PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Triplo homicídio é registrado na zona rural de Aracoiaba

Mateus Fonseca de Assis, 17 anos, Vilmar Rodrigues da Silva Filho, 20 anos e Raimundo Alves de Brito, 32 anos, não tinham passagem pela polícia

POR NOTÍCIAS DE PENTENCOSTEDelegacia Municipal de Aracoiaba investiga a morte de dois homens e um adolescente executados a tiros quando trafegavam juntos em uma motocicleta na CE-464, no distrito de Ideal, zona rural de Aracoiaba. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (18), por volta das 3 horas.

Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) afirma que os policiais foram acionados por populares e quando chegaram ao local encontraram o corpo de Mateus Fonseca de Assis17 anos, Vilmar Rodrigues da Silva Filho, 20 anos e Raimundo Alves de Brito32 anos. As vítimas, que não tinham passagem pela polícia, estavam caídas próximas a uma moto.

Conforme testemunhas, Mateus, Vilmar e Raimundo foram abordados por suspeitos em um veículo, que fugiram após atacarem o trio. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi ao local e realizou os primeiros levantamentos que auxiliarão as investigações da polícia.

O triplo homicídio ocorrido em Aracoiaba aconteceu no mesmo dia em que cinco homens foram mortos a tiros em uma residência em Quiterianópolis. Segundo informações de testemunhas, as vítimas estavam consumindo bebidas alcoólicas quando quatro homens armados entraram no local, pediram para as vítimas ficarem deitadas e efetuaram vários disparos. Três vítimas da chacina não possuíam antecedentes criminais, já outras duas possuíam passagem pela polícia.

FONTE: https://www.noticiasdepentecoste.com/2020/10/triplo-homicidio-e-registrado-na-zona.html

Em 2021, só a Carteira de Trabalho Digital será aceita. Entenda como funciona

Falta de universalização à internet pode prejudicar trabalhador no uso da carteira digital, afirma advogada trabalhista

POR CUT - Apesar de 47 milhões de brasileiros não terem acesso à internet, com a justificativa de modernizar a máquina pública governos antitrabalhadores, como o de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (ex-PLS), ignoram a desigualdade e substituem o  atendimento presencial pelo remoto em agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a carteira profissional azul de papel pela Carteira de Trabalho Digital, prejudicando milhões de trabalhadores e trabalhadoras.

Atualmente, os dois tipos de carteira (física, que deixou de ser produzida pelo governo federal em 2019, e a digital) têm sido utilizadas porque é preciso que todas as empresas, inclusive patrões de trabalhadores domésticos, tenham  feito inscrição no eSocial, prazo que termina no próximo ano. A partir de 2021 somente a carteira digital será aceita.

LEIA TAMBÉM: Obter a Carteira de Trabalho

A vantagem é que a desde que a carteira digital passou a vigorar, as empresas são obrigadas a informar os dados do documento no site do antigo Ministério do Trabalho (MTE) para que o trabalhador tenha acesso às suas informações profissionais, bem como verificar depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A desvantagem é que nem todos terão acesso a esses benefícios. De acordo com pesquisa sobre a desigualdade digital no país feita pela pesquisa TIC Domicílios 2019, divulgada em março de 2019, 26 milhões de brasileiros não tinham sem acesso a web somente na classe “D” e “E”; 20 milhões de domicílios (28%) não possuíam conexão à Internet, realidade que afetava especialmente famílias com renda de até um salário mínimo (45%); 35 milhões de pessoas em áreas urbanas (23%) e 12 milhões em áreas rurais (47%) seguiam desconectadas, sem internet; 58% de brasileiros buscam a rede exclusivamente pelo telefone móvel, proporção que chega a 85% na classe “D” e “E”.

O governo está emitindo a carteira digital previamente para todos os brasileiros e estrangeiros registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF), mas é o trabalhador ou a trabalhadora, no entanto, que terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço específico (veja abaixo), muitos deles sem acesso a internet ou com pouco acesso e também sem saber usar, explica a advogada especialista em Direito do Trabalho, Cíntia Fernandes.

“O país caminha para a modernização, mas ainda temos um problema que precisamos enfrentar que é enorme, que é a desigualdade social e nem todo mundo tem acesso à internet”, diz Cíntia, que é sócia do escritório Mauro Menezes & Advogados.

De acordo com a advogada, as audiências remotas que alguns juízes do Trabalho têm utilizado para julgar ações trabalhistas mostram que uma grande massa de trabalhadores não tem acesso à internet e os poucos que têm não sabem usar.

Para ela, poucos conseguirão acessar dados do FGTS e do INSS,  informações facilitadas pela carteira digital “para checar se os patrões estão cumprindo com a legislação trabalhista, fazendo corretamente as contribuições de Previdência e FGTS”.

Outro problema que pode dificultar a universalização da carteira digital é que nem todas as empresas se cadastraram no eSocial e até o ano que vem ainda podem pedir a carteira profissional em papel ao trabalhador. Caso não tenha, ele pode justificar o pedido de confecção de uma carteira física nas sedes regionais da Secretaria do Trabalho.

A mesma realidade vivem os pequenos comerciantes dos pontos mais distantes do país que precisam se cadastrar no eSocial até 2021, acredita a advogada.

“Essas empresas ficarão sujeitas a multas e penalidades administrativas, mas por enquanto ninguém sabe quais serão. Mas, certamente poderá ocorrer neste sentido demandas judiciais”, acredita a advogada.

Entenda como adquirir a carteira digital

Quem tem a carteira profissional física já tem automaticamente seus dados migrados para a carteira digital. Para ter acesso ao seu cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

Quem ainda não tem, precisa fazer o cadastramento no site do MTE ou baixar o aplicativo da carteira digital no celular, para os modelos IOS e Android.

CONTINUE LENDO EM:  https://www.cut.org.br/noticias/em-2021-so-a-carteira-de-trabalho-digital-sera-aceita-entenda-como-funciona-2f63

Gato no Mato Grosso é o primeiro animal diagnosticado com coronavírus no Brasil

Casos de transmissão para animais de estimação são raros, e não há registro de transmissão do vírus de animais para humanos

POR OLHAR DIGITALDesde o início do ano, há relatos de que animais podem contrair o coronavírus, inclusive com leões e tigres confirmados com o vírus em um zoológico em Nova York e gatos domésticos na China. Agora, no entanto, essa se tornou uma realidade mais próxima, com o primeiro animal de estimação a ser diagnosticado no Brasil: uma gata da cidade de Cuiabá.

Continue Lendo: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/gato-no-mato-grosso-e-o-primeiro-animal-diagnosticado-com-coronavirus-no-brasil/108877

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK