PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 13 de março de 2021

Às vésperas de decreto estadual, Ceará tinha mais alto índice de isolamento social do país, mas taxa ainda não é a ideal

Estado é o único que passa de 40%, conforme análise de uma empresa que faz a análise desde o ano passado; ideal é que números superem 60%.

Por G1 CE - O índice de isolamento social do Ceará é o maior dentre todos os estados do Brasil, a um dia para ser iniciado o isolamento social rígido em todo o estado. Nessa sexta-feira (12), cerca de 41,25% da população se manteve isolada, sem realizar grandes movimentos na cidade, conforme análise da empresa In Loco, que realiza essa contabilidade desde o início da pandemia do coronavírus.

O número, porém, ainda está distante do que é preconizado pelas autoridades sanitárias. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o índice esteja acima de 60%. Nenhum dos outros estados brasileiros chegou a 40%.

LEIA TAMBÉM: Mais de 600 mil cearenses já se cadastraram para vacinação contra Covid-19; veja prazo e como fazer

O governador Camilo Santana (PT) decretou o isolamento social rígido em todo o Ceará a partir deste sábado (13). A medida fica em vigor até, pelo menos, o dia 21 de março. A ideia do governo estadual é frear o aumento de casos e óbitos provocados pela doença e evitar o colapso do sistema de saúde, que já funciona com mais de 90% de ocupação de leitos de UTI e enfermaria.

CONTINUE LENDO...

Mais de 600 mil cearenses já se cadastraram para vacinação contra Covid-19; veja prazo e como fazer

Pessoas acima de 18 anos podem se cadastrar até o dia 27 de março.

Por G1 CEA Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou, neste sábado (13), o número de cearenses cadastrados na plataforma saúde digital para receber a vacina contra a Covid-19. Entre os dias 8 e 13 de março, 602.306 pessoas já realizaram cadastro e entraram na fila para receber o imunizante, cerca de 80% desse total já confirmaram a inscrição por e-mail.

O cadastro para receber a vacina já está disponível para todos os cidadãos cearenses com mais de 18 anos de idade. Embora seja possível realizá-lo, o estado seguirá o plano de imunização, o qual determina a aplicação inicialmente nos grupos prioritários, em quatro fases. Atualmente, estão sendo vacinados idosos com idades superiores a 75 anos e profissionais da saúde.

A Sesa afirmou que pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e maiores de 18 anos têm até o dia 27 de março para realizar a inserção de dados do sistema. Os números serão utilizados como um censo integrado com os municípios cearenses.

Veja os números de pessoas cadastradas

  • Total: 602.306 (até 13 de março)
  • Pessoas com comorbidades: 57.241
  • Idosos entre 60 e 74 anos: 150.886
  • Idosos acima de 75 anos: 7.493
  • Trabalhadores da saúde: 31.020

Veja os números de pessoas cadastradas

Primeiro passo:

O primeiro passo é acessar o site do Cadastro Estadual de Vacinação Contra Covid-19, e clicar na opção “Ainda não tenho cadastro”.

CONTINUE LENDO...

Quase 70% dos moradores de favelas não têm dinheiro para comida

Dados são do Instituto Data Favela

Por Agência Brasil - Pesquisa realizada para medir os impactos da pandemia de covid-19 entre as pessoas que moram em favelas mostra que 68% delas não tiveram dinheiro para comprar comida em ao menos um dia nas duas semanas anteriores ao levantamento. Os dados são do Instituto Data Favela, em parceria com a Locomotiva – Pesquisa e Estratégia e a Central Única das Favelas (Cufa).

A pesquisa foi feita com 2.087 pessoas maiores de 16 anos, em 76 favelas em todas as unidades da federação, no período de 9 a 11 de fevereiro de 2021. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.

Além da falta de dinheiro para comprar comida, o levantamento mostra que o número de refeições diárias dos moradores das comunidades vem caindo: de uma média de 2,4, em agosto de 2020, para 1,9, em fevereiro.

Continue Lendo...

Agência Brasil explica: o que é o rendesivir

Autorização foi dada para uso hospitalar em pacientes internados

Por Agência Brasil - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem (12) a aprovação do rendesivir para tratamento da covid-19. Este é o primeiro remédio aprovado para uso contra o novo coronavírus. A autorização foi dada apenas para uso hospitalar e para pacientes com mais de 12 anos, com quadro de pneumonia e que precisam de oxigênio. Estudos com o fármaco mostraram recuperação mais rápida dos pacientes internados.

Com nome registrado de Veklury, o remédio é produzido pelo laboratório Gilead e é um antiviral desenvolvido para vírus como Ebola, mas que passou a ser considerado para o tratamento da covid-19.

Segundo a Anvisa, o remédio já foi autorizado por autoridades sanitárias em mais de 20 países, entre eles, Argentina, Estados Unidos, Índia, Israel, Japão, Rússia, Coreia do Sul e Canadá, além de ter recebido a permissão da agência europeia.  

Entre fevereiro e maio de 2020, foram realizados estudos clínicos (nas fases 1, 2 e 3) com 6.283 pacientes, entre homens e mulheres com infecção pelo novo coronavírus comprovada por exames laboratoriais. Os testes clínicos foram realizados em 10 países, não no Brasil.

No estudo, os participantes que receberam o remédio tiveram um tempo de recuperação menor, de dez dias, contra 15 dias daqueles que não receberam a substância. Os eventos adversos não foram maiores no grupo que recebeu o rendesivir do que entre os que não tiveram o remédio aplicado.

Segundo a Anvisa, os estudos demonstram que “o tratamento com rendesivir pode prevenir uma progressão da doença causada pelo coronavírus de 2019 (COVID-19) em adultos e adolescentes (com idade igual ou superior a 12 anos e com peso corporal de, pelo menos, 40 kg) com pneumonia que requerem administração suplementar de oxigênio (oxigênio de baixo ou alto fluxo, ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento), como demonstrado nos estudos, através do menor tempo de recuperação no grupo rendesivir”.

O tratamento deve ser realizado por, pelo menos, cinco dias e não mais do que dez. Para obter êxito, o remédio deve ter aplicação inicial de 200g no primeiro dia e outras doses de 100 mg nos dias seguintes. A forma de aplicação é intravenosa.

Polêmica e OMS

Em novembro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma recomendação contra o uso do rendesivir para o tratamento da covid-19. O comunicado foi emitido a partir da avaliação de que não havia evidências da eficácia do remédio no tratamento da doença.

A posição foi feita por um grupo internacional de desenvolvimento de diretrizes, com médicos e outros profissionais da saúde. O grupo analisou quatro estudos que envolveram o impacto do rendesivir em 7 mil pacientes.

Apesar da recomendação contrária da OMS, a Anvisa esclareceu que avaliou aspectos diferentes ao liberar o medicamento no Brasil. Além disso, a situação crítica da pandemia no país e o colapso do sistema de saúde em vários lugares contaram para a avaliação.

"O estudo da OMS avaliou mais a ocorrência de mortalidade e pacientes com perfil um pouco diferente dos avaliados nos outros estudos que consideramos para liberar o remédio. O estudo que consideramos válido focou na redução do tempo de hospitalização dos pacientes e vimos que houve uma redução na hospitalização”, disse a gerente de avaliação de segurança e eficácia da Anvisa, Renata Soares.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-03/agencia-brasil-explica-o-que-e-o-rendesivir-aprovado-para-tratamento

Estudo aponta eficácia de uma dose da vacina em quem já teve covid-19

Estudo é feito nos EUA com as vacinas da Pfizer e da Moderna

Por Agência Brasil - Pesquisadores da Escola de Medicina Icahn em Nova Iorque, nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo publicado no periódico acadêmico New England Journal of Medicine apontando a eficácia da aplicação de uma dose das vacinas da Pfizer e da Moderna em pacientes que já tiveram covid-19.

O estudo, publicado na forma de carta e não como artigo revisado, analisou 110 participantes de um teste clínico, sendo que um grupo já havia tido diagnóstico positivo de covid-19 e outro que ainda não havia sido contaminada pelo vírus.

Os participantes que já haviam tido covid-19 desenvolveram mais rapidamente anticorpos com uma dose. Já os não infectados previamente tiveram baixa resposta na criação de anticorpos até o 12º dia depois da vacinação, a sua maioria após este período.

O desempenho dos previamente infectados foi superior também ao de pessoas que receberam duas doses das vacinas adotadas na pesquisa. Neste grupo, a aplicação da 2ª dose não revelou mudanças significativas no sistema imunológico contra o vírus.

Os pesquisadores também avaliaram os efeitos colaterais. Eles foram maiores nos participantes que já haviam contraído covid-19, mas em nenhum dos casos houve eventos adversos que levassem à hospitalização.

“Nós descobrimos que uma dose das vacinas gerou rápida resposta em participantes soropositivos [do novo coronavírus], com níveis de anticorpos similares ou superiores a participantes soronegativos que receberam duas doses. Mas se uma dose destas vacinas provê proteção efetiva em soropositivos ainda requer investigação”, concluem os autores.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-03/estudo-aponta-eficacia-de-uma-dose-da-vacina-em-quem-ja-teve-covid-19

Prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, anuncia novas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Por Facebook: Dr. Thiago Campelo em seu facebook: "Anuncio agora novas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O pico de casos de COVID-19 em ARACOIABA deve ocorrer no período de 13 a 25 de março.

CONFIRA O VÍDEO AQUI

CONFIRA OUTROS VÍDEOS DO DR. THIAGO CAMPELO, PREFEITO DE ARACOIABA:

1. Prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, anuncia novas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19

2. AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO DE ARACOIABA

3. THIAGO CAMPELO ATUALIZANDO AS INFORMAÇÕES DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

4. Prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, entrega UTI Móvel para o Hospital e Maternidade Santa Isabel

5. LIVE DA VITÓRIA - AGRADECIMENTOS

6. Dr. Thiago Campelo fez uma transmissão ao vivo tendo compartilhado algumas notícias importantes

Canal do Dr. Thiago Campelo 12 no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCBQBWATgzlUndi-hZ8HP84w/videos

“Um ano depois da primeira morte por Covid-19 no país, Brasil não aprendeu nada”, diz médico

Por Olhar DigitalHá um ano, em 12 de março de 2020, o Brasil tinha a primeira morte por Covid-19 no país. O óbito só foi reconhecido como decorrente da infecção pelo novo coronavírus três meses depois de acontecer, com confirmação por exames laboratoriais. A vítima era uma mulher de 57 anos, de São Paulo. Continue Lendo...

Já somos 3K no Instagram

É com muita alegria e satisfação que atingimos a marca de mais de 3 mil seguidores no Instagram.

Gratidão!!! Somos 3k!!!

Hoje cheguei aos 3000 seguidores e tenho 3000 motivos para agradecer!

Eu não seria nada sem o apoio e a ajuda de vocês!! Obrigado, obrigado e obrigado!!!

Agradeço por me acompanharem, por me seguirem, curtirem e comentarem minhas postagens! Vocês são uns amores e eu sou grato a todos vocês! 

Abaixo confira o dia em que alcancei os 3k seguidores:

GRATIDÃO!!

OBRIGADO AOS 3K

Aguardando novos seguidores em: https://www.instagram.com/joseniparceiro/

WhatsApp atualiza e para de avisar se seu áudio foi ouvido

Por Olhar DigitalUma ótima notícia para quem quer mais privacidade, mas nem tão boa assim para os ansiosos. Recentemente o WhatsApp atualizou sua versão e a partir de agora não é mais possível saber se o destinatário da mensagem ouviu ou não o seu áudio. Antes, assim que o áudio era ouvido ele ficava azul, agora permanece acinzentado. O recurso vale apenas para quem desativa a confirmação de leitura de mensagens, que é a função que deixa aqueles dois risquinhos azuis quando você envia texto no aplicativo.

Continue Lendo...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK