PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 16 de abril de 2022

Taxa extra na conta de luz deixa de ser cobrada a partir deste sábado

A redução estimada pelo governo para o consumidor é de 20%

POR AGÊNCIA BRASIL - A partir deste sábado (16), a conta de luz pode ficar mais barata, com o fim a bandeira de escassez hídrica que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida, que encarecia os custos da energia elétrica, estava em vigor desde setembro de 2021.

A redução estimada pelo governo nas contas de luz para o consumidor é de cerca de 20%. Isso será possível porque, com os reservatórios de quatro das cinco regiões do país mais cheios, é possível, ao operador do sistema elétrico nacional, dispensar o uso de termelétricas, que têm custo maior do que o das hidrelétricas. Apenas os reservatórios da Região Sul estão baixos, devido à estiagem que atinge a região. 

Leia Também: Brasileiros pagam R$ 12 bi em impostos e subsídios por mês e têm conta de luz entre as mais caras do mundo

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês. A medida, no entanto, acabou sendo antecipada em cerca de 15 dias.

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil enfrentou, em 2021, “a pior seca já registrada na história”.

“Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, informou, em nota, a pasta.

De acordo com o ministério, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. Em entrevista concedida no início da semana ao programa A Voz do Brasil, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o secretário de Energia Elétrica do ministério, Christiano Vieira,  disse que atualmente os reservatórios estão, em média, com 70% de níveis de armazenamento, o que, segundo ele, “é muito relevante nessa época do ano”.

“Não dispomos de níveis assim desde 2012. Temos uma condição de segurança muito considerável. Na prática, significa que pouca geração termelétrica será necessária, o que se traduz em uma expectativa de bandeira verde até o final do ano”, disse.

FONTE:https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-04/taxa-extra-na-conta-de-luz-deixa-de-ser-cobrada-partir-deste-sabado

Uma laranja por dia, não sabe o bem que lhe fazia; Veja os benefícios!

Esta fruta ajuda a combater doenças, a controlar a pressão arterial e a emagrecer

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - "De manhã é ouro, à tarde, prata, e à noite mata." Será este ditado popular um fato comprovado? Muito rica em vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, vitaminas do grupo B e provitamina A, a laranja é uma fruta que pode fazer muito pelo seu corpo.

Conforme explica um artigo do portal Nova Mulher, a laranja ajuda a controlar a pressão arterial, combate doenças e é muito rica em vitamina C. Uma laranja cobre as nossas necessidades diárias desta vitamina, uma das melhores formas de ajudar o sistema imunológico.

Além disso, a laranja também melhora o sistema digestivo, dá maior saciedade e tem propriedades diuréticas.

Leia Também: Laranja: 11 benefícios para a saúde e como consumir

O problema? Por contar, em média, 90 calorias, pode contribuir para o aumento de peso se for misturada com açúcar.

As melhores laranjas são aquelas que são firmes e pesadas, com casca lisa e sem manchas ou cortes. Casca enrugada indica que não é fresca.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1893438/uma-laranja-por-dia-nao-sabe-o-bem-que-lhe-fazia-eis-os-beneficios

Mesmo com liberação de máscaras em ambientes fechados no Ceará, passaporte vacinal ainda deve ser apresentado; saiba o porquê

O último decreto determinado pela governadora Izolda Cela permitiu a liberação do uso de máscaras de proteção contra a Covid, mas manteve a obrigatoriedade da apresentação de comprovante vacinal para a entrada em diversos ambientes. Epidemiologista explica a decisão.

POR G1 CEApesar do uso de máscara em ambientes fechados ter deixado de ser obrigatório no Ceará, com algumas exceções, o passaporte vacinal permanece sendo cobrado para a entrada em eventos e estabelecimentos, conforme o último decreto da governadora Izolda Cela (PDT) publicado nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial do Estado.

A razão pela qual o uso das máscaras foi flexibilizado relaciona-se ao avanço na aplicação das vacinas contra a Covid-19. Com a imunização de quase 90% dos cearenses com o esquema vacinal completo (pelo menos as duas primeiras doses), considera-se um "bom nível de controle" da pandemia no estado, conforme Izolda Cela. 

Leia Também: Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em ambientes fechados no Ceará

"Esse momento é importante, quando a decisão permite a desobrigação do uso de máscara nos ambientes fechados e lembrando uma coisa muito importante: as recomendações permanecem. O próprio decreto traz recomendações", disse a gestora.

CONTINUE LENDO...

Centro Cultural Banco do Brasil oferece exposição on-line gratuita sobre o Egito Antigo

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!

Conhecer a história da civilização de determinadas sociedades é uma ótima forma de compreender a evolução da humanidade. Além disso, é uma maneira de descobrir como os povos antigos eram organizados sem as tecnologias de hoje.

Diante disso, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) disponibilizou uma exposição on-line gratuita sobre o Egito Antigo. A mostra é composta por 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim, na Itália, o segundo maior acervo sobre o Egito do mundo.

Exposição Egito Antigo CCBB

A exposição Egito Antigo: Do cotidiano à eternidade conta com amuletos, pinturas, registros escritos, esculturas e pedaços de cerâmica para explicar de forma didática e interativa a historiografia da civilização egípcia. O material está dividido em 3 seções: vida cotidiana, religião e costumes funerários.

Cada seção possui fotos em alta definição das peças enviadas pelo Museu, na Itália, e uma explicação em áudio sobre a história e a utilidade do objeto (escultura ou estátua, por exemplo) para a sociedade egípcia. Além disso, o CCBB produziu pequenos vídeos para introduzir as temáticas abordadas nas seções, como o do papel dos escribas na sociedade e do pensamento sobre a eternidade.

O tour possui narração de Pieter Tjabbes, curador do CCBB e responsável por guiar os(as) visitantes. A exposição também disponibiliza audiodescrição e tradução para a linguagem brasileira de sinais (Libras), de modo a garantir maior acessibilidade para os(as) usuários(as).

A fim de melhorar a experiência digital e oferecer uma abordagem completa do conteúdo da mostra, Pieter fez uma palestra virtual contando os bastidores da exposição e destacando as principais peças vindas da Itália. Os itens possibilitaram a elaboração de um guia educativo voltado para educadores(as) e alunos(as), que pode ser utilizado como complemento durante as aulas sobre o tema. Para acessar a exposição completa, clique aqui.

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK