PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Falta de diagnóstico adequado e de tratamento aumentam casos de mastectomia no Brasil

Demora causada pelo SUS e ausência de plano de saúde seriam os problemas principais
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTRODado alarmante da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)  mostra que em 70% dos casos de câncer de mama diagnosticados no Brasil a mulher passa por mastectomia (remoção total do seio). O principal motivo para a feitura do procedimento é que a doença é identificada em estágio avançado.

Segundo a SBM, esse índice está ligado à dificuldade na realização do diagnóstico precoce e na demora para se conseguir as consultas, exames, biópsia e tratamento – levando em conta o Sistema Único de Saúde (SUS) e a falta de plano de saúde. Pesquisas internacionais apontam que se o tumor é descoberto logo no início – quando está com menos de 2 cm –, as chances de cura podem chegar a 95%, informa a sociedade.

"Isso é um problema muito ligado à questão econômica: a disponibilidade de recursos e de exames; e a qualidade dos equipamentos e dos resultados. A limitação do acesso é um problema muito sério no nosso país, as mulheres no SUS passam por uma verdadeira 'via crucis', que é conseguir consulta num posto de saúde, conseguir um pedido de exame e depois realizá-lo. Com o diagnóstico tardio, a agressividade do tratamento é maior", comenta Antônio Frasson, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Para o médico, a queda na busca pelos exames está relacionada também ao fato de muitos brasileiros estarem sem emprego ou terem perdido a cobertura do plano de saúde. "Quando a gente observa o número de mulheres que vem fazendo exames, em vez de aumentar, ele vem caindo. Isso é muito ligado à questão econômica, à falta de recursos. Estamos falando no sistema público e no privado. Com a crise, muita gente perdeu o acesso, o convênio médico", completa Frasson.

De acordo com o Ministério da Saúde, estados e municípios têm autonomia para organizar a rede de atendimento "e o tempo para realizar diagnóstico depende da organização e regulação desses serviços". "Em 2017, foram realizados no SUS 4,04 milhões de mamografias de rastreamento, sendo 2,6 milhões na faixa etária prioritária preconizada pela Organização Mundial da Saúde [OMS], que são mulheres de 50 a 69 anos. Além disso, também houve aumento de 100% dos valores repassados para exames essenciais para o diagnóstico e para a decisão médica do tratamento dessa doença", informa a pasta em nota enviada à Agência Brasil. O repasse de recursos federais para tratamento do câncer de mama teria passado de R$ 2,2 bilhões em 2010 para R$ 4,6 bi em 2017.

Cirurgia menos invasiva

LEIA MAIS EM...

Entenda melhor a sensação de enjoo causada pelo movimento do carro

Sabia que essa tontura nada tem a ver com a alimentação?
(foto: Pixabay)
Você também é daquelas pessoas que ficam enjoadas com o movimento de carros e ônibus nas estradas? Pois é, esse mal estar, que afeta qualquer viagem tranquila, não é uma frescura. De acordo com o neurologista Tiago Sowmy, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP), esse incômodo tem relação com as funções cerebrais e independe da alimentação.

O enjoo ocorre devido a um conflito de informações no cérebro, que não compreende os estímulos provenientes de diferentes sistemas do organismo. Segundo o médico, isso acontece principalmente com quem está sentado no banco do passageiro. "Há um conflito entre o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, o sistema visual e o sistema sensorial, pois se tem a impressão visual do movimento do carro, a sensação de repouso em relação ao carro, mas o labirinto recebe informações de movimento. Estas informações conflitantes geram os sintomas de tontura", explica o especialista.

Apesar da sensação se refletir no estômago, Tiago Sowmy esclarece que não há relação na tontura causada pelo movimento com o órgão do sistema digestivo. "Esse reflexo independe do estômago. Ele ocorre no tronco encefálico, uma parte mais primitiva do cérebro. Esta região é estimulada por estar próxima aos sistemas de equilíbrio e sensorial. Quando um deles é sobrecarregado, ocorre o incômodo", diz o neurologista.

O problema, no entanto, pode ser atenuado ou extinto com o tempo. O médico explica que o corpo humano tem a capacidade de aprender a lidar com esse tipo de conflito de informação ocasionado durante as viagens de carro.

Além do aprendizado natural, há também tratamentos que amenizam os sintomas. "Além dos remédios, o tratamento mais efetivo é a fisioterapia vestibular, que é direcionada para esse tipo de sintoma", comenta Sowmy.

Amendoim ajuda na perda de peso e no combate ao diabetes

A leguminosa muito usada em doces brasileiros possui inúmeros benefícios para a saúde
(foto: Pixabay)
Paçoca, cajuzinho e pé-de-moleque. Os três doces típicos do Brasil têm em comum o uso de amendoim, leguminosa que é da mesma família do feijão e fonte de fibras e nutrientes que favorecem a saúde e a boa forma. O ingrediente, que também é muito apreciado nos Estados Unidos, em forma de pasta, é rico em gorduras boas como o ômega-3, o que ajuda a diminuir as inflamações e auxilia no funcionamento regular do intestino.


De acordo com a nutricionista Cyntia Maureen, consultora da Superbom, esse alimento popular é composto por vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e do complexo B, podendo ser consumido de diversas formas.

Para auxiliar quem deseja se alimentar de forma mais saudável, a especialista detalha os principais benefícios do amendoim:

Perda de peso
Por conter uma combinação de três macronutrientes – gordura, proteína e carboidrato – essa leguminosa contribui para uma "refeição completa". "Ele ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais para aparecer", pontua a nutricionista.

Prevenção do diabetes
De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico da Associação Médica Americana (American Medical Association), a ingestão de duas colheres de sopa de creme de amendoim, ao menos cinco vezes por semana, pode ajudar a reduzir em até 30% o risco de desenvolver diabetes.

Contra o câncer
Devido à presença de algumas substâncias como fitoesteróides, resveratrol e os ácidos fítico e fólico, a leguminosa pode ajudar na prevenção do câncer de cólon, que é o terceiro tipo de tumor mais comum no mundo e um dos mais letais, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sistema nervoso
O amendoim é uma excelente fonte de vitamina B3, também conhecida como niacina. "O consumo regular dessa substância pode ajudar na proteção contra o desenvolvimento de doenças como Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade", diz Cyntia Maureen.

SELEÇÃO DE FORRÓ - AS 20 MAIS TOCADAS DE MAIO 2018 - AS MELHORES

..

DEIXE SEU GOSTEI E INSCREVA-SE + ESTAMOS ATUALIZANDO TODOS OS DIAS. Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão de músicas entre em contato: cincojeitos@hotmail.com

HORA DO RISO: "Joãozinho, Sua Mãe é o Que?"

Humor: A profissão da mãe de Joãozinho
A professora da escola de Joãozinho perguntou à turma o que suas mães faziam para ganhar a vida.
Uma garotinha disse que sua mãe era médica, outra disse que sua mãe era engenheira.
Quando chegou a vez de Joãozinho, ele se levantou e disse:
- Minha mãe é uma mulher da vida.

Naturalmente, após esse comentário, ele foi mandado para a sala do diretor. Então, 15 minutos depois, ele voltou para a sala de aula. Ao chegar, a professora perguntou:
- Joãozinho, você contou ao diretor o que disse na aula?
- Sim, professora. – Respondeu ele
- Bem, o que o diretor disse?
- Ele disse que todo trabalho é importante para nossa economia e deve ser respeitado, me deu uma maçã e pediu meu telefone.

Quais as causas da Ejaculação Precoce? Tem tratamento natural?

A ejaculação precoce é um problema muito mais comum do que a gente imagina. Entenda um pouco melhor sobre ele e veja quais são as alternativas de tratamento. A ansiedade pode ser a grande inimiga do prazer durante o sexo. Para muitos homens ela se materializa na ejaculação precoce. Veja mais sobre o problema e as causas da ejaculação precoce. 
Saiba quais são as causas e tratamento da
 ejaculação precoce
POR RECEITA NATURALA ejaculação precoce é um problema comum entre os homens, mas difícil de ser diagnosticado e tratado de forma adequada. Há tantas coisas envolvidas, desde fatores físicos, psicológicos e culturais que, muitas vezes, o constrangimento impede que se procure ajuda profissional, tornando o distúrbio ainda mais complicado de tratamento.

Para que seja considerada como precoce, a ejaculação deve ocorrer antes ou logo após a penetração. O homem não tem controle sobre o ato de ejacular, encerrando o intercurso sexual sem que a parceira esteja satisfeita.
A ejaculação precoce é considerada como um distúrbio quando esse tipo de situação acontece com certa frequência. A referência é que haja dificuldade para satisfazer a parceira em pelo menos 50% das relações por causa da ejaculação fora de hora. É preciso ressaltar, no entanto, que existe uma diferença natural nos tempos do homem e da mulher para atingirem o orgasmo. Em média, os homens levam de 2 a 4 minutos para ejacularem.

Causas da ejaculação precoce

A ansiedade é a principal causa da ejaculação precoce. Quem tem uma tendência ao comportamento ansioso pode acabar se preocupando demais durante a relação sexual. Isso eleva os níveis de adrenalina produzida pelo organismo, fazendo com que a ejaculação acontece ainda mais rapidamente.
Depois que o problema acontece uma vez, fica ainda mais difícil controlar a ansiedade durante o sexo, fazendo com que o problema caia num ciclo vicioso. Existem casos em que essa ansiedade se torna tão frequente que o homem desenvolve algum tipo de disfunção erétil.

Aracoiaba terá novo veículo para transporte de pacientes da rede pública

A iniciativa se soma ao projeto de fortalecimento da Saúde de Aracoiaba encabeçado por Danilo Forte
Por Blog do FariasLuiz FariasO Governo Federal acolheu demanda apresentada pelo deputado Danilo Forte (PSDB-CE) e autorizou o repasse de R$ 215 mil para o Fundo de Saúde de Aracoiaba. O valor será utilizado na compra de um veículo para Transporte Sanitário Eletivo e na aquisição de equipamentos para consultório odontológico da rede pública.
“Uma conquista importante para toda a região”, comemora o secretário de Governo de Aracoiaba, Nazareno Bezerra, ao ressaltar que o hospital local acolhe moradores de oito municípios vizinhos. Ainda de acordo com ele, diariamente são atendidos enfermos que precisam ser acompanhados por especialidades médicas diferentes daquelas que a unidade oferece. “Esses devem ser transferidos para hospitais em Fortaleza e a nova van vai ampliar o atendimento dessas demandas”, completa.
“Faz parte de um conjunto de ações cujo objetivo é levar cada vez mais qualidade de vida para as famílias da região. Esse recurso chega para reforçar a atenção bucal e auxiliar a suprir as necessidades de deslocamento de pacientes para realização de consultas, exames, internação e outros procedimentos”. Danilo Forte.
LEIA MAIS EM... 

Evangelho do dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15, 26-16, 4
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Fonte: Arautos do Evangelho

Já te disseram que é bom Beber Água Morna? Então Veja isso

..

Provavelmente você já ouviu falarem diversas vezes que, durante o dia, é preciso beber vários copos de água. Esse é, sem dúvida, um hábito saudável. Mas é melhor beber água morna em vez de fria. Explicaremos o motivo. Agora que você já sabe os efeitos de beber água gelada, que vimos em um vídeo passado, conheça alguns dos benefícios de consumir água morna: 1. Melhora a digestão 2. Melhora o humor 3. Combate o colesterol ruim e obesidade 4. Reduz o excesso 5. Alivia constipação Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos. INSCREVA-SE NO CANAL ► https://goo.gl/JWAeet

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK