PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 24 de junho de 2017

Três municípios cearenses podem ter novas eleições

No TRE, processos que envolvem eleitos têm
 prioridade de julgamento pelo Pleno. Os que envolvem
 não eleitos, muitas vezes, são extintos Foto: Kid Júnior
09:36 · 24.06.2017 / atualizado às 09:41 · 24.06.2017 por William Santos

Por Letícia Lima

Três municípios cearenses podem ter novas eleições para prefeito e vice em decorrência de recursos que estão tramitando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São elas: Tianguá, Santa Quitéria e Aracoiaba. Mesmo tendo os registros de candidatura indeferidos, alguns inclusive com o diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), os gestores municipais seguem nos seus mandatos por força de liminar obtida junto ao TSE. Porém, não há prazo para que os processos sejam julgados em definitivo.
No total, de acordo com o TRE, existem 39 processos referentes às eleições de 2016 no Estado que ainda estão pendentes de julgamento na Corte Superior Eleitoral. Os indeferimentos dos registros ocorrem com os candidatos que tiveram desde contas reprovadas, quando eram gestores públicos, até a ausência de elegibilidade em casos de analfabetismo, por exemplo.
Paralelo a isso, o coordenador de processamento do TRE, Felipe Morais, considera que as ações de investigação judicial sobre ilícitos praticados na eleição, como crimes de abuso de poder econômico e político, captação ilícita de sufrágio, corrupção ou fraude eleitoral, são os processos mais “graves” e que podem levar à perda de mandato, “mudar o resultado do pleito”.
Como é o caso de Aracoiaba, onde a Justiça Eleitoral do Ceará cassou os mandatos do prefeito Antonio Claudio Pinheiro (PSDB) e de sua vice, Maria Silva de Oliveira (PR), mãe do cantor Wesley Safadão, pelos crimes de abuso de poder econômico e político. O Tribunal proferiu a sentença, em janeiro deste ano, após considerar ilegal a doação de ambulâncias em um distrito do município, no ano passado.
Recurso
O TRE determinou, ainda, a inelegibilidade dos dois candidatos pelo prazo de oito anos. Só que, logo depois da decisão, eles recorreram ao TSE e conseguiram permanecer nos cargos por decisão liminar do ministro Herman Benjamin, até que o mérito da ação seja julgado e o Tribunal decida se a cassação será mantida ou não.
Os municípios de Santa Quitéria e Tianguá também estão na iminência de novas eleições, isso porque os gestores eleitos para comandar as Prefeituras pelos próximos quatro anos tiveram contas rejeitadas e também foram considerados inelegíveis pelo TRE. Apesar de os indeferimentos dos registros terem sido mantidos pela Corte Superior Eleitoral, em ambos os casos, os candidatos conseguiram liminar do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, podendo assim exercer os mandatos.
Os prefeitos de Barro, Aiuaba e Saboeiro também tiveram as candidaturas impugnadas, mas recorreram ao TSE e conseguiram, em decisão judicial, o deferimento de seus registros, tendo sido empossados nos cargos.
Já no TRE, ainda existem 362 processos, dos quase 15 mil sobre registro de candidatura, com apreciação pendente. Destes, 54 são referentes a candidatos que foram eleitos para os cargos de prefeito, vice e vereador. Segundo o coordenador de processamento do Tribunal, os processos que envolvem eleitos têm prioridade na Corte, diferentemente dos casos em que o recorrente perdeu a disputa.
“Se o candidato a prefeito não tiver sido eleito, o processo não tem influência sobre o resultado do pleito e, muitas vezes, é extinto. Já o candidato a vereador que tenha perdido e tiver o registro indeferido pelo TRE e depois for deferido na instância superior, esse pode mudar o pleito e ter os seus votos contabilizados”, diz.
Em Fortaleza, existem pelo menos cinco processos sobre denúncia de abuso de poder político e econômico nas eleições para a Prefeitura, envolvendo o prefeito reeleito Roberto Cláudio (PDT) e o candidato derrotado, deputado Capitão Wagner (PR).
Já na Câmara Municipal de Fortaleza, a vereadora Lucimar Vieira Martins (PTC), conhecida como Bá, continua na mira da Justiça Eleitoral. Apesar de o juiz da 118ª zona eleitoral ter cassado, no início deste ano, o mandato da parlamentar por compra de votos, o processo ainda será julgado pelo Pleno do TRE e ela poderá recorrer à instância superior, se a decisão for mantida.
Assembleia
Há também uma pendência, no Supremo Tribunal Federal (STF), referente às eleições de 2014 no Ceará, que pode mudar a composição da Assembleia Legislativa do Estado. O então candidato a deputado estadual pelo PTB, José Rocha Neto, conhecido como Rochinha, disputou vaga no Parlamento, mas teve registro de candidatura indeferido pelo TRE, por ter tido contas reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Ex-prefeito de Horizonte, ele recorreu ao TSE, mas não teve êxito. Em seguida, impetrou um Recurso Extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF), que foi favorável a ele. Pela decisão do Supremo, os 10.455 votos que Rocha Neto obteve nas eleições deverão ser totalizados pelo TRE. Caso a candidatura ganhe status de deferida, os sufrágios contabilizados beneficiariam o governador Camilo Santana (PT), que ampliaria a base aliada na Casa.
Neste caso, o deputado estadual Leonardo Araújo (PMDB), opositor ao Governo do Estado, pode perder a cadeira de titular na Assembleia, uma vez que ele ficou com a última vaga da coligação, depois de Audic Mota ter sido efetivado com a renúncia de Carlomano Marques. Assim, Araújo ficaria como primeiro suplente e a vaga iria para a coligação do PT, podendo efetivar o deputado Manoel Santana.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Fácil e Gostoso: Cozido de Peixe de Dar Água na Boca!

SENTA AÍ QUE LÁ VEM RECEITA
Esta é uma receita de cozido que podemos chamar de 3 em 1: ela é rápida, gostosa e saudável. Sim, trata-se de um leve cozido de peixe que você pode preparar rapidinho, em apenas 30 minutos, e fica com um resultado surpreendente.
É uma refeição ideal para preparar em temperaturas mais amenas, e bom de servir principalmente no jantar, por ser mais leve. Pode ser acompanhada por um arroz branco bem fresquinho ou até – por que não? – uma massa. Outra boa opção é servir com purê de batatas ou até mesmo uma salada morna com legumes grelhados.
 
Um dos segredos para deixar esse cozido no ponto é escolher um peixe de consistência mais firme, como robalo, garoupa e halibute, sendo o primeiro mais popular e de valor mais acessível. A tilápia também é uma boa opção. Apenas recomendamos que evite peixes mais gordurosos, como salmão e atum, que podem deixar o cozido mais denso e, além disso, esses são peixes que ficam melhor assados ou grelhados. 
Vamos à receita?

Conheça o robô capaz de passar roupas

..

Conheça o robô capaz de passar roupas

Ter um robô que faça as tarefas domésticas é o sonho de muita gente. E, graças ao trabalho de pesquisadores da Universidade Carlos III, de Madri, ele pode estar mais perto de se tornar realidade.
 
O TEO é um robô que conta com uma câmera e, assim, é capaz de encontrar partes amarrotadas do tecido e, com um ferro comum, deixá-lo liso e bem passado.
"Nosso objetivo é desenvolver o primeiro companheiro doméstico robótico capaz de ajudar as pessoas com suas tarefas domésticas. Nosso requisito principal era de que a ideia pudesse ser implementada em um cenário doméstico real, usando as mesmas ferramentas que costumamos usar, sem modificações", explica  David Estévez Fernández, um dos criadores do robô, em entrevista ao Digital Trends.
O único problema, segundo os responsáveis pelo projeto, é que o robô não é flexível e é bastante lento. Quer ver como ele funciona? Confira no vídeo acima: 

Facebook perde espaço para o WhatsApp como plataforma de informação, diz estudo

(Foto: Reprodução)
POR OLHAR DIGITAL
O Facebook anda perdendo espaço na hora de informar as pessoas. Uma pesquisa feita pelo Instituto Reuters, em parceria com a Universidade de Oxford, mostra que o número de pessoas que afirma usar o WhatsApp na hora de se informar tem crescido nos últimos meses. O estudo foi realizado com mais de 71 mil pessoas de 36 países e revela que menos da metade delas (47%) aponta a rede social como sua principal plataforma de informação.
Ainda que alto, o percentual é metade do que foi obtido em outras pesquisas. 15% dos entrevistados relataram que usam o WhatsApp, onde as notícias são enviadas em grupos ou por amigos. "O número representa um salto significativo em relação ao ano passado", explicam os pesquisadores.
Vinte e quatro por cento das pessoas acreditam que as redes sociais cumprem bem o papel de distinguir notícias reais de falsas. O valor é baixo, mas, questionadas em relação aos meios de comunicação comuns, 40% das pessoas afirmaram confiar neles para o mesmo propósito. Como mostra a CNET, 30% dos participantes do estudo confessaram que ficam longe de qualquer notícia para evitar as falsas.
Nos últimos meses, o Facebook foi duramente criticado por uma série de governos por ajudar a espalhar boatos e promover a desinformação de seus usuários. Em uma tentativa de reduzir o problema, Mark Zuckerberg, CEO e fundador da rede social, declarou "guerra" contra as notícias falsas, prometendo incluir uma série de recursos que ajudem o usuário a saber se a informação é confiável ou não.

WhatsApp permitirá que você compartilhe qualquer tipo de arquivo

POR OLHAR DIGITAL

Em breve, o WhatsApp receberá uma atualização que permitirá que você compartilhe qualquer tipo de arquivo. Atualmente, é possível enviar fotos, arquivos de áudio, vídeos e documentos PDF através do aplicativo.
Segundo informações do WABetaInfo, será possível compartilhar diversos tipos de arquivo (APK, csv, doc, docx, pdf, ppt, pptx, rtf, txt, xls, xlsx e similares), além de fotos e vídeos não comprimidos. No entanto, existe um tamanho máximo de 128 MB para iOS e 100 MB para Android.
Aparentemente, a plataforma está fazendo alguns testes com um número limitado de usuários, antes de liberar a atualização para todos.

Medicamentos para emagrecer: situação no Brasil e no mundo

POR SAÚDE COM CIÊNCIA
Publicado por: 

Os anorexígenos são utilizados como coadjuvantes no tratamento de quadros de obesidade e, como qualquer medicamento, seu uso, com a indicação de reduzir o apetite, deve ser orientado por um médico.

No caso dos inibidores de apetite, isso é ainda mais importante já que interferem em sistemas importantes do corpo humano.



Qual é a situação da sibutramina e de outros medicamento emagrecedores no Brasil e no mundo? 


Nos parágrafos abaixo esclarecemos quais são as regras para a venda desse tipo de medicamento, quais são os produtos autorizados, e os riscos relacionados a seu uso.

A obesidade é uma doença provocada por vários fatores como hábitos de vida, genética, condições econômicas, contexto cultural, entre outros. Por isso, a orientação dos profissionais é ainda mais importante para que o uso de medicamentos não se torne apenas um paliativo e gere o efeito “sanfona”, que é quando o paciente engorda e emagrece muito ao longo da vida.




Em 2011, a Anvisa retirou do mercado três substâncias inibidoras de apetite do tipo anfetamínicos - mazindol, femproporex e anfepramona - para combater a obesidade. Os laboratórios que tinham registro desses produtos no Brasil não apresentaram estudos de eficácia e segurança dentro dos padrões exigidos pela Anvisa e cobrados em outros países do mundo.

Além disso, uma revisão da literatura científica apontou que os riscos relacionados ao uso de inibidores de apetite do tipo anfetamínicos eram maiores que o seu benefício.

Na mesma época a sibutramina também foi reavaliada, mas, neste caso, ficou demostrado que o seu benefício era maior que o seu risco, desde que utilizada adequadamente e para determinados perfis de pacientes.

Então, o controle sobre a sibutramina foi reforçado com a criação de uma receita especial para prescrição e comercialização do produto.

Não foi a primeira vez que medicamentos foram retirados do mercado por causa de uma revisão de segurança. Esta, na verdade, é uma situação que faz parte da rotina das agências reguladoras no mundo todo.



Anorexígenos retirados do mercado e sua situação no mundo

LEIA MAIS...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK