PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 5 de abril de 2022

Estudo identifica o melhor e o pior cheiro do mundo (toda a verdade!)

A ciência explica...

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - De acordo com um novo estudo realizado por cientistas do Instituto Karolinka, na Suécia e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a população mundial está totalmente em sintonia com pelo menos duas coisas. Como, melhor cheiro do mundo é o aroma a baunilha e o pior… o cheiro de chulé - reporta um artigo divulgado no jornal Metrópoles.

"Queríamos examinar se as pessoas ao redor do mundo têm a mesma percepção de cheiro e se gostam dos mesmos tipos de odor, ou se isso é algo que é aprendido culturalmente", disse Artin Arshamian, investigador do Departamento de Neurociência Clínica do Instituto Karolinska.

Conforme explica o artigo científico publicado na revista acadêmica Current Biology, a perceção se um cheiro é bom ou mau é definida, sobretudo, pela estrutura molecular do odor em questão. 

Para efeitos daquela pesquisa, foi pedido a 235 indivíduos que classificassem determinados aromas obedecendo a uma escala de agradável a desagradável. Sendo que os resultados detectaram uma variação individual dentro dos grupos e uma correspondência global sobre os odores mais e menos apelativos.

Ambientes distintos

Entre os participantes, estavam pessoas que habitavam em comunidades isoladas do México, Equador e Malásia e outros que viviam em grandes centros urbanos.

"Como esses grupos vivem em ambientes odíferos tão díspares, como floresta tropical, costa, montanha e cidade, capturamos muitos tipos diferentes de experiências de odor", compartilhou Arshamian, num comunicado à imprensa.

Posteriormente, as perceções de aroma dos voluntários foram cruzadas com informações de um grande banco de dados de moradores de Nova York, nos Estados Unidos, e o cheiro a baunilha foi considerado o mais agradável, seguido do cheiro a pêssego. Já o chulé – um tipo de odor que é composto por moléculas de ácido isovalérico – foi o que causou maior repulsa.

Os investigadores creem que o ser humano aprendeu a gostar ou a rejeitar as moléculas de certos odores por questões de sobrevivência e tal acabou por ficar inscrito no nosso código genético.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1899001/estudo-identifica-o-melhor-e-o-pior-cheiro-do-mundo-toda-a-verdade

Não gosta de beber água? O truque está em aromatizá-la. Três sugestões

As dicas saudáveis são da BodyConcept

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Beber água é muito importante. Até aqui, sem surpresas. Porém, há quem não beba o suficiente e quem o faça sob muito esforço. Assim, a BodyConcept sugere algumas alternativas saudáveis para aqueles que não gostam de beber água.

Água aromatizada de framboesa e hortelã: "coloque 1,5 litro de água num jarro ou garrafa juntamente com um pacote de chá de hibisco. Deixe esfriar e acrescente umas folhas de hortelã e algumas framboesas".

Água aromatizada de limão e alecrim: "num jarro ou garrafa coloque 1,5 litro de água juntamente com duas rodelas de limão, uma rodela de gengibre fresco e um ramo de alecrim".

Água aromatizada de limão e morangos: "num jarro ou garrafa coloque 1,5 litro de água juntamente com duas rodelas de limão, 8 morangos cortados e ainda, para o toque final, pode adicionar manjericão".

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1898940/nao-gosta-de-beber-agua-o-truque-esta-em-aromatiza-la-tres-sugestoes

Saiba qual é o caminho do voto e o que garante a segurança da urna eletrônica

O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 2 de outubro

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Há mais de 20 anos eleitores brasileiros registram seu voto por meio da urna eletrônica, lançada em 1996 e usada em todo o país no pleito do ano 2000.

O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 2 de outubro, mas muito antes disso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) inicia o processo para assegurar a segurança do processo eleitoral.

Os procedimentos vão de testes prévios que antecedem o dia da votação, passando pelo processo de fabricação de cada modelo de urna a ritos antes e depois de o eleitor registrar o voto.

Pesquisa Datafolha realizada em março mostrou que 82% dos entrevistados confiam nas urnas, atacadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao longo de sua gestão, o mandatário tentou reintroduzir o voto impresso no país, mas a proposta foi rejeitada pelo Congresso.

O que acontece com as urnas eletrônicas até o dia da eleição?

Para garantir a segurança do processo eleitoral, as urnas passam por procedimentos de fiscalização e auditoria.

Em 2021, o TSE aprovou uma resolução que antecipou de seis meses para um ano antes do pleito a disponibilização dos códigos-fontes do sistema eletrônico de votação.

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação do software da urna. É ele que dá as instruções de como ela deve funcionar, sendo fundamental, portanto, para o registro dos votos digitados pelos eleitores.

Desde o dia 4 de outubro, os códigos podem ser inspecionados por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, além de outras instituições.

Todas as entidades poderão inspecionar os sistemas até agosto de 2022, quando ocorre a cerimônia em que os sistemas são assinados digitalmente e lacrados.

Além da inspeção, o TSE realizou em novembro, pela sexta vez, o TPS (Teste Público de Segurança), que reúne hackers e especialistas inscritos que tentam atacar as urnas e o código-fonte com o objetivo de identificar vulnerabilidades que possam ser corrigidas.

Para essas eleições, a Justiça eleitoral aumentou o número de programas que foram avaliados por 26 investigadores durante duas semanas.

Os módulos de sorteio e votação, usados para dar apoio à auditoria de funcionamento das urnas no dia do pleito e em condições normais de uso, respectivamente, também foram testados, assim como os verificadores pré e pós-eleição e de integridade e autenticidades de sistemas eleitorais.

Em maio está previsto o chamado teste de confirmação. No caso de falhas serem encontradas durante o TPS, a equipe do TSE trabalhará para corrigir os problemas e neste novo teste, os especialistas tentam repetir os ataques para avaliar as alterações e melhorias implementadas.

Quais procedimentos são realizados antes do início da votação?

CONTINUE LENDO...

Normas para substituição de candidatos devem ser publicadas até hoje

Eleitor tem um mês para regularizar situação

POR AGÊNCIA BRASIL - Termina hoje (5) o prazo para os partidos políticos publicarem as normas para escolha e substituição de candidatos às eleições de 2022. A formalidade está prevista no calendário eleitoral e vale para as legendas que ainda não definiram a questão no estatuto interno.

A publicação das normas internas para a indicação aos cargos que serão disputados é obrigatória e deve ser enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes das convenções partidárias, que poderão ser realizadas a partir de 20 de julho. 

A partir de hoje, os agentes públicos também estão proibidos de aumentar o salário de servidores, exceto para recompor perdas do poder aquisitivo durante o ano. A regra vale até a posse dos eleitos. 

Título de eleitor 

Outras datas também devem ser observadas no calendário eleitoral.

O eleitor tem um mês para regularizar a situação na Justiça Eleitoral e ficar apto a votar. A partir de 4 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros.  

Para verificar se há pendências, o eleitor deve entrar no site do TSE e checar se há algum débito em seu nome, pela aplicação de multa por não ter votado em eleições anteriores, caso mais comum de irregularidade. 

O pedido de transferência do local de votação também pode ser feito pelo site. A medida se aplica aos brasileiros que mudaram de cidade. Entre as regras, é necessário que o eleitor esteja morando no município há pelo menos três meses. 

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno  para a disputa presidencial e ao governo estadual será em 30 de outubro.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-04/normas-para-substituicao-de-candidatos-devem-ser-publicadas-ate-hoje

Abril Marrom alerta sobre doenças que podem levar à cegueira

Brasileiros com deficiência visual chegam a 6,5 milhões

POR AGÊNCIA BRASIL - No mês de prevenção e combate à cegueira, conhecido como Abril Marrom, as sociedades brasileiras de Retina e Vítreo (SBRV) e de Diabetes (SBD) se unem para mostrar à sociedade e educar as pessoas sobre doenças que podem acometer os olhos e ser detectadas preventivamente, para evitar perda irreversível da visão.

“Ou você pode reverter a condição e tratar, ou pode, detectando no estágio inicial, controlar para evitar que ela provoque dano”, disse o médico Fernando Malerbi, coordenador do Departamento de Saúde Ocular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e membro da comissão de Teleoftalmologia da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo (SBRV). O marrom foi escolhido por ser a cor da íris (parte mais visível e colorida dos olhos) da maioria dos brasileiros.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com deficiência visual é de cerca de 6,5 milhões. Dados do Atlas Vision, publicado pela International Agency for Blindeness Prevention (IABV) em 2020, indicavam que o Brasil tinha estimativa de 28,6 milhões de pessoas com perda de visão.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas. O primeiro relatório mundial sobre visão, divulgado pela OMS em 2019, apontava que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 bilhão são portadores de deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.

De acordo com a publicação "As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019", do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cegueira atingia 1,577 milhão de brasileiros (0,75% da população), sendo que 74,8% dos casos teriam prevenção ou cura, o que significa que essas pessoas poderiam estar enxergando, se tivessem recebido tratamento apropriado a tempo.

CONTINUE LENDO EM: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/abril-marrom-alerta-sobre-doencas-que-podem-levar-cegueira

Cearense estreia como rei de bateria no carnaval do Rio de Janeiro: 'Energia fora do comum'

Aos 36 anos, Juarez será o primeiro cearense rei de bateria da história do carnaval carioca. Ele vai desfilar pela escola Acadêmicos do Sossego.

POR G1Um cearense estudante de medicina vai estrear este ano como rei de bateria no carnaval do Rio de Janeiro. Juarez Souza promete muito samba no pé no desfile que acontece no dia 20 de abril, pela Acadêmicos do Sossego.

Aos 36 anos, Juarez será o primeiro cearense rei de bateria da história do carnaval carioca. A paixão pelo carnaval acompanha Juarez desde que ele era criança, quando já se fantasiava. Ele desfilou pela primeira vez em 2019.

"A emoção é enorme porque eu acho que todas as pessoas que se imaginam no carnaval tem o sonho de desfilar ou perto próximo à bateria ou na frente da bateria", conta Juarez.

O ensaio técnico já aconteceu na avenida carnavalesca, e o cearense brilhou com muito samba no pé, antes mesmo da data oficial.

CONTINUE LENDO EMhttps://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/04/05/cearense-estreia-como-rei-de-bateria-no-carnaval-do-rio-de-janeiro-energia-fora-do-comum.ghtml

Em um ano, 67 pessoas são presas por furto de energia no Ceará

De acordo com a Enel, distribuidora de energia no Ceará, foram encontradas mais de 78 mil casos de 'gato' no estado em 2021.

POR G1Sessenta e sete pessoas foram presas e outras 261 encaminhadas para responder pelo crime de furto de energia no Ceará em 2021, segundo dados divulgados nesta terça-feira (5) pela Enel Distribuição Ceará.

Segundo a Enel, foram realizadas mais de 268 mil inspeções no estado. A partir disso, conforme a Enel, foram encontradas 78.784 casos de "gato", ligações clandestinas de energia para burlar a cobrança da conta de luz.

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.

Ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Parte dessa energia furtada acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime.

Denúncia de crime de "gato" na energia podem ser feitas pela Central de Relacionamento: 0800 285 0196 (ligação gratuita, 24 horas) ou pelas redes sociais da empresa.

FONTEhttps://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/04/05/em-um-ano-67-pessoas-sao-presas-por-furto-de-energia-no-ceara.ghtml

Vencedores da Mega-Sena em SP não aparecem no trabalho após bolão premiar 44 com R$ 122 milhões: 'querem mudar de vida'

Segundo a última atualização da Caixa Econômica Federal, 23 das 44 cotas do bolão de Santos já iniciaram o processo para recebimento do prêmio.

POR G1Os 44 funcionários de uma empresa portuária que ganharam o prêmio máximo da Mega-Sena no último fim de semana, em Santos, no litoral de São Paulo, não apareceram na companhia para trabalhar na última segunda-feira (4), primeiro dia útil após serem premiados. A informação foi apurada pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na região.

Além da rotina dos ganhadores mudar, outros funcionários da empresa também agiram com muita discrição, mas trabalharam normalmente neste início de semana. Conforme apurado pelo g1, alguns dos premiados já relataram a amigos e pessoas próximas que "pretendem mudar de vida" e não estão com a "mínima vontade" de voltar a trabalhar na empresa.

CONTINUE LENDO...

Laranja: 11 benefícios para a saúde e como consumir

A laranja é uma fruta que tem muitos benefícios para a saúde como controlar a glicemia, auxiliar na perda de peso ou fortalecer o sistema imunológico, e pode ser consumida na sua forma natural ou em sucos ou chás.

POR TUA SAÚDEA laranja é uma fruta rica em fibras, vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protegendo de doenças cardiovasculares, e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, a laranja também possui minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial.

Uma boa forma de obter esses benefícios, é consumir pelo menos 1 laranja por dia ou 150 mL do suco natural, que é muito rico em nutrientes mas tem a desvantagem de não possuir as fibras que existem na fruta crua. Além disso, a laranja adicionada em receitas cozidas ou que vão ao forno tem menos nutrientes que a fruta crua.

A laranja é uma fruta muito versátil e também pode ser consumida na forma de geleias, vitaminas, bolos, molhos ou juntamente com outros alimentos, e pode-se também aproveitar sua casca para o preparo de chás.

Os principais benefícios da laranja são:

Continue Lendo emhttps://www.tuasaude.com/beneficios-da-laranja/

10 benefícios do limão para a saúde

O limão é um fruto muito versátil que tem diversos benefícios para a saúde, desde melhorar a imunidade até prevenir o aparecimento do câncer.

POR TUA SAÚDEO limão é uma fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino, sendo muito utilizado para temperar peixes, mariscos e frango. Além disso, a casca do limão e suas folhas contêm óleos essenciais que proporcionam o seu cheiro característico e podem ser usadas para fazer chá.

O limão recém colhido possui contém cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriados, além de conter outros componentes antioxidantes, como polifenóis, limonoides e ácido cafeico.

Conheça mais sobre as propriedades do limão no vídeo a seguir:

Continue Lendo em: https://www.tuasaude.com/beneficios-do-limao/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK