PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Anatel cria código para identificação de ligações de serviços de telemarketing

Código 0303 aparecerá no início das ligações. Prazo para implementação da regra é de 90 dias para as operadoras de telefonia móvel e de 180 dias para as prestadoras de telefonia fixa.

POR G1A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou um código para identificação de ligações de serviços de telemarketing. O código usado será o 0303, que aparecerá no início de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços.

O identificador foi aprovado pela Anatel nesta sexta-feira (10/12), por meio Ato nº 10.413, publicado hoje no "Diário Oficial da União". O objetivo da padronização, diz a agência, é facilitar a identificação das chamadas de telemarketing ativo.

O prazo para implementação da regra é de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel e de 180 dias para as operadoras de telefonia fixa.

A Anatel explica que telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não.

O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as operadoras de telefonia fixa e móvel têm de permitir a identificação desse número de forma clara, no visor do aparelho do usuário.

Além disso, segundo a Anatel, as operadoras deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.

FONTE: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/12/10/anatel-cria-codigo-para-identificacao-de-ligacoes-de-servicos-de-telemarketing.ghtml

PF vê indícios de 'hacktivismo' em ataque ao ConecteSUS

Segundo investigadores, nesses casos, hackers atacam sistema, mas sem extrair dados. Quando site saiu do ar, havia mensagem: 'Dados internos do sistema foram copiados e excluídos.'

POR G1Investigadores da Polícia Federal afirmaram à GloboNews nesta sexta-feira (10) que há indícios de "hacktivismo" no ataque ao ConecteSUS, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

Segundo esses investigadores, nesses casos, os hackers invadem um sistema a fim de chamar a atenção para alguma causa, por exemplo, atacando a "nuvem" do Ministério da Saúde, mas sem extrair dados.

O ConecteSUS saiu do ar na madrugada desta sexta após um ataque hacker. Quando o site saiu do ar, aparecia a seguinte mensagem: "Os dados internos foram copiados e excluídos. 50 tb de dados estão em nossas mãos."

Segundo fontes da PF, não há indícios de um ataque mais grave, do tipo ransomware, no qual há acesso aos dados, criptografia e pedido de resgate em criptomoeda, impedindo acessos.

Nesta sexta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os dados da população não serão perdidos.

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK