PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 11 de maio de 2019

Quando Deus criou as Mães...

FAMÍLIA LIMA
Diz uma lenda que no dia em que o bom Deus criou a mãe, um mensageiro se acercou dele e lhe perguntou o porquê de tanto zelo com aquela criatura.
Em que, afinal de contas, ela era tão especial?
O bondoso e paciente Pai de todos nós lhe explicou que aquela mulher teria o papel de mãe, pelo que merecia especial cuidado.
Ela deveria ter um beijo que tivesse o dom de curar qualquer coisa, desde leves machucados até namoro terminado.
Deveria ser dotada de mãos hábeis e ligeiras que agissem depressa preparando o lanche do filho, enquanto mexesse nas panelas para que o almoço não queimasse.
Que tivesse noções básicas de enfermagem e fosse catedrática em medicina da alma. Que aplicasse curativos nos ferimentos do corpo e colocasse bálsamo nas chagas da alma ferida e magoada.
Mãos que soubessem acarinhar, mas que fossem firmes para transmitir segurança ao filho de passos vacilantes. Mãos que soubessem transformar um pedaço de tecido quase 
insignificante numa roupa especial para a festinha da escola. 
Por ser mãe, deveria ser dotada de muitos pares de olhos. Um par para ver através de portas fechadas, para aqueles momentos em que se perguntasse o que é que as crianças estão tramando no quarto fechado. Outro par para ver o que não deveria, mas precisa saber, e, naturalmente, olhos normais para fitar com doçura uma criança em apuros e lhe dizer: “Eu te compreendo. Não tenhas medo. Eu te amo”, mesmo sem dizer nenhuma palavra.
O modelo de mãe deveria ser dotado ainda da capacidade de convencer uma criança de nove anos a tomar banho, uma de cinco a escovar os dentes e dormir, quando estiver na hora.
Um modelo delicado, com certeza, mas resistente, capaz de resistir ao vendaval da adversidade e proteger os filhos, de superar a própria enfermidade em benefício dos seus amados e de alimentar uma família com o pão do amor.
Uma mulher com capacidade de pensar e fazer acordos com as mais diversas faixas de idade.
Uma mulher com capacidade de derramar lágrimas de saudade e de dor mas, ainda assim, de insistir para que o filho parta em busca do que lhe constitua a felicidade 
ou signifique seu progresso maior.
Uma mulher com lágrimas especiais para os dias de alegria e os de tristeza, para as horas de desapontamento e de solidão. 
Uma mulher de lábios ternos que soubesse cantar canções de ninar para os bebês e tivesse sempre as palavras certas para o filho arrependido pelas tolices feitas. 
Lábios que soubessem falar de Deus, do Universo e do amor. Que cantassem poemas de exaltação à beleza da paisagem e aos encantos da vida.
Uma mulher. Uma mãe. 
Ser mãe é missão de graves responsabilidades e de subida honra. É gozar do privilégio de receber nos braços, Espíritos do Senhor e conduzi-los ao Bem.
Enquanto houver mães na Terra, Deus estará abençoando o homem com a oportunidade de alcançar a meta da perfeição que lhe cabe, porque a mãe é a mão que conduz, o 
anjo que vela, a mulher que ora, na esperança de que os seus filhos alcancem felicidade e paz.
(Autor desconhecido ) 

Machucou? Saiba se deve usar compressas com gelo ou água quente

A temperatura da água deve variar de acordo com o tipo de tratamento a ser executado pois ela causa efeitos diversos. Saiba mais
KENNY WONG, UNSPLASH
O uso caseiro de compressas pode ajudar bastante a acelerar um processo de recuperação depois de uma pancada, por exemplo. No entanto, você sabe diferenciar quando é melhor usar o gelo e quando se deve recorrer à água quente? A resposta correta depende do tipo de dor que você está sentindo.

O gelo diminui o fluxo sanguíneo da região afetada, ajuda a desinchar e tem efeito analgésico, que se inicia aproximadamente depois de cinco minutos de uso. Sendo assim, compressas de gelo podem ser usadas após vacinas, em caso de dor de dente, pancadas no joelho ou quedas e para amenizar o cansaço muscular depois de atividades físicas.

As bolsas de gelo são um método simples e rápido para ajudar no tratamento. No caso das compressas frias, basta aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Se a dor for muscular, dores nas costas e na barriga, por exemplo, o desconforto é aliviado com uso de compressas quentes. As bolsas de água quente também servem para minimizar hematomas, cólicas menstruais, espinhas, furúnculos e torcicolos. Nesses casos, a água quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos e diminui a tensão muscular, promovendo o relaxamento.

A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos, mas deve sempre estar enrolada numa fralda de pano ou em outro tecido fino para que não queime a pele. No caso de pessoas com febre, as bolsas quentes não são recomendadas porque ajudam a elevar a temperatura do corpo.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Veja quatro alimentos que te envelhecem e saiba por que

A base do bom funcionamento do organismo é a renovação celular, mas alguns hábitos alimentares bastante comuns comprometem esse processo
STEPHANIE MCCABE, UNSPLASH
A alimentação correta é fonte de nutrientes. Por isso, o consumo equilibrado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais é capaz de potencializar o bom funcionamento do organismo, aumentando as respostas imunológicas e evitando o envelhecimento precoce. Dessa mesma forma, hábitos de alimentação que não saudáveis terão repercussões negativas na sua saúde.

O funcionamento do corpo depende da renovação constante das células, ou seja, células velhas e menos funcionais dão lugar a células mais jovens e mais atuantes. Esse processo de renovação, por sua vez, é dependente de nutrientes que vêm da alimentação. “Se uma dieta é incapaz de prover os nutrientes em quantidades adequadas, pode haver prejuízo neste processo. Se existe ineficiência no processo de renovação, há propensão para o acúmulo de células velhas. A consequência é o envelhecimento da aparência”, explica o nutricionista clínico funcional Guilherme Schweitzer.

Sabe-se hoje, na nutrição, que uma alimentação inadequada – rica em açúcares, farinhas refinadas, gorduras hidrogenadas, óleos vegetais com alto grau de refinamento, alimentos ultraprocessados, ausência de fibras, com poucas gorduras da série ômega 3 – instaura um quadro inflamatório e, consequentemente, agrava o processo de envelhecimento.

“Hábitos não saudáveis, somados, prejudicam o correto funcionamento corporal. A forma com que envelhecemos, devagar ou rapidamente, com ou sem saúde, é pautada no conjunto de hábitos que implementamos diariamente”, argumenta o profissional.
LEIA MAIS EM...

Vacina contra chikungunya já passa por testes em humanos

A pesquisa é conduzida por profissionais da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Os resultados inicias foram apresentados no Rio
GABRIEL JABUR/ AGÊNCIA BRASÍLIA
Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, já realizam testes em humanos para obter uma vacina segura e eficaz contra a chikungunya. O estudo foi apresentado na sexta-feira (10/05/2019), no Rio de Janeiro, pelo infectologista mexicano Arturo Reyes-Sandoval, no Simpósio Desafios e Oportunidades na Pesquisa Clínica em Chikungunya: Produzindo Evidências para Saúde Pública.

A vacina contra o vírus da chikungunya já está em testes em 24 voluntários no Reino Unido e deve passar por uma nova rodada de testagens ao longo do ano que vem, com entre 120 e 150 pessoas no México. Arturo conta que os testes realizados atualmente buscam uma dosagem eficiente para a imunização, que já demonstrou não apresentar efeitos adversos.

O estudo no México deve avaliar também a possibilidade de uma vacina que combine a imunização da chikungunya e da zika de forma segura. Caso a pesquisa caminhe no melhor dos cenários, estima, uma vacina contra a doença pode estar disponível em cinco anos.

O pesquisador afirma que, ao contrário de outros vírus, o da chikungunya tem uma capacidade limitada de mutação, o que permitiu que os pesquisadores mapeassem todas as suas formas registradas e criassem uma vacina com base em uma sequência genética que abrange todas e permitisse precaver futuras mutações.
LEIA MAIS EM...

Presidente Bolsonaro mantém Tarcísio Vieira como ministro do TSE

Jurista foi reconduzido à vaga para os próximos dois anos. No período, processos importantes relativos às eleições passadas serão julgados
ROBERTO JAYME/ASICS/TSE
presidente Jair Bolsonaro decidiu reconduzir o advogado Tarcísio Vieira como ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo período de mais dois anos. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (10/05/2019). É a segunda nomeação de Bolsonaro para a Corte eleitoral – no mês passado, ele já havia escolhido o advogado Sérgio Banhos para a vaga de Admar Gonzaga, que desistiu de tentar ser reconduzido.

Tarcísio assumiu a cadeira de titular em 2017, nomeado pelo então presidente Michel Temer, na véspera do julgamento que livrou o emedebista da cassação do mandato. O advogado possui doutorado em direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e é professor-adjunto da Universidade de Brasília (UnB).

O TSE é formado por sete ministros titulares. Três são oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois são advogados. Enquanto os ministros do STF e do STJ seguem um esquema de rodízio para atuar no TSE, os representantes da classe de juristas são escolhidos por meio de lista tríplice submetida ao presidente da República.

As escolhas para o TSE são importantes para o Planalto já que a campanha de Bolsonaro à Presidência da República é alvo de oito processos que apuram supostas irregularidades, como disparo em massa de mensagens no WhatsApp contra o PT, ataque cibernético ao grupo de Facebook Mulheres Unidas contra Bolsonaro e outdoors espalhados com o nome de Bolsonaro em diversos municípios brasileiros. A defesa da campanha nega irregularidades.

Como evitar ciladas no feriado do Dia das Mães

Em entrevista ao Jornal Alerta Geral a diretora do Procon Fortaleza, Claudia Santos, apresenta dicas para que o consumidor não saia prejudicado nesse feriado
Foto: Redação
Os cearenses comemoram o Dia das Mães nesse domingo (12). A data aquece o comércio nas lojas físicas e em sites pela internet – no entanto, é preciso ficar atento. A diretora do Procon Fortaleza, Claudia Santos, alerta que essa data serve para que pessoas mal-intencionadas se beneficiem.

Em entrevista ao Jornal Alerta Geral, a diretora apresenta uma série de dicas para que o consumidor não saia prejudicado nesse feriado. Além do Procon, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) recebe, por meio do site, denúncias de abusos cometidos por fornecedores.

O Procon é um órgão da Secretaria de Defesa do Consumidor, que foi criado através da lei nº 8.740 e tem por objetivo principal assegurar a observância e exercício real do Código de Defesa do Consumidor. Os consumidores podem entrar em contato por meio do site oficial do órgão.
LEIA MAIS EM...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK