PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 28 de dezembro de 2019

Crianças de 3 anos já podem aprender em casa como cuidar do dinheiro

 Receitas, despesas e acúmulo são fundamentais, dizem especialistas
Wilson Dias/Agência Brasil
Aprender a poupar e a planejar os gastos desde cedo. Esse é o objetivo de famílias que usam métodos de educação financeira para as crianças em casa. E essa tarefa pode ser simples. Os responsáveis podem, por exemplo, organizar um quadro de tarefas para cumprir e remunerar quando objetivos são alcançados ou dar um cofrinho para as crianças guardarem moedas.

O envolvimento das crianças com as finanças pode começar aos 3 anos de idade, como explica o especialista em Planejamento Financeiro e diretor da Allea WM, Francisco Levy. Segundo ele, o envolvimento com o tema deve ocorrer aos poucos, na medida da compreensão das crianças sobre o dinheiro.

Para começar a trabalhar a educação financeira em casa, Levy sugere que para crianças pequenas, com idades entre 3 e 5 anos, seja adotado o clássico cofrinho para guardar moedas. A criança deve ser ensinada que para ter um brinquedo ou um passeio é preciso economizar.

Dos 6 aos 8 anos, a dica é já dividir os recursos recebidos em uma parte para gastos, outra para poupar e uma terceira para doar para pessoas mais necessitadas, compartilhar ou mesmo usar em presentes para amigos e familiares. Segundo Levy, nessa idade o senso de solidariedade também deve ser introduzido.

Aos 9 anos é hora de evoluir para uma conta bancária onde a criança vai começar a colocar suas economias. “É só aos 12 anos que a semanada se torna mesada, pois a criança já tem alguma noção de como gerir o dinheiro e já deve começar a aprender a fazer planos mais longos, como para uma viagem no fim do ano, por exemplo”, explica Levy.

“É fundamental também ao longo de toda infância, envolver os pequenos no orçamento familiar, mostrar restrições e objetivos, sempre em um ambiente realista e ponderado. Discussões tensas sobre o tema vão ser absorvidas pelas crianças e não ajudarão em nada”, explica. Ajudar a lidar com dinheiro e planejar o uso dos recursos desde pequenos, na opinião do especialista, vai criar adultos mais conscientes da necessidade de planejar e investir.

Aprendizado para a vida toda
LEIA MAIS EM...

Como Chegar na Antiga Estação Ferroviária de Aracoiaba/CE

2020...Pode vim que estou fervendo. Sabes porque?

Rufino Silva / Facebook
2020...Pode vim que estou fervendo. Sabes porque? Acabo de receber uma forte mensagem de Cristo que não adiante tentar me ofuscar e nem fazer mal minha família e meus amigos. Estamos realmente isentos de qualquer maldade desses energúmenos ... Temos Deus pra nos proteger. Somos do bem. Feliz 2020, pra todos as pessoas que só fazem o bem e a felicidade. Amém. 28.12.2019...

LEIA TAMBÉM: Primeiro sorriso ao adentrar o Natal de Cristo

Primeiro sorriso ao adentrar o Natal de Cristo

Rufino Silva / Facebook
Primeiro sorriso ao adentrar o Natal de Cristo. Obrigado a toda minha valiosa família de DNA, muito feliz por esses membros que sempre estão comigo, principalmente nos momentos mais difíceis que comumente enfrentamos. Bom quando nessa data tiramos proveitos e fazemos uma reflexão do nosso próprio dia a dia e certas pessoas que não tiraram proveito dessa amizade, o nosso lamento, felizmente somos abençoados por esse Menino Jesus que nós traz exemplo de vida e Justiça. A vida segue e daqui rogamos ao poder divino às bençãos a todos nós dessa família humilde, porém com tanta dignidade e com uma lição de vida exemplar... Obrigado a todos do bem e que possamos repetir essas mesmas emoções que tanto nos fazem bem à alma e aos nossos corações. Amém. 25.12.2019. No Escritório 2, Triângulo de Aracoiaba.Ce.

LEIA TAMBÉM:UMA PANORÂMICA DA FAMÍLIA RUFINO SILVA...

LEIA MAIS EM...
CRÔNICAS DE RUFINO SILVA

Tarifa Branca de energia chega a todos os consumidores em janeiro

Quem usa eletrodomésticos fora do chamado horário de ponta pode se beneficiar ao adotar a opção
@
Quem consome energia fora do horário de pico vai ter uma opção de economia a partir de 1º de janeiro. Isso porque entra em vigor a Tarifa Branca, que vai passar a valer para todas as unidades consumidoras de energia na baixa tensão do país (como residências, comércios e pequenas indústrias). 
LEIA MAIS EM...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK