PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Ver a morte como espetáculo é sintoma do adoecimento, diz juíza sobre caso Lázaro

"Celebrar caçadas, execuções e vingança pode saciar o ódio e aplacar o medo, mas nunca será justiça."

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Defender prisão, processo e contraditório não é defender criminoso, nem aderir à violência, mas compreender que a civilização é a alternativa à barbárie. Celebrar caçadas, execuções e vingança pode saciar o ódio e aplacar o medo, mas nunca será justiça."

As palavras são do perfil do Twitter de Andréa Pachá, 57. A juíza e escritora faz menção à morte de Lázaro Barbosa, conhecido como o serial killer do Distrito Federal, morto pela polícia nesta segunda-feira (28), após 20 dias de buscas.

Leia Também: Polícia investigará se Lázaro atuou como jagunço e teve ajuda na fuga

Em entrevista à reportagem, Pachá avalia que em casos como o de Lázaro, existe um sentimento de injustiça na sociedade, que busca a resposta no endurecimento das leis penais.

"O problema é que, quando você começa a tratar a resposta da Justiça como uma necessidade de vingança, você nunca vai conseguir chegar à justiça, porque você responde à linguagem da violência com a própria violência", diz a juíza, ressaltando que não cabe ao Estado promover a violência.

Pergunta - Em casos como o de Lázaro, de um criminoso acusado de matar uma família e estuprar mulheres e que ficou conhecido como um serial killer, o sentimento de vingança se sobrepõe ao de justiça?

Andréa Pachá - Eu acho que tem uma percepção muito majoritária na sociedade de que a forma de punição criminal não responde à violência. Então existe uma demanda pelo recrudescimento das normas penais. Você vê que a cada crime bárbaro a sociedade reage pedindo mais punição, mais prisão, mais pena, porque nós não encontramos uma forma de responder à violência satisfatoriamente, de maneira que aplaque esse sentimento de injustiça. O problema é que, quando você começa a tratar a resposta da Justiça como uma necessidade de vingança, você nunca vai conseguir chegar à justiça, porque você responde à linguagem da violência com a própria violência, e esse não é o papel do Estado. Lamentavelmente, o que nós temos visto é que mesmo com o recrudescimento das penas, há violências que não são interrompidas pela ameaça da prisão. O criminoso comete o crime apesar da norma penal. Qual é a solução pra isso? Ao meu ver, a solução para isso não pode ser o extermínio, porque, se nós chegamos até aqui, foi por uma construção civilizatória. Qualquer retrocesso nesse sentido é desconstruir essa rede. Quando se fala na necessidade de investimento na educação, na cultura, na saúde, não é retórica. Ninguém transforma uma sociedade só pelo recrudescimento das leis penais.

CONTINUE LENDO EM: https://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/1819195/ver-a-morte-como-espetaculo-e-sintoma-do-adoecimento-social-diz-juiza-sobre-caso-lazaro

Pressão alta? Coma mais potássio e menos sódio

Aumentar a ingestão de potássio e diminuir o consumo de sal pode diminuir a pressão arterial

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Sim, aumentar a ingestão de potássio e diminuir o consumo de sal pode diminuir a pressão arterial.

O sódio é um nutriente essencial ao organismo mas, consumido em excesso, comporta sérios riscos para a saúde, estando relacionado com o aumento da pressão arterial. O potássio diminui os efeitos do sal e também alivia a pressão nos vasos sanguíneos.

Muitos alimentos são naturalmente ricos em potássio:

  • laticínios com baixo teor de gordura, como leite e iogurte
  • peixe
  • frutas, como bananas, damascos, abacates e laranjas
  • vegetais, como batata doce, batata, tomate, espinafres

No entanto, dietas ricas em potássio podem ser prejudiciais para pessoas com doença renal, portanto, fale com o seu médico antes de aumentar a ingestão de potássio.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1819255/pressao-alta-coma-mais-potassio-e-menos-sodio

Usa óculos? Esta é a forma correta de limpá-los… aprenda

Digital, pó ou gordura - além de incômoda e irritante, a sujeira acumulada nas lentes dos óculos pode provocar problemas dermatológicos

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Conforme explica um artigo divulgado na publicação Nova Mulher, o quanto usa os óculos e como cuida das lentes é um indicador da frequência com que deve limpá-las. Contudo, e generalizando, deverá fazê-lo pelo menos uma vez por dia.

Embora, atualmente existam vários produtos à venda que ajudam a higienizar as lentes, nomeadamente soluções próprias para o efeito, é igualmente fundamental que utilize um pano de microfibra para não deixar riscos.

Eis os passos que deve seguir ao limpar as lentes dos seus óculos:

1. Lave as mãos antes de começar para evitar bactérias

2. Use água morna para remover o pó da superfície. Se puder use água destilada para evitar os minerais.

3. Seque com um pano de microfibra.

4. Pulverize ambos os lados com a solução de limpeza e esfregue suavemente. Se utilizar sabonete, opte por um que seja neutro e aplique uma gota em cada lado da lente. Suavemente ensaboe e enxague.

5. Para evitar manchas de água, sacuda o excesso e limpe-os com um pano de microfibra limpa.

O que nos diz, vai experimentar?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1819377/usa-oculos-esta-e-a-forma-correta-de-limpa-los-aprenda

Cruzamento de dados diz que 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas; cidades negam

 Levantamento aponta problema com 8 lotes. Maringá (PR), que é citada com mais doses vencidas, nega e diz que problema tem relação com erro em preenchimento de dados no SUS.

POR G1 - Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal "Folha de S. Paulo".

Os dados, aos quais o G1 também teve acesso, indicam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina (veja tabela abaixo).

Prefeituras citadas negam o problema e atribuem o achado do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde disse que todas as doses são enviadas dentro do prazo e que, caso aplicações fora do período ocorram, é preciso passar por uma nova aplicação "respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses".

Lotes de vacinas aplicadas após o vencimento

LoteValidadeDistribuiçãoDoses distribuídasAplicadas após validade
4120Z00129/03/202124/02/2021499.4802.911
4120Z00413/04/202122/01/2021179.880874
4120Z00514/04/202122/01/20211.819.87017.674
CTMAV50130/04/202124/03/2021100.7801.814
CTMAV50531/05/202124/03/2021316.8001.090
CTMAV50631/05/202124/03/2021350.380942
CTMAV52031/05/202124/03/2021254.16084
4120Z02504/06/202124/02/2021351.190546

De acordo com o levantamento, foram aplicadas 25.935 doses fora do prazo em pelo menos 1.532 cidades. Na lista, Maringá (PR) aparece como a cidade com mais doses vencidas: 3.536. Em nota ao G1, a prefeitura negou a prática e associou o achado dos pesquisadores a erros no preenchimento de tabelas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde diz que "caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses". Além disso, ainda segundo a pasta, "o vacinado deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local".

COCNTINUE LENDO..

Andropausa: baixo nível de testosterona pode levar homens à “menopausa masculina”

POR OLHAR DIGITAL - Andropausa: baixo nível de testosterona pode levar homens à “menopausa masculina

”Assim como acontece com as mulheres, os homens também passam por alterações hormonais características da meia-idade, num processo chamado pela medicina de andropausa. 

Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2021/07/01/medicina-e-saude/baixo-nivel-de-testosterona-pode-levar-homens-a-andropausa/

Pinacoteca de São Paulo oferece exposição virtual gratuita da dupla OSGEMEOS

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)! 

A mostra das obras dos artistas OSGEMEOS (os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo), oferecida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, está disponível para um tour virtual 360º totalmente gratuito. É possível navegar não só por graffiti, mas também por pinturas e esculturas. A seguir, falaremos mais detalhes sobre a exposição e explicaremos como prestigiá-la. Confira! 

A mostra

No passeio on-line, circulamos pelos 10 espaços dedicados às obras dos irmãos, que incluem 7 salas expositivas, o Octógono, o Hall e o Pátio. Ao todo, conseguimos conhecer mais de 1000 itens, como pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções, fotografias e desenhos 

Entre os destaques, estão cadernos de anotações da fase adolescente da dupla que mostram a origem de seus emblemáticos personagens amarelos. Há também duas telas feitas em parceria com Banksy, um dos mais famosos artistas contemporâneos britânicos cuja identidade é desconhecida pelo mundo. 

Outra obra bastante importante é Piano (2019), exposta pela primeira vez em um concerto com o grupo de dança Flying Steps de Berlim, no Museu de Arte Contemporânea de Berlim, o Hamburger Bahnhof. O trabalho traz a escultura de um b-boy (menino que pratica breakdance, um tipo de dança de rua) sobre um piano realizando um movimento de hip-hop conhecido como “moinho de vento”. 

OSGEMEOS 

A dupla OSGEMEOS é composta pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. Ao longo de sua trajetória, eles desenvolveram um estilo único, que explora diversas técnicas de pintura, desenho e escultura tomando a rua como local de expressão. A cultura hip hop do Brasil dos anos 1980 é uma influência marcante em suas obras. 

Eles realizaram inúmeras exposições em museus e galerias ao redor do mundo, em países como Cuba, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Lituânia e Japão. Entre os pontos altos de seu percurso artístico, está a customização do avião da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2018. 

O passeio virtual 

Confira o passo a passo para contemplar a mostra gratuitamente no tour 360º: 

  1. Acesse este link;
  2. Clique no botão “Clique aqui para entrar”; 
  3. Utilize as setas da tela para se movimentar entre as salas e a seta do mouse para movimentar a câmera; 
  4. Clique no botão laranja “i” para encontrar mais informações sobre as obras; 
  5. Clique no botão preto com o símbolo de uma câmera para ver a imagem completa da obra. 

CONTINUE LENDO EM: https://canaldoensino.com.br/blog/pinacoteca-de-sao-paulo-oferece-exposicao-virtual-gratuita-da-dupla-osgemeos

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK