PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 11 de maio de 2016

A história do Enem: o principal exame do Brasil

Via Canal do Ensino
Postado por: Carolina Cenciarelli
Presente no processo educacional desde 1998, o Enem registra casos de fraudes e sucesso em sua história
Olá, estudantes!
Alvo de críticas por muitos anos, oExame Nacional do Ensino Médio(Enem) é, atualmente, uma das maiores provas educacionais do Brasil e considerado referência para diversos países em todo o mundo.
Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do Ensino Médio, o exame é individual e voluntário. Mas, apesar de não ser obrigatório, a cada ano o número de participantes aumenta consideravelmente – na 1ª edição foram 157 mil inscritos, enquanto em 2015 esse total era de 7,7 milhões.
O crescimento pode ser explicado pelo nível de importância que o Enem adquiriu nos últimos anos. Além de servir como base para o governo definir políticas públicas educacionais, atualmente, mais de 500 universidades públicas e privadas utilizam a prova como parte do seu processo de seleção. Em outra esfera, algumas empresas também buscam saber a nota obtida para avaliar alguns candidatos.

Modelo de avaliação

A prova, que tem como principal objetivo avaliar as competências e habilidades que o aluno domina, é interdisciplinar e contextualizada com os acontecimentos atuais. Por isso, são considerados e verificados itens como interpretação de gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens. Além disso, por meio da redação, o exame busca verificar a capacidade de argumentação e solução de problemas cotidianos dos estudantes.
Diferentemente dos vestibulares tradicionais, o Enem busca avaliar se o aluno sabe realmente aplicar o conceito do que aprendeu em sala de aula. Ou seja, um conhecimento contínuo e não apenas as fórmulas e conteúdos decorados.

Popularização do Enem

logo-do-enem
Era 2004 quando o Enem se popularizou de vez. No ano, o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Programa Universidade para Todos (ProUni), que vinculava a concessão de bolsas de estudo à nota obtida no Exame. Logo nos anos seguintes o número de inscritos atingiu marcas históricas.
O outro boom do exame aconteceu em 2009 quando algumas mudanças foram realizadas para que ele pudesse ser unificado aos vestibulares. Com a participação cada vez mais ativa dos estudantes, foram necessárias algumas mudanças organizacionais e curriculares para garantir uma prova mais completa e com poder de avaliação mais eficaz. O novo exame passou a ser realizado em dois dias de prova, com um total de 180 questões objetivas e uma questão de redação.
Nesse período, o Enem passou a ser utilizado como processo seletivo em universidades públicas brasileiras. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os alunos utilizam a nota da prova para se inscreverem para as vagas disponíveis nas instituições participantes do sistema. Não demorou muito para ele também ser aceito como processo de seleção complementar ou principal nas mais prestigiadas universidades privadas do País.

Fatos marcantes

Em 2009 o exame que estava agendado para o mês de outubro precisou ser adiado devido a fortes suspeitas de vazamento da prova. Alguns cadernos foram furtados em uma das gráficas e, por isso, as questões precisaram ser refeitas. Remarcado para 5 e 6 de dezembro, o exame teve uma taxa de abstinência de 37,7%.
No ano seguinte, vazaram informações sigilosas e pessoais dos estudantes inscritos. Além disso, foram encontradas uma série de erros em um dos cadernos de provas, o que fez com que a Justiça do Ceará suspendesse os exames em todo o território nacional – decisão revertida pelo Ministério que aplicou a prova somente para os prejudicados.
Até hoje são registradas denúncias envolvendo o Enem. No entanto, o exame segue como um dos principais do mundo!
E você, sabe alguma curiosidade do Enem?
Até a próxima!

Secretário de Educação, Emílio Freitas entrega instrumentos musicais para estruturação da Escola de Música de Aracoiaba

Vamos juntos lutarmos para que a semente plantada possa germinar e dar bons frutos.
Secretário de Educação, Emílio Freitas, France Marrie e Themístocles Stanton, maestro da Banda Municipal de Aracoiaba

Hoje um dia marcado por conquistas. Quero aqui agradecer o Prefeito Antônio Cláudio e ao Secretario de educação Emílio Freitas , bem como ao amigo e diretor Aldenir e a Diretora Marrie pelo apoio incondicional a criação e estruturação da Escola de Música de Aracoiaba.
Está escola virá a contribuir e muito para desenvolvimento intelectual, social, cultural etc... dos nossos jovens .
Com certeza esta iniciativa mostra o compromisso da gestão municipal com a formação do indivíduo.
Construir prédios, fazer obras é de suma importância, mas devemos lembrar de cuidar do ser humano, dar-lhe condições de alçar vôos bem mais altos do que eles possam mensurar.
"Música é vida e vida em abundância"
(Artur da Távola)

CONFIRA OS INSTRUMENTOS ABAIXO:




LEIA TAMBÉM

Escola de Música de Aracoiaba - EMA

A MÚSICA AO LONGO DA HISTÓRIA E A BANDA DE MÚSICA DE ARACOIABA -1992/2010 (PESQUISA DE ARTUR RICARDO)‏

O que é Câncer de Pele?

Via Receita Natural

Sempre que ouvimos ou lemos a palavra câncer, já ficamos um pouco assustados. Afinal, essa é uma das doenças que mais mata no mundo e os meios de tratamento nem sempre são eficazes. No entanto, em relação ao câncer de pele, vale destacar que cerca de 97% dos casos podem ser tratados. Por isso, é muito importante que as pessoas conheçam mais sobre o problema e aprendam a preveni-lo e diagnosticá-lo precocemente.
Câncer de Pele
Em caso de dúvida, procure um médico!

Entendendo a Doença

O câncer de pele é o câncer mais comum, com 60% de toso os casos. Ele é um tumor formado pela produção anormal e desordenada das células da pele. A forma mais perigosa é conhecida como melanoma, mas representa somente 5% dos casos. Já o tipo mais comum – cerca de 75% dos casos – é o carcinoma basocelular e é bem menos agressivo.
No Brasil, estima-se que 100 mil novos casos da doença ocorram anualmente. 1/3 dessas pessoas tem histórico de câncer de pele na família, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Diferentemente dos outros tipos de câncer, o de pele atinge a população mais jovem (entre 20 e 35 anos) e até mesmo crianças e adolescentes.

Casal de mais de 70 anos de idade celebra nascimento de seu primeiro filho

Via Gadoo
Um casal de mais de 70 anos de idade celebrou o nascimento de seu primeiro filho após procurar por tratamento de fertilização in vitro.
Daljinder Kaur, de 72 anos, de Amritsar, Índia, e seu marido Mohinder Singh Gill, de 79, ficaram felizes com o nascimento do bebê no dia 19 de abril deste ano.
Eles estavam casados há 47 anos, mas só decidiram procurar um tratamento de fertilidade em 2013, na clínica National Fertility and Test Tube Baby Centre.
Daljinder está feliz por ter um bebé saudável, a quem deu o nome de Arman Singh. “Minha vida está completa”, afirmou ela.
Os funcionários da clínica de fertilidade relataram que inicialmente estavam céticos sobre o tratamento, até que o laudo médico provou que a mulher era uma candidata apta.
Casal de mais de 70 anos de idade celebra nascimento de seu primeiro filho
Daljinder Kaur e Mohinder Singh Gill, casal de mais de 70 anos da Índia, celebrou o nascimento de seu primeiro filho após passar por tratamento de fertilização. Foto: Getty
Fonte: Metro

Ex-presidente Lula está em hotel de Brasília e deve se encontrar com Dilma

FOTO: UOL
FOTO: UOL
CEARÁ AGORA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em hotel em Brasília e ainda não há definição sobre encontro com a presidente Dilma Rousseff. No entanto, os dois devem se reunir ainda nesta quarta-feira, 11. O ex-presidente já tem tratado com integrantes da cúpula governista o “pós-governo”, dado o provável afastamento de Dilma pelo Senado.
A presidente continua no Palácio do Alvorada. No Planalto, o ministro do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner, comanda reunião ministerial para fazer balanço da gestão.
Fonte: Estadão Conteúdo

Eletrobrás terá de devolver R$ 7 bilhões a fundo do setor elétrico


sede eletrobras


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que a Eletrobrás devolva R$ 7 bilhões para o fundo setorial Reserva Global de Reversão (RGR) em até 90 dias. A empresa teria se apropriado de recursos do fundo para bancar dívidas das próprias empresas entre 1998 e 2011.
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que o processo demonstra um “absurdo conflito de interesses” entre os papéis da Eletrobrás. Segundo ele, como gestora do fundo, a companhia se tornou sua principal beneficiária.
A RGR é um fundo setorial que financia projetos de melhoria e expansão para empresas do setor elétrico. O dinheiro é arrecadado por meio de taxas cobradas na conta de luz. Embora pertença ao governo, o fundo é administrado pela Eletrobrás.

O milagroso óleo de coco também é útil na rotina de beleza

Hidratar as pontas dos cabelos: para seu cabelo crescer rápido e saudável


O milagroso óleo de coco virou mania entre as famosas e agora se mostrou como também é útil na rotina de beleza.

Confira algumas dicas:
Hidratar as pontas dos cabelos: para seu cabelo crescer rápido e saudável, proteja as pontas dele com um tratamento regular de óleo de coco. Aqueça uma pequena quantidade e passe nas pontas, deixe agir até a próxima lavagem. 
Retirar a maquiagem dos olhos: para os olhos mais sensíveis Coloque algumas gotas do óleo nos dedos e faça movimentos circulares nos olhos para dissolver a maquiagem. Retire com água quente. 
Calcanhares rachados: hidrate esta área com o óleo e coloque um par de meias depois, ajudará a secar o produto e prevenir possíveis quedas. 

O iogurte natural veio para ajudar na dieta

O problema é que, atualmente, existe uma grande quantidade de produtos que não são tão naturais quanto diz o rótulo



Um dos itens mais comuns no carrinho de compras e um ótimo aliado da balança. O iogurte natural veio para turbinar o sistema imunológico, protege os ossos e ajudar na dieta. O problema é que, atualmente, existe uma grande quantidade de produtos que não são tão naturais quanto diz o rótulo – cheio de ingredientes como gelatina, açúcares e aromatizantes artificiais.

Em Londres, um grupo chamado Food Foundation resolveu ficar de olho no rótulo. Em um relatório publicado no início deste ano, o grupo analisou iogurtes da marca líder do país - responsável por cerca de 15% do mercado. A empresa em questão produz diferentes tipos de iogurtes. Em um deles, por exemplo, o produto continha entre 21g e 30g de açúcar - a maior parte é adicionado para substituir os açúcares naturais do leite.

Jenny Miranda, filha de Gretchen, vai disputar o Miss Bumbum Brasil

Jenny tem 27 anos e já foi uma das dançarinas do Mister Catra


Jenny Miranda
REPRODUÇÃO
Inspirada na mamãe famosa Gretchen, musa do rebolado, sua filha Jenny Miranda, vai disputar o Miss Bumbum Brasil 2016.

Em entrevista ao site 'Ego', a modelo, que é uma dos três filhos adotivos da Rainha do Bumbum, irá representar o estado de Pernambuco no concurso. "Minha mãe é a Rainha do Bumbum, nada mais justo que tentar levar esse título para a minha família", disse Jenny.
Jenny tem 27 anos e já foi uma das dançarinas do Mister Catra. Atualmente também é MC e para levar o título para casa e representar bem a família, conta com a ajuda do marido, o personal trainer Odair Lopes.
Para manter a forma, a jovem se submete a uma rotina de três horas de academia por dia além de uma alimentação balanceada. O bumbum, claro, recebe treinos específicos! "Sempre malhei e  com o concurso não tem jeito temos de ser mais rigorosos com tudo, incluindo alimentação a exercícios físicos para o bumbum", disse Jenny.
Jenny Miranda
REPRODUÇÃO

Corte Interamericana de Direitos Humanos pode intervir no impeachment

O Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, pretende recorrer à corte para analisar a legalidade do processo de impedimento da presidente DIlma Rousseff

Reuters
NOTÍCIAS AO MINUTO
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, pretende fazer consulta jurídica com a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre a legalidade do processo de impechament da presidente Dilma Rousseff. As duas autoridades se reuniram nesta terça-feira (10), segundo informações do portal Opera Mundi.

Almagro vê "incertezas jurídicas" e "cinismo" no julgamento da presidente. “Temos que fazer uma consulta jurídica à CIDH quanto à proteção e vigência de direitos humanos neste caso, especialmente sobre os direitos civis e políticos que fazem essencialmente o funcionamento da democracia”, disse ele à imprensa.
Uma das "incertezas" citadas por Almagro é o fato de a estratégia das chamadas pedaladas fiscais já ter sido utilizada por outros governantes, sem que eles tenham sido condenados por isso. Para ele, o impeachment não pode ocorrer por razões puramente políticas.
“Há argumentações de que [os decretos] haviam sido feitos por antecessores por menos tempo e dinheiro. Esta gradação não existe no Direito, no Direito existe a tipificação. Não há gradação em roubo, não há uma diferença se é um ou se são cem. Isso vale para agravante ou atenuante, não quanto à tipificação de delitos”, explicou o secretário.

Senado vota hoje o processo contra Dilma Rousseff

Se o processo contra Dilma for aceite, a petista será a segunda presidente afastada para ser julgada politicamente pela acusação de crime de responsabilidade desde a redemocratização

Via Notícias ao Minuto
Reuters
A sessão para votação sobre a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff inicia na manhã desta quarta-feira (11) no Senado Federal.

A Folha de S. Paulo destaca que, segundo levantamentos, a Casa deverá aprovar o processo de impeachment. Isso fará com que a presidente seja afastada do cargo.
Para que o processo seja aprovado são necessários 41 votos. Mais de 60 senadors deverão discursar durante a sessão, que tem previsão de se estender por quase 20 horas.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas o Senado espera julgar as pedaladas fiscais e os créditos orçamentários sem autorização antes disso.
Se Dilma for afastada, o vice Michel Temer (PMDB) irá assumir a presidência. A reportagem destaca ainda que aliados do vice pressionam pela saída do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA). Maranhão é considerado não confiável para o encaminhamento de sua agenda congressual e que tentou sem sucesso anular a votação do impeachment pelo plenário, em uma canetada apoiada pelo Planalto.
A expectativa do governo era conseguir barrar a sesssão desta quarta no Senado, com a apresentação de um recurso ao Supremo.
Se o processo contra Dilma for aceite, a petista será a segunda presidente afastada para ser julgada politicamente pela acusação de crime de responsabilidade desde a redemocratização. Em 1992, Fernando Collor foi afastado.

Jucá diz que Temer vai cortar dez ministérios caso assuma a Presidência

Via Jornal do Brasil

A intenção do vice-presidente da República Michel Temer de reduzir o número de ministérios após um eventual afastamento da presidenta Dilma Rousseff foi confirmada nesta terça-feira (10) pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).
“O vice apresentou a nova configuração coma redução de dez ministérios. A proposta tem o apoio integral do Senado e do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). Sempre lutamos para que a máquina pública fosse”, disse Jucá.
Jucá conversou com jornalistas após Temer ter se reunido nesta terça (10) à tarde com Renan Calheiros para tratar dos detalhes do procedimento de afastamento de Dilma e a consequente investidura do vice no cargo de presidente interino. Por iniciativa de Michel de Temer, o encontro de pouco mais de hora com o presidente do Senado teve a participação de Romero Jucá.
“O rito, confirmado o afastamento, será comunicado na quinta-feira (12) de manhã [a Dilma] e a partir daí assume o vice-presidente até o julgamento final. A presidenta Dilma sendo afastada, o vice assume imediatamente. O momento da notificação é o do afastamento. A partir daí, o vice assume a Presidência”, afirmou o senador.
Jucá afirmou que medidas de impacto econômico só serão anunciadas após nomeação de Temer
Jucá afirmou que medidas de impacto econômico só serão anunciadas após nomeação de Temer
Segundo Jucá, Temer planeja fundir algumas pastas como a Secretaria Nacional de Portos e a Secretaria Nacional de Aviação Civil, ambas com status ministerial. Elas serão fundidas com o Ministério dos Transportes. “O Ministério do Desenvolvimento Agrário será somado ao Ministério do Desenvolvimento Social. Já o Ministério das Comunicações será unido ao Ministério da Ciência e Tecnologia e por aí vai”, informou Jucá.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK