PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Sobrepeso quando jovem aumenta chance de ataque cardíaco na vida adulta.

O estudo tem como novidade o foco na prevenção num período de vida pouco estudado, já que normalmente os estudos se centram nas crianças ou nos adultos.
Com o nome em inglês "Duration and degree of adiposity: effect on cardiovascular risk factors at early adulthood", o trabalho começou em 2003 e destina-se a esclarecer o impacto das flutuações da adiposidade ao longo da adolescência no aparecimento de fatores de risco cardiovasculares na idade adulta.

Elisabete Ramos, uma das autoras do trabalho, explicou à Lusa que o estudo tem como novidade o foco na prevenção num período de vida pouco estudado, já que normalmente os estudos se centram nas crianças ou nos adultos. Ou seja, explicou, prevenir na adolescência para evitar complicações na idade adulta.

Para chegarem às conclusões, os pesquisadores analisaram dados de 2.253 participantes da região do Porto que foram avaliados aos 13, 17, 21 e 24 anos de acordo com os parâmetros peso, altura, pressão arterial e resultados bioquímicos das amostras de sangue.

"As coisas que acontecem na adolescência vão afetar a vida adulta. É na adolescência que as 'coisas' começam, e quando dão sinais já passou muito tempo", salientou a cientista como uma das ideias fundamentais do trabalho.

Os pesquisadores concluem que um jovem com maior exposição à adiposidade tem, quando adulto, valores superiores de pressão arterial e de resistência à insulina, o que traduz num aumento do risco cardiovascular.

FONTE: Notícias ao Minuto

Cultivo de maconha para fins medicinais avança no Senado

Publicado por Fabiana Pimentel
Avançou nesta quinta-feira (14) no Senado a descriminalização da maconha para fins medicinais. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou relatório da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) favorável à apresentação de um projeto de lei com esse objetivo.

Marta apresentou um voto em separado na discussão da Sugestão Legislativa (SUG) 25/2017, que trata da descriminalização do cultivo da maconha para uso pessoal. A ideia legislativa, assinada por mais de 20 mil pessoas, foi proposta pelo cidadão Gabriel Henrique Rodrigues de Lima, de São Paulo, no Portal e-Cidadania.

Segundo a Agência Senado, o relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), apresentou parecer pela rejeição da sugestão. Marta Suplicy reforçou a posição contrária à descriminalização do cultivo da maconha para uso recreativo, mas sugeriu um projeto que permite o cultivo da planta para fins medicinais.

“Quanto ao mérito da ideia legislativa trazida a esta Casa, concordamos com o relator quanto a não descriminalização do cultivo da cannabis sativa para uso recreativo. Todavia, a nosso sentir, já passou da hora de se legalizar o cultivo da maconha para uso terapêutico” disse a senadora.

Marta será agora a relatora do projeto de lei que também poderá ser encaminhado para outras comissões da Casa.

FONTE:  SUPERPRIDE

Lombo assado com cebola caramelada é opção prática para o Natal.

O lombo de porco é um dos pratos mais tradicionais da ceia
© Divulgação
A véspera de Natal é um momento de muita agitação na cozinha. É quando os pratos da ceia começam a ser preparados para que a noite de Natal possa ter uma mesa farta, repleta de comidas e bebidas. O lombo de porco é um dos pratos mais tradicionais da ceia e esta versão, acompanhada de cebola caramelada, é uma ótima pedida para quem não tem tempo a perder. Confira a receita da Sadia:

Ingredientes
1 lombo temperado Sadia
2 colheres (sopa) de margarina Qualy
2 colheres (sopa) de shoyu
1,5kg de cebolas bolinha, cortadas em fatia finas
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Descongele o lombo em geladeira da noite para o dia. Misture a margarina com o shoyu. Acomode a carne em uma assadeira e unte com a mistura de margarina e shoyu. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média para assar por 1h;

Descongele o lombo em geladeira da noite para o dia. Misture a margarina com o shoyu. Acomode a carne em uma assadeira e unte com a mistura de margarina e shoyu. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média para assar por 1h;

Enquanto o lombo assa, aqueça uma panela grande e coloque nela o azeite, as cebolas fatiadas, o sal e o açúcar. Cozinhe mexendo de vez em quando até dourar bem. Retire o alumínio do lombo, pincele a superfície com os líquidos da assadeira e deixe no forno por mais 30 minutos para dourar.

Sirva o lombo fatiado, coberto com a cebola caramelada.

FONTE: Notícias ao Minuto

Conheça as várias causas de dor nas pernas e como preveni-las

Nem sempre a dor nas pernas é um problema óbvio e pode ser um grande incômodo para quem tem atividade constante, mas se sente impedido de se movimentar durante as tarefas rotineiras sem sentir dor
© iStock
A maioria das dores nas pernas ocorre devido ao uso excessivo ou a lesões menores e o seu desconforto geralmente desaparece em pouco tempo. Mas, em muitos casos, algum problema pode estar impedindo sua melhora. Como suas causas são variadas, a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular elenca as prováveis causas e recomenda que o diagnóstico preciso deve ser realizado por médico especialista em consultório, pois há ainda mais causas que são somente diagnosticadas com exames específicos.

- Cãibras - Uma das principais causas da dor nas pernas é a cãibra muscular ou o espasmo que geralmente desencadeia dor súbita e aguda à medida que os músculos das pernas se contraem e podem formar um nódulo visível e duro sob a pele. Pode haver vermelhidão e inchaço na área circundante. “A fadiga e a desidratação muscular podem levar a cãibras nas pernas, bem como certos medicamentos, incluindo diuréticos e estatinas”, comenta Dra. Aline.

Neymar vira garoto-propaganda de marca de café no Brasil

Pilão comemora 40 anos da empresa no país
© Reprodução / Twitter / Neymar
Neymar assinou contrato com o café Pilão, que comemora 40 anos no Brasil, e será garoto-propaganda da marca em 2018. De acordo com o portal “Máquina do Esporte”, o objetivo da JDE Brasil, dona do café Pilão, é aproveitar a realização do Mundial de Clubes da Rússia.

“2018 será um ano importante porque comemoramos quatro décadas levando aos brasileiros o café encorpado e que dá energia para enfrentar os desafios do dia a dia. Como será um ano marcante também para o futebol brasileiro, vamos unir nossas forças e torcer todos juntos pelo nosso país”, afirmou Débora Bertolozzi, gerente de marketing do café Pilão.


A campanha do café Pilão, intitulada “Quem Treme o Mundo”, fala de brasileiros que encaram a rotina do dia a dia como heróis. Os valores do contrato de Neymar não foram divulgados.
FONTE: Notícias ao Minuto

Rodrigo Maia marca votação da reforma da Previdência para 19 de fevereiro

O presidente da Câmara disse "ter certeza" que, após o recesso parlamentar, será possível ter "todas as condições" para pautar a matéria, apesar de 2018 ser ano eleitoral

A discussão sobre a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados foi remarcada para 5 de fevereiro, anunciou nesta quinta-feira (14/12) o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A votação será em 19 de fevereiro, primeira segunda-feira depois do carnaval. Nessa data, o governo espera contar com o apoio de 320 a 330 deputados.

Maia disse "ter certeza" que, após o recesso parlamentar, será possível ter "todas as condições" para pautar a matéria, apesar de 2018 ser ano eleitoral. "Não é mais uma questão se é melhor votar antes ou depois da eleição. O que importa é que esse tema está inviabilizando o Brasil", declarou.

Após forte mobilização dos funcionários públicos, descontentes com a equiparação de regras com a iniciativa privada, o governo decidiu ceder em mais um ponto do texto. Será criada uma regra de transição para quem ingressou no serviço público entre 1998 e 2003. O presidente da Câmara afirmou que o texto ainda está sendo construído, mas manterá o princípio dos "direitos iguais para todos". É possível fazer "uma transição que não gere impacto grande no valor projetado de economia", disse Maia.

O Funcionário Atrevido Tenta Se Dar Bem Com Uma Cliente

O funcionário atrevido tem uma bela resposta (Piada)
Ao entrar em uma loja de departamento, uma moça bonita pergunta: "Preciso comprar esse pano para fazer um novo vestido. Quanto custa?"
"Apenas um beijo por centímetro", respondeu o funcionário sorridente.

"Tudo bem", respondeu a menina. "Vou pegar um metro".
O funcionário, visivelmente animado com a informação, mediu e enrolou o pano, depois fitou a moça como alguém que espera por alguma coisa.
A menina pegou o pacote, apontou para um velhinho que estava ao seu lado, sorriu e disse. "Vovô, o senhor pode fazer o pagamento a este homem?"

A melhor Hora do Dia para tomar Chá

Veja listas com as melhores ervas para cada hora do dia. Assim você poderá aproveitar melhor os benefícios dos chás diariamente na parte da manhã, almoço, tarde e também a noite. 
Por Receita Natural
O horário em que você tomas os chás faz muita diferença em relação aos benefícios trazidos por ele. E, não apenas os benefícios são melhor aproveitados, como você também pode se sentir melhor escolhendo corretamente o melhor momento e dar uma pausa para o chá.

Levando em conta que alguns chás poderão lhe dar energia, enquanto outros podem preparar seu corpo para o descanso, é melhor atentar-se para o momento certo. Por isso, preparamos uma lista com as melhores ervas para cada hora do dia. Assim você poderá aproveitar todas as propriedades das plantas medicinais em seu cotidiano de uma forma ainda mais apropriada!

Quais chás tomar pela Manhã

Em jejum, a dica é sempre consumir um chá que possa aumentar a sua energia e trazer mais disposição para o dia que se inicia. Uma dica é substituir o uso do café, que pode fazer mal em excesso, por uma infusão também energética e menos prejudicial.
Esse chá deve ser consumido cerca de 30 minutos antes ou 30 minutos depois do café da manhã para não interferir na absorção de nutrientes. Boas ervas para começar o dia são:

Governo do Ceará lança do Cartão Mais Infância nesta segunda-feira (18) em Aracoiaba

Por comunicacao@aracoiaba.ce.gov.br
O Governo do Estado do Ceará, através do Gabinete da Primeira-dama, Onélia Leite de Santana, lançará no próximo dia (18), em Aracoiaba, o Cartão Mais Infância Ceará. O evento acontecerá às 9h, no auditório da Secretaria de Educação.

O Cartão Mais Infância é uma ação do programa homônimo coordenado pelo Gabinete da primeira-dama do Ceará. O perfil do público atendido foi escolhido a partir de estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Além da renda, a situação dos domicílios também foi estabelecida como critério. Famílias que residem na zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário; domicílios inapropriados (taipa, palha, madeira aproveitada); residências urbanas sem água canalizada em pelo menos um cômodo devem receber o auxílio.

Além da bolsa, as famílias dos 184 municípios serão acompanhadas por equipes de saúde da família e assistência social e terão prioridades nas políticas públicas na área de habitação, segurança alimentar, saúde, educação e inclusão produtiva.

“Na contrapartida da família, as crianças devem ter o cartão de vacina em dia. Além disso, aceitaram acompanhamento pelos agentes de saúde e pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios”, explica Onélia Santana, primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI) no Ceará.


SERVIÇO:
Lançamento do Cartão Mais Infância Ceará no município de Aracoiaba
Data: 18 de dezembro de 2017
Horário: 9h     
Local: Auditório da Secretaria de Educação

PROCESSO DE ANTÔNIO CLAUDIO E BILL VAI A NOVO JULGAMENTO

POR ARANEWS - Aranews - Você por dentro de tudo!
Escrito por Roberto Silva
Antônio Cláudio e Maria Valmira da Silva Oliveira, "Bill"
Por determinação do ministro do Superior tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral, Jorge Mussi, o processo em que figuram como réus o prefeito de Aracoiaba, Antônio Claudio Pinheiro, e a ex-vice prefeita, Maria Valmira da Silva Oliveira, mais conhecida como Dona Bill, acusados de práticas de crimes de abuso de poder econômico e poder político, nas eleições de 2016, já se encontra no tribunal regional eleitoral do Ceará.O advogado Augusto Ponte, que defende os intereses da coligação Novas Ideias para mudar, liderada pelo PDT, que tinha como candidato ao palácio Waldemar Alcântara, o advogado Thiago Campelo, disse ao site aranews que, a partir de amanhã vai se movimentar para que o referido processo seja julgado ainda este ano. Antônio Claudio Pinheiro ( prefeito ) e Maria Valmira da Silva Oliveira ( vice prefeita ) tiveram seus mandatos cassados e seus direitos políticos suspensos por oito anos, por decisão da juiza eleitoral de Aracoiaba, Dra. Chyntia Nóbrega Pereira F. Thomaz, no final de setembro de 2016. Ambos não poderiam disputar as eleições municipais, pois estavam considerados inelegíveis. Recorreram ao TRE e conseguiram liminar sob a qual concorreram e venceram as eleições daquele ano. O processo foi concluido e julgado e os acusados condenados. De novo recorreram, desta feita ao tribunal superior eleitoral -TSE -sob a alegativa de que o julgamento realizado pelo TRE-Ce não podia ser considerado válido, em função de não haver sido respeitado o quórum da corte,já que um dos juizes absteve-se de votar. Alegação aceita pelo TSE, através do ministro Herman Benjamim, que determinou fosse o processo refeito e levado a julgamento, o que deverá ocorrer ainda este ano, conforme desejo e luta do advogado Augusto Ponte. CONTINUE LENDO...

CONFIRA O VÍDEO AQUI:
https://www.facebook.com/alexandre.tavora/videos/1805451992880884/UzpfSTEwMDAwMTE3MjQxNjc4NDoxNjk1MDUzMTEwNTQzNzUz/

LEIA TAMBÉM: 

Aracoiaba é nota 10 em transparência segundo TCE

POR comunicacao@aracoiaba.ce.gov.br


Anualmente o Tribunal de Contas do Estado do Ceará analisa informações presentes nos portais de transparência dos 184 municípios do Estado e estabelece o Índice de Transparência Municipal – uma escala de notas baseada no nível de conformidade à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A nota de cada portal é obtida pela soma dos requisitos para cumprimento da transparência pública, determinados nos Ofícios Circulares n.º 043/2015 e n.º 044/2015, de 26/10/2015. Os requisitos estão organizados em: Endereço Eletrônico, Transparência da Gestão Fiscal (instrumentos, despesas e receitas) e Acesso às Demais Informações.
Todos os entes municipais são informados pelo TCE Ceará, via ofício, das notas obtidas, determinando a adoção de medidas corretivas visando ao exato cumprimento das normas de transparência e de acesso à informação.
2016
2017
Neste ano a Prefeitura de Aracoiaba obteve 10 pontos no quesito Transparência Municipal, nota máxima. Na avaliação de 2016, o município havia obtido nota de 7, 10.

Fonte: TCE

Confira o que foi notícia no Programa do Rochinha nesta quinta-feira

POR PROGRAMA DO ROCHINHA

Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017


Mãe de Wesley Safadão Dona Bil e seu esposo  Wellington Silva renunciam aos cargos de Vice-Prefeita e Vereador respectivamente em Aracoiaba 

A mãe do cantor Wesley Safadão, Maria Valmira Silva de Oliveira (PSDB), conhecida como Dona Bill, encaminhou à Câmara Municipal de Aracoiaba, ontem quarta (13),  comunicado de renúncia ao cargo de vice-prefeita do município. 

O vereador Wellington Nonato da Silva, esposo dela, também  abandonou o mandato. Na sessão dessa quarta-feira, 13, o documento de Wellington também foi apresentado oficialmente pelo líder do governo no legislativo, vereador José Wilson Dantas.

A vice-prefeita explicou que o motivo da saída é que as funções públicas e empresariais estão incompatíveis. 

“Deixo claro, neste ato de renúncia, que a motivação da minha decisão se reveste única e exclusivamente na necessidade de cuidar de forma mais próxima dos negócios da família e, de forma mais especial, dedicar meu carinho à carreira do meu filho, o cantor Wesley Safadão", escreveu Dona Bill.


ARATUBA: PREFEITA PARTICIPA DE CONFRATERNIZAÇÃO COM VEREADORES

Foi realizado no sítio Limoeiro, em Aratuba, um jantar de confraternização promovido pelos poderes executivo e legislativo de Aratuba. 

O evento realizado na noite da última terça-feira (12), contou com a presença dos vereadores Tota Barbosa, Val do Cimar, Maycon Pinheiro, Magno Wylamy, Aloísio Senhor, Aurinho Pereira, Guinha, Gledio e Chico Abel, a convite da prefeita municipal Maria Auxiliadora Lima Batista (Tirica).

O encontro foi um momento para celebrar as conquistas alcançadas ao longo de 2017 e, reafirmar as reivindicações dos vereadores em favor do povo, fruto da boa relação entre o Executivo e o Legislativo local.

“Hoje estamos reunidos para celebrar o natal, e caminharemos juntos, cada um fazendo o seu papel em nome do bem comum”, disse a prefeita.

Na ocasião a Chefe do executivo ressaltou a importância da atuação dos parlamentares e pediu para que continuassem desenvolvendo o importante papel de legislar.

Estiveram presentes também no encontro o vice-prefeito, Carlos Alberto (Furinga), o secretário do Legislativo, Valber Lima e alguns colaboradores.

Prefeita Inês Oliveira divulga Nota de esclarecimento aos Servidores públicos de Capistrano

Amigos(as) servidores(as), nos últimos dias tenho me deparado com uma série de ataques e injúrias com relação aos salários referente ao mês de Novembro, mas como gosto de agir com transparência e respeito aos colegas servidores, venho através desta esclarecer alguns pontos importantes.

Capistrano assim como todo país enfrenta uma crise econômica e financeira profunda, quero aqui mostrar alguns motivos que nos tem levado a não honrar com os vencimentos do mês de novembro em dia: no início da gestão tivemos que pagar de forma parcelada os salários dos servidores referente ao Mês de Dezembro de 2016, concedemos reajuste salarial do piso dos professores conforme percentual estabelecido pelo MEC, atualizações salariais do nível médio e motoristas, efetivamos novos concursados convocados em Dezembro de 2016, reajustamos a remuneração dos professores temporários, bandeiras levantadas e negociadas pela administração e sindicato, além disso sofremos desde Julho deste ano uma queda drástica nas receitas do município, comprometendo assim as finanças.

Esperamos que os Servidores compreendam o momento de dificuldade pelo qual o município enfrenta e que possam confiar no nosso trabalho, nos comprometemos que até o dia 30 de Dezembro de 2017 estaremos realizando o pagamento dos servidores efetivos referente ao mês de Novembro de 2017.

Sem mais para o momento, obrigada pela atenção e compreensão.

Capistrano, 12 de dezembro de 2017
Inês Nascimento de Oliveira - Prefeita Municipal.

Prefeita Auxiliadora anuncia para amanhã, sexta (15), pagamento do 13º Salário a todos os Servidores da Prefeitura de Aratuba

Câmara de Itapiúna aprova projeto que dispõe sobre  criação de cargos efetivos para provimento junto ao Poder Executivo

Terça-feira, dia 12, durante sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Itapiúna aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 41/2017 – que dispõe sobre a criação de cargo de natureza efetiva e para provimento junto ao Poder Executivo Municipal, e dá outras providências, de autoria do Poder Executivo Municipal.

No Art. 2º da referida Lei determina que os cargos serão providos obrigatoriamente através de concurso público de provas e/ou provas e títulos de acordo com as necessidades administrativas em qualquer parte do Território Municipal, observando o limite previsto na Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2001 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Prefeitura  entrega hoje 468 Títulos de Terra a agricultores de Ibicuitinga

Hoje, quinta-feira, 14, às 09hs no Polo de Lazer de Ibicuitinga,  com a presença do Secretário Adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, do Secretário da Fazenda Mauro Filho e Cirilo Pimenta Presidente do Idace, será entregue os Títulos de Terra dos agricultores do  município, avisa o Prefeito Franzé Carneiro.

Prefeitura de Mulungu faz entrega de 500 Carteiras escolares

A Prefeitura Municipal de Mulungu, por meio da Secretaria de Educação, entregou 313 novas carteiras escolares aos alunos da Escola Municipal Hermenegildo Rocha Pontes e mais 187 da Escola Municipal Maria Amélia Pontes, totalizando 500 (quinhentas) novas carteiras.

A ação faz parte do projeto estabelecido pela gestão Robert Viana de valorização dos integrantes das escolas do município, proporcionando a todos os que fazem parte da comunidade escolar um ambiente mais bonito e saudável, que serve de estímulo ao estudante.

O Secretário Municipal de Educação, Michel Platiny, afirmou que a atual gestão prosseguirá com essas ações por todo o município durante todo o mandato. “A intenção da gestão é de que todas as unidades da rede tenham equipamentos novos para oferecer às crianças e adolescentes do nosso município espaços mais humanizados e confortáveis que refletirão diretamente no aprendizado", concluiu o Secretário.

Prefeita de Ocara Amália Pereira participa do Lançamento do Programa Cartão Mais Infância 

Na manhã de segunda (11) de dezembro, a Prefeita de Ocara, Amália Pereira, Juntamente com o Governador do Ceará, Camilo Santana, participaram do lançamento do Programa Cartão Mais Infância, benefício de transferência de renda para famílias cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social, evento realizado no Centro de Eventos de Fortaleza.

A iniciativa é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará, Os beneficiados serão contemplados com uma transferência de renda e terão prioridades nos encaminhamentos de políticas públicas ligadas à assistência, trabalho, educação e saúde.

Uma das beneficiadas com o projeto foi a Sra. Ana Cristina Cavalcante e sua filha Manuelle de 5 anos de idade que moram no distrito Serragem, foram às representantes das famílias de Ocara que serão beneficiadas com esse Programa.

Além da Prefeita, Amália e do Governador, Camilo, também estavam presentes, a Primeira-Dama do Ceará, Onélia Santana, Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social de Ocara, Raquel Lopes de Sousa, a Coordenadora do Cadastro Ùnico e Bolsa Família, Rosangela Lima, Coordenadora da Proteção Básica/Especial, Elen Karla, Coordenadora do Programa Criança Feliz, Claudia Santos e representantes das localidades de Assentamento Antônio Conselheiro e Córrego do Facó.

Prefeito de Aracoiaba Antônio Claudio em Nota lamenta  renúncias de sua Vice - Prefeita Dona Bil e do Vereador Wellington Silva

Amigos e Amigas de Aracoiaba,
Venho a público através desta, manifestar-me em razão do pedido de renúncia da minha companheira de chapa Maria Valmira (Dona Bill), do cargo de Vice-prefeita.

Quero em público agradecer o trabalho desenvolvido pela vice-prefeita, respeitando sua posição pessoal e particular não deixando que falácias tentem denegrir o caráter de uma pessoa séria, mãe de família exemplar e empresária de sucesso, além do companheirismo e a amizade que sempre irão prevalecer e do carinho e admiração nutridos por toda a família, amigos e correligionários deste município.

Cabe-nos agora, agradecer a Vice-Prefeita pelo trabalho, empenho e companheirismo durante a campanha eleitoral assim como pela dedicação em prol da sociedade durante o período que participou do mandato.

Continuarei a desempenhar o trabalho a mim confiado com austeridade, postura firme, pois fui eleito para prestar o melhor trabalho possível para nossa cidade. Deixo claro a todos, que continuaremos lado a lado em defesa do povo. Nesse momento só pode-se esboçar uma palavra, palavra de agradecimento por tudo que Maria Valmira fez e partilhou na caminhada até aqui: Obrigado!

Aracoiaba, 13 de dezembro de 2017.
Antônio Cláudio Pinheiro - Prefeito de Aracoiaba.

Mapa da Cultura de Chorozinho visita distrito de Campestre II

A quarta noite de festa, aconteceu no distrito de Campestre II, abrangendo as localidades do território 3: Tourada, Baixa do Boi, Cavaco, Campestre dos Beijus e Baixa da Abelha.

A festa foi abrilhantada com apresentações culturais de artesãos, músicos, religiosidade, curiosidades do comércio local, culinária, casas antigas, objetos históricos e personalidades ilustres dessas comunidades. Dança com o grupo do Mais Educação da Escola Municipal do Campestre II e música com a Banda de Música do município e o grupo de flauta doce e acorde também animaram a noite.

O destaque da noite foi o depoimento da Senhora Nadir, ao falar do seu sentimento de valorização e reconhecimento com o Mapa da Cultura que lhe trouxe memórias lindas, recordações guardadas em uma caixinha de surpresa e de repente veio à tona. Outro destaque, foi o relato do professor Luizinho, ao falar sobre do significado da palavra Campestre {campo, camponês, rural agreste}.

Encerrando os festejos no território 3, o prefeito Dr. Júnior, junto com o secretário de Cultura e Turismo, Fábio Santiago e a secretária da Educação, Célia Marinho, falaram da importância do mapa para a comunidade e o prefeito fez a entrega de uma placa de homenagem ao diretor Luiz Francisco Filho, representante da Escola Municipal Maria Joana de Carvalho.

Prefeito de Pacoti, Kiko Sampaio visita comunidade de Granja

Sábado (09), o Prefeito, Kiko Sampaio e o Vice, Maciel Bezerra, acompanhados dos Secretários Municipais de Educação e Governo, Judite Araújo e Marcos Salmo, da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Suely Guerra e da Diretora da Creche São José, Catiane Oliveira, estiveram reunidos com a comunidade de Granja, com o intuito de abrir um anexo da creche São José na comunidade, para que pudesse atender as crianças da localidade e região, assegurando um ensino de qualidade e ampliando o número de famílias atendidas com a creche.

A proposta é uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Associação Comunitária Nossa Senhora das Graças, onde a mesma cedesse o prédio da antiga padaria, para que a administração realizasse as adaptações necessárias para o funcionamento da creche. 

Essa parceria só irá garantir mais comodidade, segurança e estímulo para as crianças da região, além de gerar mais qualidade no ensino.

A proposta foi lançada, a comunidade quer e os pais também. 

Agora, após oficializada, é aguardar a resposta da diretoria e associados da comunidade de Granja.

Redenção: Projeto "Saúde na Comunidade" prestou serviços no distrito de Antônio Diogo

"O início de terça (12), foi de caminhada pelas ruas do Centro e atividades físicas, chamando atenção para a busca de um estilo de vida saudável. A atividade “Redenção em Movimento” esteve na programação da ação “Saúde na Comunidade”, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. 

A importante iniciativa que também ofereceu diversos tipos de exames, consultas com especialistas, palestras, aferições, atendimento odontológico e dicas de saúde bucal. 

Foi um momento especial. Vi muitos homens e mulheres preocupados com a prevenção e em colocar a saúde em dia. Toda a programação contemplou os postos de saúde da Sede e Antônio Diogo. 

Quero agradecer todo o empenho da equipe da Secretaria da Saúde, o apoio de campo oferecido pelo vereador João Paulo Bessa e parabenizar a todos que estiveram à frente de mais essa importante iniciativa. Como sempre tenho dito: em nossa Gestão, nenhuma comunidade ficará esquecida".

Governador Camilo vai segunda (18) a Choró entregar Motos, Ambulâncias, Equipamentos Odontológicos e reinaugurar  Hospital

O Dia 18 de Dezembro, será sem dúvidas uma data marcante para os Choroenses.

Uma grande festa na Praça Central de Choró, com toda estrutura patrocinada pelo Governo do Estado, marcará uma série de inaugurações, entrega de equipamentos, etc.

Entrega de MOTOS para os AGENTES DE SAÚDE, AMBULÂNCIAS, FOGÕES ECOLÓGICOS, EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS, além da tão aguardada Reinauguração do HOSPITAL DE CHORÓ, que muda totalmente sua estrutura física, se adequando assim, ao que tem de moderno em termos de Unidade Hospitalar, para oferecer ao Choroense, um atendimento de qualidade.

Veja o que foi construído no Hospital de Choró:
* Sala de Pré Parto
* Sala de Parto
* Sala de Pós Parto
* Sala Pré Cirúrgica
* Sala para Pequenas Cirurgias
* Sala pós Cirurgia
* Sala de Emergência e Reanimação
* Entrada de Emergência, com acesso à Sala 
de Emergência
* Reforma e Ampliação da Farmácia
* Reforma das Enfermarias
* Necrotério
* Calçamento no entorno do Hospital
* Calçamento na Área Externa
* Rampa de Acesso ao Hospital
* Muro em volta do Hospital com grade tubolar.

Para o Prefeito Marcondes, as Motos para os Agentes de Saúde, Ambulâncias, Equipamentos odontológicos, que serão entregues dia 18 de Dezembro, além da VAN para transportes de Passageiros que já se encontra em Choró, darão um avanço significativo na qualidade do atendimento na Saúde  no Município.

Presenças do Governador Camilo Santana, Secretário de Saúde do Estado Henrique Javí, Deputado Federal Odorico Monteiro e Deputado Estadual Bruno Gonçalves, Prefeitos da região, Vereadores, Secretários, Assessores e a população.

A festa começará às 17h com Carreata pelas ruas e avenidas de Choró.

Animação ficará por conta do  Musical Signus, Forrozão Novo Skema e uma atração do Governo do Estado.

TCE publica índice de Transparência dos Municípios, Aracoiaba e Mulungu tiram nota 10

Anualmente o Tribunal de Contas do Estado do Ceará analisa informações presentes nos portais de transparência dos 184 municípios do Estado e estabelece o Índice de Transparência Municipal – uma escala de notas baseada no nível de conformidade à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). 

A nota de cada portal é obtida pela soma dos requisitos para cumprimento da transparência pública, determinados nos Ofícios Circulares n.º 043/2015 e n.º 044/2015, de 26/10/2015. 

Os requisitos estão organizados em: Endereço Eletrônico, Transparência da Gestão Fiscal (instrumentos, despesas e receitas) e Acesso às Demais Informações.

Para o Prefeito de Mulungu Robert Viana,  estar entre os primeiros dos 184 municípios cearenses e na região do maciço de Baturité, dividir com o município de Aracoiaba este quesito, é uma questão de muito orgulho da nossa administração que preza pela transparência e divulgação das informações. 

Por isso, essa é uma conquista de toda a Prefeitura que buscou as melhores formas de divulgar as informações que, para nós, são um direito do cidadão, finalizou Robert.

A pontuação no maciço ficou assim: Aracoiaba e Mulungu, 10, Aratuba, Baturité, Capistrano, Itapiúna e Redenção 9,75, Acarape, Barreira, Guaramiranga, Pacoti e palmácia,  9,5 e  Ocara, 9,0.


Prefeito de Paracuru é afastado do cargo  e preso em flagrante por porte ilegal de armas

O prefeito de Paracuru, José Ribamar Barroso Batista, conhecido na região como Ribeiro, foi conduzido coercitivamente e afastado do cargo ontem, quarta-feira (13), quando também foi preso em flagrante por porte ilegal de armas.

A ação foi conduzida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP), que deflagrou nesta manhã a Operação Cascalho do Mar, que investiga crimes de fraude em licitação, associação criminosa e corrupção praticados por agentes públicos da Prefeitura Municipal de Paracuru e empresários.

Além de Riberio, foram presos preventivamente Ranieri de Azevedo Batista, filho do prefeito de Paracuru, e os empresários Alonso de Melo Feitosa e Gabriel Ilário da Silva. Também foram presos, temporariamente, Joana D’Arc Batista Carvalho, chefe de Gabinete e filha do prefeito de Paracuru; Érica da Silva Brasil, secretária de Governo de Paracuru e o empresário Ricardo Henrique Lemas. 

Prefeito  Robert Viana entrega sábado (16) UTI Móvel para a população de Mulungu

O Prefeito Robert Viana convida a população mulunguense para participar da solenidade de entrega da UTI Móvel, que será realizada na manhã deste sábado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8 horas e 30 minutos.

O novo equipamento que será entregue pela gestão municipal irá beneficiar todas as famílias mulunguenses no transporte de urgência e emergência. 

A UTI Móvel, dispõe de todos os equipamentos necessários para atender um paciente em estado grave e a partir deste sábado estará a disposição da Rede Municipal de Saúde.

Prefeitura de Itapiúna já pagou o 13º dos Servidores, diz o Prefeito Dário Coelho

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE REDENÇÃO NA PRÓXIMA TERÇA (19)

Em virtude da criação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está sendo elaborado em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Prefeitura de Redenção convida a população para a Audiência Pública de Diagnóstico do Plano, a ser realizada no dia 19 de dezembro (terça-feira), às 9h, na Câmara Municipal. 

Na oportunidade, é imprescindível que todas as regiões do município estejam representadas, como as lideranças comunitárias, agentes da Saúde, profissionais da Educação, representantes de todas as secretarias, empresários, imprensa e demais integrantes da sociedade redencionista, para que conheça a situação atual relativa aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Redenção.

Prefeito  Kiko Sampaio vai a Brasília viabilizar recursos para o Esporte de Pacoti

Em busca de recursos para mais equipamentos esportivos, ginásios e campos de futebol, o Prefeito, Kiko Sampaio, esteve ontem, 13 de dezembro, em Brasília, reunido com o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o Deputado Federal, José Airton Cirilo.

Secretaria de Assistência Social de Chorozinho contempla gestantes com Kit Bebê

Futuras mamães, que são acompanhadas pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social, através do Programa Bolsa Família, receberam ontem (13/12), das mãos da secretária Aline Freitas, o kit natalidade, que é composto de peças de enxoval para a chegada dos bebês, como: Fraldas, roupinhas, sapatos, luvas, banheira, toalha, véu, papeiro, sabonete e outros itens.

A ação faz parte do Projeto “Laços de Amor”, que proporciona assistência para as futuras mães se prepararem melhor para a chegada do filho. Nesse semestre, 20 gestante foram contempladas com o benefício do kit bebê.

Para participar do projeto as beneficiadas precisam fazer no mínimo três consultas do pré-natal, três atendimentos odontológicos e participar dos encontros, onde são oferecidos orientações e rodas de conversas na busca pela qualidade no processo de gestação, tornando-as mais seguras em diversas situações.

Governador anuncia 275 novos bombeiros e projeto de lei para gratificar agentes de saúde

O governador Camilo Santana autorizou o chamamento de novos profissionais para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. 

O anúncio aconteceu na terça-feira (12/12), durante seu tradicional bate-papo com a população, em sua página no Facebook. Segundo o chefe do Executivo, os novos servidores devem ser convocados no começo de 2018.

Governo Federal libera R$ 30 milhões para Média e Alta Complexidade do Ceará

O Governo Federal liberou ontem, quarta-feira (13/12), em solenidade realizada no Ministério da Saúde, mais R$ 30 milhões para o bloco da Média de Alta Complexidade (MAC) do Ceará. 

De acordo com o governador Camilo Santana, que participou do ato em Brasília, os recursos serão destinados para o custeio do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, e o ministro Ricardo Barros participaram do anúncio.

TRE assegura mandato de Osmar Baquit 

O deputado estadual Osmar Baquit (sem partido) está com o mandato assegurado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). 

Os magistrados decidiram, por unanimidade, que a ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária impetrado pelo Diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD) é improcedente.

Congresso aprova Orçamento  de R$ 3,5 trilhões

Após a apreciação dos vetos presidenciais e da limpeza da pauta, o Congresso Nacional votou e aprovou a proposta orçamentária de 2018, a primeira sob as diretrizes da chamada PEC do Teto de Gastos.

PSDB aprova apoio à reforma da Previdência, mas sem punir contrários

A proposta foi pensada de forma a dar um discurso para deputados pressionados por sua base eleitoral a vetarem a medida, impopular entre a população.

'Não quero ser candidato se for culpado', diz Lula após tribunal marcar julgamento

Ex-presidente disse ainda que brigará "até as últimas consequências" para disputar o pleito de 2018.

Ministro do STF vota que Guimarães se torne réu, em acusação de recebimento de propina

No site do Superior Tribunal Federal, a defesa de José Guimarães falou sobre o caso, reiterando que não há vantagem indevida. 

A defesa do parlamentar não nega o recebimento dos cheques, mas afirmou que José Guimarães apenas se prontificou a falar com o presidente do Banco do Nordeste para que recebesse Roberto Romano e os executivos da Engevix, não havendo qualquer ato de ofício de sua parte apto a configurar a solicitação e o recebimento de vantagem indevida.

Temer apela aos prefeitos para que apoiem a Reforma da Previdência

O presidente Michel Temer fez um apelo ontem, quarta-feira (13) aos prefeitos para que ajudem no convencimento da sociedade e dos parlamentares sobre a aprovação da reforma da Previdência. 

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Temer destacou que ainda há muita desinformação sobre a proposta e os parlamentares “precisam saber que têm o apoio da população e dos prefeitos”.

Senado aprova refinanciamento de dívidas para micro e pequenas empresas

O Plenário do Senado aprovou ontem, quarta-feira (13) o projeto que institui o Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (PERT-SN). 

O projeto (PLC 164/2017 – Complementar) foi aprovado na terça-feira (12) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), foi para o Plenário em regime de urgência e agora segue para a sanção da Presidência da República.

Temer recebe prefeitos e garante que os Municípios vão receber R$ 2 bilhões ainda em dezembro

Em mais uma agenda da mobilização permanente em Brasília, o presidente da República, Michel Temer, recebeu cerca de 300 prefeitos. Liderados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelas entidades estaduais municipalistas, os gestores reforçaram ao governo federal as demandas prioritárias das administrações locais. 

A audiência ocorreu na manhã de ontem, quarta-feira, 13 de dezembro, no Palácio do Planalto, e Temer garantiu que os Municípios terão o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) ainda neste mês.

Congresso restabelece limite de doação eleitoral 

Com a derrubada do veto parcial sobre a reforma política, prevalece o limite de 10% da renda do candidato para financiar a própria campanha eleitoral. 

Rodrigo Maia nega acordo para adiar votação da reforma da Previdência

“Vamos trabalhar para tentar votar na semana que vem”, afirmou o presidente da Câmara. O relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia, anunciou que começará a ler a nova versão nesta quinta-feira, no Plenário.

Estreia do Fortaleza no Campeonato Cearense sofre alteração

A data da reapresentação do elenco também foi modificada e será dia 26 de dezembro. A estreia ocorrerá somente no dia 21 de janeiro, diante do Maranguape, no Castelão, às 18 horas. 

Magno Alves revela salário e quer decisão sobre renovação com o Ceará

O atacante Magno Alves quebrou o silêncio sobre o impasse que envolve sua continuidade no Ceará para 2018 e em tom de desabafo, revelou que deseja ficar no clube, mas que a situação não depende dele. 

Em entrevista ao programa A Grande Jogada, da TV Diário, ele não poupou críticas à postura do presidente Robinson de Castro e do técnico Marcelo Chamusca, cobrando uma decisão final sobre a sua permanência ou não.

Eu ganho 40 (mil) e querem reduzir meu salário para 20 mil até o Cearense, soube por intermediários da diretoria", comentou em tom de desaprovação. 
O atleta é enfático ao dizer que não aceitaria qualquer contrato previsto para terminar ao fim do estadual.

Fortaleza anuncia a contratação do centroavante Gustavo Henrique, o 'Gustagol'

O Fortaleza oficializou ontem, quarta-feira (13) mais um reforço para a temporada 2018. Trata-se do centroavante Gustavo Henrique, mais conhecido como 'Gustagol', que disputou a Série B deste ano pelo Goiás, após passagem pela equipe do Bahia. 

Anunciado como 'camisa 9' pelo Tricolor do Pici, o atacante de 23 anos pertece ao Corinthians e chega por empréstimo de um ano, já que possui contrato com a equipe paulista até 2020.

Baturité será sede da final do circuito cearense de Xadrez

Baturité sediará a 17ª edição da Super Final do Circuito Cearense de Xadrez Rápido, A MAIS FORTE DE TODOS OS TEMPOS e pela primeira vez terá transmissão pela internet pelo site chess.com. 

Estarão presentes 9 dos Top 10 do Ranking Cearense. Os Mestres da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) Dawton Lemos (e atual Campeão Cearense Absoluto) e Iung Alício Pinheiro (tri-campeão Cearense Absoluto). Os Mestres Nacionais : Leone Moreno Lucas (ex-campeão cearense absoluto e atual campeão da Super Final) e Matheus Cavalcanti Ribeiro (também ex-campeão cearense). E Igor Palácio, o mais jovem Campeão Cearense da História com 16 anos. Além dos melhores jogadores de várias cidades do Ceará como Baturité, Fortaleza, Maranguape, Pacatuba, Guaramiranga, Itapiúna, Ocara, Aracati, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Iguatu, Mombaça, Acopiara e Piquet Carneiro. Sem falar nas Campeãs Cearense Janete Alcântara e Vanessa Ketlyn que também é Campeã Olímpica.

Boqueirão, Rio Verde, Carqueija e Cajuás chegam as semifinais do Campeonato Master de Capistrano

No sábado (11), Cajuás venceu bananeiras 1 x 0 e Rio Verde empatou em 1 x 1 com o Vila Nova, nos pênaltis Rio Verde ganhou de 3 x 2.

Bouqueirão x Rio Verde e Carqueija x Cajuás farão as semifinais no próximo sábado (16) no estádio Gozaga Mota.

Independiente não liga para pressão da torcida rubro-negra, arranca o empate contra o Fla e conquista o título

Não faltou apoio das arquibancadas, nem empenho nos mais de 90 minutos de bola rolando, mas o Flamengo não conseguiu reverter a vantagem imposta pelo Independiente na final da Copa Sul-Americana. 

O empate em 1 a 1, na noite dessa quarta (13), no Maracanã lotado de rubro-negros, garantiu o título do torneio continental aos argentinos.

Jogador Radamés exige R$ 500 mil e aluguel pago de Viviane Araújo

Parece que o namoro de Viviane Araújo e o jogador Radamés Martins não terminou muito bem. Mesmo sem se falar, desde o termino do relacionamento em setembro deste ano, o ex-casal está em pé de guerra. 

O principal motivo é dinheiro. O jogador exige R$ 500 mil de Viviane e ainda exige que a ex pague também seu aluguel na cidade mineira de Varginha, onde Radamés mora atualmente.

O jogador alega ter direito ao montante por causa do apartamento que eles dividiam no Rio de Janeiro. Foi Viviane quem comprou o imóvel, mas ela acabou botando no nome do pai do jogador.

Após “suposta” revelação em seus sonhos, pastor evangélico tenta caminhar sobre as águas e morre afogado

O caso aconteceu na cidade de Libreville, no Gabão. De acordo com o jornal “Daily Glasgow Record”, Franck Kabele e seus seguidores pegaram um barco e navegaram por 20 minutos.

Chegando a um certo ponto, ele disse que imitaria Jesus. Assim que entrou no mar, o pastor, que tinha 35 anos, afundou e nunca mais voltou.

Os discípulos do pastor relataram que ele sempre dizia:” basta ter fé para andar sobre as águas, “  se referindo ao trecho do livro bíblico de Mateus, capítulo 14, versículos de 22 a 33, onde está o relato do feito de Jesus.

O pastor Frank havia afirmado por diversas vezes que seria capaz de repetir o milagre bíblico.

“Ele assegurava que havia tido uma revelação e que era possível caminhar sobre a água como Jesus”.



ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK