PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Três truques para reduzir o sal sem perder o sabor

Reduzir o sal não é sinónimo de falta de sabor! Muito pelo contrário...

Por Notícias ao Minuto - Estima-se que o atual consumo de sal ultrapasse o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O excesso de sal é um fator importante para a hipertensão e doenças cardiovasculares, risco de determinados tipos de câncer, de sobrecarga do funcionamento renal e de uma maior retenção de líquidos pelo organismo.

Assim, apresentamos três truques, citados pela abc, para reduzir o sal sem perder o sabor das suas refeições:

1) Use condimentos: especiarias e ervas aromáticas ajudam a tornar os pratos mais atrativos e exóticos.

2) Escolha alimentos frescos: os alimentos ultraprocessados podem conter grandes quantidades de sal, por isso a preferência por alimentos frescos favorece uma alimentação saudável e variada.

3) Use vinagre ou suco de limão ou lima: outra opção para reduzir o sal na dieta é o uso de vinagre ou suco de limão ou lima. Frescura no prato garantida!

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1777503/tres-truques-para-reduzir-o-sal-sem-perder-o-sabor

Saiba qual o benefício mais surpreendente do chá verde

O chá verde tem sido associado a vários benefícios para a saúde

Por Notícias ao Minuto - O chá verde tem sido associado a vários benefícios para a saúde - pode melhorar os níveis de colesterol, aumentar a função cerebral, ajudar na perda de peso e até mesmo combater o câncer. Agora, descobriu-se que a bebida também pode ser uma parte fundamental na recuperação de um ataque cardíaco ou AVC.

Um novo estudo, publicado na revista Stroke, afirma que os sobreviventes do AVC que bebiam pelo menos sete xícaras de chá verde por dia tinham um risco 62% menor de morte por qualquer causa do que aqueles que não bebiam o chá. De acordo com WebMD, os investigadores também verificaram resultados semelhantes para sobreviventes de ataque cardíaco, reduzindo o risco em até 53%.

O estudo revelou ainda que há outra bebida quente que também pode reduzir o risco de mortalidade, embora não seja tão eficaz. Beber apenas uma xícara de café por dia reduziu o risco de morte dos sobreviventes de ataque cardíaco em 22%, em comparação com aqueles que não bebiam café regularmente.

O estudo analisou dados de quase 50.000 adultos no Japão com idades entre 40-79, ao longo de cerca de 20 anos.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1777587/saiba-qual-o-beneficio-mais-surpreendente-do-cha-verde

Cinco alimentos que podem causar diarreia

São alimentos bastante comuns

Por Notícias ao Minuto - Na maioria dos casos, a diarreia é causada por um vírus ou bactéria que o seu corpo está tentando eliminar. No entanto, comer alimentos específicos também pode desencadear episódios de diarreia. Cinco exemplos:

Comida picante: a capsaicina pode irritar o sistema digestivo. Isso pode causar diarreia e outros sintomas desconfortáveis.

Substitutos do açúcar: substitutos do açúcar podem ter um efeito laxante. Verifique o rótulo dos ingredientes.

Leite e outros laticínios: a intolerância à lactose é uma causa comum de diarreia crônica.

Café: o café contém cafeína, que estimula os movimentos intestinais. Adicionar leite e substitutos do açúcar pode aumentar o seu efeito laxante.

Alho e cebola: são notoriamente difíceis de digerir, causando gases e diarreia.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1777596/cinco-alimentos-que-podem-causar-diarreia

Redes públicas de ensino definem calendário e modelo de aulas em 2021

Em 15 estados as atividades estão sendo retomadas em fevereiro

Por Agência Brasil - Escolas públicas de todo o país começam a retomar as atividades e as redes de ensino anunciam os calendários do ano letivo de 2021. As datas para início e término das aulas, assim como os modelos adotados variam. Algumas redes estaduais anunciaram que manterão o ensino exclusivamente remoto. Outras, retomam as atividades presenciais, mantendo ainda as aulas a distância.

Ao todo, as redes públicas de educação de 15 estados retomam as atividades escolares neste mês de fevereiro: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins. O estado de Goiás é o único em todo país que já retornou às atividades escolares em janeiro deste ano.

A Bahia ainda não divulgou informações sobre o início das atividades escolares na rede estadual. Os demais estados e o Distrito Federal devem começar o ano letivo em março.

Os estados concentram a maior parte das matrículas do ensino médio e dividem com os municípios as matrículas nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. 

“As redes têm autonomia para fazer suas escolhas tanto do formato quanto do momento do retorno”, diz o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo. Segundo ele, a tendência dos estados é retomar aos poucos a educação presencial, com o chamado ensino híbrido, que combina o ensino presencial com o remoto. 

“Não vejo perspectiva de longo prazo para a gente ter um ensino remoto, ou seja, um discurso de que 2021 ficaremos com as escolas fechadas e ensino totalmente remoto até que haja vacina para todo mundo ou o fim da pandemia. A perspectiva é de volta, no modelo híbrido. Alguns vão voltar mais à frente que outros, mas há uma perspectiva mais ou menos disseminada [entre secretários de educação] de volta”, diz.  

A preocupação, de acordo com Angelo é que todos possam ter acesso à educação. “De fato pessoas ficaram excluídas e isso independentemente do que se fez porque, em muitos casos, a exclusão decorre de fatores externos às secretarias de Educação”, diz e acrescenta: “Todo esforço tem sido feito para mitigar essas situações. Muitos estados estão em processo de compras para distribuição de computadores. Oferta de internet gratuita acontece em praticamente todos os estados. Busca de alternativas com atividades impressas para contornar aqueles que não tiveram acesso à tecnologia, mesmo com oferta de internet gratuita”. 

CONTINUE LENDO:https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-02/redes-publicas-de-ensino-definem-calendario-e-modelo-de-aulas-em-2021

Hoje é Dia: jogadora Marta e Amado Batista são destaques da semana

 Semana é marcada pelos 35 anos de Marta e 70 anos de Amado Batista

Por Agência Brasil - A semana entre os dias 14 e 20 de fevereiro é marcada por datas ligadas à ciência e tecnologia e aniversários de figuras marcantes, como Marta e Amado Batista.

Confira a lista de datas aqui

Confira todas as efemérides de fevereiro de 2021 aqui

No dia 19, a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva completa 35 anos. Escolhida como melhor do mundo por seis vezes, ela é considerada, por muitos, a maior jogadora de todos os tempos. Em 2019, ela se tornou a maior goleadora das histórias da Copa do Mundo. E foi a primeira mulher a ter seus pés marcados no Hall da Fama do estádio Maracanã em 2018. Na época, o Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, fez uma matéria com alguns dos lances mais bonitos da carreira da craque, até então:

Também no âmbito esportivo, o dia 14 é marcado pelos 90 anos nascimento do jogador Nílton De Sordi. Ele foi integrante da equipe campeã do mundo de 1958 (ficou de fora apenas da final) e também jogou a Copa de 1954. De Sordi faleceu em 2013, aos 82 anos de idade.

70 anos de Amado Batista

No dia 16, o cantor Amado Batista completa 70 anos. Um dos expoentes da música romântica no Brasil, Amado já participou de diversos programas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nos mais de 40 anos de carreira. Em 2015, ele conversou sobre a sua vida e falou sobre o surgimento de composições no programa História das Canções (o programa completo está no link). Em 2011, ele deu uma entrevista ao programa 3 a 1. Confira as cinco partes do programa nos vídeos:

LEIA MAIS EM:https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/hoje-e-dia-jogadora-marta-e-amado-batista-sao-destaques-da-semana

Inter vence Vasco e pode ser campeão no domingo contra o Flamengo

Rubro-Negro ganha do Corinthians e segue a um ponto do líder Colorado

Por Agência Brasil - O domingo foi de fortes emoções para três das maiores torcidas do país que acompanharam a 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O líder Internacional derrotou por 2 a 0 o Vasco da Gama, em São Januário, no Rio de Janeiro, e complicou ainda mais a situação do Cruzmaltino, que tenta escapar da zona de rebaixamento (Z4). Com a vitória, o Colorado foi a 69 pontos, e pode conquistar o título antecipadamente na próxima rodada contra o Flamengo, no domingo (21) que vem, no Maracanã, quebrando um jejum de 41 anos sem o título do Brasileirão. Também no Rio, o Rubro-Negro levou a melhor nesta tarde sobre o Corinthians, ao ganhar por 2 a 1, mantendo a vice-liderança do campeonato, com 68 pontos, a apenas um de alcançar o Colorado.

Em São Januário, bastaram nove minutos para Rodrigo Dourado abri or placar de cabeça, após cobrança de falta de Moisés, direto na grande área. O juíz esperou a confirmação do gol pelo Árbitro de Vídeo (VAR), mas o dispositivo técnico apresentou problemas, e o gol foi validado pelo árbitro de campo Flávio Rodrigues, quatro minutos depois da falta. 

No segundo tempo, o Cruzmaltino teve a chance de empatar após confirmação de pênalti pelo VAR, cometido aos 32 minutos, pelo zagueiro Victor Cuesta em cima de Germán Cano. Mas aí, o atacante argentino desperdiçou a cobrança: chutou rasteiro e a bola foi para fora, do lado direito do gol de Lomba. Nos minutos finais, o Colorado botou pressão e já nos acréscimos, Thiago Galhardo ampliou e sacramentou a vitória por 2 a 0.

Com a derrota, o Vasco segue no Z4, com 37 pontos, na 17ª posição. Para seguir na Série A, o Cruzmaltino precisa ganhar na próxima rodada, contra o Corinthians, em São Paulo, e torcer pela vitória do Fortaleza contra o Bahia (16º colocado) no Castelão, domingo (21) que vem.

Vitória rubro-negra no Maracanã

Com apenas nove minutos de partida, e pressão rubro-negra para cima do Corinthians,  Willian Arão abriu o placar no Maracanã, após cobrança de falta de Arrascaeta. O zagueiro subiu mais alto que Bruno Méndez e cabeceou certeiro para o fundo da rede. O Timão chegou ao empate aos 19 minutos, após passe primoroso de Araos para  Léo Natanael, que chutou com categoria. No segundo tempo, também aos nove minutos, Gabigol ampliou para o Flamengo. A jogada começou com um chute colocado de Bruno Henrique, o goleiro Cássio deu rebote, e Everton aproveitou e cruzou para Gabigol marcar e selar a vitória rubro-negra. O gol de Gabigol foi validado pelo VAR: houve dúvidas se ele estava em posição de impedimento.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-02/inter-vence-vasco-e-pode-ser-campeao-no-domingo-contra-o-flamengo

Bancos não abrem nesta segunda e terça-feira de Carnaval

 Expediente será retomado na quarta-feira de Cinzas

Por Agência Brasil - Apesar do cancelamento dos pontos facultativos e das festas de Carnaval em muitos estados e municípios, os bancos não abrirão para atendimento ao público hoje (15) e amanhã (16). O calendário bancário está mantido e o expediente será retomado na quarta-feira (17), às 12, com encerramento em horário normal do fechamento das agências.

Entretanto, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado para garantir o mínimo de três horas de funcionamento.

As contas de consumo e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagas, sem acréscimo de juros, na quarta-feira (17). Segundo, a Febraban, normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido, a sugestão é agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-02/bancos-nao-abrem-nesta-segunda-e-terca-feira-de-carnaval

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK