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domingo, 29 de janeiro de 2012

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Violência no futebol segue contrariando o bom senso


Violência no futebol segue contrariando o bom sensoIrracionalidade. Essa é a melhor definição do futebol moderno. Seja por conta dos salários absurdos pagos aos atletas e treinadores ou pela violência que circunda o esporte mais popular no mundo. A questão é que o simples fato da bola rolar em campo continua sendo motivo para paixões indecifráveis para o bem e, infelizmente, para o mal.
Escrevo isso depois de ler o mais recente caso de violência envolvendo torcidas organizadas em Goiás (leia mais sobre o caso aqui). Se um navegador do século XV aparecesse na minha frente e me perguntasse a razão de gostarmos tanto de futebol, resolveria a questão facilmente. Bastaria mostrar um VT de algum jogo da seleção brasileira de 1970, qualquer duelo entre Barcelona e Real Madrid ou ainda Flamengo e Santos do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Porém, ficaria sem resposta se ele me perguntasse o motivo que leva as pessoas a se agredirem pelo simples fato de torcerem para agremiações diferentes. Considero o futebol algo muito importante (até ganho a vida com ele), mas ferir o próximo por conta do esporte é algo injustificável.
Sem respostas, eu decidi procurar o que sociólogos escreveram a respeito sobre essa verdadeira mazela social. Primeiro, concordei com o pensamento do professor francês de economia internacional na Universidade de Paris XIII de que a "violência é que se apresenta como um fenômeno pulverizado, atingindo a vida privada e a vida pública em todos os seus aspectos, os mais visíveis e os mais secretos". Tendo em vista a relevância do futebol no mundo é natural que o esporte sirva como uma desculpa para a pura e simples violência.
No Brasil, uma das mais contundentes declarações envolvendo torcidas organizadas veio do mestre Armando Nogueira ao comentar o confronto entre palmeirenses e são-paulinos na final da Copa São Paulo de Juniores em 1995. "(...) É com um constrangimento inimaginável. Eu estava vendo estas cenas aqui e não é o caso da gente fazer uma pergunta mais profunda, porque a paisagem humana que eu vi em campo era predominantemente de adolescentes, predominantemente de garotos e aí eu pergunto: como nos desculpar de tudo isso? O que o Brasil tem feito pela sua infância? O que o Brasil tem feito pela sua adolescência? (...) eu não tenho a menor dúvida que nós não podemos nos considerar inocentes."
Como o finado Nogueira salientou com toda sua sabedoria, a violência no futebol está intimamente ligada a outras mazelas de nossa sociedade. E, quando escrevo 'nossa', me refiro a esfera ocidental do nosso planeta, já que no Oriente se usa normalmente outras válvulas de escape para a agressão que não o futebol. Religião é um exemplo, mas esse  assunto é complexo demais para um blog que trata de futebol.
Outro estudioso, Eric Dunning, professor emérito da Universidade de Leicester, no Reino Unido, acredita que a questão central da violência no futebol é a masculinidade. "Os hooligans (torcedores violentos que se tornaram famosos na Inglaterra)  são 'homens', e 'homens de verdade' lutam", ironiza. "Quanto maior a incidência de mulheres nos estádios, menor é a chance de violência", conclui.
Não sei se concordo com Dunning. O que sei é que homens e mulheres que usam o futebol como 'razão' para agredir outras pessoas não passam de idiotas.

RENDA-SE AO AMOR


Renda-se ao amor


Abranda-te, intensifica-te
Crie movimentos múltiplos
Cujo fim seja o amor
Abra-lhe todas as portas
Segure todas as suas bordas
Solte-o à sua volta
Sinta seu retorno em dobro
Crie escadas para alcançá-lo
Desça dos cumes para resgatá-lo
Deite-o em maciez
Escorra sua liquidez
Faça sólido ele ser
Vele-o com cuidado 
Respeite os nascedouros
Alimente-se nas fontes
Distribua-o aos montes
Amoleça, se enriqueça
Destranque, se enterneça
Refaça, tenha coragem
O amor torna bela qualquer viagem

Van

QUEM SERÁ O NOVO PREFEITO DE ARACOIABA?


Silvanar Soares Pereira updated the description.

Tem muita gente por aí discutindo, debatendo, especulando... sobre quem vai ser o próximo Prefeito de Aracoiaba. Percebo que muitos dos comentários, são carregados de paixão (ou ódio) pelos nomes. As opções que se apontam são muito poucas e parece que tem que ser gente do meio (que já foi ou que está envolvido com quem é prefeito).
Mas o principal, estão deixando de lado, que é os problemas do município. E isso é o que os políticos querem: um povo que não se preocupa em cobrar nada. Na verdade, muitos dos que votam e defendem seus caciques, estão mais preocupados em garantir a boquinha. Mas nós precisamos pautar neste debate, os problemas do município e as propostas para enfrentá-los. E é exatamente o objetivo central deste grupo: ouvir as pessoas de bem, que usam do bom senso e que falam pensando em algo bem maior do que os partidos, os grupos, os caciques... ou seja, o povo.
Se você tem este propósito, seja bem vindo ao grupo e fique à vontade para postar muitas coisas boas.
Agradecido,

Silvanar Soares

Estímulo ao uso da bicicleta




As estações estão localizadas em pontos estratégicos de bairros da zona sul e centro do Rio Foto: Maristela Crispim
Há alguns meses a cidade do Rio de Janeiro ganhou um novo e ecológico serviço: o Sistema de Bicicletas Públicas (Samba) ou simplesmente Bike Rio. É claro que o sistema ainda funciona apenas nas áreas nobres da cidade, onde há disponibilidade de ciclovias, mas já é uma luz no fim do túnel no que diz respeito ao estímulo ao uso do transporte.
O Samba é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o Banco Itaú, visando oferecer à cidade uma opção de transporte sustentável e não poluente. Implantado e operado pela empresa SERTTEL, o projeto conta com 60 estações e 600 bicicletas, distribuídas nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Botafogo, Urca, Flamengo e Centro.
O Sistema é composto de estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro, onde os usuários cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra estação.
Objetivos
  • Introduzir a bicicleta como de Transporte Público saudável e não poluente
  • Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis
  • Redução dos engarrafamentos e da poluição ambiental nas áreas centrais das cidades
  • Promover a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas
Como utilizar
Compra de passes
1. Passe mensal – R$ 10,00 (Válido por 30 dias)
Acesse o site www.movesamba.com.br/bikerio e clique na opção “cadastre-se”
Clique no Menu “comprar passe”, leia as instruções de uso, confirme seu Passe mensal e informe os dados do seu cartão de crédito
Veja no mapa do site a localização das estações de aluguel e dirija-se a qualquer uma delas para retirar bicicletas, usando o telefone celular informado no cadastro
2. Passe diário – Uso eventual / sem cadastro – R$ 5,00 (Válido por 24 horas)
Veja no mapa do site a localização das estações de aluguel e dirija-se a qualquer uma delas para retirar bicicletas
Ligue do seu telefone celular para o número: (21) 4063.3111 ou (21) 3005.4316
Ouça as informações sobre regras e tarifas
Digite os dados do seu cartão de crédito
O telefone usado para compra do passe diário deverá ser o mesmo utilizado para liberação da bicicleta
Retirada da bicicleta na estação
  • Ligue do seu telefone celular para o número (21) 4063.3111 ou (21) 3005.4316
  • Digite o número da estação que deseja retirar a Bicicleta
  • Digite o número da posição da bicicleta escolhida
  • Confirme a operação e puxe a bicicleta quando a luz verde estiver acesa
Uso da bicicleta
  • Você pode fazer quantas viagens quiser durante todo o dia
  • Viagens de até 60 minutos são gratuitas, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas
  • Viagens com duração de mais de 60 minutos serão tarifadas à parte, no valor de R$ 5,00 por cada 1 hora excedente
  • Através do celular o usuário pode consultar a situação de bicicletas disponíveis e de vagas para devolução, ligando para (21) 4063.3111 / (21) 3005.4316 ou acessando a Internet: www.movesamba.com.br/appbikerio
Devolução da bicicleta na estação
A devolução da bicicleta pode ser realizada em qualquer estação disponível
  • Escolha uma posição livre
  • Encaixe a Bicicleta e verifique se a mesma está devidamente travada
  • Se a estação estiver sem espaço para a sua bicicleta, ligue para a Central de Atendimento ao Usuário: 0800 8926650 ou (21) 2221.7460
Mais informações: www.movesamba.com.br

APARIÇÃO DE SANTA NO CEARÁ VIRA PONTO DE PEREGRINAÇÃO


G1 Ceará: Local de suposta aparição de Santa no Ceará vira ponto de peregrinação.


A localidade de Estivado, na Zona
Rural de Ipu, a 290 de Fortaleza, virou
local de peregrinação de fiéis da igreja
católica por suposta aparição da Nossa
Senhora de Fátima. No local, uma
angolana que vive no Ceará há três
anos diz ver a presença da santa.
Estivado é considerado sagrado pelos
milhares de frequentadores, que vão
ao local no último sábado de cada mês.
Os fiéis levam terra, água e casca das
árvores do ponto, acreditando que eles
podem curar doenças e fazer milagres.
Maria Alice Moreira, que organiza os
encontros, promove orações e missas
na Zona Rural de Ipu. Os fiéis
acreditam que as orações de Miraci
também têm o poder de cura. Miraci
Pereira da Silva, que frequenta o ponto
de peregrinação, diz que alcançou seu
pedido após visitar Estivado. "Meu
marido bebia demais, era violento.
Hoje ele é um bom esposo, não quer
nem saber de bebida", diz.
A católica Maria Alice diz também que
conversa a Nossa Senhora de Fátima,
durante suas aparições. "Nossa
Senhora está dizendo para nós nos
prepararmos com muita oração, muito
sacrifício, porque vem coisas muito
sérias para nós", diz Maria Alice.
O vigário da igreja católica da cidade
de Sobral responsável pela área,
Gonçalo de Pinho Bruno, diz que não
considera as supostas aparições como
verdadeira, mas não impede que os
fiéis frequentem o local. O vigário diz
também que as aparições consideradas
verdadeiras da santa em Portugal
demoraram para ser aceitas pela
igreja, e que o caso de Ipu precisa ser
mais bem estudado.

Fonte de texto: http://g1.com.br/ceara

Foto: google imagens

Você é uma mãe superprotetora?


Proteger excessivamente os filhos pode até ser um sinal de amor e preocupação, mas isso não significa que seja bom para eles. Faça o teste para saber se você está exagerando 

Cuscuz paulista


FABRÍCIO CORSALETTI
COLUNISTA DA sãopaulo
A história é conhecida, está em todas as apostilas dos cursinhos pré-vestibulares, mas não custa relembrá-la.

Entre os séculos 17 e 18, os tropeiros que partiam da capital em direção ao interior do Estado, a fim de desmatá-lo, povoá-lo e inaugurar McDonald's, levavam nas suas bruacas ("cada um dos sacos ou das malas rústicas de couro cru usados para transportar objetos, víveres e mercadorias sobre bestas, e que se prendem, a cada lado, nas suas cangalhas, ou vão atravessadas na traseira da sela", segundo o Houaiss) farinha de milho com galinha, feijão, miúdos de porco ou baby beef.

Durante a viagem, a farinha absorvia os sucos dos alimentos e os ingredientes se misturavam, formando um virado mais tarde batizado de cuscuz paulista (do latim "cusciusus", ou seja, aquele que tem formato de bolo). Em pouco tempo o prato ganhou fama, e Minas Gerais fez a sua versão do cozido, menos massuda e acrescida de queijo canastra, torresmo e couve.

Ilustração Guazzelli


Trocou-se então o adjetivo "paulista" por "mineiro", embora alguns sobreviventes da Inconfidência insistissem que o nome deveria ser "cuscuz tiradentes".

Em 1889, o marechal Deodoro, junto com os melhores cozinheiros do país, visitou o norte da África com a campanha "Yes, Nós Temos Cuscuz". Quando a comitiva passou pelo Marrocos, o rei Baba Sali, em êxtase, pagou trezentos ducados pela receita -da qual, cerca de um ano depois, já faziam parte a linguiça de carneiro, o grão-de-bico e a semolina. Dessa vez, não apenas o adjetivo -"marroquino" e não "paulista"- foi alterado; o próprio substantivo "cuscuz" ganhou nova grafia, "couscous".

Com essa roupagem, digamos, mais francesa, o couscous (ou cuscuz) conquistou Paris e hoje pode ser apreciado em inúmeros bistrôs da Rive Gauche e da Rive Droite (margens esquerda e direita, respectivamente) e inclusive entre elas, isto é, em pleno Sena, nos restaurantes dos sofisticados "bateaux mouches".

Não conheço Nova York, mas amigos viajados me garantem que nossa invenção culinária está prestes a ganhar as ruas de Manhattan, onde o hot dog ainda é rei.
E antes que eu me esqueça: a sardinha em lata só começou a ser usada no cuscuz durante a Segunda Guerra Mundial, época de escassez de alimentos frescos, como o camarão, e de abundância de alimentos enlatados, como a sardinha, que por sua vez rareavam no período colonial, sendo portanto privilégio das classes altas etc. etc.

Tudo isso pra perguntar o seguinte: por que é tão difícil comer, fora da casa da sogra, cuscuz paulista em São Paulo e relativamente fácil comer cuscuz marroquino? Por que não existe uma Casa do Cuscuz (sem TV, por favor)? Por que o cuscuz não é vendido nas padarias e nos botecos, como coxinha, esfirra, pizza e pão na chapa? Por que não há um único livro brasileiro de fotos e/ou receitas de cuscuz (nas minhas pesquisas no Google não encontrei nada além de títulos franceses e espanhóis)?

No dia em que souber as respostas, talvez eu entenda o Brasil.

3 ª_Profecia_de_Fátima:_É_DE_ARREPIAR‏


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CATÓLICOS, EVANGÉLICOS, ESPÍRITAS OU DE QUALQUER RELIGIÃO, NINGUÉM PODE DUVIDAR DESTA MENSAGEM.
COISAS HORRÍVEIS ESTÃO REALMENTE ACONTECENDO. HÁ MUITO SOFRIMENTO NA VIDA DAS PESSOAS, MUITAS DESIGUALDADES SOCIAIS, MUITA IMPIEDADE POR PARTE DOS GOVERNANTES, MUITA GENTE ESQUECIDA DE DEUS E MERGULHADA TÃO SOMENTE NO LUXO, NA VAIDADE E NOS PRAZERES SEXUAIS, DE FORMA ILÍCITA OU DESORDENADA. JULGAR AS PESSOAS, JAMAIS!

QUEM SOMOS NÓS PARA TAL ATITUDE?
ISTO SÓ CABE A DEUS.
MAS, DAR UM GRITO DE ALERTA, FAZER UM CONVITE PARA OS CAMINHOS DE JESUS, ISTO, SIM, NÓS PODEMOS FAZER.
E MAIS, ORARMOS UNS PELOS OUTROS.
UMA REFORMA INTIMA, UMA FAXINA, UMA LAVAGEM NA NOSSA CASA INTERIOR, NO NOSSO SACRÁRIO ESPIRITUAL, ISTO PODEMOS E DEVEMOS FAZER. E SÓ NÓS PODEMOS ENTRAR LÁ, E SÓ NÓS SABEMOS DOS PONTOS OBSCUROS QUE TEMOS E QUE PRECISAM DE SER ILUMINADOS, AVIVADOS. E JESUS ESTÁ AÍ, PARA NOS AJUDAR NISSO.
NÃO É PRECISO FICAR COM MEDO DESTAS REVELAÇÕES. CADA UM TEM É QUE BUSCAR JESUS, NOSSA ÚNICA ENTRADA E SAÍDA, O COMEÇO E O FIM DE TUDO, O CÍRCULO ESPIRITUAL QUE NOS ENVOLVERÁ. BASTA QUE ABRAMOS A PORTA DO NOSSO CORAÇÃO PARA ELE.
DESCULPE-ME, SE NÃO GOSTOU, MAS EU TINHA QUE FAZER ESTE COMENTÁRIO, OU NÃO FICARIA DE BEM COMIGO MESMA.
TENHA ÓTIMO FDS, SEMPRE COM JESUS NA SUA VIDA.
GRANDE ABRAÇO MEU PRA VOCÊ.

 Aldaléia Aquino 

TÚNEL


VEJA ESTE MEU GRITO, EM FORMA DE POEMA.
TENHA FDS COLORIDO E ILUMINADO.
GRANDE ABRAÇO.
 

 
TÚNEL

Pensar em ti,
Abafa o meu grito,
Acalma o meu soluço.
E viajo no túnel da esperança,
Rompendo as muralhas do irreal,
Num vôo livre,
Voluntário
E sem limites,
Flutuando nas nuvens
Brancas e azuis
Da minha ilusão.
Degusto o meu sonho,
Chegando mesmo ao delírio
Deste orgasmo espiritual,
Nesta defloração dos meus sentimentos
Puros e selvagens,
Suaves e arrojados
De uma leoa faminta.
Eu te degusto
Com meu corpo e
Com minha alma,
Desbravando desejos
Antes escondidos de mim mesma,
Dos meus medos,
Pela certeza do nunca!

 
 Aldaléia Aquino 

POEMA

Pra você, amigo(a), mais um poeminha meu.
Grande abraço.
Aldaléia 

 

POEMA



Eu queria ter
Coração de poeta,
Para falar do céu,
Das estrelas,
Do sol e da lua,
Do mar e dos rios,
Dos vales e das montanhas,
Das flores e dos colibris,
Da abelha e da borboleta,
Da formiga e da lagarta,
Da luz e da sombra,
Da semente e do fruto,
Da música e do lamento,
Da lágrima e do sorriso,
Do devaneio em busca
Do infinito...
Da pedra e do orvalho,
Da solidão e da saudade...
Da criança e do velho.
Eu queria ser poeta
Para fazer poesia de tudo.
Do que vejo
E do que sinto
Aqui dentro de mim,
Nas minas e cavernas...
Da minha alma...
Eu queria ser poeta
Para falar dos mistérios da vida,
Dos mistérios do amor,
Em todas as suas nuances...
Quem dera ser poeta
Para falar de vocês
E pra cada um de vocês,
Meus filhos,
E  pro meu netinho,
O meu Luquinhas.
Sim, eu queria ser poeta.
Para falar de Você,
Meu Deus,
Em toda a Sua plenitude!

 
 Aldaléia Aquino 

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