PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 18 de março de 2020

Máscaras servem para proteção contra o novo coronavírus?

Apesar de ter sido adotada por muitas pessoas, elas não são necessárias para a população em geral no atual estágio da epidemia, segundo especialistas. Entenda.
Divulgação / google
POR G1
Apesar de muita gente ter passado a usar máscaras para se tentar se prevenir do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, especialistas dizem que o uso delas não é necessário para a população em geral no atual estágio da epidemia.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que somente as pessoas que estão doentes usem máscaras, afirmou a epidemiologista Maria van Kerkhove, líder técnica de programas de emergência da entidade.

Para Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas e parasitárias e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), máscaras são recomendadas "só para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal".

Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da SBI, afirma: "O uso de máscaras é recomendado para profissionais de saúde e pacientes infectados que circulam em ambientes públicos ou hospitalares".

A recomendação para quem usa a máscara é usá-la bem justa ao rosto, sem vãos laterais que permitam a circulação de gotículas que possam estar contaminadas.

A OMS estabeleceu algumas recomendações sobre o uso de máscara.

Recomendações da OMS

  • Se está saudável, só deve usar a máscara se estiver cuidando de alguém que tenha suspeita de coronavírus
  • Use a máscara se estiver tossindo ou com nariz escorrendo
  • A máscara só é eficiente se combinada com a frequente higiene das mãos, seja lavando com água e sabão ou utilizando álcool.
  • É importante saber como utilizar a máscara de forma correta. (Veja abaixo indicações da OMS)

Como utilizar a máscara?
LEIA MAIS EM...

Objetos religiosos que têm superpoderes especiais

@Reprodução/ Youtube
O mistério é algo que sempre estará presente no mundo, não importa quantas descobertas os humanos façam. E alguns desses mistérios envolvem artefatos religiosos que muitas pessoas acreditam terem poderes sobrenaturais.
Será? O nosso vídeo mostra alguns objetos que religiosos que têm superpoderes especiais.
LEIA MAIS EM...

Alcolumbre contraiu coronavírus, informa assessoria

De acordo com nota, primeiro exame do presidente do Senado deu resultado negativo, mas novo teste feito nesta terça deu positivo. Assessoria informou que ele está bem e sem sintomas severos.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre
— Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
A assessoria de imprensa do Senado informou nesta quarta-feira (18) que o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), contraiu o novo coronavírus.

De acordo com a assessoria, o primeiro teste ao qual ele foi submetido deu negativo, mas, na noite desta terça (17), o presidente do Senado fez um novo exame, que deu resultado positivo.

"Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS", acrescentou a assessoria.

Além de Alcolumbre, outros parlamentares foram diagnosticados com o novo coronavírus, entre os quais o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP).

Reunião dos poderes

Na última segunda (16), Davi Alcolumbre participou de uma reunião com representantes de todos os poderes para discutir medidas de combate ao novo coronavírus.

Participaram do encontro o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, da Câmara, Rodrigo Maia, além do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Íntegra

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Senado:

Nota à imprensa

Depois de o primeiro exame dar negativo, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, refez o exame na noite de ontem (17) e, nesta quarta-feira (18), atestou positivo para Covid-19.

Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS.

Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado
POR G1

Coronavírus: qual é o tratamento, de sintomas leves a casos graves


FONTE DO VÍDEO:
Neste vídeo, a repórter Lígia Guimarães, da BBC News Brasil, conta quais sintomas devem acender alerta e quais serviços de saúde devem ser buscados pelos brasileiros, além de explicar como estão sendo tratados os pacientes com suspeita ou caso confirmado da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese

WhatsApp anuncia iniciativas para auxiliar o combate ao coronavírus

Hub de Informações mostra como os recursos do app podem auxiliar profissionais da saúde, educadores e líderes comunitários
@
POR OLHAR DIGITAL
O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (18) duas iniciativas de apoio à luta global contra a pandemia de coronavírus: o Hub de Informações sobre o Coronavírus do WhatsApp, criado em parceria com a Organização Mundial da Saúde, UNICEF e PNUD, e uma doação de US$ 1 milhão à Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) do Instituto Poynter.
LEIA MAIS EM...

Governador anuncia novas medidas para conter o Coronavírus no Ceará

Ampliação de 600 novas UTIs, aquisição de 10 mil kits de testes rápidos, 100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool em gel para o atendimento da população nas unidades públicas de saúde estão entre as medidas. TeleSaúde já começa a operar
Camilo Santana, governador do Ceará
O Governo do Ceará anunciou nesta quarta-feira (18) mais uma série de ações locais para o enfrentamento da pandemia que o Mundo sofre com o Coronavírus. Pelas redes sociais, o governador Camilo Santana informou que o Estado vai colocar à disposição da população mais 600 unidades de terapia intensiva (UTIs), o que irá praticamente duplicar a capacidade da rede pública.

“O serviço público estadual hoje disponibiliza de 740 UTIs montadas. Com essas novas 600, algumas sendo compradas e outras alugadas, nós vamos quase que dobrar nossa capacidade de atendimento, que é a retaguarda para receber aqueles casos mais graves”, comunicou o gestor, lembrando que as UTIs são completamente equipadas. Além dos novos leitos de unidades de terapia intensiva, Camilo disse que o Governo do Ceará está comprando mais kits de teste rápido em relação ao Coronavírus. “Estamos adquirindo 10 mil kits. Já tinha autorizado cinco mil e agora mais cinco mil”, confirmou.

Importantes na hora da prevenção à contaminação, as máscaras de proteção e o álcool em gel para limpar as mãos são utensílios fundamentais nas unidades de saúde para proteger tanto profissionais como usuários do sistema público de saúde. Nesse sentido, o Estado providenciou, através de uma requisição feita em parceria com o Ministério Público e o setor produtivo, a compra de “100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool em gel para os equipamentos de saúde”, disse o governador.
@
TeleSaúde

No início das ações de enfrentamento ao Coronavírus, o Governo do Ceará tinha disponibilizado três linhas telefônicas para que a população pudesse tirar dúvidas sobre a possibilidade de estar infectada com o Covid-19, visto que os sintomas são bastante parecidos com o de outras gripes e viroses. Mas devido à grande procura, o número não estava sendo suficiente. Agora, as pessoas têm ao seu dispor uma central o dia inteiro com o atendimento de profissionais da saúde, como informou o governador.

“Já está funcionando desde hoje pela manhã o teleatendimento em saúde. Estamos com 150 linhas para atender a população 24h com profissionais de saúde. Precisamos evitar uma ida muito grande de pessoas às unidades de saúde pública. As pessoas que estiverem com algum sintoma devem ligar para o 0800-275-1475 e terão todas as orientações dadas por um profissional de saúde. Aquelas que estiverem com problema respiratório é que devem procurar imediatamente as unidades”, explicou Camilo.

Esforço coletivo

Mesmo com todas as iniciativas tomadas pelo poder público para conter a propagação do vírus é preciso o engajamento de todos os setores da sociedade. O governador finalizou fazendo um apelo para que todos deem a sua contribuição nesse momento de pandemia. “Esse é um problema mundial que precisamos enfrentar conjuntamente de forma coordenada. No Mundo inteiro as medidas mais acertadas e que diminuíram o fluxo do vírus na população foi o isolamento da população. Amanhã (19) é feriado no Ceará e já colocamos como ponto facultativo a sexta-feira (20). A minha recomendação e o meu apelo é que todos permaneçam em casa nos próximos quatro dias, que os comércios não funcionem e que só saiam em extrema necessidade. É importante neste momento somarmos esforços para combater esse vírus, com solidariedade, de forma coordenada e conjunta. Esses quatro dias não são dias de férias. São para as pessoas ficarem em casa, isoladas. Somente dessa forma a gente consegue diminuir esse fluxo do vírus e a contaminação”, pediu Camilo.

Ele também lembrou a necessidade dos municípios, através de suas administrações, ficarem preparados para o momento. “Acionem os seus planos de contingenciamento, preparem suas equipes. A Secretaria de Saúde está adquirindo insumos e principalmente equipamentos de proteção para os profissionais de saúde e que estarão sendo distribuídos. É fundamental que todos os municípios se preparem”, enfatizou.
LEIA MAIS EM...

Louvores e Adoração 2020 - As Melhores Músicas Gospel Mais Tocadas 2020 - Top Hinos gospel 2020

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK