PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Anvisa autoriza comercialização de fármaco à base de canabidiol

Óleo poderá ser vendido em farmácias e drogarias apenas com receita médica de controle especial.
@Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro e autorizou a comercialização de um fármaco à base de canabidiol. A resolução foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (22).

Em entrevista à Globonews, o gerente de medicamentos específicos da Anvisa, João Paulo Silvério Perfeito, disse que este foi o primeiro medicamento à base de canabidiol aprovado pela agência e que ele poderá ser comercializado em farmácias e drogarias, "exclusivamente sob a dispensação de um farmacêutico".

O produto é um fitofármaco, com concentração de THC (Tetra-hidrocanabinol) de até 0,2%. E só poderá ser comprado com receita médica de controle especial. Segundo a Anvisa, " o canabidiol poderá ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro".

A agência diz que os pacientes devem ser informados sobre o uso do produto, quando prescrito. "As informações fornecidas devem contemplar: os riscos à saúde envolvidos; a condição regulatória do produto quanto à comprovação de segurança e eficácia, informando que o produto de Cannabis não é medicamento; os possíveis efeitos adversos, como sedação e comprometimento cognitivo e os cuidados na utilização", disse a Anvisa, em nota.

Desde 10 de março deste ano está em vigor uma resolução que cria uma nova categoria de produtos derivados de Cannabis. A partir desta data, as empresas podiam solicitar o pedido de autorização à agência.

Dados de localização de celulares mostram redução do isolamento social no Ceará

Último fim de semana mostrou menor quantidade de pessoas que optaram por ficar em casa, contrariando recomendações das autoridades de saúde.
Pessoas se aglomeraram em busca de atendimento
 na Caixa em Fortaleza — Foto: José Leomar/SVM
POR G1 CE
Durante um mês de validade do decreto estadual que institui o distanciamento social como uma das principais ações de combate ao novo coronavírus, o índice que mede o isolamento por meio de aparelhos telefônicos apresentou redução semanalmente no Ceará. Os dados são da empresa de tecnologia In Loco e utilizam como base informações de aplicativos de celulares.

No último sábado, 18 de abril, data mais recente do levantamento realizado pela empresa mostra que o índice estava em 54,4% - o menor para esse dia da semana desde o início da quarentena no Ceará.

No comparativo entre os estados, o Ceará ocupou a 3ª posição entre os que mais obedecem às restrições de circulação, atrás apenas de Goiás, com 57,4%, e Distrito Federal, com 56,3%.

Há cerca de um mês, em 21 de março, primeiro dia após o decreto do governador Camilo Santana (PT) entrar em vigor, o índice abrangia 63,9% da população cearense. No dia seguinte, domingo (22), a taxa atingiu seu recorde: 71% ficaram em casa. Na semana anterior à quarentena, o índice ficava entre 31% e 44%.
CONTINUE LENDO...

Mais de 200 mil residências não contam com água encanada no Ceará

Famílias que não têm água encanada em suas residências dependem de serviços externos para garantir o abastecimento. Uso da água é ainda mais essencial durante a quarentena do coronavírus.
Moradores do Ceará sofrem com a falta de água
 — Foto: Arquivo G1
Por Rodrigo Rodrigues, G1 CE
“Onde não tem cisterna, os vizinhos dão água, mas quando acaba, acaba pra todo mundo”, lamenta a agricultora Antonieta Pedro da Silva, 48, residente na zona rural de Nova Russas, interior do Estado. A cearense compõe um grupo mais amplo, de famílias que não contam com água encanada em suas residências e dependem de serviços externos para garantir o abastecimento, essencial durante a pandemia de Convid-19.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 209 mil domicílios cearenses não contam com água canalizada, número que representa 7% do total de domicílios. Sem o serviço, milhares de cearenses, em sua maioria no interior do Estado, recorrem a projetos externos de distribuição.

Até esta terça-feira (21), o Ceará havia registrado 3.682 diagnósticos positivos para a infecção, presente em 102 cidades cearenses. Conforme a atualização da plataforma IntegraSUS, feita às 17h20 de ontem, 221 pessoas perderam a vida por conta doença, representando uma taxa de letalidade de 6% dentre os infectados. Segundo especialistas, lavar a mão com água e sabão é uma das principais recomendações para evitar a disseminação do vírus.

A comunidade onde a agricultora Antonieta da Silva reside abriga mais de 80 famílias. Ela conta que o consumo cresceu por causa da higiene contra o coronavírus e água deve faltar no final do ano.

“Se a cisterna encher, dá pro inverno todo, mas quando ela seca, temos que abastecer. Se a gente tiver sorte, a Prefeitura manda deixar a água, quando não, temos que comprar do carro-pipa”, conta a agricultora.

Nas residências que possuem cisternas, usadas para guardar um pouco do excedente, como no caso de Antonieta, ainda é possível observar o acúmulo de março, mês que registrou pluviometria acima da média no Ceará. A água é usada para o consumo próprio e o preparo dos alimentos.

Nas residências que que não contam com água encanada nem com cisternas para o armazenamento, no entanto, a saída é contar com a solidariedade, situação de pelo menos 32 famílias na comunidade onde a agricultura vive com a família.
LEIA MAIS EM...

Agência da Caixa em Fortaleza é fechada após funcionário testar positivo para Covid-19

Unidade foi fechada e passa por processo de higienização.
Agência da Caixa têm grande movimentação devido
 ao auxílio emergencial para socorrer famílias que sofrem
com 
a pandemia de coronavírus — Foto: Fabiane de Paula
POR G1 CE
A agência da Caixa Econômica do Conjunto Ceará, em Fortaleza, teve suas atividades suspensas nesta quarta-feira (22) após um funcionário do banco testar positivo para Covid-19, na terça-feira (21). A unidade está fechada e passa por um processo de higienização.

Em nota, a Caixa afirma que seguiu o protocolo de afastamento do funcionário que está infectado, além de colocar todos os outros colaboradores da unidade em regime home office. De acordo com o banco, as atividades de atendimento serão retomadas na quinta-feira (23), com funcionários de outras unidades.

"A Caixa informa que adota todas as providências, conforme orienta o Ministério da Saúde. Para os casos de empregados com suspeita de Covid-19, as medidas vão além do afastamento do trabalho e o acompanhamento médico até a liberação de todos os demais empregados da unidade para trabalho remoto durante a quarentena", diz o banco, em nota.

A suspensão ocorre no dia em que a Caixa paga a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para 7,2 milhões de brasileiros. O lote inclui 1,2 milhão de beneficiários do Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e 4,1 milhões de cadastrados via aplicativo e site. Além deles, vão receber os pagamentos 1.924.261 pessoas que são beneficiárias do Bolsa Família.

Avanço da doença no Ceará

O Ceará tem 3.858 casos confirmados por Covid-19, com 227 mortes, conforme a mais recente atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa). Fortaleza concentra a maioria dos registros, com 1.153 casos. O novo coronavírus (Sars-Cov-2) já alcança 103 cidades cearenses.
LEIA MAIS EM...

Madrugada tem temperaturas baixas e chuvas em mais de 70 municípios do Ceará

Tianguá registrou temperatura mínima de 19,8°C.
Na madrugada desta quarta, a temperatura variou entre
19,8°C e 20,9°C em Tianguá, na Serra da Ibiapaba. — Foto:
Divulgação
POR G1 CE
A madrugada desta quarta-feira (22) foi de temperaturas baixas em Fortaleza e alguns municípios do interior do Ceará, segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). Na Capital, a mínima foi de 23,7°C. Em Tianguá, na região Ibiapina, a temperatura chegou a 19,8° C. Em Penaforte e Barbalha, municípios da região do Cariri, a mínima registrada foi de 20,9°C.

De acordo com o balanço da Funceme, 74 municípios do Ceará registraram precipitação entre as 7h de terça-feira (21) às 7h desta quarta-feira (22). Êrerê, na Região Jaguaribana, teve a maior chuva do período, de 125 mm.

Pelo menos 20 municípios tiveram precipitação acima dos 50 mm. Na área do Sertão Central e Inhamuns, a cidade de Santa Quitéria teve chuva de 119 mm, a segunda maior do Estado nas últimas 24h. Oito postos da região tiveram índices superiores a 50 mm.

O litoral de Fortaleza também concentrou precipitações acima dos 50 mm, registradas em Fortaleza, Caucaia, Eusébio e Itaitinga.

Na capital, houve chuva de 77 mm. Mesmo índice registrado até a manhã de terça-feira (21), quando houve forte incidência de raios e trovões na Grande Fortaleza.

Confira os 10 postos com maiores chuvas no Ceará, entre as 7h de terça-feira (21) e as 7h de quarta-feira (7h):
  • Ererê (Posto: São João): 125 mm
  • Santa Quitéria (Posto: Fazenda Mutamba): 119 mm
  • Pentecoste (Posto: Sebastiao De Abreu): 102,4 mm
  • Jaguaribe (Posto: Jaguaribe): 90 mm
  • Tauá (Posto: Marruas): 90 mm
  • Itapiúna (Posto: Itapiuna): 80 mm
  • Fortaleza (Posto: Messejana): 77 mm

O que são os doodles?

Os doodles são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas.
@EARTH-DAY-2020
Como surgiu a ideia dos doodles?
Em 1998, antes mesmo da empresa ser constituída, o conceito de doodle nasceu quando os fundadores do Google, Larry e Sergey, brincaram com o logotipo da empresa para indicar que participariam do festival Burning Man, no deserto de Nevada. Eles colocaram um desenho de um boneco palito atrás do segundo "o" da palavra Google, e o logotipo alterado tinha como intenção passar a mensagem cômica aos usuários de que os fundadores do Google estavam "fora do escritório". Apesar de o primeiro doodle ter sido relativamente simples, surgia ali a ideia de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos notáveis.

Dois anos mais tarde, em 2000, Larry e Sergey pediram ao atual webmaster Dennis Hwang (estagiário na época) para criar um Doodle para o Dia da Bastilha. O doodle foi tão bem recebido por nossos usuários que Dennis foi nomeado doodler chefe do Google e os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do Google. No início, a maioria dos doodles comemorava feriados conhecidos. Hoje em dia, eles destacam uma grande variedade de eventos e datas comemorativas, desde o aniversário de John James Audubon até o aniversário do Sundae.

Ao longo do tempo, a procura por doodles aumentou nos EUA e internacionalmente. Agora, a criação de doodles é responsabilidade de uma equipe de talentosos ilustradores (chamados de doodlers) e engenheiros. Para eles, a criação de doodles se tornou um trabalho em equipe para animar a página inicial do Google e alegrar o dia dos usuários do Google ao redor do mundo.

Quantos doodles o Google criou ao longo dos anos?
A equipe criou mais de 4.000 doodles para nossa página inicial em todo o mundo.

Quem escolhe quais doodles serão criados e como é decidido quais eventos receberão doodles?
Regularmente, um grupo de Googlers se reúne para ter ideias e decidir quais eventos serão comemorados com um doodle. As ideias para os doodles vêm de várias fontes, incluindo os Googlers e os usuários do Google. O processo de seleção dos doodles procura celebrar eventos e aniversários interessantes que refletem a personalidade do Google e seu amor pela inovação.

Quem cria os doodles?
Há uma equipe de ilustradores (chamados de doodlers) e engenheiros que estão por trás de cada doodle que você vê.

Como o público/os usuários do Google podem enviar ideias para doodles?
A equipe do doodle está sempre ansiosa para ouvir as ideias dos usuários. Eles podem enviar um e-mail para doodleproposals@google.com com ideias para o próximo doodle do Google. A equipe recebe centenas de pedidos diariamente. Por isso, infelizmente não podemos responder a todos. Mas pode ter certeza de que estamos lendo :)
FONTE: 
https://www.google.com/doodles/about
Dia da Terra 2020

Boletim epidemiológico de Aracoiaba

@
A Secretaria Municipal de Saúde de Aracoiaba, informa que até o momento o município tem 03 (três) casos confirmados, 14 (quatorze) casos em investigação e 11 (onze) casos descartados.

Os casos em investigação estão cumprindo todas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

A Secretaria ressalta ainda que, a alta demanda de exames enviados ao LACEN, ocasiona demora nos resultados, onde permite confirmar ou descartar casos.
PMA
POR PROGRAMA DO ROCHINHA

Governo estabelece as regras para doação de botijões de gás; saiba quem tem direito

Governo estabelece as regras para doação de botijões de gás; saiba quem tem direito
@

O Governo do Estado definiu que os beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará, do Bolsa Família (com renda “per capita” igual ou inferior a R$ 89,34) e cearenses que possuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação deverão receber o vale-gás por três meses como forma de amenizar os impactos da crise causada pelo novo coronavírus.

Ao todo, segundo atualizou o governador Camilo Santana na manhã desta quarta-feira (22) em entrevista ao Bom Dia Ceará, serão 250 mil botijões de gás butano doados à população mais vulnerável do Estado.

“O item que é fundamental para as famílias cearenses, principalmente aquelas de baixa renda, e vamos entregar um vale para que as famílias mais vulneráveis do Ceará possam retirar esse benefício durante esse período tão difícil. Essa ação é uma parceria com a empresa cearense Nacional Gás Butano, que vai fornecer o produto a preço de custo ao Estado. Ou seja, sem nenhum lucro para a empresa”, informou o governador em 7 de abril.

Aprovado na Assembleia Legislativa, o projeto teve parte dos detalhes divulgados. Caberá ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) a identificação das famílias beneficiadas.
LEIA MAIS EM:
http://www.radialistarochinha.com.br/2020/04/governo-estabelece-as-regras-para.html

Anitta fará live de música gospel para arrecadar doações

O repertório da funkeira será de música gospel, em voz e violão
© Getty Images
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Seja ou não por motivo de Big Brother Brasil (Globo), Anitta vai fazer uma live, mas será junto de outros artistas, como Claudia Raia, Edson Celulari, Isis Valverde, Bruna Marquezine e a apresentadora Angélica, entre outros nomes.

Nos dias 24, 25 e 26 de abril, eles estarão reunidos no projeto #AoVivoPelaVida que visa arrecadar doações para o Fundo Emergencial Para a Saúde e para a Ação da Cidadania.

A cantora, no entanto, não vai apresentar seus sucessos. O repertório será de música gospel, em voz e violão. Ela lembrou que cantava com o avô na igreja e participava dos grupos religiosos, mas nunca chegou a mostrar isso ao seu público.

"Eu e o Enzo [Celulari] tivemos a ideia de cantar essas músicas que me fizeram aprender a cantar. Vai ser um repertório muito emocionante para mim porque eu vou reviver muitas coisas do meu passado", afirmou a cantora em sua rede social.

Nesta segunda-feira (20), o assunto live virou polêmica quando Anitta prometeu que faria uma transmissão ao vivo se o seu público a ajudasse a tirar Manu Gavassi do BBB 20. Ela acabou sendo criticada por fãs, que pediam uma live para ajudar pessoas e não para alimentar uma rivalidade entre artistas.

COMO E PARA QUEM DOAR

A Ação Pela Vida vai arrecadar fundos para fortalecer a saúde pública do Brasil -para compra de equipamentos, principalmente respiradores- e também destinará verba aos desempregados e famílias que passam fome.

Já é possível escolher uma forma de doar pelo site Ao Vivo Pela Vida.

EUA: Hidroxicloroquina não mostra benefício contra covid-19 em estudo

A conclusão ocorreu em uma pesquisa abrangente em hospitais de veteranos dos Estados Unidos, com 368 pacientes
@
Uma pesquisa com hidroxicloroquina - medicamento usado para malária e citado frequentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um possível tratamento para coronavírus - não mostrou benefícios desse remédio contra a covid-19. A conclusão ocorreu em uma pesquisa abrangente em hospitais de veteranos do país, com 368 pacientes.

Houve mais mortes entre aqueles que tomaram a hidroxicloroquina do que entre os que receberam tratamento padrão para a doença, de acordo com os pesquisadores envolvidos na iniciativa. O estudo em âmbito nacional não foi um experimento rigoroso, mas é o mais abrangente até agora a analisar o medicamento, usado sozinho ou acompanhado do antibiótico azitromicina, contra a covid-19.

Cerca de 28% dos pacientes que receberam hidroxicloroquina mais o tratamento normal morreram, enquanto as mortes foram de 11% entre aqueles que apenas receberam o tratamento usual. Além disso, cerca de 22% daqueles que receberam hidroxicloroquina e também azitromicina morreram, ma a diferença entre esse grupo e aquele que recebeu tratamento padrão não foi considerada grande o suficiente para descartar outros fatores que podem ter influenciado.

A pesquisa foi postada online pelos pesquisadores e submetida para publicação no ao New England Journal of Medicine, mas não foi até agora revisado por outros cientistas. Ela foi financiado por bolsas do Instituto Nacional de Saúde e da Universidade da Virgínia. Fonte: Associated Press.

Depen quer presos com sintomas de covid-19 em contêineres

A medida, segundo o Depen, reduziria o risco de disseminar o vírus no sistema prisional brasileiro
@
Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, quer que os presos com sintomas do novo coronavírus sejam isolados em contêineres. A medida, segundo o Depen, reduziria o risco de disseminar o vírus no sistema prisional brasileiro, que já registra duas mortes pela covid-19. A proposta será discutida nesta quinta-feira, na reunião do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Em nota, o Depen informou que sugeriu ao CNPCP que analise a possibilidade de permitir a utilização de estruturas temporárias para aprimorar as rotinas de separação de presos novos (prisões em flagrante) sintomáticos e os que precisam de atendimento médico durante a pandemia do coronavírus. "As estruturas provisórias poderiam ser similares à dos hospitais de campanha, com pré-moldados, barracas de campanha e até mesmo na forma de contêineres habitacionais climatizados, muito utilizados há vários anos na construção civil", informa a nota.

Balanço

Conforme o departamento, até esta terça-feira o sistema prisional brasileiro registrava 60 casos positivos de coronavírus, 154 suspeitos e 2 mortes confirmadas pelo vírus. Os óbitos foram registrados em São Paulo e no Rio. A SAP disse que, em São Paulo, os presos que entram no sistema prisional ficam em quarentena nas próprias unidades. "O procedimento já era realizado anteriormente à pandemia." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Homem que disse que vírus era uma 'jogada política' morre de Covid-19

Família aproveitou obituário para passar uma mensagem diferente, pedindo às pessoas para se manterem afastadas
@
John W. McDaniel, natural de Ohio, nos EUA, disse recentemente que o Covid-19 era uma "jogada política" e considerou que as medidas de isolamento social eram uma "farsa". No entanto, o homem de 60 anos morreu vítima desta doença.

John morreu na última quarta-feira, exatamente um mês depois de ter escrito uma série de mensagens no Facebook sobre o Covid-19 e onde se mostrava extremamente desagradado com as proporções alarmantes que este vírus estava tomando, noticia o New York Post.

No dia 13 de março, o norte-americano perguntava se mais ninguém "tinha coragem para admitir que o Covid-19 era uma "jogada política", e dois dias depois considerou que era uma estupidez a medida imposta pelo governador de Ohio, Mike DeWine, que fechou restaurantes e bares e aconselhou as pessoas a ficar em casa.

"Ele não tem autoridade para isso. Se estão ficando paranóicos com medo de ficar doentes não saiam de casa. Isso não devia impedir os outros de continuarem a viver as suas vidas", escreveu.

Entretanto, o obituário do homem confirma que ele morreu de complicações de saúde causadas pelo Covid-19. De acordo com o Marion Star, o homem foi a primeira vítima mortal do Covid-19 em Marion County.

Em contraste com as publicações que fez nas redes sociais, e que terão sido mais tarde eliminadas, a sua família decidiu aproveitar o obituário para apelar às pessoas para que "continuem praticando o distanciamento social para que cada um se mantenha seguro".
POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Live de Sandy & Junior bate recorde de doações e bomba na web

A live contou com mais de 2,5 milhões acessos simultâneos no YouTube
© AgNews
Na noite desta terça-feira (21), a dupla Sandy & Junior realizou uma live para arrecadar doações de alimentos para famílias necessitadas que sofrem com a pandemia do novo coronavírus. A apresentação bateu recorde ao conseguir arrecadar 1,2 mil toneladas de alimentos. Além disso, os irmão ainda conseguiram um milhão de testes para a Covid-19.
LEIA TAMBÉM:Live - Sandy e Junior
A live, com cenário e arranjos musicais improvisados, teve a participação de Xororó, Noely (mãe da dupla), Mônica (mulher de Júnior), Lucas (marido de Sandy). O ator Rodrigo Santoro participou por telefone.

No YouTube, a live contou com mais de 2,5 milhões acessos simultâneos e teve mais de 19 milhões de views apenas 6 horas após a apresentação. Com a repercussão da apresentação, o show durou 2 horas e meia. 

João Paulo Oliver interpretando a música Graveto de Marília Mendonça. Saiba Mais...


FONTE DO VÍDEO: 
Graveto (Cover) Marília Mendonça
Música Graveto de Marília Mendonça interpretada pelo Cantor João Paulo Oliver.
Confira Abaixo o Canal no Youtube do Cantor João Paulo Oliver e Se Inscreva:
João Paulo Oliver Oficial
@Reprodução / YouTube
Baixe sucessos do artista no site Sua Música:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK