PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 1 de maio de 2022

CFM já permite reprodução com material de casal do sexo masculino

Norma permite o uso de óvulos de parentes para gerar bebês

POR AGÊNCIA BRASIL - Após a atualização dos critérios de reprodução assistida no Brasil, ocorrida em julho do ano passado, começam a nascer os primeiros bebês de casais homoafetivos formados por homens.

Isso só foi possível graças à aprovação da Resolução 2.294/2021 , do Conselho Federal de Medicina (CFM), que desde a publicação, em julho de 2021 que permite o uso de óvulos de parentes, de até quarto grau, para gerar bebês por meio de reprodução assistida. 

Os primeiros bebês a serem concebidos depois da publicação da norma são os gêmeos Marc e Maia, filhos do casal Robert e Gustavo. As crianças, que estão com dois meses de vida, são o motivo da alegria dos pais. 

“É um prazer gigantesco, tem sido o momento mais especial da nossa vida. Tem momentos de desespero também: na hora que os dois começam a chorar e às vezes a gente não sabe o que fazer, aí tenta uma coisa, tenta outra, dá o leite, troca fralda, até conseguir alinhar. Mas tirando isso, é uma rotina muito animada, é muito gostoso”, diz o engenheiro Gustavo Catunda de Rezende. 

O casal usou o material genético de Robert, o óvulo da irmã de Gustavo e o ventre da prima de Gustavo, que carregou os gêmeos durante as 35 semanas de gestação.

CONTINUE LENDO EM...

E-book com relatos sobre a pandemia de Covid-19 é lançado pela Escola de Saúde Pública do Ceará

O livro é composto por relatos e estratégias adotadas pelo poder público sobre como conduzir e superar os momentos mais críticos da pandemia, no âmbito local.

POR G1 CEO E-book "Enfrentamento à Covid-19: a construção da coragem coletiva", com relatos e vivências sobre a pandemia no Ceará foi lançado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE) e está disponível gratuitamente. A obra em formato físico foi lançada em março e traz estratégias adotadas pelo poder público sobre como conduzir e superar os momentos mais críticos da pandemia, no âmbito local.

Os interessados pela leitura podem baixar o livro online pela internet. O livro, uma produção técnico-científica organizada pela ESP-CE, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é composto por 19 capítulos. Quase 80 autores contribuíram com o projeto, que teve o prefácio assinado pelo médico pneumointensivista idealizador do capacete Elmo e superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

Continue Lendo...

Sobe para 37 número de açudes sangrando no Ceará

O açude Aracoiaba, localizado no município de Aracoiaba, na Região Central do Estado, sangrou neste sábado (30). O estado tem 43 açudes com volume acima de 90%.

POR G1 CEO Ceará tem 37 açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O açude Aracoiaba, localizado no município de Aracoiaba, na Região Central do Estado, sangrou neste sábado (30).

Os últimos dois reservatórios a sangrarem foram o Pacajus, localizado na cidade de Chorozinho, na Grande Fortaleza e o Olho D'água em Várzea Alegre, na Região do Cariri.

Atualmente, o estado tem 43 açudes com volume acima de 90% e 55 reservatórios com volume inferior a 30%.

CONFIRA O VÍDEO: AÇUDE ARACOIABA SANGROU

Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 21,37% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 47,98%. Já o Banabuiú se encontra com 8,52%.

FONTE: G1 CE

Leia Também: Fotografar é eternizar um segundo... Sangradouro do Açude ARACOIABA

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK