PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 22 de junho de 2021

Turma da Mônica ilustra guia para retorno às aulas presenciais

Turma da Mônica ilustra guia para retorno às aulas presenciais

POR AGÊNCIA BRASIL - A Turma da Mônica é a estrela de guia lançado hoje (22) com orientações para a prevenção do novo coronavírus em ambiente escolar. A cartilha Cuidados na Escola  tem a intenção de orientar as famílias do Brasil sobre o retorno às aulas presenciais, que tem ocorrido gradualmente em diferentes estados e municípios. 

A cartilha foi elaborada pela equipe técnica do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), das áreas de saúde, educação e WASH, que é a sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene. O guia inclui ainda informações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais.

Na visão do Unicef, é preciso reforçar alguns cuidados nesse retorno que se dá depois de meses sem que os alunos pudessem frequentar as escolas presencialmente. O guia, que é ilustrado pelos personagens do Bairro do Limoeiro, traz procedimentos de forma didática para que os pais, mães e responsáveis orientem as crianças e adolescentes no retorno às escolas. “Para que todos fiquem protegidos, incluindo estudantes, profissionais que atuam nas escolas e as famílias de cada um”, apontou o Unicef.

A cartilha também dá dicas de como abordar o assunto com os filhos e sugere atividades para serem realizadas pelas escolas. “O material também traz orientações e os cuidados necessários no ambiente escolar, tanto na sala de aula, quanto no transporte e na hora do recreio, como o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos”, detalhou o Fundo da ONU.

Para reforçar a inclusão, o guia inclui ainda ações de prevenção para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas ou respiratórias graves que provocam dificuldade de utilização das máscaras. Além disso, propõe alternativas a crianças e adolescentes com perda ou problemas auditivos, que precisam ter a leitura labial e visualizar as expressões do locutor. A sugestão, nesse caso, é o uso de máscaras transparentes. “Dessa forma, é possível construir um ambiente seguro e que garanta oportunidades de aprendizagem a todos”, avaliou o Fundo das Nações Unidas.

Para a diretora-executiva da Maurício de Sousa Produções, Mônica Sousa, é de extrema importância que a mensagem seja transmitida de forma mais clara possível, para que chegue às famílias de maneira eficaz. "Nesse momento em que os pequenos estão ansiosos para reencontrar e interagir com os colegas, é fundamental reforçar todos os procedimentos para que eles possam aproveitar o retorno à escola com a maior segurança possível. Entendemos que a forma didática é a mais eficaz de se passar a orientação às famílias, principalmente, por meio de personagens e histórias que todos já conhecem, facilitando a divulgação e entendimento da mensagem”, observou.

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, destacou que as escolas são parte essencial na vida de cada criança e além da educação e a preparação para o mundo do trabalho, o ambiente escolar representa uma diversidade de outras oportunidades de desenvolvimento para as crianças e adolescentes, incluindo competências sociais, proteção contra diferentes formas de violência e, para muitos, também alimentar-se bem.

“Em novembro de 2020, mais 5 milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à educação no Brasil. Muitas famílias têm dúvidas sobre como realizar a volta para a escola de uma maneira segura. Este novo guia responde a muitas destas questões e vai ajudar crianças, adolescentes e famílias a retornar à escola, e se manter nela, de forma segura", completou.

O UNICEF e a Maurício de Sousa Produções trabalham juntos desde o início da pandemia, para passar informações à população, desenvolvendo diversos materiais com orientações contra o novo coronavírus por meio dos canais digitais. A iniciativa faz parte do projeto Juntos contra o coronavírus, que é uma campanha realizada pela Maurício de Sousa Produções. Em 2007, a personagem Mônica se tornou embaixadora do Unicef, participando de campanhas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente. Seu criador, Mauricio de Sousa, recebeu o título de escritor para crianças concedido pelo Unicef.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-06/turma-da-monica-ilustra-guia-para-retorno-aulas-presenciais

Sorteio define confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil

Partidas estão previstas entre o fim de julho e o início de agosto

POR AGÊNCIA BRASIL - Os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil foram sorteados nesta terça-feira (22). Um dos duelos terá dez títulos de Campeonato Brasileiro em campo: São Paulo (seis vezes campeão) x Vasco (quatro). O Tricolor paulista, porém, ainda persegue o primeiro título na competição mata-mata - que o Cruzmaltino já conquistou em 2011.

Dois duelos reúnem apenas times da Série A: Atlético-MG x Bahia e Athletico-PR x Atlético-GO. O embate Criciúma x Fluminense, por sua vez, é o único entre dois campeões do torneio. O Tricolor carioca levantou a taça em 2007, enquanto o clube catarinense levou o título em 1991.

Supresas da terceira fase ao eliminarem clubes de divisões superiores, Vitória, CRB, ABC e Juazeirense-BA terão novos desafios do gênero nas oitavas. Os dois primeiros, que militam na Série B, serão adversários, respectivamente, de Grêmio e Fortaleza, da Série A. O dois últimos, que disputam a Série D, medirão forças contra Flamengo e Santos (nesta ordem), também da primeira divisão.

Após os sorteios dos confrontos, foram definidos os mandos de campo. Vasco, Fluminense, Grêmio, CRB, ABC, Atlético-GO, Bahia e Juazeirense decidem os duelos em casa.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou as datas e horários dos jogos, mas o calendário da entidade prevê que ocorram entre 28 de julho (ida) e 4 de agosto (volta). O chaveamento até a final será definido apenas depois do sorteio dos confrontos das quartas de final.

Confira os confrontos:

São Paulo x Vasco

Criciúma x Fluminense

Vitória x Grêmio

Fortaleza x CRB

Flamengo x ABC

Athletico-PR x Atlético-GO

Atlético-MG x Bahia

Santos x Juazeirense-BA

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-06/sorteio-define-confrontos-das-oitavas-de-final-da-copa-do-brasil

A pé, de carro ou avião. Site te leva (virtualmente) a viajar mundo fora

Com saudades de viajar? Este site te leva para passar, virtualmente, pelos locais mais icônicos do Planeta. Experimente.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A pandemia da Covid-19 afetou drasticamente o turismo. Os prejuízos se amontoaram para quem trabalha e vive do setor e cresceu a vontade de viajar nos cidadãos que, há mais de um ano, estão privados de o fazer livremente.

Se é dos que acumula saudades de cruzar fronteiras, saiba que, entretanto, pode fazê-lo virtualmente através do site Virtual Vacation. 

Não é, claro, a mesma coisa, mas dá para matar alguma da saudade de explorar outros países, de visitar monumentos históricos e até de andar de avião.

As propostas são múltiplas e variadas e abrangem passeios a pé em mais de 50 cidades, passeios de carro e até um jogo em que os utilizadores são convidados a adivinhar a que cidade corresponde determinado vídeo ('city guesser').

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/tech/1813727/a-pe-de-carro-ou-aviao-site-te-leva-virtualmente-a-viajar-mundo-fora

O mel é mesmo mais saudável do que o açúcar?

Ambos têm sabores e texturas muito diferentes...

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - O mel e o açúcar são carboidratos compostos principalmente de glicose e frutose. São usados ​​como ingrediente em muitas receitas para adoçá-las. Ambos podem resultar num aumento de peso se consumidos ​​em excesso.

O mel tem a reputação de ser mais saudável e por boas razões. No entanto, não pode ser considerado um alimento benéfico.

Estes dois adoçantes têm sabores e texturas muito diferentes, mas tanto o mel quanto o açúcar podem ter efeitos negativos na saúde se ingeridos em grande quantidade.

Se tem diabetes ou doença cardíaca, ou está preocupado em controlar o peso, converse com o seu médico e nutricionista sobre as suas necessidades alimentares. 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1816036/o-mel-e-mesmo-mais-saudavel-do-que-o-acucar

Presidente da Anvisa apela à população que tome segunda dose da vacina

Antonio Barra Torres recomenda também o uso de máscaras

POR AGÊNCIA BRASIL - O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, apelou às pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 que, no momento indicado, tomem a segunda dose, completando o ciclo de imunização.

Ao abrir, hoje (22), a 12ª reunião da diretoria colegiada da agência, Torres também enfatizou a importância do uso de máscaras e das demais orientações das principais autoridades sanitárias mundiais, como o distanciamento social e a frequente e adequada higienização das mãos.

“As vacinas representam, neste momento, a medida farmacológica de maior comprovação, credibilidade e eficácia disponíveis no mercado em todo o mundo”, disse Torres, enfatizando a importância da segunda dose da vacina.

“Temos observado índices que apontam uma baixa procura pela segunda dose da vacina em alguns municípios, mesmo quando elas são disponibilizadas à população. Isso não é razoável. Não há nenhum sentido em [a pessoa] tomar uma dose da vacina e não se apresentar para tomar a segunda dose. Quem assim o faz está com uma proteção incompleta, insuficiente e inadequada”, alertou Torres.

“Reitero o posicionamento da Anvisa. Posicionamento irrevogável até o presente momento, em relação [à necessidade de] ao uso de máscaras, ao distanciamento social e às boas normas de higiene em termos gerais. A Anvisa se mantém atrelada aos princípios técnico-científicos que norteiam os trabalhos da casa”, disse Torres.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-06/presidente-da-anvisa-apela-populacao-que-tome-segunda-dose-da-vacina

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK