PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 4 de março de 2021

Após novo pico da pandemia, Ceará terá cinco hospitais de campanha

Hospitais permanentes do estado estão com ocupação de quase 100% e próximos ao colapso do sistema de saúde.

Por G1 CE - O Ceará receberá cinco novos hospitais de campanha para receber pacientes com a Covid-19. As unidades serão instaladas nas UPAs (unidades de pronto atendimento) de Messejana e Praia do Futuro, em Fortaleza; em Sobral, Quixeramobim e Juazeiro do Norte. As novas unidades terão um total de 200 novos leitos.

As unidades de campanha são estruturas provisórias, montadas de forma emergencial em situações de crise na saúde.

LEIA TAMBÉM: Com novo decreto, academias, atendimento presencial em restaurantes e celebrações em igrejas de Fortaleza serão suspensos

Atualmente há um hospital de campanha em funcionamento em Sobral. Em Fortaleza, uma unidade emergencial foi montada no estádio Presidente Vargas, mas foi desativada setembro de 2020, quando os casos da doença reduziram.

O Ceará sofre um novo pico da pandemia da Covid-19, com aumento acelerado nas mortes pela doença. Na noite de quarta, Camilo anunciou que Fortaleza terá um novo lockdown a partir de sexta-feira (5).

Lotação nas UTIs

Os hospitais permanentes do Ceará enfrentam uma lotação quase total dos leitos de UTI, onde são atendidos pacientes com Covid-19 em estado mais grave, e o sistema de saúde está próximo do colapso.

Das 10 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19, três estão colapsadas, enquanto outras duas estão com ocupação acima de 90%.

Das vagas de UTI disponíveis, há seis no Hospital Geral Dr. César Cals; uma no Hospital Geral de Fortaleza (HGF); uma no Hospital Waldemar de Alcântara; 24 leitos no Hospital Leonardo da Vinci, referência no tratamento da Covid-19 no Ceará; 7 vagas no Instituto Dr. José Frota; e cinco na Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/03/04/apos-novo-pico-da-pandemia-ceara-tera-cinco-hospitais-de-campanha.ghtml

Camilo e Sarto decretam fechamento de atividades não essenciais em Fortaleza

Recomendação de adotar medidas similares vale para outros municípios que também estão com situação grave causada por Covid-19.

Por G1 CE - O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta quarta-feira (3) medidas mais restritivas e fechamento de atividades não essenciais em Fortaleza; outros municípios com situação mais grave causada pela Covid-19 receberam recomendação de adotar medidas similares. O prefeito da capital, Sarto Nogueira (PDT), e o secretário de saúde do Ceará, Dr. Cabeto, estiveram presentes na live feita por Camilo. A decisão vale por 14 dias, a partir desta sexta-feira (5).

"A única forma que nós temos hoje de evitar esse crescimento, de proteger a vida dos cearenses, sei que não é uma decisão fácil, mas vamos anunciar que estamos fazendo o isolamento social rígido aqui na capital cearense a partir de sexta-feira, de meia-noite de quinta pra sexta, por 14 dias. Duas semanas, que é o ciclo que a gente consegue reverter o ciclo", comentou o governador.

LEIA TAMBÉM: Com novo decreto, academias, atendimento presencial em restaurantes e celebrações em igrejas de Fortaleza serão suspensos

O governador comentou que o decreto detalhando as novas medidas deve ser publicado nesta quinta-feira (4). "Diante da gravidade da pandemia, que chega a um dos momentos mais críticos, anunciamos medidas ainda mais rigorosas de isolamento social para as próximas duas semanas (5/3 a 18/3), com um novo Decreto de Isolamento Social Rígido em Fortaleza, e recomendação para os municípios com situação mais grave, quando funcionarão apenas atividades econômicas consideradas essenciais", publicou Camilo.

Camilo também comentou sobre a evolução da Covid-19 no Ceará. "O crescimento de casos têm ocorrido numa velocidade muito grande, acima do processo de abertura de novos leitos, tanto da rede pública quanto na rede privada. Nossas equipes continuam empenhadas em abrir mais leitos, além dos mais de 3 mil já abertos, e lutando pela aquisição de mais vacinas para acelerar o processo de imunização da nossa população", complementou Camilo.

LEIA MAIS EM...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK