PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 27 de outubro de 2019

Eleição suplementar para a Prefeitura de Tianguá tem movimentação tranquila neste domingo

Eleitores afirmam que a população está desconfiada, devido à cassação dos mandados dos últimos dois prefeitos.
Eleitores foram às urnas para o pleito suplementar da
 Prefeitura de Tianguá, no Ceará. — Foto: Thiago Gadelha
Os eleitores do município de Tiangúa, no Ceará, foram às urnas neste domingo (27) para votaram em uma eleição suplementar que definirá o próximo prefeito da cidade. Este é o terceiro pleito no município em apenas três anos, após a cassação do mandato dos dois últimos prefeitos. A movimentação nos locais de votação foi tranquila durante a manhã.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) convocou as eleições suplementares em Tianguá e em Irauçuba em setembro. O pleito em Irauçuba também ocorre neste domingo.

Em Tianguá, estão aptos a votar 50.363 eleitores de 180 seções com urnas. O pleito tem a colaboração de 720 mesários. A totalização dos votos tem previsão para iniciar a partir das 17h, segundo o TRE-CE.

LEIA TAMBÉM:TRE decide que eleição suplementar para Prefeito e Vice Prefeito de Aracoiaba será dia 1º de dezembro

Disputam o comando da prefeitura do município de Tianguá: Zé Terceiro (prefeito) e João Antônio Beviláqua Alves (vice), pelo Patriota; Haroldo Aragão (prefeito) e Tiago Cunha Fontenele (vice), pelo PT; Valdeída do Jean (prefeita) e Fernando Alves de Menezes (vice), pela coligação composta por PDT e DEM; e Dr. Luiz (prefeito) e Alex Anderson Nunes da Costa (vice), pela coligação PSD, PSBD e PL.

Nos últimos três anos, a cidade teve quatro prefeitos: Dr. Luiz, Valdeci Vieira, José Jaydson e Cleber do Adautim. O primeiro, Luiz Menezes de Lima (PSD), foi eleito em 2016 mas teve o mandado cassado após ser condenado por abuso de poder em processo relativo às eleições de 2008, o que o tornou inelegível por oito anos. Valdeci Vieira, então presidente da Câmara, assumiu o cargo até as eleições suplementares realizadas em junho de 2018.

José Jaydson (PTB) ganhou o pleito suplementar, mas teve mandado cassado pelo TRE-CE no último mês setembro, por abuso de poder econômico e político. O presidente da Câmara, Cleber de Adautim, assumiu a prefeitura interinamente até a decisão do novo governante, que ocorre neste domingo.

O candidato Dr. Luiz, que já foi prefeito de Tianguá por três mandados, concorre novamente ao cargo.

Nas eleições desta manhã, houve uma pequena movimentação nos três principais locais de votação, as escolas C.E.B. Prefeito João Nunes Menezes, Monsenhor Aguiar e Ester Menezes. Alguns eleitores acreditam que a fraca movimentação se deve à descrença com a política.

Magela Teixeira, técnico em radiologia de 45 anos, fala da desconfiança da população com a política. "Boto mais culpa na Justiça, porque se o povo está desconfiado, a Justiça tem que ser a primeira a esclarecer quem pode e quem não pode ser candidato", reclamou o cidadão.

Antonio Martins, comerciante de Tianguá de 46 anos, também acredita que boa parte dos eleitores mais velhos não deve comparecer às urnas neste domingo, mas os mais jovens devem aparecer até o fim do dia. "Já está na terceira eleição nestes quatro anos. A população está cansada, principalmente os idosos", opina.
POR G1 CE

Com 506 espécies, cidade de São Paulo abriga mais tipos de aves que todo o Chile ou Portugal

VEJA FOTOS do pica-pau-da-cabeça-amarela, pomba asa-branca, rapinante carcará e outras aves mais raras, como o pardal.
Em sentido horário, carcará, bem-te-vi, príncipe e
papagaio-real, algumas das espécies de aves avistadas
em São Paulo 
— Foto: Direito de imagem/
JOSÉ CARLOS MOTTA-JUNIOR/Image caption
Por Evanildo da Silveira, BBC News Brasil São Paulo POR G1
Quem anda por São Paulo, principalmente pelas áreas mais arborizadas, com olhos e ouvidos atentos e sensíveis às coisas da natureza, poderá se surpreender com a grande variedade de espécies de aves que vivem na cidade.

Se prestar mais atenção ainda, deverá notar mudanças nessa biodiversidade, com algumas que estão se tornando mais comuns, como o pica-pau-da-cabeça-amarela (Celeus flavescens), a pomba asa-branca (Patagioenas picazuro), e o rapinante carcará (Caracara plancus), e outras mais raras, como o pardal (Passer domesticus).

No total, são 506 espécies que habitam a metrópole, segundo o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo-2018, elaborado sob a coordenação da bióloga Anelisa Magalhães, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

"Isso representa 63% das aves encontradas em todo o Estado e 26% do Brasil", diz ela. "Entre elas, 116 são endêmicas da Mata Atlântica (23% da população); 39, rapinantes (gaviões, falcões e corujas); 22 são beija-flores, e 273 são pássaros, além de algumas espécies de outros tipos, como os psitacídeos (araras, papagaios e periquitos). De todas elas, 31 estão ameaçadas de extinção."

Esses números revelam que São Paulo tem mais espécies de aves que todo o Chile ou Portugal, segundo pesquisadores. "A cidade tem apenas cerca de 200 a 300 menos (espécies) do que o Canadá, a Europa e a Rússia, territórios grandes o suficiente para abrigar milhares de 'São Paulos'", diz João Menezes, mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e observador de pássaros há 15 anos.

"Dentro do Brasil, a cidade é a terceira capital com mais espécies registradas, atrás apenas de Porto Velho e Manaus."

De acordo com Karlla Barbosa, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e coordenadora de projetos da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), organização não governamental de conservação dos pássaros brasileiros e parte da BirdLife International, presente em mais de 100 países, a avifauna paulistana é rica e diversa, composta por espécies residentes e migratórias, nativas e introduzidas.
LEIA MAIS EM...

27 TRUQUES ÚTEIS DE MATEMÁTICA PARA SER O MELHOR AMIGO DO SEU PROFESSOR


FONTE DO VÍDEO:

TRUQUES SIMPLES DE MATEMÁTICA
Os estudantes vão adorar este vídeo porque nele nós compartilhamos vários truques de matemática que aumentarão suas habilidades de cálculo. Todas essas idéias são muito fáceis, embora pareçam ser truques de mágicas.
O primeiro truque de matemática mostra como multiplicar com os dedos das mãos. Sim, não é uma piada e esse método é usado há séculos. É um truque legal se você não tem uma calculadora ou um celular com você. É um truque legal para os alunos que aprendem multiplicação pela primeira vez e esse método funciona para tabelas de seis, sete, oito, nove e dez. O próximo truque é multiplicar por 11 e é um dos truques mais fáceis, pois você não precisa multiplicar, mas tão somente adicionar. Assista ao vídeo até o final para encontrar este tutorial e aprender também! Todo mundo quer ter as melhores notas e, às vezes, meio que escolhe ter boas notas. Embora colar seja uma coisa ruim, isso tem algumas vantagens importantes. Você pode aprender as essas informações durante o processo de elaboração das suas colas. Em outras palavras, esse processo é semelhante ao aprendizado normal. Mais um benefício é que esse processo requer muita criatividade. O pensamento criativo é muito importante, pois ajuda a analisar as situações de uma nova perspectiva e ajuda a encontrar soluções inesperadas para os problemas comuns. Assista ao vídeo para descobrir como colar usando uma régua ou borracha. MINUTAGENS: 00:09 Truques de matemática para alunos preguiçosos 01:50 Multiplicando com seus dedos 05:29 Como colar durante o teste 06:23 O método da "borboleta"

O Facebook quer mantê-lo atualizado com uma nova área de notícias

A nova área começou a ser testada em território norte-americano
@
Facebook estreou (finalmente) uma área na rede social dedicada a notícias, a Facebook News. Esta nova área começou por ser lançada na aplicação e, por enquanto, está presente apenas nos EUA.

“As pessoas querem e beneficiam de experiências personalizadas no Facebook mas sabemos que há jornalismo que transcende experiência individual. Queremos apoiar ambas”, pode ler-se na publicação de blog partilhada pelo Facebook.

A Facebook News terá gerida por uma equipa de curadores composta por via de editores (humanos) profissionais, numa estratégia semelhante ao que a Apple aplica hoje em dia para a sua app News. Num primeiro momento, o Facebook terá notícias provenientes de publicações como o The Wall Street Journal, o USA Today e o BuzzFeed.

A ideia é ir adicionando, pouco a pouco, novas empresa de media e, com certeza, mais territórios e respectivas publicações à nova área.

Sabia que também é importante esfoliar os lábios?

Aprenda a esfoliar corretamente
@
Os lábios também sofrem agressões externas, tanto no Verão como no Inverno. É importante lembrar que a alimentação impacta na saúde dos lábios, além da quantidade de água que bebemos. Alimentar-se bem e beber bastante água todos os dias é indispensável, mas também deve proteger-se do calor, do vento e do frio para evitar ficar com os lábios rachados.

Assim, é necessário ter uma rotina básica de cuidados e fazer da esfoliação e da hidratação labial um hábito.

A esfoliação é importante para eliminar as células mortas e deixar os lábios lisos para receber a hidratação. Existem vários esfoliantes específicos no mercado, mas é possível fazer o seu próprio esfoliante em casa.

Misture uma colher de açúcar refinado com uma colher de mel (ou azeite). Aplique a mistura nos lábios com os dedos, fazendo movimentos circulares. Deixe atuar por 10 minutos.

Atenção: a esfoliação labial deve ser feita apenas uma vez por semana. 
POR NOTÍCIAS AO MINUTO

OEA propõe medidas para combate a notícias falsas em eleições

OEA propõe medidas para combate a notícias falsas em eleições
MARCELLO CASAL JR
A Relatoria para a Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um guia com recomendações sobre como lidar com a desinformação em contextos eleitorais. O intuito é fornecer subsídios às autoridades dos Estados-membro da organização para lidar com o problema e evitar que esses conteúdos interfiram nos pleitos dessas nações.

A desinformação é definida no documento como a “disseminação massiva de informação falsa com o objetivo de enganar o público com o conhecimento de seu caráter falso”. De acordo com especialistas, esse tipo de ação é potencializada em cenários de intensa polarização política, com os conteúdos falsos servindo de reforço de posições políticas, reproduzindo o que pesquisadores chamam de “câmaras de eco”. Outro fator que estimula a difusão dessas mensagens é o modelo de negócio das plataformas digitais ancorado na publicidade online, baseado na segmentação a partir da coleta e do tratamento de dados.

A desinformação, segue o guia, não é um fenômeno espontâneo, mas possui agentes por trás. “Pesquisas mostram que esses atores são diversos, de Estados buscando influenciar eleições em outras nações a grupos privados com motivações econômicas (contratados para fazer campanhas de desinformação) ou políticas (que promovem essas campanhas para influenciar eleições)”, observam os autores.

O enfrentamento do problema, defende o documento da OEA, deve equilibrar a proteção do debate público com a garantia das liberdades fundamentais, como aquela relacionada à expressão dos indivíduos e coletividades. Para a organização, o combate às fake news deve envolver as plataformas por onde esse material circula, como Facebook, Whatsapp, Twitter, Google e outras. O documento acrescenta ainda que os atores políticos que atuam nas plataformas (como partidos, candidatos e grupos políticos de apoio) também devem ser instados a atuar de maneira ética, trabalhar com informação verdadeira e não violar a proteção de dados dos eleitores.

O guia defende que os Estados não criem em suas legislações tipos penais para criminalizar a divulgação de notícias falsas. “Introduzir tipos criminais, dada a sua natureza de fenômeno vago ou ambíguo, poderia levar a região de volta à lógica de criminalizar expressões sobre autoridades ou pessoas envolvidas em questões de interesse público, além de estabelecer uma ferramenta com um efeito de reduzir a disseminação de ideias, críticas e informação por medo de ser sujeito a um processo criminal”.
LEIA MAIS EM...

Governo pede esclarecimentos a 11 países sobre origem do óleo

Divulgação/Agência Petrobras
O governo federal notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo que atingiu diversas praias do Nordeste. A informação foi dada pelo coordenador de operações navais da Marinha, almirante de esquadra Leonarndo Puntel, em entrevista a jornalistas no sábado (26).

A investigação conduzida pela Marinha trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque. A apuração inicial avaliou 1.500 embarcações e afunilou a análise para 30 veículos marinhos de 11 países. O comandante não detalhou que nações estariam neste grupo, mas disse que o requerimento pede informações para os governos para saber se têm conhecimento de algum acidente.

Os 30 navios estão entre os que passaram pela costa do Nordeste no período, identificados por fazerem comunicações por sistemas marítimos. Conforme Puntel, os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias no fim daquele mês.

O almirante não descartou a possibilidade de que o episódio tenha sido causado por embarcações não oficiais, denominadas “dark ships”. Neste caso, contudo, a apuração será mais complexa e terá de envolver outras fontes de informação, como análise de imagens de satélite.

Puntel declarou que não é possível afirmar que o veículo era venezuelano. Mas que pesquisas da Petrobrás teriam identificado o óleo como proveniente daquele país. “Laudo da Marinha concluiu que óleo não era brasileiro. O laudo da Petrobrás foi além, porque tem amostras de óleos de outros países. Ele é de bacias venezuelanas. O navio a gente não sabe”, comentou.

Manchas

A coordenadora-geral de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirilo, afirmou na entrevista coletiva que não há novo óleo nas praias.

“Não há mais chegada de óleo novo, mas algumas praias ainda têm vestígio de óleo, temos os pontos identificados em que ainda há óleo residual, a maioria nos estados de Pernambuco e Bahia”, pontuou.

O comandante Leonardo Puntel acrescentou que a despeito da dificuldade de monitorar a evolução das manchas, dado que elas se deslocam debaixo da água a partir das correntezas marinhas, o exame realizado pelos órgãos envolvidos no grupo de acompanhamento detectou que houve um decréscimo da quantidade.

“As manchas de óleo tiveram dinâmica diferente. No início de setembro e outubro ela estava tranquila, não tinha grandes quantidades. Teve período na semana passada que houve aumento do volume no óleo na Bahia, Sergipe, Alagoas e Sul de Pernambuco. E este volume começou a decrescer agora”, observou.

A coordenadora do Ibama orientou a população dos locais a não entrar em contato com a substância. Já as condições de banho de cada praia são avaliadas pelos órgãos de saúde dos estados e municípios e devem ser verificadas juntamente a esses órgãos.

Brasília

O grupo de órgãos federais encarregados da coordenação das atividades mudou sua base para Brasília. Durante esta semana, várias autoridades do governo federal estiveram em Pernambuco. O comandante da Marinha relatou que ainda permanecem coordenações locais montadas em Recife e Salvador.

A coordenadora de emergências ambientais do Ibama acrescentou que a mudança facilita a atuação do grupo, já que aproxima seus integrantes do centro de decisão política do país. Questionada por jornalistas, ela negou dificuldades na interlocução das entidades tanto em relação ao Executivo quanto no tocante a administrações estaduais.
POR AGÊNCIA BRASIL

Brasil garante 3º lugar geral nos Jogos Mundiais Militares

País conquista 88 medalhas, 21 delas de ouro
@
Com a conquista de 6 medalhas (1 ouro, 2 pratas e 3 bronzes) neste domingo (27) o Brasil garantiu a terceira posição do quadro de medalhas da 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que aconteceram em Wuhan, na China.

Ao final do evento a delegação brasileira conquistou um total de 88 medalhas (21 ouros, 31 pratas e 36 bronzes). A primeira posição ficou com a China, com 239 conquistas (133 ouros, 64 pratas e 42 bronzes), enquanto a Rússia foi a segunda, com 161 premiações (51 ouros, 53 pratas e 57 bronzes).

Desta forma o Brasil alcança a meta estabelecida de manter o Brasil entre as três maiores potências desportivas militares entre todas as nações que integram o Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que tem papel importante na organização dos jogos.

Brasil nos Jogos

O Brasil esteve presente em todas as edições do Jogos Mundiais Militares. Se, em 1995, o país ocupou uma modesta 36ª posição no quadro de medalhas, atualmente pode ser considerado uma das grandes forças da competição.

Esta mudança de patamar aconteceu em 2011, quando a delegação brasileira garantiu a primeira posição do quadro de medalhas com 114 conquistas (45 ouros, 33 pratas e 36 bronzes). Nesta oportunidade a sede foi a cidade do Rio de Janeiro.

Os Jogos de 2011 receberam 4.218 atletas representando 111 países. Os 10 dias do evento contaram com disputas em 20 modalidades, sendo que 6 delas eram tipicamente militares.

Quatro anos depois o Brasil voltou a ter uma campanha de destaque. Conquistou o total de 84 medalhas (34 ouros, 26 pratas e 24 bronzes) e garantiu a segunda posição no quadro de medalhas.

Wuhan 2019

Agora em Wuhan, o Brasil alcança sua terceira melhor campanha na história dos Jogos Mundiais Militares e confirma seu lugar entre as potências do evento esportivo.
POR AGÊNCIA BRASIL

ESPELHO DA VIDA

.
MÚSICA:

Raymundo Cortizo Perez
Por causa da hipócrita
doutrina religiosa,
vivem há mais de dez anos,
um feliz desamor.
...
Do que dizes,
diga sempre o mais belo
e o mais simples,
do mais belo e do mais simples,
é a gentiliza.
...
LEIA MAIS EM: RAYMUNDO CORTIZO PEREZ

No amor é assim,
acredita hoje, desconfia amanhã,
quer e logo depois não quer,
parece que não, parece que sim,
finge que sim, finge que não,
finge que não finge, e finge.
É drama e é comédia,
às vezes uma história feliz,
em outras, pura tragédia.
...
A poesia é a vida e é a morte.
A musa é a metamorfose
entre uma e a outra.
...
Gruta formosa,
cheirosa
e orvalhada como uma linda rosa,
espalha pelo ar,
o perfume do seu cio quando goza
no verso ou na prosa.
...
Amei o suto
que levei,
ao ver o seu 
belo e farto busto.
...
As palavras se abraçam
nos versos que acariciam
a saudade
nos beijos do poema.
...
LEIA MAIS ABAIXO EM...
MAIS INFORMAÇÕES...

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro: 20/10/19 a 26/10/19

.
CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR:

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro: 13/10/19 a 19/10/19


10º LUGAR:
9º LUGAR:

Entenda por que a cafeína ajuda a acabar com a celulite

Segundo o periódico científico American Journal of Clinical Dermatology, estudos apontam que 90% das mulheres têm celulite
@
Na busca incessante – e tantas vezes inglória – por uma pele mais lisa e livre de imperfeições, muitas mulheres têm recorrido a produtos com cafeína para diminuir a celulite instalada.

Mas sabe por que essa propriedade é indicada para amenizar a textura da pele ‘casca de laranja’? De acordo com a cirurgiã plástica Karina Gilio, em declarações à revista Women’s Health, a cafeína contém um efeito lipolítico, que promove a quebra da gordura e ajuda a minimizar os furos visíveis na derme.

Outra dica da profissional é apostar na esfoliação, que aumenta a circulação sanguínea e o movimento linfático, ajudando a eliminar a acumulação de gordura. Adicionalmente, as partículas do esfoliante retiram as células mortas na superfície, o que contribui para a aparência de uma pele mais uniforme. “Aposte nesta dica a cada 15 dias, aplicando sempre e em conjunto cremes específicos”, orienta Karina.
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO

8º LUGAR:

SOBREMESA FÁCIL COM APENAS 3 INGREDIENTES!!

@Reprodução / Youtube
Oi pessoal, como a vó não está podendo gravar no momento, eu (Diana) fiz essa receita pra vocês. Espero que gostem!

INGREDIENTES:
- 2 Caixinhas de leite condensado - bolacha à gosto - 100ml de suco de limão (sem água)
Contato: @receitasdavolurdes.com
VEJA MAIS VÍDEOS EM...

7º LUGAR:

Tite convoca apenas jogadores estrangeiros para amistosos da Seleção

Treinador elogia time do Flamengo comandado por Jorge Jesus
.
Argentina e Coréia do Sul são os últimos amistosos da Seleção Brasileira este ano. As partidas serão respectivamente nos 15 e 19 de novembro. Na manhã de hoje (25), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro,o técnico Tite convocou somente jogadores que atuam em clubes no Exterior.
Outra novidade foi o anúncio do ex-jogador César Sampaio como auxiliar-técnico da Seleção Brasileira. "Ele é um cara transparente, do diálogo, sem meias-palavras", justificou Tite.
O treinador também falou sobre o Flamengo do português Jorge Jesus. "A equipe joga bonito, troca passes, faz gols, apresenta consistência na defesa e tem equilíbrio".
Ouça na Rádio Nacional

Confira a lista com os 23 convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Daniel Fuzato (Roma) e Ederson (Manchester City);
Defensores: Danilo (Manchester City), Emerson (Bétis), Alex Sandro (Juventus), Renan Lodi (Atlético de Madrid), Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos e Thiago Silva (PSG);

Meio-campistas: Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Paquetá (Milan), Douglas Luiz (Aston Villa) e Philippe Coutinho (Bayern de Munique);
Atacantes: David Neres (Ajax), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton), Rodrygo (Real Madrid) e Willian (Chelsea).

6º LUGAR:

Fantástico entrevista Arautos do Evangelho: assista a integra que a Globo não publicou.


FONTE DO VÍDEO:
A verdade que a Globo não mostra
“A meia verdade é sempre uma mentira inteira” (Provérbio Chinês).
Assista na íntegra à entrevista do Fantástico e entenda a perseguição religiosa que está por detrás desta onda de calúnias e difamações.
Por TVArautos
No marco da comunicação, feita esta semana aos Arautos, do Decreto de Comissariamento emitido pelo Vaticano, a Rede Globo parece haver tido um surto de interesse a respeito da nossa Associação, talvez especialmente atraída por uma onda de notícias difamatórias que agências de jornalismo pouco escrupulosas têm difundido. Isto deu-nos a oportunidade de desmistificar, numa entrevista ao programa Fantástico (gravada no dia 19 de outubro de 2019, para ser inserida numa reportagem lançada no dia seguinte), as principais fantasmagorias que têm procurado espumar muito em pouca água. Entretanto, devido às compreensíveis restrições do programa Fantástico em matéria de tempo e de agenda, a entrevista de pouco mais de 45 minutos não irá ao ar completa. Para aqueles que nos acompanham e que se interessam com notícias desprovidas de qualquer amputação, colocamos à disposição a íntegra da gravação.
VEJA TAMBÉM: Fantástico entrevista Arautos do Evangelho: Assista a íntegra que a Globo não publicou
A TV Arautos é uma iniciativa de Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias. Monsenhor João Clá teve sua formação no pensador católico: Plinio Corrêa de Oliveira. Outros programas como a Bíblia Sagrada, Os Anjos, Tesouros da Fé abordam temas católicos. Inscreva-sem em nosso canal e faça parte da Nossa Família.
#globo #arautosdoevangelho #fantastico #arautos #Comissariamento
VEJA MAIS VÍDEOS...

5º LUGAR:

Manual dita como agir em desastre com óleo, mas governo violou instruções

Publicação restrita à cúpula do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Marinha e ANP não foi compartilhada com estados e municípios nem tornada pública
Voluntários limpam mancha de óleo em Cabo de Santo
 Agostinho (PE) Foto: Fotoarena / Agência O Globo
POR O GLOBO
RIO E SÃO PAULO - O Ministério do Meio Ambiente tinha em mãos um manual para implementar o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, o PNC, mas cometeu uma série de violações nos processos listados no documento ao reagir ao derramamento no Nordeste. Se observados, os critérios levariam ao acionamento do plano em 2 de setembro, mas esta medida só ocorreu 41 dias depois, em 11 de outubro.
O Manual do PNC, que foi confeccionado por exigência de um decreto presidencial de 2013, teve sua primeira versão completa em 2018, atrasada, e não chegou a ser publicado oficialmente. Limitada a um círculo restrito da cúpula de MMA, Ibama, Marinha e ANP (Agência Nacional do Petróleo), a obra não foi compartilhada com estados e municípios que atuam na contenção do óleo e não foi distribuída à imprensa.
Analisando o manual, que foi obtido pelo GLOBO, é possível ver ao menos oito violações de procedimento ao comparar a ação do governo com o texto da obra, que tem força legal.
Além de mapear a rede de articulação do governo necessária ao monitoramento da costa para incidentes com óleo, o manual lista os critérios para implementação do PNC, um instrumento para emergência de caráter nacional. Dos 35 critérios listados, há ao menos 18 que se cumpriam ou eram fruto de dúvida no início de outubro, quando o plano ainda não havia sido acionado .
Estas violações de procedimento se somam ao problema gerado em abril pela revogação de dois comitês de reação ao incidente com óleo, exigências do decreto de 2013. Até ontem, o governo não havia ainda anunciado a recomposição desses dois órgãos, essenciais na implementação do plano.
O processo decisório para implementar o plano nacional de contingência para o óleo poderia ter sido iniciado em 30 de agosto, algo que o manual prevê quando “há risco de toque de óleo na costa brasileira”. Naquele dia, quatro praias em Conde (PB), amanheceram oleadas. Em 2 de setembro, o derramamento já era emergência interestadual, com 19 praias oleadas em três estados diferentes, Pernambuco, Sergipe e Paraíba.
LEIA MAIS EM...

4º LUGAR:
3º LUGAR:

Governo sanciona lei que destina R$ 10,9 bi aos Municípios; Saiba quanto seu Município vai receber

.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) comemora uma das grandes conquistas do movimento municipalista neste ano. O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou na quinta-feira, 17 de outubro, a Lei 13.885/2019, que define o rateio entre Estados e Municípios de parte dos recursos do leilão de petróleo dos excedentes de barris de petróleo do pré-sal. A ação confirma a promessa feita pelo governo durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
CLIQUE AQUI E VEJA CADA MUNICÍPIO

2º LUGAR:

Prefeitura de Aracoiaba decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira

Medida se deve ao ‘Dia do Servidor Público’.
Helder Paz / Prefeito de Aracoiaba
Nesta sexta-feira (25), o prefeito Francisco Helder Loureiro Paz,  assinou o decreto de ponto facultativo para a próxima segunda-feira (28), em função do Dia do Servidor Público, suspendendo o atendimento nos órgãos que compõem a administração municipal.
LEIA TAMBÉM: Dia do Servidor Público
De acordo com o decreto, só estão fora da medida os órgãos e entidades prestadoras de serviços considerados essenciais ao cidadão.
CONFIRA O DECRETO ABAIXO:
Decreto / Prefeitura de Aracoiaba

DESTAQUE CAMPEÃO:

Conheça o cantor por trás do sucesso 'Caneta Azul'


FONTE DO VÍDEO:  Sucesso da Caneta Azul viraliza na internet
Conheça o cantor por trás do sucesso 'Caneta Azul' 
Se você não o conhece, provavelmente já ouviu a sua música tocando em algum celular. 
O nome desse novo sucesso, genuinamente maranhense é Manoel Gomes, um balsense que está dando o que falar nas redes sociais com a sua música autoral "Caneta Azul".
A canção que caiu nas graças dos internautas talvez pela letra meio sem sentido ou pelo jeito peculiar dele cantar, narra a história de quando Manoel perdeu a sua caneta azul que, segundo ele, estava marcada com suas 'letras', no momento que estava a caminho da escola.

"Caneta azul, azul caneta, caneta azul tá marcada com minha letra. Todo dia eu viajo pra um colégio com a caneta azul e uma caneta amarela eu perdi minha caneta e eu peço por favor quem encontrou me entrega ela [...] "

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK