PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Ex-catador, professor radicado no Ceará cria computador de R$ 22 para ajudar estudantes durante pandemia

Aparelho, que pode ser conectado a um celular ou televisão, tem tamanho aproximado de 3 cm. A ideia é dar acesso à tecnologia às famílias mais vulneráveis.
Computador criado por professor no Ceará pode ser
 transportado no bolso, mas precisa de uma tela

 para teracesso ao sistema operacional.
— Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

POR G1 CE
Ex-catador de latinhas, o professor Ciswal Santos, de 31 anos, radicado em Juazeiro do Norte, na região do Cariri do Ceará, acaba de desenvolver um computador do tamanho de uma caixa de fósforo, para ampliar a acessibilidade tecnológica de famílias de baixa renda. O aparelho, que foi construído com um custo de apenas R$ 22, pretende auxiliar, sobretudo, crianças e jovens cearenses no ensino.

Em 2018, a história de Ciswal ganhou o Brasil após o professor ser selecionado para estudar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais conceituadas do mundo. A seleção ocorreu a partir de um projeto de sua autoria de geração de energia sustentável, captação de água e acesso à internet por baixo custo. O trabalho já foi implementado em uma aldeia de Moçambique, no continente africano, em janeiro deste ano.

Batizado de HYTEC One (que significa “Oi, tecnologia” em inglês), o computador foi criado com pequenos componentes eletrônicos, rodando um sistema operacional básico, que pode ser conectado a qualquer tela, seja um monitor ou um celular.

A ideia surgiu quando Ciswal começou a perceber a dificuldade de estudantes para assistir a aulas escolares remotamente, principalmente durante a pandemia de Covid-19, já que muitos não têm acesso à internet. “Um computador hoje é bem caro. A falta de acessibilidade me deixava desconfortável desde cedo”, justifica.

Quando ainda morava em sua terra natal, Palmares, em Pernambuco, Ciswal recorda que, aos 8 anos de idade, desejava muito fazer um curso de computação. “Pedi muito para meu pai, mas o valor do curso era a feira”, lembra. Sem dinheiro, sua família o colocou para estudar datilografia. “Quando estava terminando o HYTEC One, lembrei desse episódio. Se naquela época, um Ciswal tivesse aparecido ou o governo entregasse isso, o que eu estaria fazendo hoje? São coisas que fazem a gente ter empatia com o próximo”, justifica.

LEIA MAIS EM...
FONTE: G1
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/07/01/professor-radicado-no-ceara-cria-computador-de-r-22-para-ajudar-criancas-nos-estudos-durante-pandemia.ghtml

O pescador que descobriu um dos maiores poços de petróleo do México e morreu na pobreza

O pescador Rudesindo Cantarell Jiménez encontrou um dos maiores tesouros energéticos da história do México. A área que leva seu nome tornou-se o motor do desenvolvimento do país no final do século 20, mas o homem que o descobriu morreu na pobreza e no esquecimento.
O Complexo Cantarell já foi o segundo maior campo
 de petróleo do mundo — Foto: Getty Images via BBC
POR G1
O que Rudesindo Cantarell Jiménez guardou por quase uma década foi a localização de um dos maiores tesouros energéticos que a natureza deu ao México.

Em 1958, o pescador de 44 anos viu pela primeira vez uma mancha negra no meio das águas azul-turquesa do mar Campeche, no sudeste do país. A princípio, ele não deu muita importância ou não quis dar, sabendo que isso poderia transformar a vida de Ciudad del Carmen.

"Um dia fui direto para o óleo. Vi que uma enorme bolha estava se espalhando na superfície... pensei que era petróleo e tive a ideia. Um dia disse à minha esposa 'ei, acho que há petróleo em Carmen'", disse Cantarell à revista Proceso em 1983.

A suspeita era verdadeira: naquele local próximo à costa, a empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) encontrou o maior campo de petróleo da história do país.

Sob as águas calmas, havia 40 bilhões de barris, um tesouro enorme que, na época, estava atrás apenas do campo de petróleo de Ghawar, na Arábia Saudita.

A área foi batizada de Complexo Cantarell, em homenagem ao humilde pescador que levou os engenheiros de petróleo da Pemex à sua descoberta.

E também significou tragédia para muitos, incluindo o próprio descobridor.

"Foi um acidente para Rudusindo Cantarell, que transformou para sempre a paisagem e a condição social de sua ilha", disse à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC, o cineasta Rubén Imaz, que pesquisou a vida desse pescador para produzir o filme fictício Tormentero.

Um homem do mar

LEIA MAIS EM: FONTE: G1https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/01/o-pescador-que-descobriu-um-dos-maiores-pocos-de-petroleo-do-mexico-e-morreu-na-pobreza.ghtml

Como Deus É?

Mensagem
Para comemorar uma ocasião especial, meu marido me levou a uma galeria de arte para escolher uma pintura como presente. Escolhi um pequeno quadro de um riacho fluindo por entre uma floresta. O riacho tomava boa parte da tela e a maior parte do céu não aparecia. Entretanto, o reflexo na água revelava o Sol, as copas das árvores e a atmosfera nebulosa. A única forma de “ver” o céu era olhando a superfície da água.
No sentido espiritual, Jesus é como o riacho. Quando queremos ver a Deus, olhamos para Jesus. O escritor de Hebreus disse que Jesus “…expressa de forma exata o que Deus é…” (Hebreus 1:3). Embora possamos conhecer fatos sobre Deus através de declarações diretas já expressas na Bíblia, como “Deus é amor”, podemos aprofundar o nosso entendimento vendo como Deus agiria se enfrentasse os mesmos problemas que temos na Terra. Sendo Deus em forma humana, foi isso o que Jesus nos mostrou.
Na tentação, Ele revelou a santidade de Deus. Confrontando a obscuridade espiritual, demonstrou a autoridade divina. Lidando com os problemas das pessoas, mostrou-nos a sabedoria de Deus. Em Sua morte, Ele ilustrou o amor de Deus.
Embora não possamos compreender tudo sobre Deus – Ele é ilimitado e nosso pensamento é limitado – ao olharmos para Cristo não duvidamos do Seu caráter.
QUERIDO DEUS, OBRIGADO POR CRIARES UM JEITO DE TE CONHECERMOS. AJUDA-NOS A NOS APROXIMARMOS DE TI, OLHANDO PARA JESUS.

FONTE:
Jennifer Benson Schuldt
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM
http://www.mensagensqueedificam.com
mensagensqueedificam@gmail.com

Milhões de veículos foram largados para apodrecer assim, mas por quê?

@Reprodução / Youtube
Por Fatos Desconhecidos
Você já parou para pensar para onde vão os carros, aviões, navios, tanques de guerra e até mesmo bicicletas que não são mais utilizados?
Ao redor do mundo, existem cemitérios assustadores e meios de transporte usados há muito tempo.
Nesse vídeo, o nosso querido Ivan Lima mostra para vocês, o destino de algumas coisas usadas pelo homem.

Continue Lendo em: https://www.youtube.com/watch?v=cma3MjD6kjE&t=246s

Sem Censura comemora 35 anos no ar

O programa preparou uma edição especial, resgatando sua história
@
Nesta quarta-feira (1º), o Sem Censura comemora 35 anos no ar, um dos mais longos da TV brasileira. O programa preparou uma edição especial, resgatando sua história.
Tetê Muniz, a primeira apresentadora do Sem Censura, conta como o programa começou.
A cantora Lucy Alves fala da carreira, das lives durante a pandemia e ainda aproveita para relembrar sua primeira participação no Sem Censura.
A psicanalista Vera Iaconelli explica como as relações pessoais foram afetadas pelo isolamento social.
O Sem Censura traz ainda informações atualizadas da covid-19 com jornalistas no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
Participe também do programa, usando #semcensura no Twitter. A sua mensagem pode ser lida ao vivo.
Assista à edição especial a partir das 14h na TV Brasil e nas redes sociais da emissora.
CONFIRA O VÍDEO: Sem Censura comemora 35 anos no ar - https://www.youtube.com/watch?v=019ciQIo6pA&feature=emb_title
FONTE: Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-07/programa-sem-censura-comemora-35-anos-no-ar

Câmara pode votar hoje proposta que adia eleições deste ano

PEC foi aprovada na semana passada no Senado
@
A Câmara dos Deputados pode votar, hoje (1º), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20 que trata do adiamento das eleições municipais de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). A proposta, aprovada na semana passada no Senado, é o único item da pauta da sessão marcada para a tarde desta quarta-feira (1º).
A PEC prevê que o pleito seja realizado nos dias 15 e 29 de novembro, em vez das datas oficiais de 4 e 25 de outubro. Além da alteração nas datas de realização do pleito, o texto também estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e o início da propaganda eleitoral gratuita.
Na segunda-feira (29), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que ainda não havia acordo na Casa para aprovar a matéria, e que estava dialogando para conseguir um consenso em torno da proposta.
“É importante que a Câmara tome a sua decisão. Estamos dialogando para construir o apoio necessário, até a unanimidade, para que a gente possa votar, mas ainda estamos longe disso. A nossa intenção é, com diálogo, chegar até quarta-feira a uma solução para esse problema”, disse Maia.
FONTE: Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-07/camara-pode-votar-hoje-proposta-que-adia-eleicoes-deste-ano

Publicado decreto que torna sem efeito nomeação de Decotelli

@
Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (1º) decreto tornando sem efeito a nomeação de 25 de junho de 2020 de Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de ministro da Educação.
Desde a nomeação, os títulos acadêmicos exibidos por Decotelli em seu currículo têm sido alvo de questionamentos. Entre os títulos, Decotelli citava um doutorado na Universidade de Rosário, na Argentina, e um pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha. As duas titulações, no entanto, não foram confirmadas pelas universidades. O currículo de Decotelli foi editado na Plataforma Lattes, corrigindo as informações.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como novo ministro da Educação
Decotelli foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, mas não chegou a tomar posse. Em uma postagem nas redes sociais, Bolsonaro elogiou o ministro, mas reconheceu que ele errou nas informações prestadas sobre o currículo. 
FONTE: Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-07/publicado-decreto-que-torna-sem-efeito-nomeacao-de-dicotelli

Confira as dez publicações mais visualizadas do mês de junho

@
CONFIRA ABAIXO
AS 10 PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADOS DO MÊS DE JUNHO SÃO:

EM 1º LUGAR:  A CARTILHA DA ANA E DO ZÉ - UMA RELÍQUIA
EM 2º LUGAR: BOLO DE ANIVERSÁRIO EM FORMATO DE PÊNIS

EM 3º LUGAR: UMA CAMINHADA QUE FILMEI EM ARACOIABA
EM 4º LUGAR: Aracoiaba tem 111 servidores que receberam ajuda emergencial de R$ 600 indevidamente
EM 5º LUGAR: Blog do Parceiro e Lindas Mensagens desejam um bom Feriado a todos...
EM 6º LUGAR: CONHEÇA ISMAEL SILVESTRE, "ISMINHA TEAM"
EM 7º LUGAR: Veja como saber se seu CPF foi usado para fraudar o auxílio emergencial

EM 8º LUGAR: A maior cobra poderia estar escondida na Amazônia
EM 9º LUGAR: 8 de Junho - Dia Mundial dos Oceanos
EM 10º LUGAR: FOTO ANTIGUÍSSIMA... 



ATÉ A DATA DE 29/06/2020, lá no Blog Notícias do Parceiro:

As Dez Notícias mais lidas do mês no Blog do Parceiro

Camilo Santana anuncia que 34 municípios cearenses terão ampliação de leitos


FONTE DO VÍDEO:
Em pronunciamento nesta terça, 30, o governador Camilo Santana informou que 34 municípios cearenses terão ampliação de leitos para tratamento de Covid-19 com a chegada dos novos respiradores adquiridos pelo Governo do Estado.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK