PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 1 de agosto de 2020

Pesquisa aponta que 40% das pessoas desconhecem o glaucoma

A doença ocular provoca lesões no nervo ótico e pode levar à cegueira

@
O glaucoma é uma doença crônica, que provoca lesões no nervo óptico e não tem cura. Apesar da gravidade do quadro, quatro em cada dez pessoas não sabem o que é, de acordo com levantamento realizado pelo Ibope Inteligência.

O índice chega a 53% entre jovens com idade entre 18 a 24 anos e a 71% entre adultos com 55 anos ou mais. Há, ainda, diferença em relação ao gênero: 44% dos homens consultados estão desinformados sobre o assunto, contra 38% das mulheres.
A pesquisa, intitulada “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, avaliou o nível de conhecimento de 2,7 mil internautas sobre a doença. Os participantes eram provenientes de sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Pernambuco.
Conforme destaca o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que preparou uma seção de perguntas e respostas sobre glaucoma, em 80% dos casos, o paciente não apresenta sintomas logo que se instala. Apesar disso, a doença pode causar cegueira, se não for tratada, aspecto desconhecido por mais da metade (53%) dos entrevistados da sondagem feita pelo Ibope Inteligência. 

Consultas médicas

Com a ausência de sintomas mais evidentes, a recomendação é de que se consulte um médico oftalmologista regularmente, pois é quem poderá fazer um diagnóstico precoce da doença. Para avaliar a saúde ocular do paciente, o médico solicita ou realiza exames que permitam observar e aferir o fundo dos olhos, campo visual e a pressão intraocular. 
A consulta médica é fundamental, porque pode evitar que o paciente descubra tardiamente que tem a doença, quando já corre o risco de perder a visão, como frisa Augusto Paranhos Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), entidade que, em parceria com a Upjohn, divisão da Pfizer focada em doenças crônicas não transmissíveis, lançou uma campanha educativa sobre o tema. A ação, de caráter preventivo, porém, esbarra em uma consequência da desigualdade social: enquanto 83% dos entrevistados pertencentes à classe A declaram ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano, somente 46% dos entrevistados da classe C mantêm essa mesma frequência. 
A proporção de entrevistados que informaram nunca ter ido a uma consulta com um médico oftalmologista é de 10%, e 25% disseram que vão somente quando sentem incômodo nos olhos. No grupo de pessoas mais jovens, os números continuam preocupantes: 21% relataram nunca ter ido a uma consulta e 10% foram uma única vez na vida. 
Embora a maioria (73%) dos entrevistados com 55 anos de idade ou mais compareçam ao consultório uma vez ou mais ao ano, um em cada quatro deles não incorporou uma rotina nesse sentido. Além disso, 30% de todos os entrevistados acreditam que devam procurar o oftalmologista somente depois que começam a usar óculos e 23% após perceberem alguma perda de visão.
Segundo Paranhos Junior, outro ponto importante é a percepção da maioria quanto ao tratamento atualmente disponível. No total, 51% dos entrevistados não souberam opinar a respeito, acreditam não existir tratamento ou imaginam que usar óculos ou lentes de contato diariamente é o suficiente para se combater o glaucoma.
A automedicação também surgiu na pesquisa como um tópico relevante. Ao todo, 28% dos entrevistados disseram discordar da necessidade de consulta médica para uso de colírios ou que não têm posição formada sobre isso. Entre os jovens de 18 a 24 anos, quase um terço (32%) afirmou acreditar que esses medicamentos são inofensivos ou preferiram não opinar sobre a necessidade de um médico prescrevê-los corretamente. 

Fatores de risco

Especialistas também salientam o peso de determinados fatores que aumentam as chances de alguém ter glaucoma. A propensão é maior entre pessoas negras, que tenham histórico da doença na família (hereditariedade), idosas, portadoras de alto grau de miopia ou que utilizem, de forma constante, colírios com corticoide na composição. 
Complementando os demais dados, os pesquisadores do Ibope Inteligência apontam que quase metade (47%) das pessoas ouvidas acredita que a relação entre hereditariedade e glaucoma é um mito ou declarou não saber desse fato. Já 90% não associam a patologia com o recorte étnico-racial, taxa parecida entre entrevistados negros (86%). Ainda em relação aos públicos de risco, verificou-se que 63% entendem que doenças metabólicas, como o diabetes, podem aumentar o risco de glaucoma. 
FONTE: Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-07/pesquisa-aponta-que-40-das-pessoas-desconhecem-o-glaucoma

Fiocruz vai produzir 100 milhões de doses de vacina contra covid-19

Fundação fez parceria com farmacêutica britânica AstraZeneca
@
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, e a farmacêutica britânica AstraZeneca assinaram ontem (31) um termo que dará base para o acordo de transferência de tecnologia entre os laboratórios e a produção de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança. O medicamento está sendo desenvolvido pela empresa do Reino Unidos em conjunto com a Universidade de Oxford e já está em fase de testes clínicos no Brasil e em outros países.
O acordo entre Fiocruz e AstraZeneca é resultado da cooperação entre os governos brasileiro e britânico, anunciado em 27 de junho pelo Ministério da Saúde. A assinatura do acordo de encomenda tecnológica está prevista para a segunda semana de agosto e deve garantir o acesso a 30 milhões de doses da vacina entre dezembro e janeiro de 2021 e 70 milhões ao longo dos dois primeiros trimestres do próximo ano.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que prevê um repasse de R$ 522,1 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos, para ampliar a capacidade nacional de produção de vacinas. Outros R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de encomenda tecnológica. Os valores contemplam a finalização da vacina.
O memorando de entendimento assinado nesta sexta-feira (31) define os parâmetros econômicos e tecnológicos para a produção da vacina da covid-19 e, de acordo com o ministério, garante a incorporação da tecnologia em Bio-Manguinhos para que o Brasil tenha condições de produzir a vacina de forma independente.
A Fiocruz recebeu informações técnicas fornecidas pela AstraZeneca necessárias para a definição dos principais equipamentos para o início da produção industrial. A instituição brasileira também colocará à disposição sua capacidade técnica para a aceleração do escalonamento industrial da vacina junto a outros parceiros.
De acordo com o Ministério da Saúde, ao mesmo tempo a Fiocruz constituiu um comitê de acompanhamento técnico-científico das iniciativas associadas às vacinas para a covid-19, com a participação de especialistas da Fiocruz e de instituições como as universidades de São Paulo (USP) e as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Goiás (UFG).
A vacina produzida por Bio-Manguinhos será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo com a AstraZeneca permitirá, além da incorporação tecnológica desta vacina, o domínio de uma plataforma para desenvolvimento de vacinas para prevenção de outras enfermidades, como a malária.
FONTE: Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-08/fiocruz-vai-produzir-100-milh%C3%B5es-de-doses-de-vacina-contra-covid-19

Como Fazer Um Inseticida Caseiro Que Funciona! Fácil e Simples: 100% Natural

@
Por Blog do Parceiro
Tem algumas épocas do ano que os insetos nos incomodam muito. Mas faça chuva ou faça sol, eles sempre estão presentes no nosso dia a dia.
Por mais inofensivos que parecem ser, eles muitas vezes são os responsáveis por grandes epidemias. Dengue, zika e chikungunya, são algumas das doenças que eles podem transmitir através de suas picadas.

Então se você quer evitar eles, e manter a segurança da sua casa e família, que tal fazer um inseticida caseiro, para te ajudar nessa missão? Sabemos que existem diversas formas de acabar com estes incômodos, e elas são bem fáceis e acessíveis. E não é necessário comprar inseticidas ou produtos químicos para evitar os insetos, prova disso é a receita que vamos apresentar pra vocês agora.

Descubra como afastar de vez aranhas, baratas, formigas, mosquitos, pernilongos e moscas, dentro de casa:

  • 1 garrafa pet de 500ml
  • 1 borrifador spray
  • 5 colheres de sopa de detergente líquido
  • 1 tampa de óleo de eucalipto (aromatizante de ambientes)

Como fazer Coloque água até a metade da garrafa pet. Acrescente as 5 colheres de sopa de detergente e o óleo de eucalipto. Feito isso, complete a garrafa com água, até ficar cheia. A mistura resultará em uma nova cor.

E para finalizar coloque um borrifador spray na garrafa.

Além de te ajudar a eliminar os insetos da sua casa, vai deixar um cheirinho muito agradável no ar. Quando você perceber que a solução está pela metade, pode completar a garrafa novamente com água e usar. Feito esse processo uma vez, quando acabar o líquido da garrafa, refaça uma nova solução.

Além dessa receita, existem algumas dicas que podem te ajudar a manter esses bichinhos bem longe de você: Incensos e velas preparados à base de plantas ou óleos essenciais também podem ser úteis contra os insetos, devido a fumaça e do odor que emitem. Citronela, limão, lavanda e frutos cítricos são os aromas que mais inibem os mosquitos, as moscas e outras espécies de insetos. Além disso também é possível fazer uma vela natural de laranja, nós já mostramos aqui no canal como fazer.

E aí, gostou da receita? Já conhecia esse inseticida caseiro? Faça e compartilhe conosco a sua opinião.
CONFIRA O VÍDEO AQUI

Primeiro clipe de Black Is King, de Beyoncé, é visto quase 3 milhões de vezes em 20 horas

© Divulgação/Disney
POR MSN
Beyoncé divulgou uma prévia de seu álbum visual “Black Is King”, que está sendo aclamado pela crítica internacional. Trata-se de um clipe extraído do filme, que traz a música “Already”, parceria de Beyoncé com o cantor ganês Shatta Wale e o produtor americano Major Lazer. Em cerca de 20 horas, o vídeo foi visto quase 3 milhões de vezes.

O clipe encanta pelo apuro dedicado à criação dos figurinos, escolha de cenários – de um armazém deserto ao topo de florestas – , precisão coreográfica e principalmente pela forma como combina a cultura africana com o hip-hop.

A cantora assina a direção artística de todo o projeto, mas lista diversos diretores com quem trabalhou para completar o filme/álbum visual – incluindo Emmanuel Adjei (do filme “Shahmaran”), Blitz Bazawule (“The Burial of Kojo”), Pierre Debusschere (dos clipes “Mine” e “Ghost”, de Beyoncé), Jenn Nkiru (“Black to Techno”), Ibra Ake (diretor criativo e produtor de “This Is America” para Childish Gambino), Dikayl Rimmasch (“Cachao”, “Uno Mas”), Jake Nava (“Crazy in Love”, “Single Ladies”, “Partition”, de Beyoncé) e o co-diretor e colaborador de longa data da cantora Kwasi Fordjour.

Entretanto, ela não identifica quem fez o quê e em qual segmento (clipe) musical.

Lançado nesta sexta (31/7) nos EUA, “Black Is King” permanece inédito no Brasil, porque se trata de um lançamento da plataforma Disney+, ainda não disponível no país.
LEIA MAIS EM...https://www.msn.com/pt-br/musica/noticias/primeiro-clipe-de-black-is-king-de-beyonc%c3%a9-%c3%a9-visto-quase-3-milh%c3%b5es-de-vezes-em-20-horas/ar-BB17qQd2

SBT deixa de exibir “Chaves” após 36 anos

© Divulgação/SBT
Depois de 36 anos na emissora, o seriado “Chaves” vai parar de ser exibido no SBT. A decisão de retirar a produção mexicana, incluindo também “Chapolin” e “Chesperito”, do ar foi anunciada pela assessoria de imprensa do canal nesta sexta-feira (31).

“A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente”, diz o comunicado.

Protagonizados por Roberto Bolaños, “Chaves” foram produzidos entre 1972 e 1992; Chapolin, entre 1970 e 1992. No Brasil, ambos estrearam em 1984 pelo SBT.

FONTE: MSNhttps://www.msn.com/pt-br/tv/noticias/sbt-deixa-de-exibir-%E2%80%9Cchaves%E2%80%9D-ap%C3%B3s-36-anos/ar-BB17qq68

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK