PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 5 de maio de 2020

Pesquisadora da Uece defende medidas mais duras para isolamento social: "Não é colônia de férias"

A queda dos índices de isolamento ao longo da pandemia têm preocupado autoridades e especialistas. Ceará é quinta federação do País com maior taxa de isolamento
Movimentação na Praça do Ferreira e ruas adjacentes em
 tempos de isolamento social (Foto: JULIO 
CAESAR)
Achatar a curva de crescimento da contaminação pelo novo coronavírus é uma das principais pretensões de autoridades e especialistas da saúde desde o início da pandemia. Medidas como o isolamento social e os auxílios financeiros emergenciais têm sido fundamentais para que o aumento do número de casos seja freado, como explica Thereza Magalhães, professora de enfermagem e membro do Grupo de Trabalho para enfrentamento à pandemia do coronavírus da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A especialista considera, no entanto, que medidas ainda mais duras devem ser tomadas. Ela lamenta que o isolamento social não esteja sendo cumprido de forma efetiva na Capital, especialmente nas regiões mais carentes. "Quando você vai nos bairros que as pessoas têm menos compreensão da transmissão, muitos veem como férias. Só vem a entender quando tem um caso complicado na família, é um processo doloroso", considera.

De acordo com levantamento feito pela empresa InLoco com o sinal GPS de celulares, o Ceará tem apresentado uma queda significativa no isolamento social. No dia 22 de março, o Estado tinha quase 70% de sua população isolada, porcentagem considerada adequada para boa parte dos especialistas. Nesse domingo, quando o índice foi medido pela última vez, o número estava em 59,3%. Entre todas as federações do País, o Ceará detém a quinta posição com maior índice de isolamento.

O número de óbitos no Estado passou a crescer com maior velocidade após o início de maio. Somente nos três primeiros dias do mês, foram registradas 173 novas mortes, valor 37% maior em relação ao total registrado na primeira quinzena de abril. A letalidade da doença chegou a ultrapassar a média nacional e atingiu índices superiores a 8%. 

Como forma de retomar o isolamento, autoridades do município de Fortaleza e do Estado se planejam para endurecer as medidas em vigor no território. O secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, que havia estimado cerca 250 mortes diárias para maio, defende que o isolamento social é fundamental para a contenção da pandemia.

"Uma realidade pode ser mutável, o que estamos falando é do esforço que as pessoas têm feito. Essa é a realidade (do coronavírus), pode mudar de um dia pro outro e depende de todos nós: do setor produtivo, da sociedade civil, da academia e de nós governo. E nós temos tentado ultrapassar aquilo que a gente é capaz", disse o secretário em entrevista de imprensa na última sexta-feira, 1°. Na ocasião, o governador Camilo Santana (PT) apontou que a possibilidade de um lockdown estava sendo discutida

Na manhã desta terça-feira, 5, Santana anunciou a prorrogação do decreto de isolamento social no Ceará por mais 15 dias. Entre as medidas implementadas, será obrigatório o uso de máscaras e haverá uma maior restrição em relação à entrada e saída da Capital. "Foram apresentados relatórios, inclusive mostrando queda no índice de isolamento e aumento de casos. Foi recomendado por todos os especialistas tomar medidas mais rígidas nesse momento", afirmou o governador.

Colapso do sistema de saúde

A preocupação da gestão pública com a disponibilidade de leitos tem feito com que Governo e Prefeitura busquem construir novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e adquirir equipamentos essenciais para o tratamento da Covid-19, como os respiradores mecânicos. Segundo dados do IntegraSUS, plataforma da Secretária da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o hospital Leonardo da Vinci, equipamento público com maior número de leitos disponíveis para Covid-19, já atinge quase 90% de ocupação.

O Executivo estadual prometeu na última sexta-feira, 1°, a construção de mais 100 UTIs para esta semana. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza comprou 100 respiradores para a montagem de UTIs na Capital. A expectativa da gestão municipal é que os equipamentos cheguem no início desta semana.

Em entrevista ao O POVO nessa segunda-feira, 4, Ricristhi Gonçalves, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, afirmou que alguns elementos, como a quantidade de óbitos, positividade das amostras, indicam que esta semana seja "bem crítica". Ela explicou que só é possível saber se a curva parou de subir quando se perceber a estabilidade do incremento de casos de um dia para o outro ao longo de um vários dias.

Conforme o último boletim divulgado pela Sesa na manhã desta terça-feira, o Ceará confirmou 11.256 casos de Covid-19 e 733 mortes pela doença. Foram 114 casos e uma morte a mais que o registro feito na noite de ontem. Fortaleza concentra 8.342 casos confirmados e tem também o maior número de óbitos: 567. Na Capital, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o bairro Vicente Pinzón se tornou o território com maior número de óbitos, com 21 casos.

FONTE: O POVO - Por LEONARDO MAIA

Camilo prorroga decreto de isolamento social no Ceará; com uso obrigatório de máscaras e regras mais rígidas

Uso de máscaras passa ser obrigatório. Além do decreto estadual renovado nesta quarta-feira, 6, decreto municipal de Fortaleza estabelece medidas mais duras a partir de sexta, 8 
(Foto: REPRODUÇÃO)
O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta terça-feira, 5, a prorrogação do decreto de isolamento social no Ceará, em virtude da pandemia do novo coronavírus, por mais 15 dias. A atualização da medida já havia sido antecipada durante coletiva de imprensa no dia 1º e maio e confirmada por Camilo nas suas redes sociais nesse domingo, 3.

Desta vez, o decreto estadual vem com regras de distanciamento social mais duras, incluindo o uso obrigatório de máscaras a partir desta quarta-feira, 6. Outro decreto, para o município de Fortaleza, começa a valer na próxima sexta, 8, e prevê restrição de pessoas e veículos automotivos em espaços públicos, mais especificamente para pessoas em situação de risco.

De acordo com Camilo Santana, em Fortaleza, haverá restrição na circulação de pessoas e veículos em espaços públicos, como praias, praças, calçadões e parques, permitida somente com devida justificativa, como busca aos serviços essenciais. Também haverá controle nas entradas e saídas da cidade a partir de sexta.

"Passamos esses dias em reunião com a equipe técnica da área da saúde avaliando esse momento da pandemia. Foram apresentados relatórios, inclusive mostrando queda no índice de isolamento e aumento de casos. Foi recomendado por todos os especialistas de tomar medidas mais rígidas nesse momento", afirmou o governador. "Já são quase 1.500 leitos implantados no Ceará, aumento de 63% no numero de leitos. Mesmo com todos os esforços, nosso sistema de saúde tem chegado ao limite".

O prefeito Roberto Cláudio listou cinco novas medidas que começam a valer na próxima sexta. São elas:
1. Restrição de circulação de pessoas e veículos em vias públicas, inclusive mais específicas para pacientes de grupo de risco.
2. Proibição do funcionamento de qualquer atividade formal ou informal que não seja essencial, que agregue pessoas, junte pessoas e acabe criando ambiente de contaminação. Será fortalecida a fiscalização nas comunidades.
3. Supermercados, farmácias, essas atividades continuarão a funcionar normalmente. Serão aplicadas novas medidas de cuidado, prevenção, dentro do funcionamento dessa atividades essenciais.
4. Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Trânsito e Policia Militar farão maior controle na entrada e saída de Fortaleza.
5. Obrigação do uso de máscaras, inclusive no ônibus e ao circular nas vias públicas.

POR O POVO

Página do Dr. Thiago Campelo, prefeito de Aracoiaba, no Facebook e as ações realizadas

PREFEITO THIAGO CAMPELO, PREFEITO DE ARACOIABA - União pela cidade, compromisso com o futuro.

Dr. Thiago Campelo, Prefeito de Aracoiaba / Página no Facebook
Autorizamos hoje o início da obra de recuperação da sala vermelha da nossa Unidade de Pronto Atendimento - Upa, que encontramos totalmente deteriorada. Esta sala é muito importante para o atendimento de pacientes em estado grave. Além disso, faremos outros serviços de melhoria na Unidade para melhorar a qualidade no atendimento a nossa população. Agradecemos ao Deputado Federal AJ Albuquerque que alocou recursos para nosso município e que possibilitará essas e outras importantes ações na área da saúde.
CONFIRA:
DR. THIAGO CAMPELO VÍDEOS
@Dr. Thiago Campelo / Facebook

CONFIRA NO LINK ABAIXO:
PÁGINA INICIAL

Os benefícios que o coronavírus também trouxe para o mundo. Alterações ambientais após o isolamento

@REPRODUÇÃO / YOUTUBE
CONFIRA O VÍDEO AQUI
Com boa parte das pessoas em casa durante o isolamento social, o planeta continua vivendo, mas agora sem a constante interferência humana. Como a natureza reage nesse momento? E os animais? O novo coronavírus realmente trouxe benefícios? Solta o play no vídeo acima e descubra!
POR FATOS DESCONHECIDOS

Chá de Erva-doce e Bicarbonato de Sódio para Dor de Cabeça, Insônia e Derrames

Você conhece o chá de erva-doce? Muitos a conhecem como anis, funcho ou finocchio; mas esse chá é conhecido e usado no mundo todo.
@Reprodução / Youtube
O chá de erva doce, possui incríveis benefícios. Muitos acredito que ele ajuda a emagrecer, e outros o utilizam para dormir melhor.
Mas você conhece outros benefícios deste chá? Auxilia contra os radicais livres
Auxilia o sistema respiratório
Controla a pressão arterial
Reduz os gases e auxilia na digestão
Alivia o mau hálito
Ajuda a relaxar e a dormir melhor
Ajuda a emagrecer Ele ajuda na saciedade, e no sistema digestivo contribuindo na redução do inchaço. Além disso, por ser diurético, ajuda a liberar mais líquido e toxinas do corpo. Incríveis todos esse benefícios não é mesmo? Mas quando aliado ao bicarbonato de sódio, ele contribui em casos de dor de cabeça e insônia, sabia? O bicarbonato de sódio auxilia o bom funcionamento do corpo, pois regula o pH do sangue; contribuindo para uma boa digestão, relaxamento dos músculos e nervos, e dores de cabeça. Por isso aprenda a fazer o chá de erva doce com bicarbonato de sódio, para obter esse benefícios: 250 ml de água, 1 colher (chá) de sementes de erva-doce, ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio Para fazer é simples: coloque a água para ferver e quando levantar fervura desligue o fogo, acrescente a erva-doce e deixe em infusão por dois minutos.
Depois, coe e adicione o bicarbonato de sódio e tome em seguida. Você pode beber este chá com o bicarbonato de sódio, quando sentir dores de cabeça.
Porém se as dores forem persistentes, visite um médico para detectar a causa do problema. Agora conta pra gente: você já conhecia a mistura de bicarbonato de sódio com o chá de erva doce?
CONFIRA O VÍDEO AQUI

Novos sintomas da Covid-19 desafiam médicos e reforçam gravidade da doença

Dores lombares, desorientação, cansaço extremo e falta de oxigenação no sangue são alguns deles
@
Nas últimas semanas, diversas instituições de saúde acrescentaram novos sintomas à lista da infecção pelo novo coronavírus. Dores lombares, desorientação, cansaço extremo e falta de oxigenação no sangue se juntam à febre, tosse e as outras já conhecidas manifestações. O aparecimento de novos sintomas dificulta o tratamento da doença e reforça a gravidade da Covid-19.
Continue Lendo...
https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/novos-sintomas-da-covid-19-desafiam-medicos-e-reforcam-gravidade-da-doenca/100226

NO BLOG DO PARCEIRO TUDO SOBRE O CORONAVÍRUS...

NO BLOG DO PARCEIRO TUDO SOBRE O COVID-19...

ACOMPANHE AQUI O CORONAVÍRUS

https://josenidelima.blogspot.com/2020/03/acompanhe-aqui-o-coronavirus.html

Star Wars Day: Disney+ lança trailer épico para celebrar data; confira


Plataforma de streaming reuniu todos os filmes da saga em um só lugar
POR OLHAR DIGITAL
Esta segunda-feira (4) é um dia especial para os fãs de Star Wars. Isso porque a data é considerada o "Dia de Star Wars". O feriado surgiu devido a um trocadilho com a forma de pronunciar a data em inglês ("May the fourth") com uma frase clássica da série ("May the Force be with you"). Para comemorar a dia, a Disney+ reuniu todos os filmes da saga em um único lugar - e lançou um trailer épico.
Continue Lendo em...
https://olhardigital.com.br/cinema-e-streaming/noticia/star-wars-day-disney-lanca-trailer-epico-para-celebrar-data-confira/100265

Do Grand Canyon ao Monte Fuji, viaje ao redor do mundo em casa

GoogleMaps
Descubra o mundo com o Google Maps
Explore e viaje pelo mundo sem sair de casa
Basta Clicar no link abaixo:
GOOGLE MAPS

FONTE: Do Grand Canyon ao Monte Fuji, viaje ao redor do mundo em casa
https://www.google.com/maps/about/treks/#/grid

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@bol.com.br FAVOR INFORMAR O LINK