PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Fundação do Câncer lança campanha nacional #VacinarSalvaVidas

Objetivo é prevenir o câncer de colo de útero na fase adulta

POR AGÊNCIA BRASIL - A Fundação do Câncer lançou hoje (3) a campanha nacional #VacinarSalvaVidas, com o objetivo de conscientizar e mobilizar os pais sobre a importância da vacinação de crianças e jovens de 9 anos a 14 anos de idade contra o HPV, para prevenir o câncer de colo de útero na fase adulta. A vacina é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema vacinal é de três doses, com intervalos de dois a seis meses.

O médico Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer, destacou em entrevista à Agência Brasil que a vacina contra o HPV é preconizada para meninas entre 9 e 14 anos de idade e meninos entre 11 e 14 anos de idade. “Exatamente na idade pré-início da atividade sexual, porque é onde a gente vai ter oportunidade de fazer com que eles desenvolvam imunidade contra o vírus do HPV e, em especial, os subtipos que mais causam o câncer, que são o 16 e o 18. A vacina é eficaz na proteção. Portanto, a gente vai estar protegendo essas crianças, quando adultas, em especial as meninas, de desenvolverem o câncer de colo de útero”. 

Maltoni disse que esse tipo de câncer, no Brasil, é o terceiro principal câncer na mulher, depois do de mama e colorretal. Está excluído aí o câncer de pele, que é o primeiro para homens e mulheres, mas que tem tratamento simples na maioria dos casos.

Infecções

Existem, pelo menos, 13 tipos de HPV que apresentam maior risco ou possibilidade de gerar infecções persistentes, estando associados a lesões precursoras de câncer. Os subtipos do vírus HPV de alto risco oncogênico, o 16 e o 18, estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero, informou a Fundação do Câncer. 

CONTINUE LENDO...

Ministro diz que é possível vacinar toda população brasileira em 2021

Declaração foi feita hoje durante encontro na Fiesp

POR AGÊNCIA BRASIL - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (3) que o governo tem como prioridade a vacinação e como horizonte imunizar toda a população contra o coronavírus ainda em 2021. “Estamos muito entusiasmados com a perspectiva de vacinar toda a nossa população até o final do ano. Isso é plausível”, enfatizou ao participar de um evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo ele, o governo tem buscado ampliar a vacinação, mas enfrenta a falta de doses que afeta todo o mundo. “Não temos doses de vacinas suficientes, isso não é só um problema do Brasil, é um problema do mundo inteiro”, ressaltou após dizer que já foram contratadas mais de 530 milhões de doses de imunizantes.

CONTINUE LENDO...

Lewandowski suspende antecipação de vacina de policiais e professores

Ministro atendeu a pedido da Defensoria Pública do Rio de Janeiro

POR AGÊNCIA BRASIL - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu hoje (3) suspender a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que manteve o decreto estadual incluindo profissionais das forças de segurança e da educação no grupo prioritário para vacinação contra a covid-19. Com a decisão, deverá ser seguida a ordem de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Lewandowski atendeu ao pedido de liminar feito pela Defensoria Pública do  Rio, que alegou que o decreto não teve motivações técnicas para antecipar em sete posições a vacinação das categorias em relação ao plano de imunização. 

Na decisão, o ministro entendeu que as autoridades locais só podem fazer alterações no plano de vacinação se estiverem amparadas em critérios técnicos. 

“As autoridades governamentais, acaso decidam promover adequações do plano às suas realidades locais, além da necessária publicidade das suas decisões, precisarão, na motivação do ato, explicitar quantitativamente e qualitativamente as pessoas que serão preteridas, estimando o prazo em que serão, afinal, imunizadas”, disse. 

O ministro do STF também alertou que os gestores podem ser responsabilizados no caso de falta da segunda dose da vacina em função de mudanças feitas no calendário de vacinação. 

“Isso sem prejuízo do escrupuloso respeito ao prazo estabelecido pelos fabricantes das vacinas - e aprovado pela Anvisa - para a aplicação da segunda dose do imunizante naquelas pessoas que já receberam a primeira, sob pena de frustrar-se a legítima confiança daqueles que aguardam a complementação da imunização, em sua maioria idosos e portadores de comorbidades, como também de ficar caracterizada, em tese, a improbidade administrativa dos gestores da saúde pública local, caso sejam desperdiçados os recursos materiais e humanos já investidos na campanha de vacinação inicial”, afirmou.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2021-05/lewandowski-suspende-antecipacao-de-vacina-policiais-e-professores

Campanha destaca diagnóstico precoce para evitar glaucoma

Com o tema 24 Horas pelo Glaucoma a campanha teve início hoje

POR AGÊNCIA BRASIL - O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lançaram hoje (3) a campanha nacional “24 Horas pelo Glaucoma”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces do glaucoma. Essa é uma doença que provoca a atrofia do nervo óptico, responsável por conectar o olho ao cérebro, interrompendo, assim, a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos e levando à cegueira. No geral, a doença ocorre devido ao aumento da pressão intraocular. Trata-se de um processo lento, que pode progredir durante anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas, informou o presidente do CBO, José Beniz Neto.

O ponto alto da campanha ocorrerá no dia 22 deste mês, antes da celebração do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado a 26 de maio, com a realização de uma maratona nas redes sociais. O vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta, disse à Agência Brasil que no canal do CBO no You Tube, haverá em torno de oito módulos com debates relevantes para a população, sobre uso de medicamentos, regulação, acesso à saúde em função da avaliação do glaucoma, onde conseguir exames, entre outros temas.

Além disso, haverá dez salas de atendimento para a população com horário marcado, onde as pessoas poderão agendar sua teleorientação no período de 9h as 18h. Em salas privadas, as pessoas poderão conversar com médicos oftalmologistas e tirar dúvidas sobre o glaucoma. O evento conta com o apoio de várias entidades médicas e da sociedade civil, bem como de personalidades, como o ator Tony Ramos, os compositores Carlinhos Brown e Renato Teixeira, o jogador da seleção de vôlei Lucão, entre muitos outros.”Isso ajuda muito a população, quando ouve uma pessoa pública falar”.

Cegueira evitável

O amor como motivação e inspiração para a vida mesmo na pandemia

Sub-tema : ganhos, perdas e resgates

POR RENATA FIGUERÊDO - Por estarmos imersos na sociedade, a maioria das pessoas costumam ter amigos, parentes, conhecidos e até mesmo um par romântico. Esses seriam os ganhos naturais ou sociais.

No transcorrer da vida passamos por dificuldades diversas, como doenças, distanciamento, tempo, crises, etc. Essas dificuldades nos levam à afastamentos, rompimentos, tristezas e dissabores. São as perdas.

E em alguns casos perdemos pessoas queridas porque não damos o devido valor, respeito ou consideração que elas merecem. A falta que uma pessoa nos causa após a perda, nos leva à um sentimento de dor, culpa ou remorso.

CONFIRA O VÍDEO: O AMOR COMO MOTIVAÇÃO E INSPIRAÇÃO PARA A VIDA MESMO NA PANDEMIA

Do desejo sincero e honesto de recuperar um relacionamento, podemos refletir sobre os erros, reconhecer falhas ou imperfeições, alguma má interpretação, ter empatia(que é colocar-se no lugar do outro), recuperamos o diálogo, e até mesmo pedirmos desculpas, sempre evidenciando nossa consciência diante da retratação.

Podemos ser bem sucedidos em alguns casos felizes, e é isso a que chamo de resgate.! 

LEIA TAMBÉM: DICAS DE AUTOESTIMA, COM DRA. RENATA RODRIGUES. CONFIRA O VÍDEO

Autor: Robert Melo Figueirêdo

Quero agradecer a participação de Robert Melo Figueirêdo e o apoio de Socorro Aquino, @_larfeliz, e do #BlogdoParceiro, Joseni Josa Parceiro!

Atenciosamente;

Renata Figueirêdo

FONTE: https://www.facebook.com/100003791606993/videos/2232314996904865

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK