PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 26 de janeiro de 2019

Peixe pulmonado, o peixe que vive em terra

Peixe pulmonado em seu casulo fora de sua toca
 | Crédito da foto
POR MAGNUS MUNDI
Os peixes pulmonados, nos países de língua inglesa, são chamados de lungfish, salamanderfish ou mudfish, sendo um tipo de peixe de água doce mais conhecido por sua capacidade de viver em terra, sem água, durante meses, e às vezes até anos. Tal espécie de peixe tem um sistema respiratório altamente evoluído que pode tomar oxigênio diretamente do ar, assim como os animais terrestres. Na verdade, algumas espécies de peixes pulmonados são tão acostumados a respirar ar que eles lentamente perdem a função de suas brânquias. 

Enquanto eles ainda vivem na água, precisam regularmente chegar à superfície e respirar. Estes peixes podem mesmo se afogar se são mantidos debaixo d’água por um longo tempo.

São chamados cientificamente de dipnoicos (também chamados de Dipnoi ou Dipneusti), designação dos peixes da classe dos sarcopterígios (Sarcopterygii), isto é, peixes ósseos que podem ser pulmonados facultativos (respiração branquial quando há água e respiração pulmonado quando não há água) ou pulmonados obrigatórios. Os peixes dipnoicos são especiais pelo fato de terem como órgão primário de respiração um pulmão especializado que não possui brônquios, sendo capaz de extrair oxigênio diretamente do ar atmosférico, sendo verdadeiros ‘fósseis vivos’, exemplos de como se deu a evolução da respiração aquática para a aérea.

LEIA MAIS EM...

CONFIRA O VÍDEO ABAIXO E VEJA COMO SÃO PESCADOS:

..
FONTE DO VÍDEO: MudFish Digging

Como Limpar Sua Máquina De Lavar Roupa Naturalmente (Rápido E Barato)

VÍDEO ABAIXO...
Muitas pessoas acreditam que pelo fato das máquinas de lavar estarem sempre em contato com água e detergente, elas sempre estão limpas.
Engana-se quem pensa dessa forma. De fato, esse eletrodoméstico que usamos com tanta frequência por vezes está úmido e aprisiona sujeira e outros microorganismos nocivos que acabam se acumulando. O resultado? Na maioria dos casos, além do aspecto sujo, a máquina pode apresentar mofo e um odor desagradável. Mas você não precisa deixar chegar a esse ponto para fazer algo. Fazer uma limpeza na sua máquina de lavar vai garantir que ela fique limpa e livre de mofo por muito mais tempo. No vídeo de hoje vamos te ensinar uma maneira simples e econômica de limpar sua máquina de lavar roupas. Essa dica é direcionada principalmente para as máquinas de lavar com a porta frontal, onde pode se acumular bastante coisas desagradáveis. Para fazer a limpeza você vai precisar de: 2 copos de vinagre branco; 1/4 copo de bicarbonato de sódio; 1/4 copo de água. Comece removendo a borracha que sela a porta e dê uma boa limpada com um pano úmido na porta e no tambor, removendo toda a poeira e sujeira visível. Agora, misture o bicarbonato de sódio com água e despeje a mistura no compartimento de detergente da máquina. Depois, adicione o vinagre ao tambor e inicie um ciclo de lavagem normal da máquina, usando água quente de preferência. Enquanto a máquina faz o serviço sujo pra você, uma boa dica é limpar a parte externa dela usando um pano macio, embebido em uma mistura de vinagre com água quente. Depois de limpar bem toda a máquina por fora, passe um outro pano seco para finalizar. Quando terminar o ciclo de lavagem, aproveite para limpar a máquina internamente, usando uma esponja normal ou de aço, enquanto o tambor ainda está quente. Limpe bem essa parte e os cantos internos da máquina, porta etc. Não se esqueça de limpar também o compartimento de detergente. O recomendado é fazer essa limpeza pelo menos uma vez por mês, mantendo assim sua máquina livre de sujeira e mofo.
CONFIRA O VÍDEO ABAIXO:

..
POR NATUREBA - CURAS NATURAIS

Presidente Bolsonaro se pronuncia sobre a tragédia em Brumadinho-MG

Bica do Ipu estará no desfile da Escola de Samba União da Ilha com o enredo sobre o Ceará em 2019

Bica do Ipu
O prefeito Sérgio Rufino e o Chefe de Gabinete Tião Rufino estiveram em Fortaleza participando de uma importante reunião, na pauta a participação da Bica do Ipu em uma ala de 100 componentes no desfile da Escola de Samba União da Ilha do Governador em 2019, que tem como tema do samba enredo o Ceará. Nosso Ipu visto pelo mundo no maior espetáculo da terra na Marquês de Sapucaí. 

O correspondente do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), Diassis Lira, tem mais informações sobre o assunto. Confira no player abaixo!

Ministério da Educação adia inscrições do ProUni e do Fies

.
Após adiar o período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) adia também as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As alterações foram publicadas nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial da União.

O ProUni, que abriria inscrições no dia 29, teve o início do prazo adiado para o dia 31. Os estudantes poderão se inscrever, pela internet até o dia 3 de fevereiro.

Com relação ao Fies segundo a Agência Brasil, as inscrições ficarão abertas de 7 a 14 de fevereiro. O prazo anterior era de 5 a 12 de fevereiro.

ProUni

As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Os da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, de 6 a 14 de fevereiro. Os pré-selecionados na segunda chamada, de 20 a 27 de fevereiro.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni e a emissão dos respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação pelas instituições de ensino deverão ser realizados entre os dias 6 a 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada e entre 20 de fevereiro e 1º de março para os selecionados na segunda chamada.

Fies

A página FiesSeleção ficará disponível para inscrição dos candidatos de 7 a 14 de fevereiro. O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019 para as modalidade Fies e P-Fies será divulgado no dia 25 de fevereiro.

Os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies, deverão acessar o FiesSeleção, e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março. A pré-seleção dos participantes da lista de espera será de 27 de fevereiro a 10 de abril.

Sisu

No Diário Oficial, foram publicadas também alterações no Sisu. As inscrições, conforme anunciado ontem (24) pelo MEC, poderão ser feitas até domingo (27). Isso ocorreu devido à dificuldade relatada pelos estudantes em acessar o sistema, que apresentava lentidão desde o início da semana.

Além da inscrição, o MEC adiou em um dia o período de adesão à lista de espera, que agora é de 29 de janeiro a 5 de fevereiro. A divulgação do resultado está mantido no dia 28 de janeiro, assim como o período de matrícula, de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Todos os programas usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os candidatos. O ProUni oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições particulares de ensino. O Fies financia os estudos também em instituições privadas. Já o Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.

Nilson Diniz é eleito por aclamação para presidir a Aprece e defende melhor divisão dos investimentos do Estado

.
O prefeito do Cedro , Nilson Diniz, foi eleito, por aclamação, na tarde desta sexta-feira (25) como presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Nilson encabeçou a chapa “União pelo Municipalismo”, única que se apresentou para o pleito. Integram ainda a nova diretoria da entidade o ex-presidente da entidade, o prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, agora ocupando a vice-presidência; Iris Gadelha, prefeita de Alto Santo (Secretária-Geral); Mano Moraes, prefeito de Mauriti (1º Secretário); Francisco Menezes Júnior; prefeito de Chorozinho (Tesoureiro Geral); Osvaldo Neto, prefeito de Reriutaba (1º Tesoureiro); Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza. como Presidente de Honra

A assembleia eleitoral foi iniciada às 17 horas, no auditório da própria Associação. A solenidade de posse ocorreu logo em seguida com a assinatura do termo de posse da diretoria eleita e do conselho fiscal. Antes, o assessor para assuntos institucionais da Aprece, Expedito Nascimento, apresentou uma prestação de contas, destacando a organização administrativa da Associação; o programa de capacitação que atingiu 3.247 agentes públicos; a conquista de 1% de recursos extras do FPM, e o trabalho pela repatriação de recursos no exterior que gerou recursos extras ara os municípios.

O então presidente Gadyel Gonçalves (2017-2018) fez agradecimentos aos prefeitos, servidores da entidade e ao Governador Camilo Santana, que segundo ele, apesar de tantas dificuldades tem enfrentado diversos desafios como a seca e a crise na segurança, com altivez.

O novo presidente da Aprece, Nilson Diniz, disse que a primeira medida que irá tomar, é ouvir os colegas prefeitos, “quero levar a Aprece para as regionais. Conversarmos sobre a criação de consórcios multifinalitários, para melhorar a gestão publica dos pequenos municípios, essa é uma experiencia exitosa e vários municípios do País. No momento que vivemos, não podemos fazer a mesma coisa, precisamos repensar, direcionar nossas forças, nos unirmos. chamar a todos que queiram se juntar a nós; entidades financeiras; universidades, Sistema S, Unicef, enfim, todos que possam se juntar na luta em prol da municipalidade”, ressaltou.

Ele destacou sensatez do governador Camilo e sua capacidade de ouvir. “Vamos colocar pra ele nossas preocupações e dizer que precisamos reduzir as desigualdades que existem no Ceará. Temos regionais com PIB per capita baixo; O Ceará precisa ficar mais igualitário. A maior parte dos recursos fica em Fortaleza e Região Metropolitana, precisamos de uma divisão mais igualitária”, defendeu

Sobe para 9 o número de mortos em Brumadinho, 300 estão desaparecidos

Segundo balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, 189 pessoas já foram resgatadas
MOISÉS SILVA/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou, à 1h30, o último balanço de vítimas após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG). De acordo com o relatório, subiu para nove o número de mortos. A busca por desaparecidos foi interrompida na madrugada deste sábado (26/1) e retomadas nesta manhã.

LEIA TAMBÉM: Brumadinho: cenas chocantes de uma tragédia sem tamanho
Ainda segundo o documento do Corpo de Bombeiros, 189 pessoas já foram resgatadas, mas 300 ainda não foram localizadas. Na lista de desaparecidos, entre 100 e 150 pessoas estariam na área administrativa da Vale, nas proximidades da barragem que rompeu. Ao longo da madrugada foi realizado cadastramento de familiares das vítimas.

Em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira (25), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que vai ser difícil encontrar pessoas vivas. “Muito provavelmente iremos resgatar a partir de agora somente corpos”, disse.
LEIA MAIS EM...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK