PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Dor crônica pode levar até ao suicídio

Problema afeta, em média, 37% dos brasileiros
(foto: Pixabay)
De acordo com estudo liderado pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), ao menos 37% da população brasileira, ou 60 milhões de pessoas, relatam sentir alguma dor crônica (que persiste por mais de três meses). A região sul é a mais afetada (42%), seguida pelo sudeste (38%), norte (36%), centro-oeste (24%) e do nordeste (28%). Foram entrevistadas 919 pessoas em todas as regiões.

Segundo Paulo Renato Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), a dor crônica é tão nociva que pode prejudicar a rotina do indivíduo e estar ligada à depressão, a transtornos de ansiedade e até ao suicídio. "A dor, de modo geral, talvez seja umas das situações humanas que mais causam sofrimento. Não só a dor causa um sintoma desagradável em quem está doente, mas traz repercussões biológicas, psicológicas, sociais, espirituais, isolamento, sentimento negativo e problemas de ordem familiar", comenta o especialista.

O médico lembra que é preciso tratar esse problema por meio de um trabalho que envolve vários profissionais da saúde e médicos intervencionistas que fazem procedimentos para melhorar o sintoma, que interfere diretamente na capacidade de trabalho do indivíduo. "Imagine uma pessoa que tem dor todo dia, o dia inteiro, durante meses. Certamente vai sofrer impacto. Existe um custo para o sistema de seguridade social que tem de arcar com a invalidez temporária, parcial ou definitiva desses pacientes severamente doentes", afirma Paulo Fonseca.
LEIA MAIS EM...

Praticar exercícios, mesmo leves, ajuda a evitar o AVC

(foto: Pixabay)
Isso foi comprovado por um estudo sueco
Realizar exercícios físicos, mesmo que leves, como caminhadas, já é suficiente para ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral (AVC), ou mais conhecido como derrame. Isso foi comprovado por um estudo publicado recentemente na revista científica Neurology. O benefício é conquistado caminhando ao menos quatro horas por semana ou nadando de duas a três horas por semana, por exemplo. Ao analisar mais de 900 pessoas que sofreram com o problema de saúde, os pesquisadores também identificou danos menos severos naqueles que praticavam exercícios com mais frequência.

"Já sabemos que o exercício físico é benéfico à saúde de várias maneiras. Nossa pesquisa sugere que, mesmo que a atividade física seja pequena, 35 minutos por dia, o impacto é grande, pois, possivelmente, essa atividade reduz a gravidade do derrame", afirma a pesuqisadora Katharina S. Sunnerhagen, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, uma das autoras do estudo, no artigo de divulgação dos resultados.

Os cientistas analisaram dois bancos de registros médicos e identificaram 925 pessoas com idade média de 73 anos e vítimas de AVC. Os registros continham detalhes sobre a gravidade do derrame, com base em sintomas como movimentos oculares, dos braços e da face, nível de consciência e habilidades de linguagem. Dos participantes, 80% sofreram um derrame considerado leve, mas, ainda assim, uma condição que merece atenção, diz Katharina Sunnerhagen. "O AVC é uma das principais causas de deficiências graves. Por isso, é importante encontrar formas de preveni-lo ou reduzir a incapacidade causada pelo AVC. Por isso, realizamos essa investigação", justifica a pesquisadora sueca.

LEIA MAIS EM...

Trabalhadores com saldo no PIS podem usar assistente de voz no celular para consultar pagamento



Os trabalhadores com saldo no Programa de Integração Social (PIS) podem usar o assistente de voz de telefone celular para consultarem o calendário de pagamento e tirar dúvidas sobre o benefício. A Caixa Econômica Federal liberou o recurso para smartphones do sistema Android.

Para fazer a consulta, basta o correntista abrir o assistente de voz do Google no smartphone e falar “OK, Google”. Em seguida, o usuário pode entrar em contato com o banco ao pronunciar a frase “falar com a Caixa”. A partir daí, basta fazer perguntas para ser atendido pela plataforma de inteligência artificial do banco e tirar as dúvidas.

Atualmente, qualquer usuário pode consultar resultados de loteria e taxas de câmbio por meio do assistente de voz da Caixa. O banco pretende ampliar o serviço de inteligência artificial até o fim do ano.
AGÊNCIA BRASIL
Com informações de Ceará Agora

TSE afirma que vai abrir o código-fonte das urnas eletrônicas 'em breve'

(Foto: TRE - RJ / Flickr)
POR OLHAR DIGITALO Tribunal Superior Eleitoral afirmou pela primeira vez que vai abrir e disponibilizar o código-fonte das urnas eletrônicas “o mais breve possível”. Quem garantiu foi o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, em um debate realizado nesta última quarta-feira no evento Mind The Sec, realizado pela empresa de segurança Flipside em São Paulo.
“Essa abertura está sim sendo considerada pelo TSE”, disse Coimbra. “Eu não posso dar uma data, mas é algo que, sim, está sendo preparado para acontecer o mais breve possível.”
A confirmação, ainda que um pouco vaga, veio em resposta às sugestões do doutor e especialista em segurança da informação Diego Aranha e de outros experts da área, que participaram de análises técnicas das urnas nos últimos seis anos. Aranha é um dos críticos mais vocais da segurança dos aparelhos usados nas eleições, e defende que o TSE precisa melhorá-lo especialmente em três pontos, sendo a questão do código-aberto um deles.
Hoje professor assistente da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, Aranha também acredita ser necessário implementar o voto impresso, uma medida que chegou a ser testada pelo TSE em 2002, mas que não foi adiante por questões de custos e praticidade. A terceira medida defendida pelo especialista, por fim, é a realização de auditorias independentes, tanto no software quanto no hardware usado nas votações.
Código-secreto?
Apesar da promessa, Coimbra ressaltou que o código-fonte das urnas não é secreto. Além dos testes públicos de segurança dos quais Aranha já participou, as 24 milhões linhas de código – a boa parte referente ao Kernel do Linux e bibliotecas como OpenSSL – usadas nos equipamentos são abertas para verificação de partidos, Ministério Público e OAB por seis meses, antes do primeiro turno das eleições.
No ano passado, uma resolução do TSE ainda estendeu esse direito a representantes do Supremo Tribunal Federal, da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e de departamentos de tecnologia da informação de universidades, entre outros órgãos. Neste ano, segundo o Tribunal, se credenciaram para o processo representantes da Rede, do Partido Verde e do PSL, da Polícia Federal, da SBC e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Ligando os Pontos



Mensagem:
Ligando os Pontos

O artista francês Georges Seurat (1880) apresentou uma forma de arte conhecida como pontilhismo. Ele usava pequenos pontos de cor, em lugar de pinceladas de pigmentos misturados, para criar a imagem artística. De perto, sua obra se parece com agrupamentos de pontos individuais. Contudo, se o observador recua, o olho humano combina os pontos formando retratos ou paisagens brilhantemente coloridas.
A ideia geral da Bíblia é semelhante. Olhando de perto, sua complexidade pode nos deixar com a impressão de que são pontos numa tela. Ao lê-la, podemos nos sentir como os amigos na estrada de Emaús. Eles não entendiam “os detalhes” que ocorreram no fim de semana da Páscoa. Esperavam que Jesus fosse “redimir a Israel” (Lucas 24:21), mas tinham acabado de testemunhar a morte dele.
Repentinamente, um homem que eles não reconheceram caminhava ao seu lado. Ele demonstrou interesse na conversa deles e os ajudou a ligar os pontos do sofrimento e morte de seu Messias tão esperado. Depois, ao comerem juntos, Jesus permitiu-lhes reconhecê-lo – e partiu tão misteriosamente quanto tinha chegado.
Será que as cicatrizes em Suas mãos lhes chamaram a atenção? Sabemos que quando ligamos os pontos das Escrituras e do sofrimento de Jesus (Lucas 24:27,44), vemos um Deus que nos ama mais do que imaginamos.
PAI, AJUDA-NOS A VER A FIGURA COMPLETA DE TEU LIVRO PARA ENTENDER O QUANTO PRECISAMOS DE TEU FILHO.

FONTE:
MRD
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK