciclo de monitoramento, grupos de voluntários coletaram e analisaram a qualidade da água de 181 trechos de rios e corpos d’água, distribuídos em 240 pontos de coleta, em 95 municípios dos 17 estados abrangidos pelo bioma Mata Atlântica e do Distrito Federal. 
O trabalho teve o acompanhamento e supervisão técnica da Fundação SOS Mata Atlântica. Os indicadores de qualidade da água foram obtidos em trabalho voluntário de 3.500 pessoas integrantes de 199 grupos de monitoramento do projeto Observando os Rios, patrocinado pela Ypê e com apoio da Sompo Seguros.
Do total de locais de coleta, 189 pontos analisados (78,8%) apresentaram índice de qualidade de água regular. Em 38 pontos (15,8%), a qualidade é ruim e, em um único ponto (0,4%), péssima. Segundo a Fundação só 12 pontos (5%) apresentam qualidade boa na média do ciclo de doze meses e nenhum dos rios e corpos d’água tem qualidade ótima. “Ou seja, 95% dos pontos monitorados apresentam qualidade da água longe do que a sociedade quer e necessita para os rios”, apontou a SOS Mata Atlântica.

Psicóloga se oferece para conversar pelo WhatsApp com pessoas em isolamento

Foto: cortesia
Catarina Lima tinha 28 anos quando se sentiu muito só dentro de um hospital. Na época, cursava psicologia e precisou interromper tudo para permanecer dois meses internada em virtude de complicações de uma gravidez tubária. O isolamento ainda perdurou por seis meses, em casa. Um dia, Catarina voltou à vida, terminou seu curso e foi a única da turma a escolher psicologia hospitalar. Há alguns dias, a pandemia de coronavírus lhe fez lembrar da época da solidão do internamento. Por isso, decidiu ajudar, voluntariamente, outras pessoas a enfrentarem o confinamento com o mínimo de saúde mental.

A psicóloga disponibilizou seu número de telefone e, desde então, as pessoas têm lhe procurado pelo WhatsApp (985580558) para falar sobre depressão, tédio, pedir dicas do que fazer no isolamento. “Em dias assim, a ansiedade aumenta. Por isso, cedi meu número para as pessoas conversarem. Elas me falam como está o dia, falam dos filhos, da família. Uma das pessoas que me procurou disse que tem depressão e está com medo de ficar sem os remédios que iam acabar. Uma outra falou que tem um sobrinho hiperativo e que precisa de ajuda.”

As conversas vêm para Catarina como um alívio para o próprio isolamento social. As pessoas respondem que gostaram da conversa, agradecem as dicas, falam que vão procurar atendimento com ela depois da pandemia. “Tô achando muito legal. Não sabia que ia repercutir tanto. É importante ajudar essas pessoas no isolamento e cheias de problemas.”

Pelo WhatsApp, a psicóloga também envia mensagens positivas para o enfrentamento da crise. Entre as dicas, ela pede que as pessoas não acessem tanta informação e escolham apenas um momento do dia para se informar. Outra ação importante é evitar excesso de tempo no celular. Além disso, orienta as pessoas a assistirem filmes, lerem livros, arrumarem o guarda-roupa, fazerem exercícios.  “Uma adolescente me falou que estava morrendo de tédio. Passei umas séries da Netflix e depois ela me mandou mensagem agradecendo”, contou Catarina.

Pelo instagram @catarina_limapsicologa, ela também costuma passar informações para ajudar nesse processo de isolamento social forçado. A psicóloga reforça que não se trata de terapia por telefone nem pelas redes sociais. Entendemos, Catarina. É ação solidária em prol de quem mais precisa neste momento.

POR DIÁRIO DE PERNAMBUCO:
https://www.diariodepernambuco.com.br/ultimas/2020/03/psicologa-se-oferece-para-conversar-pelo-whatsapp-com-pessoas-em-isola.html

A incrível festa de 99 anos de dona Altair: uma surpresa na janela

Foto: Cortesia/Whatsapp
O aniversário de 99 anos de dona Altair Magalhães de Almeida foi o mais incrível até agora nesses tempos de coronavírus. Confinada, da janela da casa onde mora, no edifício Mar de Antilhas, bairro das Graças, no Recife, viu netos, filhos, vizinhos e desconhecidos cantarem o parabéns para você festivo e feliz, como é dona Altair. Houve uma grande mobilização para a surpresa. Muitos, nas suas próprias casas, fizeram seus bolos e comeram isoladamente, pensando na saúde de dona Altair. Pela manhã, uma torta alemã havia sido enviada para ela para este momento. Uma homenagem e alguns minutos de comoção coletiva na tarde deste sábado. Um dos admiradores de dona Altair gritou: “Força, foco e fé”. Foi aplaudido. “Fiquei muito feliz e emocionada”, confessou ela, logo após a inusitada festa da varanda.

Dona Altair é apaixonada por marchinhas de carnaval e foi quando os versos de música “Madeira que Cupim não Rói” ecoaram que todo mundo se emocionou mais. “E dizer bem alto que a injustiça dói/ Nós somos madeira de lei que cupim não rói”. Parecia uma homenagem justa a quem nasceu poucos anos depois do fim da guerra e nunca viu nada parecido como esta pandemia. Palavra que cada um tomou para si. Os embalos de “Bandeira Branca” também foram ouvidos. Ela ama marchinhas de carnaval - amigos, passeios, boa conversa, viagens e o movimento do entra-e-sai das crianças e dos oito filhos. Tudo o que ela está impedida de fazer agora. 

Das varandas, as palavras eram de incentivo a uma mulher, uma idosa, que, como tantos outros no mundo hoje, precisaram mudar seus hábitos e se tornaram símbolos de resiliência. “O ano que vem tem de novo, dona Altair”, gritou uma pessoa, já falando de futuro. “Parabéns”, dizia outro. “Aqui em cima dona Altair”. Era como se, quem já conviveu com ela, desfrutou do abraço e do sorriso aberto de dona Altair, precisasse se fazer presente, ainda que na palavra gritada. “Vovó, vovó, vovó”, chamavam os netos. Outros, que moram em outras cidades ou estavam impedidos de participar da mobilização, fizeram questão de entrar em videoconferência com dona Altair. 

“Mamãe sempre comemorou o aniversário dela em dois turnos: o das amigas e dos familiares. Desta vez, não seria possível”, disse Andreia Almeida, filha e uma das organizadoras da surpresa. Era uma retribuição para uma mãe que sempre promoveu as festas dos oito filhos.

Dona Altair foi das entrevistadas do Diario, em um projeto que está em produção e deve ser lançado em breve, chamado Octogenários. Em entrevista concedida em dezembro, já falava sobre o gosto pela vida. Perguntada sobre o segredo para se chegar a quase um século de vida, dizia: “Meu segredo é saber levar a vida, não implicar com qualquer pessoa. Ter amor, compreensão, paciência. Por isso, nunca soube o que é solidão”.  Ela é um exemplo de resiliência. Mereceu a festa. É inspiração para enfrentamento de dias tão difíceis. Parabéns, dona Altair! Sinta-se abraçada, ainda que seja com minhas palavras.
 
Confira a publicação: 

Dia Mundial da Água: bilhões não têm acesso a água e sabão

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Neste domingo (22), quando se comemora o Dia Mundia Mundial da Água, todas as atenções estão voltadas para a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) e um cuidado de higiene é fundamental para evitar pegar a doença e propagar o vírus da Sars-cov-2: lavar corretamente as mãos. Mas, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), duas em cada cinco pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas para se lavar as mãos, de acordo com os dados mais recentes.

Conforme o Unicef, 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não têm lavatório com água e sabão em casa e quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos não têm instalações básicas para lavar as mãos em casa.

O Unicef afirma ainda que 47% das escolas, que abrigam 900 milhões de crianças em idade escolar, não tem um lavatório adequado.

Nos estabelecimentos de saúde de todo o mundo, 16% não tinham banheiros funcionais ou instalações para lavar as mãos nos pontos de atendimento onde os pacientes são tratados.

"Lavar as mãos com sabão é uma das coisas mais baratas e eficazes que você pode fazer para proteger você mesmo e os outros contra o coronavírus, bem como contra muitas outras doenças infecciosas. No entanto, para bilhões, mesmo as medidas mais básicas estão simplesmente fora de alcance", disse Sanjay Wijesekera, diretor de Programas do Unicef.

O fundo apresentou ainda outros dados que mostram a precariedade dos serviços de saneamento básico em todo o mundo. Na África ao sul do Saara, 63% da população nas áreas urbanas, ou 258 milhões de pessoas, não têm acesso à lavagem das mãos. Na Ásia Central e Meridional, 22% da população nas áreas urbanas, ou 153 milhões de pessoas, não têm acesso à lavagem das mãos; quase 50% dos bengaleses urbanos, 29 milhões de pessoas, 20% dos indianos urbanos, ou 91 milhões de pessoas, carecem de instalações básicas para lavar as mãos em casa.

No Brasil
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), na média brasileira, 83,5% da população é servida por rede de água e apenas 52,4% tem o esgoto coletado, do qual somente 46% é tratado, conforme os dados mais recentes divulgados em fevereiro. Esses percentuais pouco subiram nos últimos anos, ligando o alerta para a impossibilidade de se cumprir as metas de universalização do saneamento até 2033, conforme o Plano Nacional de Abastecimento (PlanSab), de 2013.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou estudo que prevê que quatro em cada 10 litros de água são perdidos no Brasil antes de chegar à população. Conforme a confederação, 34 milhões de brasileiros não têm água encanada e quase 40% dos recursos hídricos se perdem por desvios e infraestrutura deteriorada. 

Novo marco do saneamento
Está na pauta do Senado a proposta do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados no final de dezembro, pretende unificar as regras do setor sob o guarda-chuva da Agência Nacional de Águas (ANA).  

O principal objetivo do projeto é abrir o mercado para a iniciativa privada, de modo a garantir recursos para a universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento do esgoto.
FONTE:https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/mundo/2020/03/dia-mundial-da-agua-bilhoes-nao-tem-acesso-a-agua-e-sabao.html

Louvores e Adoração 2020 - As Melhores Músicas Gospel Mais Tocadas 2020 - Hinos 2020 adoração


FONTE DO VÍDEO:
VEJA MAIS VÍDEOS EM...
Canal no Youtube: Músicas Gospel
@reproduçãoyoutube
REPRODUZIR TODOS OS VÍDEOS

Essa é uma convocação. O Brasil precisa que você entre para o combate. Faça a sua parte e elimine os focos do mosquito todos os dias. Saiba mais em...

Combate ao Aedes Aegypti: prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika
@
O Ministério da Saúde convoca a população brasileira a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte. #CombateAedes

DENUNCIE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI:  Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros. Faça sua parte!

FONTE: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes

@twitter do ministério da saúde

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro: 15/03/2020 a 21/03/2020

@
CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR:

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro: 08/03/2020 a 14/03/2020


10º LUGAR:

Governador anuncia novas medidas para conter o Coronavírus no Ceará

Ampliação de 600 novas UTIs, aquisição de 10 mil kits de testes rápidos, 100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool em gel para o atendimento da população nas unidades públicas de saúde estão entre as medidas. TeleSaúde já começa a operar
Camilo Santana, governador do Ceará
O Governo do Ceará anunciou nesta quarta-feira (18) mais uma série de ações locais para o enfrentamento da pandemia que o Mundo sofre com o Coronavírus. Pelas redes sociais, o governador Camilo Santana informou que o Estado vai colocar à disposição da população mais 600 unidades de terapia intensiva (UTIs), o que irá praticamente duplicar a capacidade da rede pública.
“O serviço público estadual hoje disponibiliza de 740 UTIs montadas. Com essas novas 600, algumas sendo compradas e outras alugadas, nós vamos quase que dobrar nossa capacidade de atendimento, que é a retaguarda para receber aqueles casos mais graves”, comunicou o gestor, lembrando que as UTIs são completamente equipadas. Além dos novos leitos de unidades de terapia intensiva, Camilo disse que o Governo do Ceará está comprando mais kits de teste rápido em relação ao Coronavírus. “Estamos adquirindo 10 mil kits. Já tinha autorizado cinco mil e agora mais cinco mil”, confirmou.
Importantes na hora da prevenção à contaminação, as máscaras de proteção e o álcool em gel para limpar as mãos são utensílios fundamentais nas unidades de saúde para proteger tanto profissionais como usuários do sistema público de saúde. Nesse sentido, o Estado providenciou, através de uma requisição feita em parceria com o Ministério Público e o setor produtivo, a compra de “100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool em gel para os equipamentos de saúde”, disse o
governador.
@
TeleSaúde

9º LUGAR:

Sequenciamento do coronavírus possibilita o desenvolvimento de vacinas

@
Cientistas brasileiras, Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP e Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na USP, em apenas 48 horas sequenciaram o genoma do coronavírus (COVID-19) do primeiro caso da doença confirmado no Brasil.

E para entender mais sobre esse sequenciamento do coronavírus, o Blog da Saúde conversou com duas pesquisadoras que fazem parte do grupo, a Dra. Camila Malta Romano, pesquisadora científica dos LIMs do Hospital das Clinicas e do Instituto de Medicina Tropical e a professora.

Dra. Maria Cássia Jacintho Mendes Corrêa, Professora Associada do Departamento de Doenças Infecciosas (USP) e coordena o Ambulatório de Hepatites Virais do Hospital das Clínicas (USP), para entender melhor esse assunto. Confira: 

1. Inicialmente pode nos explicar o que seria um sequenciamento de genoma?
Sequenciamento é a leitura do genoma de um organismo. Todos os organismos vivos são compostos por DNA, ou RNA. Tanto um como outro são formados por um conjunto de letras (bases nitrogenadas) que funcionam como um código (palavras). Por exemplo, cada trinca de bases nitrogenadas – letras- representam um aminoácido, que nada mais é do que um bloquinho utilizado para construir as proteínas de um organismo. Portanto, como analogia, entenda-se que o genoma é o conjunto de palavras de um livro, que só pode ser lido se cada letra de cada palavra for corretamente identificada. No caso da coronavírus, seu genoma é de RNA.

8º LUGAR:

Saiba tudo sobre o novo coronavírus e a doença que ele provoca

Conheça os sintomas, as formas de transmissão e saiba como se prevenir
@
A cada dia novos casos de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, se confirmam no mundo. Até a tarde desta quinta-feira (12), o Brasil registrava 77 casos confirmados da doença e monitorava 1.422 situações suspeitas. Outros 1.163 casos já foram descartados.
Ontem (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de coronavírus como uma pandemia. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.
Agência Brasil reuniu as principais dúvidas e perguntas sobre a Covid-19. Veja o que se sabe sobre a pandemia e sobre o vírus até agora:
O que é o novo coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.

7º LUGAR:

Após cumprimentar apoiadores, Bolsonaro diz que é o responsável caso tenha se contaminado

Presidente descumpriu no domingo recomendação de médicos para se manter em casa. Primeiro teste de Bolsonaro para coronavírus deu negativo. Ele fará um novo exame nesta terça.
Bolsonaro descumpre monitoramento por coronavírus
 e cumprimenta apoiadores em Brasília
POR G1
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (16) que é um “direito” apertar as mãos de apoiadores e que, caso tenha sido infectado com o novo coronavírus por esse motivo, a “responsabilidade” é dele. “Ninguém tem nada a ver com isso”, declarou.
Bolsonaro deu as declarações em entrevista à Rádio Bandeirantes, um dia depois de descumprir a recomendação de monitoramento dada por médicos em razão da confirmação da contaminação por coronavírus de integrantes da comitiva que viajou com ele aos Estados Unidos na semana passada.
Bolsonaro fez um primeiro teste, com resultado negativo para a presença do vírus, e fará um segundo exame nesta terça-feira (17). Ele foi aconselhado a permanecer no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência, mas descumpriu a recomendação.

6º LUGAR:

Prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, assina decreto que estende o ponto facultativo nas repartições públicas. Saiba Mais...

#
DECRETO MUNICIPAL N° 006, DE 20 DE MARÇO DE 2020 
Intensifica as medidas para enfrentamento da infecção humana pelo novo Coronavírus, estende o ponto facultativo nas repartições públicas e outras providências. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACOIABA, no uso de suas atribuições legais. 

CONSIDERANDO o disposto no Decreto Estadual n° 33.510, de 16 de março de 2020, e no Decreto Municipal n° 04/2020, de 17 de março de 2020, os quais decretaram situação de emergência no âmbito estadual e municipal, respectivamente, dispondo sobre série de medidas para enfretamento e contenção de infecção humana provocada pelo novo coronavírus. 

DECRETA: 
Art. 1º - O ponto facultativo para o serviço público municipal, previsto do Decreto n° 03/2020, de 17 de março de 2020, fica estendido para o período de 23 a 27 de março de 2020.

Art. 2º - Excetuam-se do disposto no Art. 1°, os serviços de natureza essencial compreendendo todos OS SERVIÇOS DE SAÚDE: hospital, unidades básicas de saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e unidades de apoio e transportes; OS SERVIÇOS DE OBRAS E URBANISMO: coleta e limpeza pública, obras públicas, iluminação pública, vigilância dos prédios público, cemitério; OS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: os serviços essenciais prestados pela
assistência social; e ainda plantão do Conselho Tutelar, licitações agendadas, Setor de finanças do município, e outros estabelecidos pelas chefias respectivas, os quais deverão funcionar normalmente.

Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

Aracoiaba, 20 de março de 2020. 

Thiago Campêlo Nogueira 
Prefeito Municipal de Aracoiaba 

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O DOCUMENTO

FONTE: 

DECRETO: 006/2020

Intensifica as medidas para enfrentamento da infecção humana pelo novo Coronavírus, estende o ponto facultativo nas repartições públicas e outras providências.

5º LUGAR:

Presidente da CVPAR é empresário que fugiu de isolamento e espalhou covid-19 em Trancoso

Foto: Divulgação
De sunga, na praia e bebendo com amigos. Foi assim que agentes de saúde do governo da Bahia encontraram o presidente do Grupo CVPAR, Cláudio Henrique do Vale Vieira, em Trancoso, mesmo o empresário estando ciente de que havia testado positivo para o novo coronavírus em São Paulo. 
Cláudio Henrique ignorou as recomendações de isolamento para pacientes com o Covid-19, fugiu da quarentena e veio de jatinho para Porto Seguro, onde participou de festas com amigos e contratou funcionários para ficar na sua casa após o diagnóstico. 
O empresário será processado pelo governo da Bahia após não cumprir a orientação de isolamento. Além dele, dois funcionários foram contaminados com o vírus. A recomendação do Ministério de Saúde é o isolamento por 14 dias de quem testou positivo. 

4º LUGAR:

Chega a nove o número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará

Outros 62 pacientes ainda estão sob investigação. Governo decreta série de medidas para conter avanço do vírus no Ceará.
Pessoas com máscaras de proteção contra o novos
 coronavírus no Aeroporto Internacional de São Paulo
 em 27 de 
fevereiro — Foto: Andre Penner/AP
Por G1 CE
O Ceará tem agora nove casos confirmados do novo coronavírus, conforme atualização da Secretaria da Saúde (Sesa) feita na tarde desta segunda-feira (16). Outros 62 casos estão sob investigação, e 99 já foram descartados.
Dos pacientes diagnosticados com o vírus, oito estão em Fortaleza, enquanto um é do município de Aquiraz, na Região Metropolitana.


No novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda (16), o Brasil tem 234 casos confirmados da doençaAlém disso, 2.064 casos são suspeitos e 1.624 foram descartados.
LEIA MAIS EM...

SAIBA MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS: AQUI

3º LUGAR:

Primeira participação da cantora Manuela Dyegman na rádio 96fm em Baturité.


FONTE DO VÍDEO
Primeira participação da cantora Manuela Dyegman na rádio 96fm em Baturité no Programa ENCONTRO COM MARIA LINS 16-DE JUNHO- DE 2018.
Manuela Dyegma na rádio 96,3fm Baturité no quadro #EncontroComMariaLins
Contato para Shows: (85)996031362
Email: manueladhyegman@gmail.com
Instagram: @manueladyegmaoficial
NO BLOG DO PARCEIRO:

2º LUGAR:

Prefeito de Aracoiaba, Thiago Campêlo, prestigiou o lançamento do projeto "Gari Aprendiz". Saiba Mais...

https://www.youtube.com/watch?v=7ISMfAPNlP4
FONTE DO VÍDEO:
Segunda-feira, 17/03/2020, no auditório da Secretaria de Educação de Aracoiaba, Dr Thiago Campêlo, fez o lançamento do Projeto "Gari Aprendiz", onde os mesmos irão poder ser alfabetizados todas às noites.
#GariAprendiz" #ThiagoCampelo #SecretariadeUrbanismodeAracoiaba #PrefeituradeAracoiaba

Com Determinação e Foco no Sucesso Todos os Sonhos Vão se Realizar.
Gari Aprendiz

Quando tive a idéia de montar essa turma , não imaginava o quão seria tão bem aceita, agradeço a confiança depositada em mim pelo Secretário de Educação, Jonas Campelo, pelo incentivo dado pelo meu Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Jailson Lima, pela força e carinho de Dra Marilene Campêlo e ao Dr Thiago Campelo nosso prefeito pelo abraço a nossa causa, quero lhes dizer que darei o máximo de mim e que mais projetos como este estão por vir, buscando sempre o aprimoramento de nossos garotos e garotas , e uma melhor qualidade de vida!
Que nossa caminhada seja repleta de muitas bênçãos e muito aprendizado!
#amém
@Maria Alice

DESTAQUE CAMPEÃO:

SOU PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR DE ARACOIABA? NÃO MAIS! POR QUÊ?

Yago Nascimento / Facebook
Yago Nascimento postou em seu Facebook:
SOU PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR DE ARACOIABA? NÃO MAIS! POR QUÊ?
Eu até quis e projetei esta ideia por um bom tempo. Mas, infelizmente, as ideologias as quais carrego e as atividades que pretendo são consideradas, no momento, impossíveis de serem refletidas na sociedade aracoiabense e, principalmente, na minha vida pessoal, já que as condições adversas não me permitem, principalmente a financeira e o tempo para me dedicar ao projeto. Tenho um amor imenso à educação e à música, e essas seriam as minhas principais bandeiras enquanto projetos sociais, claro, sem exclusão das políticas públicas essenciais.
Todavia, embora meu desejo de mudar o mundo – sei que é ambicioso e improvável – desde minha infância e agora na juventude de transformar o meu espaço social – isso, sim, é possível - através de criação de políticas públicas sejam as bases da minha concepção total de sociedade, vejo que, nas atuais condições sociais de minha vida e de Aracoiaba não sejam possíveis. Tenho esses sonhos devido às condições e mazelas as quais fui sujeito.
Tais situações se referem às muitas dificuldades que enfrentei na minha vida, das piores, a fome, contudo isso nunca foi motivo para eu desistir, pelo contrário, sempre quis fazer o melhor pelo próximo, é um princípio político e filosófico. O “outro” é o meu fundamento, até mesmo se eu tiver de me distanciar, se assim sentir ser o melhor para eles. Porém, este não é o momento, e isso não significa que eu desisti do projeto, mas, sim, deste pleito de 2020.
Assim, já havia iniciado minhas atividades materiais de pré-campanha, foi assim que eu vi a amizade real se aproximar, pois estes me ofereceram ajuda gratuita, acreditando no projeto que eu iria liderar. Conversei com algumas pessoas - amigos, colegas e familiares - e vi que eu teria muito apoio neste projeto. Contudo, como nem tudo nessa vida, como diz o ditado, são flores, reconheci também a demagogia de algumas pessoas. Peço desculpas se estou decepcionando ou frustrando vocês, meus amigos, neste momento, vou me explicar.
A minha percepção da realidade política de Aracoiaba é que, ainda, infelizmente, existe o “voto de cabresto”, a compra/venda desonesta e dissimulada de votos por muitos políticos, algo que é deplorável para a democracia, mesmo assim eu seguiria o que levo como princípio: educação e ética. Qual a função de um vereador? Essa seria a minha questão norteadora. Isso, no Brasil, especialmente em Aracoiaba, ainda não é visto com seriedade. O assistencialismo é o que sustenta a política de Aracoiaba e é a sua predominância. O povo acredita que o Brasil mudará em razão de um herói nacional ou local, mas não, é, sobretudo, através de nossa consciência política e social, não por interesses mesquinhos e egoístas.
Portanto, além de ser financeiramente fraco para enfrentar essa realidade, por minha própria sobrevivência, já que sou músico da orquestra de Aracoiaba há 12 anos, contratado, bem como estou sem tempo para lidar com esse projeto, pois decido sempre priorizar os meus estudos, estou graduando em História e fazendo uma especialização em Direito, além de cuidar da minha vida pessoal, que ainda não está totalmente superada em suas mazelas, paciência, há momentos para tudo e há sempre decisões difíceis a serem tomadas.
Finalmente, agradeço aos meus amigos e familiares pela força que estavam me dando para enfrentar isso, principalmente aos do partido Podemos Aracoiaba através da transparência, democracia e participação popular, que meu caro Hildegarton acreditou em mim, ao meu amigo Stanton e a todos aqueles que direta ou indiretamente acreditaram, pelo menos em um momento, neste projeto. Acabou? Não! Há momento pra tudo nesta terra, eu voltarei. Deixo um recado para aqueles intelectuais ou os que vivem reclamando da política e da realidade: TENHAM CORAGEM! NÃO SEJAM COVARDES! VOCÊS SÃO A PRINCIPAL MUDANÇA!
Agradeço a todos! Contem comigo!
#aracoiaba #politicaaracoiaba #aracoiabaceara

FONTE: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=880524489072189&set=a.160056154452363&type=3&theater

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK