PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Covid-19: USP disponibiliza áudios e vídeos para combater fake news

Objetivo é conscientizar e esclarecer a população

Por Agência Brasil - Diante da profusão de mensagens falsas sobre covid-19 nas redes sociais, representantes do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) procuram fornecer conteúdos confiáveis à população. A União Pró-Vacina, que conta com o apoio de sete instituições, criou materiais que podem ser usados por qualquer pessoa, para que possam, com isso, manter seu círculo social devidamente informado.

Ao todo, 11 são 1 vídeos e 13 áudios. Entre os temas abordados, estão a importância da campanha de vacinação e o esclarecimento de dúvidas em torno de vacinas.

Ao todo, 11 vídeos e 13 áudios: estão disponíveis para download

Um dos boatos que circulam - há anos, na verdade, entre movimentos anti-vacina - é o de que imunizantes provocam autismo, o que não é verdade. A hipótese de haver tal associação surgiu em 1998, com a publicação de um artigo assinado por um médico inglês, chamado Andrew Wakefield, publicado na revista científica The Lancet.

O estudo teve uma amostragem bastante pequena e não apresentou evidências científicas que pudessem, de fato, levar a essa conclusão. A pesquisa investigou 12 crianças com autismo, sendo que os pais de oito delas declararam que os sintomas do transtorno apareceram após a vacinação tríplice para rubéola, caxumba e sarampo, o que sugeria a relação com o imunizante. Além disso, foi descoberta uma zona cinzenta quanto às intenções do pesquisador: ele manipulou resultados para chegar ao resultado que queria, que favorecia o grupo financiador de seu trabalho, que levantava provas para usar em um processo contra produtores da vacina tríplice.

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 3º lugar, em números absolutos, em casos confirmados de covid-19, perdendo somente para os Estados Unidos e a Índia. Na última quinta-feira (7), o país ultrapassou a marca de 200 mil mortes decorrentes da infecção pelo Sars-CoV-1, e o total de casos acumulados da doença no país chega a 8.075.998.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/covid-19-usp-disponibiliza-audios-e-videos-para-combater-fake-news

Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus

Descumprimento poderá levar à eliminação dos candidatos

Por Agência Brasil - Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem estar atentos às regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As medidas que devem ser adotadas tanto na aplicação do Enem impresso quanto do Enem digital estão previstas nos editais dos exames, e o descumprimento poderá levar inclusive à eliminação dos candidatos.

A máscara de proteção facial será item obrigatório nesta edição do Enem. Além de precisar apresentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova. 

Dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde. 

O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. Toda vez que retirarem a máscara, os participantes não devem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. 

Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes. 

Quem for diagnosticado com covid-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra infectocontagiosa até a realização do exame deve comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161. Esses candidatos terão direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.

LEIA MAIS EM...

Janeiro é mês de conscientização sobre a Hanseníase

Neste mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vai divulgar, com apoio de médicos da área, material sobre a doença

Por Blog Notícias do Parceiro - Por acaso você viu, nos últimos dias, um prédio público ou algum monumento iluminado de roxo? Caso tenha visto, saiba que é uma forma chamar a atenção da sociedade para a hanseníase. O Janeiro Roxo foi criado em 2016 e tem o último domingo do mês como data símbolo. Nesse dia é celebrado o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase. São 30 mil novos casos da doença por ano no Brasil, que é o país com o segundo maior número de casos, perdendo apenas para a Índia.

Neste mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vai divulgar, com apoio de médicos da área, material sobre a doença. Entre as informações, a descrição de sinais e sintomas da hanseníase e orientações sobre onde buscar diagnóstico e iniciar o tratamento. A hanseníase, segundo especialistas, é uma doença estigmatizada e cercada de preconceito.

“Combater o estigma é salvar vidas. Por isso, queremos auxiliar a sociedade a compreender essa doença. Desfazer mitos e fazer prevalecer a verdade sobre a hanseníase são as principais formas de ajudar profissionais da área de saúde, familiares, amigos e principalmente aqueles que buscam por tratamento”, afirmou o vice-presidente da SBD, Heitor Gonçalves.

LEIA MAIS EM...

As cenouras fazem (mesmo) bem aos olhos? Toda a verdade

Será que a história contada pelas mães e pais de todo o mundo é verdadeira?

Por Notícias ao Minuto - Popular em todo o mundo, as cenouras são vegetais altamente nutritivos.

E lembra-se, muito provavelmente, de ouvir a sua mãe ou o seu pai dizerem que elas fazem bem aos olhos. Será verdade?

Sim! Segundo a Healthline, as cenouras são especialmente ricas em antioxidantes luteína e beta-caroteno, que comprovadamente protegem os seus olhos.

As cenouras também podem beneficiar a sua digestão, coração, pele e saúde em geral.

Se quiser manter os seus olhos saudáveis, também deve estabelecer outros hábitos de proteção da visão, como fazer exercício, usar óculos escuros, limitar o tempo no celular e televisão, seguir uma dieta equilibrada e não fumar.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1766314/as-cenouras-fazem-mesmo-bem-aos-olhos-toda-a-verdade

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK