PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Clarão sobre o Sul do Brasil foi causado por fenômeno corriqueiro


FONTE DO VÍDEO: Superbólido registrado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina pelas câmeras da BRAMON, Clima ao Vivo e Observatório Heller & Jung.
Por Agência Brasil - Um meteoro super luminoso penetrou a atmosfera terrestre e cruzou o céu sobre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada de hoje (1º). Considerado corriqueiro por astrônomos profissionais, o fenômeno foi registrado por câmeras amadoras e divulgado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), uma organização mantida por voluntários e colaboradores interessados no estudo dos astros e fenômenos celestes. As imagens captam o exato momento em que, por alguns segundos, a luz produzida pelo superbólido parece transformar a noite em dia.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, o brilho intenso que costuma caracterizar os superbólidos é um fenômeno complexo, relacionado principalmente à velocidade com que os meteoroides rompem a atmosfera. Pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ligado ao Observatório Nacional e coordenador da Rede Exxos de Monitoramento de Meteoros, De Cicco trata o episódio como algo frequente.
“Todos os anos, entram na atmosfera terrestre cerca de 30 toneladas do que chamamos de meteoroides, que são pequenos pedaços de rochas capazes de gerar bólidos como este. A maior parte das vezes isto ocorre sobre o mar, já que a maior parte do globo é coberta por oceanos. Por isto não temos mais registros de casos como este”, disse o astrônomo à Agência Brasil.
“Em outubro de 2015, um superbólido extremamente brilhante cruzou a região oceânica do Rio de Janeiro, acordando muita gente no meio da madrugada. Foi um evento ainda mais intenso, mais crítico, mas sem a mesma repercussão, pois ainda não havia tantas câmeras captando imagens como as registradas ontem”, acrescentou De Cicco.
“Os superbólidos realmente brilham muito. Quando as pessoas veem imagens como estas, pensam que elas devem ter sido causadas por algo muito grande, do tamanho de um caminhão, mas não é. Em média, podemos dizer que são fragmentos de cerca de 100 quilos, no máximo 200 quilos, e que vão se fragmentando até quase se pulverizarem à medida que, na queda, enfrentam maior resistência da atmosfera”, acrescentou De Cicco, comentando que, até o início da tarde, os órgãos oficiais, como o Observatório Nacional, não tinham recebido relatos de que algum fragmento tenha atingido o solo.
“Como sempre, os caçadores de meteorito devem já estar atentos à corrida à caça ao tesouro”, comentou o astrônomo, se referindo aos grupos, de várias nacionalidades, que, no fim de agosto, acorreram ao sertão pernambucano à procura de resquícios minerais do material que caiu sobre a cidade de Santa Filomena (PE).
“Esperamos que isto não ocorra de novo. A gente recomenda que, caso alguém tenha visto ou encontre algum pedaço, entre em contato com uma universidade pública, federal ou estadual, para que o pessoal destas instituições possa acionar as autoridades devidas”, finalizou De Cicco.
Confira o momento em que o meteoro cortou os céus da cidade de Caxias do Sul:
FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-10/clarao-sobre-o-sul-do-brasil-foi-causado-por-fenomeno-corriqueiro

TSE faz parceria com agências de checagem para identificar fake news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou hoje (1º) a formação de uma parceria com sete agências de checagem que trabalharão na identificação de notícias falsas (fake news). A ação faz parte de uma série de iniciativas destinadas a combater a desinformação durante as eleições municipais deste ano.

Pela parceria, as agências e integrantes do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) trabalharão em contato permanente para monitorar notícias falsas ligadas às eleições e “encontrar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas”, segundo a Justiça Eleitoral.

O resultado das verificações será publicado no site Fato ou Boato, que, até o segundo turno (29 de novembro), poderá ser acessado pelo celular sem consumo do pacote de dados, conforme parceria com as principais operadoras de telefonia.

As agências parceiras da iniciativa são: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, mais do que interferir em publicações, o objetivo da iniciativa é respondê-las com informações fidedignas e “inundar o mercado de ideias com noticias verdadeiras”, valorizando o trabalho da imprensa profissional.

Outro foco de atuação será identificar comportamentos inautênticos na internet, campanhas coordenadas de desinformação, “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”.

Google

Nesta quinta-feira foi também anunciada uma parceria com o Google, que se comprometeu a disponibilizar de maneira fácil em suas plataformas conteúdos confiáveis e informações oficiais sobre as eleições.

No topo de buscas por perguntas frequentes sobre o processo eleitoral, por exemplo, a página de resultados do Google deverá trazer o painel Como Votar, informando detalhes sobre os cuidados sanitários da votação, entre outras informações.

O Google deverá ainda produzir e promover lives para “ampliar o conhecimento do eleitor brasileiro em temas importantes como desinformação, protocolos sanitários para o dia da votação e mitos sobre o processo eleitoral”, informou o TSE.

A plataforma também incentiva os usuários a fazer denúncias sobre conteúdo enganoso por meio de seus canais próprios, como o de suporte de reclamação para anúncios, (clique aqui) e para outros produtos em geral (clique aqui).

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-10/tse-anuncia-coalizao-contra-fake-news-com-agencias-de-checagem

Três truques para 'derreter' a gordura mais rapidamente

Acelerar o metabolismo sem esforço.

Decidiu que vai começar a fazer exercício e a ter mais atenção à alimentação. O processo de 'derreter' gordura pode ser longo e não existem receitas milagrosas, mas há três truques que podem ajudar a acelerar esta queima.

1. Faça as refeições num prato pequeno

Comer em pratos mais pequenos é uma forma eficaz de reduzir o tamanho das porções. Experimente!

2. Comece o dia com proteína

Um pequeno-almoço rico em proteínas contribui para perda de peso. A ciência já o provou.

3. Durante as refeições, evite distrações

Coma longe do seu telefone, computador, televisão, revistas ou outras distrações.

FONTE:https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1594218/tres-truques-para-derreter-a-gordura-mais-rapidamente

Afinal, quantos ovos podemos comer por dia? Nutricionista responde

Os ovos são um dos alimentos mais completos.

Quantos ovos inteiros (não falamos apenas de claras) podemos comer por dia? Embora não possamos negar que existe colesterol na gema, podemos garantir que é do tipo bom.Além disso, a gema é rica em gorduras saudáveis e micronutrientes que faltam do lado de fora, como vitaminas B e selênio que melhoram o sistema imunológico.

A American Heart Association desaconselha o consumo de mais de 300 miligramas de colesterol por dia. Como os ovos têm cerca de 185 miligramas cada, o nutricionista Jim White recomenda limitar a ingestão diária de ovos em 1,5, desde que escolha alimentos com baixo teor de colesterol para o resto das refeições.Embora livrar-se da gema signifique livrar-se do colesterol da dieta, isso não lhe dá liberdade para consumir claras em excesso, pois corre o risco de exagerar na proteína.

FONTE:https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1682597/afinal-quantos-ovos-podemos-comer-por-dia-nutricionista-responde

WhatsApp: atualização simplifica gerenciamento de espaço no app

Interface mais detalhada está em teste na versão beta do aplicativo e facilita identificar os arquivos que ocupam espaço no aparelho

POR OLHAR DIGITAL - Quem tem ou já teve um aparelho com pouco armazenamento disponível sabe: o WhatsApp, depois de receber e enviar uma boa quantidade de fotos e vídeos, pode acabar se tornando um dos aplicativos que mais ocupam espaço no celular. A boa notícia é que o app está trabalhando numa interface mais detalhada para exibir o peso de seus arquivos, guiando os usuários na decisão do que vale a pena excluir.

LEIA TAMBÉM: Como usar o 'LimpaZap' para apagar arquivos de conversas do WhatsApp

SAIBA MAIS EM:https://olhardigital.com.br/noticia/whatsapp-atualizacao-simplifica-gerenciamento-de-espaco-no-app/107917

Sintomas de Diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional

POR TUA SAÚDE - Os principais sintomas da diabetes costumam ser sede e fome intensas, urina em excesso e perda grande de peso, e podem se manifestar em qualquer idade. No entanto, a diabetes tipo 1 costuma surgir principalmente durante a infância e adolescência, enquanto a diabetes tipo 2 está mais relacionada com o excesso de peso e a má alimentação, aparecendo principalmente após os 40 anos de idade.

Assim, na presença destes sintomas, principalmente se também existirem casos de diabetes na família, é recomendado fazer o exame de glicemia de jejum para verificar a taxa de açúcar no sangue. Caso seja diagnosticado diabetes ou pré-diabetes, o tratamento deve ser iniciado para controlar a doença e evitar suas complicações. Para ajudar no controle, veja um bom exemplo de remédio caseiro para diabetes.

LEIA TAMBÉM: 13 frutas que o diabético pode comer

O tratamento da diabetes é feito de acordo com a orientação do endocrinologista ou médico de família e normalmente é feito com o uso de medicamentos, que ajudam a diminuir a concentração de glicose no sangue, como a Metformina por exemplo, e aplicação de insulina sintética em alguns casos. No entanto, é importante ter uma dieta adequada e praticar atividades físicas periódicas. Entenda como é feito o tratamento da diabetes.

Sinais e sintomas de diabetes tipo 2

Os sinais e sintomas iniciais da diabetes tipo 2 são mais comuns em pessoas com excesso de peso, obesidade ou alimentação rica em açúcar e gordura.

Para saber se pode estar com diabetes tipo 2, selecione aqui os seus sintomas:

LEIA MAIS EM: https://www.tuasaude.com/sintomas-de-diabetes/

13 frutas que o diabético pode comer

POR TUA SAÚDE
- Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são recomendadas para quem tem diabetes porque elas contém muito açúcar aumentando as chances de picos de glicemia.
A melhor escolha é consumir a fruta fresca, principalmente aquelas ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como tangerina, maçã, pera e laranja com bagaço, pois a fibra ajuda a diminuir a velocidade que o açúcar é absorvido, mantendo a glicemia controlada.

Frutas permitidas na diabetes

Desde que em pequenas quantidades, todas as frutas podem ser consumidas pelos diabéticos, pois assim não estimulam o aumento do açúcar no sangue. Em geral, recomenda-se consumir de 2 a 4 unidades por dia, lembrando que 1 fruta fresca média contém cerca de 15 a 20 g de carboidratos, o que também é encontrado em 1/2 copo de suco ou em 1 colher de sopa de frutas secas.
Veja na tabela a seguir a quantidade de carboidratos presentes nas frutas indicadas para diabéticos:
Leia Mais em: https://www.tuasaude.com/frutas-recomendadas-para-diabetes/

MENSAGEM: Oficina de Restauração

Os restauradores de veículos antigos dizem que é muito mais fácil fazer um novo do que refazer um usado. Restaurar dá trabalho. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que se afastaram do propósito original de Deus. NA estrada da vida, se desgastaram e perderam a aparência de alguém que andou com Deus. Porém, em dado momento, esse relacionamento se refez e elas foram totalmente restauradas.

Para que sejamos restaurados, precisamos depositar nossa fé somente em Deus. Há pessoas que confiam em tanta coisa: em si mesmas, em algum ídolo (carreira, dinheiro, pessoas), na religião. Todavia, se nossa fé não estiver alicerçada em Cristo, seremos facilmente seduzidos ao erro (1 Coríntios 2:5).

Para que a fé volte a ser firme e forte, precisamos ter consciência do pecado e reconhecer nosso estado de dependentes de Deus. Jesus disse “sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5).

Todo carro novo vem com um manual, que normalmente só é lido quando o carro enguiça. O manual do cristão é a Bíblia. É a intimidade com esse Livro que mantém nossa fé em dia. Por isso, para que nossa fé seja restaurada, precisamos ler esse Manual.

Na estrada da vida, as vezes, perdemos a fé. O ideal é que nunca precisemos de uma restauração. Porém, se isso vier a acontecer, é melhor sermos restaurados do que andar deformados pela vida.

 

FONTE:

Miguel Uchôa

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

http://www.mensagensqueedificam.com

mensagensqueedificam@gmail.com


ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK