PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Sapatinho da Cinderela era feito de pelo e não de cristal?

Usuários do Twitter ficam intrigados com possível 'erro histórico'
Entenda a verdade sobre a polêmica do sapatinho
 da Cinderela, que, segundo internautas,
seria de pelo de esquilo, e não
de cristal (foto: Disney/Reprodução) 
Recentemente, usuários do Twitter ficaram intrigados com a possibilidade de os famosos sapatinhos de cristal da personagem Cinderela, criada pelo escritor francês Charles Perrault (1628-1703), terem sido feitos, na verdade, de pele de esquilo. Será que fomos enganados todo esse tempo, inclusive pelo filme da Disney, de 1950?

Os internautas que levantaram essa hipótese acreditam que houve um erro de interpretação do texto original do célebre autor francês. O tradutor americano teria entendido "pantoufle de verre" (sapato de vidro) ao invés de "pantoufle de vair" (sapato de pelo) no texto original de Histoires ou Contes du Temps Passé Avec des Moralités (1697), que é uma coleção de contos de fadas escritos por Perrault. Com isso, logo teve início uma discussão que "parou" o Twitter.

Porém, de acordo com o site americano Snopes, especializado em checar boatos da internet, não houve erro de tradução, já que a expressão "pantoufle de verre" aparece no texto original do escritor. "Então, isso definitivamente não é uma questão de erro de tradução. Tampouco parece ser um caso de mal-entendido, já que Perrault escreveu 'verre', ao invés de 'vair', enquanto transcreveu um conto que ouviu. Além disso, a palavra 'vair' era usada na época medieval e estava em desuso na França do século XVII", explica o texto publicado pelo Snopes.

O termo "vair", que os usuários da rede social de 280 caracteres acreditam ser o original, tem original no latim, sendo proveniente da palavra "varius", que faz referência ao rabo do esquilo da Rússia, muito utilizado na confecção de robes e roupas medievais.

O sapatinho de cristal de Cinderela é o conto de Charles Perrault mais conhecido em todo o mundo. Na maioria das versões, a história relata uma jovem que vive com uma madrasta e duas meia-irmãs e é ajudada pela mãe morta, que reaparece na forma de um animal doméstico, podendo ser uma vaca ou um bode, em vez da fada madrinha, como foi retratado pela Disney. Além disso, Cinderela faz três visitas ao baile, festival ou igreja (dependendo da versão); e sua verdadeira identidade é revelada por um anel que não cabe no dedo de ninguém, exceto no dela.

"A história provavelmente é de origem oriental. Na versão mais antiga conhecida, proveniente da China, no século IX, a heroína perde um chinelo, por acaso, mas é de ouro. O sapatinho de cristal, então, juntamente com o uso da hora mágica [meia-noite] como o momento em que a elegância da heroína some parece ser uma das contribuições de Perrault para a história de Cinderela", diz o texto do site Snopes.

O que significa a cruz deitada usada por Neymar?

Seria um simples acessório ou o símbolo de alguma religião?
Entenda o significado da cruz deitada usada pelo jogador
 brasileiro Neymar Jr., que é evangélico
(foto: Instagram/neymarjr/Reprodução)
Há uma nova "tendência" na moda que é o uso de pingente em forma de "cruz deitada", também conhecida como cruz nórdica. Ela tem o mesmo formato do objeto usado na crucificação de Jesus Cristo, porém, é colocada na horizontal, com a parte de cima voltada para a esquerda. Muitas celebridades já aderiram a esse novo acessório, incluindo as cantoras e atrizes americanas Jennifer Lopez, Selena Gomez, Miley Cyrus e Vanessa Hudgens. Quem também aparece constantemente em Stories do Instagram usando a cruz nórdica é o craque brasileiro Neymar Jr., do Paris Saint-Germain (PSG). Mas, afinal, o que significa esse símbolo?

De acordo com o site americano Got Questions, especializado em dúvidas ligadas à Bíblia, existem várias teorias sobre o objeto da "moda". Muitas pessoas consideram a cruz deitada uma outra versão da cruz vertical – tradicional símbolo do cristianismo. Outros atribuem um significado mais específico: a cruz nórdica seria a representação da obra consumada de Jesus, ou seja, tendo obtido nossa salvação, Ele colocou Sua cruz no chão.

Porém, como esse símbolo é encontrado nas bandeiras de todos os países escandinavos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Ilhas Faroé e Groenlândia), uma explicação bastante plausível é a de que a cruz deitada faz referência à época em que o cristianismo foi adotado pelas nações nórdicas.

O Got Questions lembra ainda que existem suposições mais "humanísticas" relacionadas ao pingente. "Alguns vêem a cruz horizontal como uma representação da terra, em oposição ao céu, porque é nela que a vida deve ser vivida. Outra visão relacionada é a de que a cruz lateral é um símbolo da humanidade, que vive no reino entre o céu e o inferno. Há, ainda, uma explicação antagônica em relação aos cristãos: a cruz lateral é uma cruz "caída", significando que o cristianismo fracassou e que não exerce mais influência no mundo", diz o texto explicativo do site americano.

De qualquer forma, esse acessório passou a fazer parte do look de várias pessoas e pode até não ter um significado específico além de simples objeto da moda.

Ainda assim, lembrando que Neymar é evangélico, surge uma dúvida: um cristão pode usar essa cruz caída, ou nórdica? "Não há nada abertamente pecaminoso nisso. E se é uma oportunidade para expressar a fé em Cristo, tanto melhor. Devemos perguntar: 'Isto traz glória a Deus?'. Uma cruz lateral traz glória a Deus? Pode sim, dependendo de quem a usa e seus motivos para usá-la", esclarece o Got Questions.

Os Alimentos Mais Eficazes Para Limpar Seus Pulmões

..

POR NATUREBA - CURAS NATURAIS
Há uma infinidade de razões pelas quais as pessoas tentam manter uma dieta saudável. As pessoas observam o que comem para perder peso ou evitar ganhar peso. Alguns estão preocupados com sua saúde cardiovascular e os riscos crescentes de doenças cardíacas, enquanto outros comem bem por causa de sua pele, cabelo e unhas. Outro subconjunto da população pode incluir um grupo que analisa os benefícios cognitivos de uma dieta saudável. Estranhamente, uma área importante de nossa saúde não recebe muita atenção - o sistema respiratório. Embora os pulmões saudáveis sejam essenciais para uma boa qualidade de vida, tem havido pouca pesquisa sobre como ou quanto nossa dieta afeta a saúde do sistema respiratório. Obviamente, maus hábitos como fumar cigarros ou charutos têm um impacto negativo em nossos pulmões, e fatores ambientais também desempenham um papel significativo. No entanto, removendo a questão dos agentes cancerígenos que são inalados por qualquer motivo, faz todo o sentido que os alimentos que ingerimos afectam os nossos pulmões de uma forma semelhante aos outros órgãos. Com isso em mente, considere estes cinco alimentos que são potencialmente benéficos para a sua saúde respiratória. Frutas cítricas Foi demonstrado que o alto teor de vitamina C reduz vários problemas de saúde. O câncer de pulmão está entre essas questões reduzidas por laranjas, limões e tangerinas, para citar alguns. Simplificando, quanto mais vitamina C você consome através de frutas cítricas, mais saudáveis serão seus pulmões e menos tempo será necessário para se recuperar de doenças respiratórias. Alimentos ricos em beta-caroteno A maioria das pessoas associa beta-caroteno com cenoura e melhor visão do olho. No entanto, esse pigmento que dá a muitos alimentos sua cor laranja é encontrado em uma infinidade de plantas, vegetais e frutas. Ele é transformado em vitamina A, que demonstrou reduzir os danos aos pulmões causados por doenças como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). A fim de melhorar a saúde de seus pulmões, tenha uma dieta rica em batata doce, damasco, pimentão vermelho e abóbora. Vegetais de folhas verdes
LEIA MAIS EM...

Premiação escolhe a internet móvel mais rápida do Brasil; conheça o vencedor

(Foto: reprodução)
A Ookla, empresa responsável pela popular plataforma SpeedTest, usada para medir a velocidades de internet, anunciou nesta quarta-feira, 8, a vencedora do prêmio de operadora de telefonia móvel com a internet mais rápida no Brasil. No primeiro semestre de 2018, essa honraria ficou com a Claro.
A operadora recebeu uma nota de 24,07 no “Speed Score”, que é uma métrica desenvolvida pela própria Ookla que leva em conta uma série de cálculos com base nas velocidades de download e uploads medidas pelo SpeedTest, embora dê um peso consideravelmente maior ao download.
A pontuação foi consideravelmente mais alta do que o obtido por todas as outras empresas. Quem chegou mais perto da Claro foi a Vivo, que obteve um Speed Score de 16,37. Já a TIM fecha o pódio com uma pontuação de 13,32, enquanto Oi e Nextel aparecem na sequência com 10,66 e 8,93, respectivamente.
A Ookla também divulgou as velocidades médias específicas de download e upload nos testes de cada operadora, como você pode conferir abaixo:

Como fazer Xarope com Mel usando qualquer ingrediente

Saiba mais sobre os benefícios do mel para a nossa saúde. Veja também como usar esse ingredientes no preparo de xaropes caseiros para problemas respiratórios. O mel é um alimento excelente para a saúde. Além de ajudar na expectoração, ele ainda é um antisséptico e antibiótico natural, combatendo diversas doenças. 
É possível usar diversas ervas para fazer o xarope com mel.
Os xaropes são bebidas açucaradas usadas como medicamento natural. Eles geralmente são feitos com açúcar, açúcar mascavo, melado ou mel, que têm o papel de engrossar o líquido, deixando-o mais consistente. Essa consistência tem função importante no combate às doenças respiratórias, uma vez que ajuda a limpar as vias aéreas.
Dentre estes, o mel é um dos ingredientes mais poderosos para o preparo de xaropes caseiros. Além de ter a consistência adequada, ele também possui propriedades medicinais e benefícios muito superiores aos do açúcar mascavo ou melado (o açúcar refinado é pobre em nutrientes). Assim, quando juntamos o mel com ervas, frutas e vegetais, somamos os benefícios para a produção de um medicamento natural mais eficiente.

Benefícios do Mel Para a Saúde

O mel é um expectorante natural. Isso quer dizer que ele favorece o processo de eliminação do muco acumulado nas vias aéreas, ajudando no tratamento da tosse e outras doenças respiratórias. Ele também tem ação anti-inflamatória e antibiótica, sendo ideal o seu uso para tratar problema causados por bactérias, como a sinusite e a infecção de garganta.
O produto ainda contém propriedades antioxidantes, calmantes, digestivas e antissépticas. Essas combinação de benefícios faz com que os xaropes com mel sejam muito mais saudáveis. Leia mais sobre o mel aqui.

Uso do Mel no Preparo de Xaropes

A maior parte dos xaropes serve para tratar problemas respiratórios. Por conter propriedade medicinais especiais para as vias aéreas, o uso do mel no preparo das receitas caseiras é altamente indicado. Ele é melhor que o açúcar branco, pois agrega nutrientes e benefícios terapêuticos. Mas para aproveitar todas as vantagens do doce das abelhas, o ideal é usar o mel puro de boa procedência.
mel orgânico, se você encontrar, é uma opção ainda melhor, porque não contém substâncias nocivas para o organismo, não é filtrado ou pasteurizado, mantendo ainda mais suas propriedades. Apenas atente à fonte a qual adquiriu.

Receita básica de xarope com mel

Para fazer os xaropes com mel em casa a partir de qualquer erva ou ingrediente, use os seguintes ingredientes:
  • 500 ml de uma infusão
  • 500 ml de mel puro
LEIA MAIS EM...

CONVITE ANIVERSÁRIO DE ARACOIABA E SUA PROGRAMAÇÃO

POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
O Excelentíssimo Senhor Antônio Cláudio Pinheiro, Prefeito do Município de Aracoiaba, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Ilustríssima Família para participarem da programação festiva em homenagem ao 128º aniversário de Emancipação Política do Município de Aracoiaba, que acontecerá de 10 à 16 de agosto do ano em curso.

MENSAGEM DO PREFEITO

Muitos aqui nasceram, outros chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade em busca do bem estar comum. Temos orgulho de sermos aracoiabenses, de pertencer a
esta cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos. Como prefeito vindo do meio do povo queremos, verdadeiramente, trabalhar para os aracoiabenses, com afinco e determinação, numa vontade infalível de
ver nosso município cada vez mais desenvolvido. Refletindo sobre Aracoiaba, me ponho a pensar na rica história que marca o município. Economicamente, comércio e agricultura sempre foram bandeiras de nosso desenvolvimento.
Trilha que mais recentemente vem absorvendo o setor de prestação de serviços. Queremos, acima de tudo, fazer da nossa cidade um lugar melhor e mais saudável para todos!

CONVITE MUNICÍPIO DE ARACOIABA

O Excelentíssimo Senhor Antônio Cláudio Pinheiro, Prefeito do Município de Aracoiaba, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Ilustríssima Família para participarem da programação festiva em homenagem ao 128º aniversário de Emancipação Política do Município de Aracoiaba, que acontecerá de 10 à 16 de agosto do ano em curso.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO:


Ambulante que vendia água em Copacabana é convidado para dar palestra em Harvard

..

Ambulante que vendia água em Copacabana é convidado para dar palestra em Harvard

Rick Chester ensina, nas redes sociais, como sustentar a casa vendendo água. Ele pediu R$ 10 emprestados para iniciar o próprio 'negócio'. Segundo ele, o segredo é olhar para onde todo mundo olha e enxergar o que ninguém vê.


Um vendedor de água de Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi convidado para dar palestra na Universidade de Havard, nos Estados Unidos.


Desempregado, Rick Chester começou a vender água na rua e postou vídeo nas redes sociais explicando como sustentar a casa assim. Segundo ele, tudo começou depois que pediu R$ 10 emprestados para iniciar o negócio.


"Se as pessoas estão na rua, elas estão se movimentando, há possibilidade de elas estarem com sede. Eu enxerguei todas essas possibilidade e falei: 'Vou vender água'", lembra Rick, ressaltando que o segredo é olhar para onde todo mundo olha e enxergar o que ninguém vê.

TCE entrega à Justiça Eleitoral a relação com mais de 3.500 gestores com contas rejeitadas

Presidente Edilberto Pontes entrega ao TRE lista com
mais de 3.500 gestores que tiveram contas desaprovadas
Presidente Edilberto Pontes entrega ao TRE lista com mais de 3.500 gestores que tiveram contas desaprovadas

Um total de 3.586 gestores cearenses, entre jurisdicionados estaduais e municipais, tiveram suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará nos últimos oito anos. Do total de 6.389 processos, 54 são referentes a recursos estaduais. As decisões que tratam de contas irregulares, e que não cabem mais recurso, estão compreendidas no período entre 15/8/2010 e 7/8/2018.

A lista completa, com as informações detalhadas, foi entregue na tarde desta quarta-feira (8/8), pelo presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE). Todos os 184 municípios do Ceará têm gestores listados. Da totalidade de gestores, 1.460 têm indicação de nota de improbidade administrativa. Dos 6.389 processos, 2.262 têm indicação de nota.
O cidadão pode acessar a relação no portal institucional do TCE Ceará, no endereço www.tce.ce.gov.br, clicando no ícone “Jurisdicionado”, “Contas Irregulares”, em um arquivo no formato PDF, com possibilidade também de consulta de todos os processos pelo nome do gestor ou pelo Município.

Para a Desembargadora, o número de gestores com contas irregulares foi bem expressivo, apesar do trabalho educativo desenvolvido pelos órgãos. “Passamos da fase de planejamento e estamos na de execução. Agora distribuiremos esse material. Temos realizado trabalhos pedagógicos, através da nossa Escola Judiciária, com os partidos políticos, advogados, contadores, para que os erros sejam mínimos. Quanto às chamadas fake news, peço que tenham cuidado em checarem as fontes. Agradeço ao TCE, na pessoa do presidente Edilberto Pontes, pelo empenho na entrega dessa listagem antes do período estipulado por lei”.

O conselheiro Edilberto Pontes destacou que “além de obrigação, do dever legal e constitucional, é uma satisfação colaborar com a Justiça Eleitoral, assim como vem acontecendo com os demais órgãos de controle, uma integração para servir melhor à sociedade”. O Presidente citou a importância da correta aplicação do recurso público: “A administração pública é sofisticada, não é coisa para amadores. No Tribunal, todos os processos passam pela análise da Secretaria de Controle Externo, pelo Ministério Público Especial junto ao TCE, são relatados por um conselheiro e a decisão é colegiada. Há uma série de procedimentos regimentais cumprindo com todo zelo”.

 Ano passado, o TCE Ceará aderiu ao Convênio nº 1/2017, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a fim de que os servidores das Cortes façam o exame das contas partidárias, cooperando para o seu julgamento dentro do prazo prescricional. “Como os servidores do Tribunal têm o conhecimento da análise de contas de gestão e de governo, também contribuímos no exame das contas eleitorais. Foi um trabalho bem proveitoso, e estamos à disposição da Justiça Eleitoral”.

Participaram do momento o vice-presidente do TRE, Desembargador Haroldo Correia, a vice-procuradora Regional Eleitoral, Lívia Maria de Sousa, o diretor-geral do TRE, Hugo Pereira Filho, e o secretário-geral do TCE, Teni Cordeiro.
Saiba mais

Segundo a alínea g do inciso I do art. 1º da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64, de 1990), o responsável que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente não pode candidatar-se a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK