PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 24 de março de 2021

Veja o que abre e fecha no feriado da Data Magna no Ceará nesta quinta-feira

Dia 25 de março é celebrada a abolição dos escravos no estado, quatro anos antes da escravatura no Brasil.

Por G1 CE - O Ceará tem mais um feriado nesta quinta-feira (25) quando é comemorada a Data Magna, relembrando a abolição dos escravos. A data foi instituída por lei em 6 de dezembro de 2011. O estado foi a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 25 de março de 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no Brasil.

Por força do decreto estadual de isolamento social rígido em vigência até o próximo dia 28 de março, apenas as atividades essenciais devem continuar funcionando, mesmo no feriado. Dessa forma, lojas de rua, shoppings, bares, restaurantes, escolas e universidades seguem sem funcionar de forma presencial. Confira o que abre e fecha na Data Magna do Ceará:

Supermercados

Os supermercados de Fortaleza abrem ao público respeitando o horário estabelecido no decreto estadual, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Farmácias

Farmácias e drogarias vão ter ponto facultativo, segundo anúncio realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE).

Bancos

O Sindicato dos Bancários do Ceará informou que as agências bancárias do estado não vão funcionar no feriado desta quinta-feira (25).

Casas lotéricas

As casas lotéricas terão ponto facultativo, de acordo com o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Ceará (Sindiloce). A orientação do sindicato é que os donos dos estabelecimentos façam acordo com os funcionários.

Postos de gasolina

Os postos de gasolina vão funcionar normalmente conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).

Cagece

O G1 aguarda resposta da Cagece sobre o funcionamento no feriado.

Enel

O G1 aguarda resposta da Enel sobre o funcionamento no feriado.

Correios

O G1 aguarda resposta dos Correios sobre o funcionamento no feriado.

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/03/24/veja-o-que-abre-e-fecha-no-feriado-da-data-magna-no-ceara-nesta-quinta-feira.ghtml

Volta a chover em 116 cidades do Ceará; temperaturas ficam mais amenas e Barbalha tem 19ºC

Choveu em quase todas as cidades do Estado. Previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões nos próximos três dias.

Por G1 CE - Mais de uma centena de cidades cearenses receberam chuvas no intervalo de 7h desta terça-feira (23) até 7h desta quarta-feira (24). Foram registradas precipitações em, pelo menos, 116 municípios, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com as precipitações, as temperaturas mínimas em algumas cidades ficaram mais amenas. A temperatura mínima em Barbalha ficou em média 19,6°C nesta terça-feira, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Morada Nova (20°C), Tauá (20,3°C) e Tianguá (20,5°C) também registraram quedas. Em Fortaleza, a mínima neste intervalo de 24 horas foi de 23,3°C.

Chuvas no Estado

As chuvas mais fortes aconteceram em Crateús, cidade localizada no Sertão dos Inhamuns. Lá, foram registrados 93 milímetros. Choveu em quase todas as cidades das Regiões do Cariri, Litoral Leste e Oeste como também parte do Vale do Jaguaribe. Regiões da Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns também receberam precipitações em quase todas as cidades.

Na Região Metropolitana as chuvas mais fortes foram registradas em Itaitinga (56,3 mm), Caucaia (53,6 mm), Horizonte (40 mm) e Pacatuba (26 mm). Em Fortaleza maior chuva ocorreu no Posto da Messejana com 21,2 milímetros.

CONTINUE LENDO...

Técnica de enfermagem sobe em cerca para vacinar idoso de 72 anos no Ceará

Jesus Rocha subiu em uma cerca de madeira para aplicar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 em Raimundo Luiz Teles, de 72 anos.

Por Lena Sena e Mateus Ferreira, G1/CE - Uma técnica de enfermagem não mediu esforços para garantir a vacinação de um idoso da cidade de Granja, no Ceará, nesta terça-feira (23). Jesus Rocha subiu em uma cerca de madeira para aplicar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 em Raimundo Luiz Teles, de 72 anos, que estava em um roçado.

Para ficar na mesma altura que a técnica de enfermagem, Raimundo também subiu na cerca, onde foi vacinado. Segundo Jesus, o roçado estava em um local de difícil acesso e ela tomou essa atitude para facilitar a aplicação no idoso. "Subi na cerca do roçado onde ele estava porque ficava mais fácil para ele, do que ele ir até aonde a gente estava", afirma Jesus.

Percurso de carro e a pé

Raimundo é morador do distrito de Guaramiranga, a 20 quilômetros de distância da sede do município. Conforme a técnica de enfermagem, para chegar ao local foi necessário fazer parte do percusso de carro e o restante a pé, passando por estradas carroçais e plantações. Além disso, choveu na região e alguns trechos ficaram alagados.

Quando a equipe de saúde chegou ao endereço, Raimundo não estava em casa. Então a Jesus, acompanhada por uma agente de saúde, procurou pelas redondezas e encontrou o idoso cuidando de uma plantação.

VEJA MAIS INFORMAÇÕES...

Butantan entrega mais 2,2 milhões de doses de vacina CoronaVac

Em março foram produzidas quase 25 mil vacinas por hora

Por Agência Brasil - Mais 2,2 milhões de doses da vacina CoronaVac fabricadas pelo Instituto Butantan contra o novo coronavírus foram liberadas nesta quarta-feira (24), para uso em todo o país. Desde o começo do mês de março foram entregues 14,3 milhões de doses, quantitativo maior do que o disponibilizado em janeiro e fevereiro juntos, o que representa a produção de quase 25 mil vacinas por hora, informou o órgão.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, o volume de vacinas distribuído é quatro vezes maior do que a Espanha aplicou e o dobro das doses da Alemanha. “Hoje o Butantan é um orgulho para o Brasil, um orgulho para os brasileiros que já tiveram a oportunidade de receberem as suas vacinas”, destacou Doria.

Com o novo carregamento, o total de imunizantes oferecidos por São Paulo ao Programa Nacional de Imunizações chega a 27,8 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Até o fim de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan ao país somará 46 milhões de doses.

O Butantan deve entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a covid-19 são fabricadas pelo Butantan.

A produção da vacina segue em ritmo constante e acelerado. No último dia 4, uma remessa de 8,2 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), correspondente a cerca de 14 milhões de doses, desembarcou em São Paulo para produção local.

Outros 11 mil litros de insumos enviados pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional no desenvolvimento do imunizante mais usado no Brasil contra a covid-19, chegaram ao país em fevereiro.

Até o fim de março, o Butantan aguarda nova carga de IFA correspondente a cerca de 6 milhões de doses, o que permitirá o cumprimento integral do acordo inicial de 46 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Instituto Butantan, o órgão formou uma força-tarefa para acelerar a produção de doses da vacina para todo o país. Uma das medidas foi dobrar o quadro de funcionários na linha de envase para atender à demanda urgente por imunizantes contra o novo coronavírus.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-03/butantan-entrega-mais-22-milhoes-de-doses-de-vacina-coronavac

Nasa vai tentar primeiro voo motorizado em outro planeta em abril

Operação está prevista para o início de abril

Por Agência Brasil - A Nasa vai tentar, no início de abril, o primeiro voo de um equipamento motorizado em outro planeta, fazendo decolar o helicóptero Ingenuity em Marte, anunciou hoje a agência espacial norte-americana.

Neste momento, o helicóptero ultraligeiro, que se assemelha a um drone de grandes dimensões, continua dobrado e preso sob o robô Perseverance, que aterrissou no planeta vermelho no mês passado.

"A nossa melhor estimativa, neste momento, é o dia 8 de abril" para o primeiro voo, disse o engenheiro chefe do Ingenuity, Bob Balaram, acrescentando que a data exata ainda está sujeita a alterações.

Se a experiência for bem sucedida, será uma verdadeira proeza para a agência norte-americana, uma vez que o ar de Marte tem densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.

Será o equivalente ao primeiro voo de um equipamento motorizado na Terra, em 1903, e a Nasa revelou que, como tributo, foi colocado no Ingenuity um pedaço da aeronave dos irmãos Wright que, há mais de um século, decolou pela primeira vez na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O primeiro voo do helicóptero ultraligeiro em Marte será bastante simples: após decolar na vertical, o Ingenuity subirá até uma altura de três metros e ficará estacionário durante 30 segundos, antes de fazer uma rotação sobre si mesmo e voltar a pousar no solo.

O engenho irá receber as instruções a partir da Terra algumas horas antes, mas irá também analisar a sua própria posição em relação ao solo, durante o voo, captando 30 fotos por segundo.

A Nasa já determinou também o local onde o helicóptero fará o seu voo, situado a norte do local onde pousou o robô.

O Perserverance ainda não terminou o percurso até essa `pista` e "demorará ainda alguns dias", declarou o encarregado de ligação das equipes da Nasa responsáveis pelo veículo e pelo helicóptero, Farah Alibay.

O ultraligeiro será então colocado na posição correta antes de ser largado no solo pelo robô, que terá de rolar acima do engenho alguns metros para se afastar e permitir a decolagem.

O Perserverance terá obrigatoriamente de afastar-se suficientemente em menos de 25 horas, uma vez que o helicóptero precisa da luz do sol para alimentar os seus painéis solares e conseguir `sobreviver` às gélidas noites marcianas.

O robô ficará colocado em um ponto de observação, onde poderá utilizar as suas câmaras para captar fotos de todo o processo de voo do Ingenuity.

Estão planejados pela agência espacial norte-americana até cinco voos de dificuldade gradual ao longo de um mês.

Composto por quatro pés e duas hélices sobrepostas, o Ingenuity pesa apenas 1,8 quilo e mede 1,2 metro de uma ponta a outra das suas pás.

Esse tipo de equipamento pode revelar-se crucial, no futuro, para a exploração de planetas, por ser capaz de ir a locais aonde os robôs não conseguem ter acesso, como desfiladeiros.

A Nasa trabalha ainda em outro projeto ao abrigo da missão Dragonfly (Libélula, em português), que em 2026 enviará um drone à maior lua de Saturno, a Titan, onde chegará em 2034.

As primeiras experiências de voo em outros planetas foram feitas com engenhos não motorizados, lembrou a Nasa, por meio do envio de balões meteorológicos para Vênus, dentro do programa Vega, em colaboração com a Rússia e outros países, como a França.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-03/nasa-vai-tentar-primeiro-voo-motorizado-em-outro-planeta-em-abril

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK