PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Não gosta de beber água? O truque está em aromatizá-la. Três sugestões

 As dicas saudáveis são da BodyConcept

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Beber água é muito importante. Até aqui, sem surpresas. Porém, há quem não beba o suficiente e quem o faça sob muito esforço. Assim, a BodyConcept sugere algumas alternativas saudáveis para aqueles que não gostam de beber água.

Água aromatizada de framboesa e hortelã: "coloque 1,5 litro de água num jarro ou garrafa juntamente com um pacote de chá de hibisco. Deixe esfriar e acrescente umas folhas de hortelã e algumas framboesas".

Leia Também: Como Beber Mais Água e manter-se hidratado o dia todo

Água aromatizada de limão e alecrim: "num jarro ou garrafa coloque 1,5 litro de água juntamente com duas rodelas de limão, uma rodela de gengibre fresco e um ramo de alecrim".

Água aromatizada de limão e morangos: "num jarro ou garrafa coloque 1,5 litro de água juntamente com duas rodelas de limão, 8 morangos cortados e ainda, para o toque final, pode adicionar manjericão".

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1800944/nao-gosta-de-beber-agua-o-truque-esta-em-aromatiza-la-tres-sugestoes

Homens se fingem de grávidas em inscrição digital para vacinação em MG

A prefeitura identificou as tentativas de fraude e acionou a Polícia Federal e o Ministério Público

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Um grupo de 17 homens de Divinópolis, a 110 km de Belo Horizonte, tentou se passar por grávidas, em agendamento online, para furar a fila de vacinação contra a Covid-19 e receber doses do imunizante da Pfizer.

A prefeitura identificou as tentativas de fraude e acionou a Polícia Federal e o Ministério Público.

Os 17 suspeitos, com idades entre 18 e 50 anos, já foram identificados. Eles não foram presos nem chegaram a ir pessoalmente aos postos, mas podem ser investigados pela Polícia Civil por estelionato.

O sistema de cadastramento da prefeitura da cidade para vacinação da população é feito pela internet. Os dados são colocados no sistema por quem será imunizado e vão para uma central de processamento. As informações são conferidas com as já existentes sobre a pessoa na prefeitura.

Em seguida, conforme a ordem das prioridades definidas pelo Ministério da Saúde, a população se dirige a drive-thrus para a imunização, onde é feita nova triagem, com checagem de documentos.

Quem não tem carro ou, por motivos de saúde, não tem condições de se deslocar até um ponto de drive-thru telefona para a prefeitura e solicita a vacinação em casa. O objetivo, segundo o secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo da Silva, é evitar filas nos postos.

Segundo o secretário, a tentativa de fraude foi detectada ainda na análise dos dados colocados pelos 17 homens no cadastramento pela internet. "Apareceu um fulano de tal, homem, como grávida."

O anúncio de que os 17 homens haviam sido pegos na tentativa de fraude ocorreu no início da semana. Conforme o secretário, muito dificilmente o grupo conseguiria ser imunizado. "Foi muita ingenuidade. O problema é que eles podem ter pegado o lugar de alguém na fila eletrônica", aponta. Os 17 nomes já foram retirados do sistema.

Ao se colocarem como grávidas, os membros do grupo foram automaticamente encaminhados para a parcela da população que receberá a vacina da Pfizer. "A indicação é que grávidas e puérperas recebam esse imunizante. Para os demais segmentos em Divinópolis são usadas as vacinas Astrazeneca e Coronavac", afirma o secretário.

Neste mês a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu o uso da Astrazeneca para grávidas depois da suspeita de morte de uma gestante no Rio de Janeiro após tomar a vacina. O caso ainda está sendo investigado.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/1808488/homens-se-fingem-de-gravidas-em-inscricao-digital-para-vacinacao-em-mg

Respirar corretamente melhora a capacidade funcional dos pulmões e traz benefícios à saúde; confira dicas

Respirar corretamente melhora a capacidade funcional dos pulmões e traz benefícios à saúde; confira dicas

POR GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁInspirar e expirar é um ato automático e involuntário, mas a devida atenção à prática da respiração pode ser um fator determinante para a saúde de qualquer pessoa. “O ideal é que todos possam aprender a respirar corretamente, principalmente quando estamos saudáveis. Os exercícios respiratórios ajudam na prevenção de doenças, infecções pulmonares e, principalmente, nas sequelas pós-Covid-19”, orienta Gabriel Coutinho, fisioterapeuta cardiorrespiratório do Centro de Extensão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Para o especialista, é importante promover a respiração consciente, uma vez que as células corporais necessitam de oxigênio e precisam limpar o dióxido de carbono. Neste processo, chamado de hematose, os pulmões são os órgãos responsáveis pela troca gasosa.

“Quando respiramos adequadamente, melhoramos nossa ventilação pulmonar, aumentamos o volume de ar nos pulmões, mobilizamos as secreções das vias aéreas respiratórias, facilitando a hematose e, consequentemente, levando oxigênio para todo o organismo”, destaca Coutinho.

Para isso, é preciso treinar exercícios respiratórios, na inspiração pelo nariz, que é uma barreira imunológica. “Encher os pulmões, não apenas o tórax, mas também o abdômen, pois nas bases pulmonares têm muito mais alvéolos e capilares sanguíneos que irão aumentar a troca gasosa”, pondera o fisioterapeuta. “Para finalizar com a respiração, podemos fazer expiração pela boca. A respiração abdominal também ajuda no alongamento do diafragma, principal músculo da respiração”, acrescenta.

CONTINUE LENDO EM: https://www.ceara.gov.br/2021/05/28/respirar-corretamente-melhora-a-capacidade-funcional-dos-pulmoes-e-traz-beneficios-a-saude-confira-dicas/

Anvisa alerta para riscos do uso indiscriminado de paracetamol

Recomendação é fazer uso conforme as indicações contidas na bula

POR AGÊNCIA BRASIL - O uso indiscriminado de paracetamol para alívio de dores e febre após a vacinação contra covid-19 pode levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e morte. O alerta é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a agência, o paracetamol deve ser usado com cautela, “sempre observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária”.

A Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária recomenda aos profissionais de saúde e à população que notifiquem à Anvisa os casos de reações indesejadas após o uso do medicamento.   

As principais reações observadas após a vacinação contra covid-19 são febre e dores de cabeça e no corpo, que variam de leves a moderadas. Mas é bom lembrar que esses efeitos devem desaparecer em poucos dias.

Notificação

A ocorrência de quaisquer efeitos indesejados após a utilização de paracetamol e de outros medicamentos deve ser imediatamente registrada por meio do VigiMed, sistema da Anvisa destinado às notificações de eventos adversos, tanto por cidadãos quanto por serviços de saúde. Já as suspeitas de desvios de qualidade (queixas técnicas) referentes a fármacos em instituições de saúde devem ser registradas por meio do Notivisa

A Anvisa destaca que é de suma importância a notificação ter um conjunto de informações, como a identificação detalhada do medicamento suspeito, dados do fabricante, concentração e lote, bem como a dose e o seu tempo de uso. 

Atenção ao uso correto 

De acordo com a Gerência-Geral de Monitoramento, o paracetamol vem sendo utilizado para aliviar sintomas de eventos adversos pós-vacinais, como febre e dores de cabeça. Entretanto, a utilização incorreta pode causar eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa com desfecho fatal, quando o uso é prolongado ou acima da dose máxima diária.

Deve-se ter em mente que para qualquer medicamento existe um risco associado ao seu consumo. Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações da bula e as orientações dos profissionais de saúde. 

Recomendações

Confira abaixo as informações sobre a dose máxima diária de paracetamol para cada faixa etária, conforme a bula do medicamento: 

Adultos e crianças acima de 12 anos: dose máxima de 4 gramas em um dia. 

Crianças entre 2 e 11 anos: não devem ser utilizados mais de 50-75 mg/kg em um dia (24 horas).

Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos ou com menos de 20 kg: consulte o médico antes de usar.

Para mais informações sobre as recomendações de uso dos medicamentos, consulte a bula disponível no Bulário Eletrônico da Anvisa

*Com informações da Anvisa.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-05/anvisa-alerta-para-riscos-do-uso-indiscriminado-de-paracetamol

Lei com penas mais duras contra crimes cibernéticos é sancionada

Legislação fica mais rigorosa para furtos e estelionato na internet

POR AGÊNCIA BRASIL - O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei nº 4.554/2020, que amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. O projeto altera o Código Penal e cria um agravante, com pena de reclusão de quatro a oito anos, para o crime de furto realizado com o uso desses aparelhos, estejam ou não conectados à internet, seja com violação de senhas, mecanismos de segurança ou com o uso de programas invasores. O texto foi aprovado no início do mês pelo Congresso Nacional e a sanção será publicada na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial da União.

A lei estabelece que, no crime de invasão de dispositivo informático previsto no Código Penal, tal penalidade passará a ser de reclusão, de um a quatro anos, e multa, aumentando-se a pena de um terço a dois terços se a invasão resultar em prejuízo econômico. Nessa circunstância, a pena aplicável era de detenção de três meses a um ano e multa. 

A medida determina também que, se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena passará a ser de reclusão, de dois a cinco anos, e multa. Até então, a pena em vigor neste caso era de reclusão, de seis meses a dois anos, e multa. 

Se o crime for praticado contra idoso ou vulnerável, a pena aumenta de um terço ao dobro, considerando-se o resultado. E, se for praticado com o uso de servidor de informática mantido fora do país, o aumento da pena pode ir de um terço a dois terços.

No crime já existente de invadir aparelhos de informática para obter dados, modificá-los ou destrui-los, o projeto aumenta a pena de detenção de 3 meses a 1 ano para reclusão de 1 a 4 anos. A redação do tipo penal é alterada para definir que há crime mesmo se o usuário não for o titular do aparelho, condição comum no home office.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-05/lei-com-penas-mais-duras-contra-crimes-ciberneticos-e-sancionada

Dia internacional comemora importância de brincadeiras na infância

Brincar é direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente 

POR AGÊNCIA BRASIL - Brincar de boneca, de colorir, de massinha, jogar bola, tocar pianinho são as brincadeiras preferidas da Mariah Alves Ferraz, de 5 anos. No Dia Internacional do Brincar, celebrado nesta sexta-feira (28), ela e milhões de crianças em todo o mundo brincam para se divertir, mas, além disso, a brincadeira é parte fundamental do desenvolvimento infantil, diz a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.

“Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil. É por meio dos jogos e brincadeiras que as crianças aprendem sobre o mundo e sobre elas. As crianças aprendem o tempo todo sozinhas, com outras crianças, com objetos, com adultos. Brincar é um direito, e as situações que são promovidas pelas brincadeiras ajudam muito no desenvolvimento da autonomia”.

A psicóloga Dora Leite, coordenadora do Setor Child Life, do Sabará Hospital Infantil (SP), completa: “Considerando que o brincar é a linguagem da criança, essa ação se desenvolve nas áreas tanto cognitiva, quanto afetiva, motora e social”. 

As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Sua importância é tanta que é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem até um dia de celebração: 28 de maio.

Durante o período de isolamento social, porém, algumas atividades ficaram limitadas e está cada vez mais difícil manter as crianças tranquilas dentro de casa. O afastamento da rotina escolar, dos amigos e dos familiares tem criado o que alguns chamam de “estresse tóxico”, no qual as crianças ficam inquietas e entediadas.

CONTINUE LENDO EM: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-05/dia-internacional-comemora-importancia-de-brincadeiras-na-infancia

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK