PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Confira o guia com as principais dúvidas sobre o segundo turno

Brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos são obrigados a votar
© Reuters
segundo turno das eleições acontece no próximo domingo (28), das 8h às 17h.
Confira as principais orientações para o dia de votação:
Quem é obrigado a votar
Brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Quem completou 16 anos já pode votar, mas não é obrigatório; o mesmo vale para maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.
Onde votar
Você deve votar no mesmo local que votou no primeiro turno. Consulte no site do TSE por nome ou número do título de eleitor.
Você também pode ligar para a Central de Atendimento ao Eleitor dos TREs de SP, MG, RS, GO e CE no telefone 148. Para os outros estados, consulte o site do TSE ou do TRE do seu estado.
Que documentos levar
Documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação. É bom estar com o título de eleitor na mão para saber a zona e a seção eleitoral.
Não votei no 1º turno. Posso votar no 2º?
Você pode votar nestas eleições normalmente. Agora, se você não votar por três pleitos, nem justificar ausência, nem pagar as multas devidas terá o título cancelado.
Não votei nem justifiquei
Quem não votou nem justificou ausência em até 60 dias após a eleição pode pagar a multa em qualquer agência bancária, nos Correios ou nas casas lotéricas. Antes de pagar, é necessário solicitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no site do TSE. A multa pode variar de R$ 1,05 a R$ 3,51, por turno ausente.
Posso levar celular na cabine?
Não. É proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico, como celulares, máquinas fotográficas e filmadoras.
Posso levar uma colinha com os números dos candidatos?
Pode.
Qual a ordem de votação?
Governador e presidente da República.
Como votar na urna eletrônica?
Basta digitar o número do candidato e apertar a tecla verde 'Confirma'. Caso tenha digitado errado, aperte a tecla laranja "Corrige". Isso deve ser feito para cada cargo que estiver em disputa. Há também tecla com a opção para voto em branco. Para anular o voto, é preciso digitar um número inexistente de candidato e apertar 'Confirma'.
Posso votar só na legenda?
Agora, para governador e presidente, é preciso escolher o candidato ou votar branco/nulo.
Voto em branco ou nulo. Qual a diferença?
A diferença está apenas na forma como o eleitor decide votar. O voto em branco é registrado quando o eleitor pressiona o botão "Branco" na urna eletrônica. Já o voto nulo é registrado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e aperta o botão "Confirma". Não se esqueça de que ambos são votos inválidos e não são considerados na contagem final.
Quem pode levar acompanhante?
Apenas os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenham requerido isso antecipadamente ao juiz eleitoral.
Estou fora da minha cidade de votação.
Você pode justificar no mesmo dia e horário das eleições nos locais onde há votação.
Voto em trânsito
Para ter direito a votar fora do seu domicílio eleitoral, você deveria ter feito o cadastro no cartório eleitoral até 23 de agosto. E se estiver fora do seu estado, poderá votar apenas para presidente.
Não fiz o cadastramento biométrico
Se na cidade onde você vota o cadastramento biométrico foi concluído e você não fez, seu título pode ter sido cancelado. Consulte a sua situação no site do TSE por nome ou número do título. Com informações da Folhapress e do TSE

Após aparecer em campanha, vítima de tortura vira alvo de fake news

Amelinha passou ser atacada por meio de memes que a acusam de ser terrorista, ter matado militares, além de chamá-la de "velha safada"
© Divulgação
Amigos e familiares da escritora e militante Maria Amélia de Almeida Teles, conhecida como Amelinha Teles, divulgaram nesta quinta-feira (25) um vídeo para denunciar ataques sofridos por ela nas redes sociais desde que deu um depoimento para a propaganda eleitoral de Fernando Haddad (PT).

O vídeo foi ao ar pela primeira vez no dia 16 de outubro e inclui o testemunho de Amelinha, que conta ter sido torturada pelo coronel Carlos Alberto Ustra, que ele levou a filha dela, de cinco anos, para vê-la após uma sessão de maus-tratos.

"O momento de maior dor foi o Ustra levando os meus dois filhos na sala de tortura, onde eu estava nua, vomitada, urinada", disse ela na propaganda, que foi suspensa pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Depois do depoimento, Amelinha passou ser atacada por meio de memes que a acusam de ser terrorista, ter matado militares, além de chamá-la de "velha safada".

Amelinha, que integrou a Comissão da Verdade no estado de São Paulo e há anos defende os direitos humanos e luta pela erradicação da tortura no país, atribui as agressões a uma tentativa de tirar a legitimidade do depoimento e influenciar o processo eleitoral.

"São acusações totalmente improcedentes, porque fui processada por fazer parte de um partido clandestino. Nunca participei da guerrilha. Eles estão disseminando uma política de ódio que divide ainda mais a sociedade brasileira", afirma.

Em 2005, a família Teles moveu uma ação civil declaratória contra o coronel Ustra, pedindo que ele fosse reconhecido como torturador. Em 2008, a solicitação foi acatada e Ustra foi o primeiro agente da ditadura a ser declarado torturador pela Justiça. Com informações da Folhapress.

Dia do Macarrão: aprenda a harmonizar vinhos e massas italianas

CORREIO 24 HORAS
Spaghetti, conchiglione, fusilli, tagliatelle, ravioli, capelletti... São tantos os preparos que elas mereciam um dia só pra celebrar sua existência. Em 1995, isso foi resolvido. Participantes do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, estabeleceram que o Dia Internacional da Massa seria celebrado, todos os anos, em 25 de outubro. Hoje, por acaso! Aproveitando a ocasião especial, trago algumas dicas de como harmonizar vinhos e massas italianas.
1. Massas com molhos à base de tomate
Normalmente os molhos de tomate conservam uma acidez mais elevada. Então a indicação mais óbvia é apostar em vinhos tintos elaborados com uvas que tenham essa característica de presença média a elevada, como Sangiovese, Chianti, Cabernet Franc e Tempranillo. Podem ser vinhos jovens, com corpo leve e baixo teor alcoólico.
Se a pasta vir com molho à bolonhesa, o acompanhamento vai requerer mais “peso”. Vá nas mesmas uvas anteriores; acrescente à lista Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, só que com estágio breve em barricas de carvalho. Essa maturação em madeira dá mais corpo à bebida e as “arredonda na medida”, sem deixar que perca a acidez necessária.
Caso seja uma massa com ragu, principalmente de carnes mais potentes e gordurosas (rabada ou costela), escolha uma bebida com estágio mais longo em carvalho - de 12 a 24 meses. E com taninos mais presentes, que vão ajudar a equalizar as sensações na boca.
Tem pimenta? Considere a uva Syrah, que tem uns toques dessa especiaria bem presentes.
É uma massa recheada? Se for com ricota ou espinafre, mantenha a regra para os tintos mais ácidos e leves.
Resumindo: quando mais grosso e complexo for o molho, mais corpo terá o vinho de acompanhamento.
2. Massas com molhos à base de derivados do leite
O molho béchamel ou branco é feito com leite, manteiga, farinha e um toque de noz moscada. Por possuir essa base ligeiramente untuosa e aromática, vai bem com vinhos brancos encorpados – como um Chardonnay maturado, ainda que rapidamente, em carvalho. Se você não abre mão de um tinto (tem gente que prefere, né?), vá de Pinot Noir ou Gamay – delicados, com baixa acidez, taninos e álcool tranquilos. Se a massa vir acompanhada de uma carne, eu até apostaria em um Carménère.
3. Molho Carbonara
Em molhos que trazem leite, ovos e bacon na composição, como carbonara, o Chardonnay aparece novamente. Há quem prefira, aqui, um rótulo de acidez mais alta para contrastar com a complexidade da receita. Se quiser testar, Chablis (Chardonnay do Norte da França), ou simplesmente escolha um exemplar sem passagem por madeira.
LEIA MAIS EM...

Áreas de 43 cidades ficarão sem energia no sábado; ruas de 16 bairros de Fortaleza serão afetados

Enel justifica que suspensão ocorre pela necessidade de executar manutenção nos locais. Confira lista completa
Sem luz
A Enel Distribuição alerta sobre a interrupção temporária do fornecimento de energia em algumas regiões de 43 cidades do Ceará neste sábado, 27. Em Fortaleza, ruas de 16 bairros serão afetados com a suspensão, que ocorre pela necessidade de executar manutenção ou obras nos locais, segundo a companhia. O desligamento programado afetará ruas específicas de cada lugar.
  
Abaixo, lista completa das ruas de bairros fortalezenses onde haverá falta de energia e o horário em que interrupção acontecerá. Confira também municípios que terão abastecimento suspenso.
  
Em Fortaleza:

Alagadiço Novo, das 9 às 14 horas:
Avenida Washington Soares (residencial)

Alto Alegre, das 10 às 15 horas:
Rua Eliza de Oliveira, Rua Ernesto Veloso, Rua Giuliano Rossi, Rua Francineuda Sampaio Lima, Rua João Correia Lima, Rua Luzia Pereira da Costa, Rua Martins de Lima, Travessa Juazeiro, Rua 2 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 3 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 4 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 13 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 14 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 17 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 15 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 16 Lot. Parque Alto Alegre, Travessa 12 Lot. Parque Alto Alegre, Travessa 15 Lot. Parque Alto Alegre

Cajazeiras, das 9 às 14 horas:
Rua José Alberto Sá (residencial), Rua José Alberto Sá 

Canindezinho, das 10 às 15 horas:
Rua José Assis de Oliveira

Conjunto Alvorada, das 9 às 14 horas:
Rua Euclídes Onofre Sousa, Rua Rangel Pestana, Rua Poços de Caldas

Conjunto Santa Terezinha, das 13h30min às 17h50min:
Rua Estrela do Oriente, Rua Pescador Chico Bindá

Edson Queiroz, das 9 às 14 horas:
Avenida Engenheiro Leal Limaverde, Rua Dr. Hermes Lima, Vila Sinhá, Rua Professor Isaías Gomes, Rua Professor Juraci Mendes de Oliveira, Rua Professor Solon Farias, Rua Professor Wilson Aguiar

Jóquei Clube, das 9 às 14 horas:
Estrada do Pici

Mondubim, das 10 às 15 horas:
Travessa João Jacó

Papicu, das 13h30min às 17h50min:
Rua Fausto Cabral, Rua Prisco Bezerra, Rua Professor Heráclito

Parque Manibura, das 9 às 14 horas:
Avenida Edilson Brasil Soares (residencial)

Parque Presidente Vargas, 10 às 15 horas: 
Rua Cônego de Castro, Rua Lucineide Gomes, Travessa Osório Correia

Pici, das 9 às 14 horas: 
Rua Alagoas, Rua Iguatu, Rua Pernambuco, Rua Santo Amaro do Pici, Travessa Aracoiaba, Travessa Catuense, Travessa Pantanal, Travessa São Carlos do Pici, Travessa São João do Pici, Travessa São Manoel - Pici

Praia do Futuro, das 13h30min às 17h50min: 
Avenida Dolor Barreira, Avenida Dr. Dioguinho, Avenida Zezé Diogo

Sapiranga Coité, 9 às 14 horas:
Avenida Leal Limaverde, Rua Firmo Ananias Cardoso, Rua Mário Alencar Araripe

Vicente Pinzon, das 13h30min às 17h50min
Avenida Eng. Luís Vieira, Rua das Flores, Rua lgor Barbosa, Rua Dr. Manoel Rodrigues Monteiro, Rua Narciso Lima, Rua Professor Ocelo Pinheiro, Travessa Cássia
 
 
No Interior:
Serão afetadas regiões de Acopiara, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracoiaba, Assaré, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cariré, Caririaçu, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Graça, Grangeiro, Granja, Hidrolândia, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Itarema, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Milagres, Novo Oriente, Ocara, Penaforte, Porteiras, São Benedito, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Eleitores de Croatá escolherão prefeito e vice no próximo domingo; Aracoiaba continua com eleição suspensa

CROATÁ
Os 12.657 eleitores do município de Croatá vão às urnas escolher prefeito e vice, além do presidente da república, no próximo domingo, 28/10. São 50 seções com urnas, distribuídas em 21 locais do município, com colaboração de 200 mesários.

A eleição suplementar foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, após decisão que cassou os mandatos do prefeito de Croatá, Thomaz Laureano Farias de Aragão, e do vice-prefeito, José Antônio Rodrigues de Aragão, nos embargos de declaração 284-47.2016, por abuso dos meios de comunicação. O tribunal declarou ainda a inelegibilidade de ambos por 8 anos, incluindo nesta condenação o radialista Cyro Leopoldo Aragão.

Dois candidatos disputam a eleição suplementar, neste domingo: pelo  PDT, Antônio Ribeiro de Sousa, cujo nome na urna: é Edilson Feliciano e pelo MDB/PSDB, Antônio Felinto Filho e nome na urna: Antônio Onofre
O TRE lembra que, em Croatá, os eleitores votarão primeiro para presidente e depois para prefeito.

Aracoiaba
Decisão monocrática do ministro Jorge Mussi, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, no dia 25/9, suspendeu a eleição suplementar para prefeito e vice de Aracoiaba, que havia sido designada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, para o dia 28 de outubro, junto com o segundo turno das Eleições 2018.

Antônio Cláudio Pinheiro (prefeito eleito em 2016) e Maria Valmira Silva de Oliveira (renunciou ao cargo de vice-prefeita) impetraram Ação Cautelar, com pedido de tutela de urgência, após Acórdão do TRE-CE, proferido em 31/8, que manteve a cassação do prefeito Antônio Cláudio Pinheiro, e o declarou inelegível por 8 anos, juntamente, com Maria Valmira Silva de Oliveira, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016.
COM ASCOM/TRE-CE

Deixe seu porquinho mais gordinho

MANEIRAS DE GUARDAR DINHEIRO

PORQUINHO
Nem sempre é fácil ir ao shopping e não comprar nada, ou até mesmo se controlar no final de semana. Afinal, não é simples deixar de gastar o dinheiro que você ganha com tanto suor… Mas saiba que é possível! Através dessas dicas você pode começar hoje mesmo a economizar o seu dinheiro!

Faça listas

Faça uma lista de tudo o que você gasta diariamente por ao menos 15 dias. Mas a lista precisa ser detalhada e com tudo mesmo, até aquele cafezinho que você resolveu tomar na padaria antes de entrar no trabalho. Dessa forma, ao final do período você saberá onde pode fazer cortes ou substituições.

Poupança

É a velha dica de guardar uma porcentagem de sua renda mensal, mesmo que mínima, na poupança. Dessa forma, você consegue ter um dinheirinho reservado para emergências ou para um período em que ganhe menos.

Não vá ao mercado com fome

A pior coisa para quem está de dieta comprovadamente, mas também é um dos grandes problemas para quem está tentando economizar. Só faça compras depois de ter se alimentado bem, caso contrário todas as guloseimas e itens dispensáveis parecerão ainda mais apetitosos.

Pesquise preços

Jamais compre alguma coisa sem pesquisar os preços disponíveis antes. Muitas vezes temos diferenças absurdas do mesmo produto entre uma loja e outra. Isso vale também para o supermercado. De repente, fazer compras em dias diferentes e em lugares diferentes rende uma economia considerável.

Fique atento com a energia elétrica

Se você é daqueles que passa horas no banho ou que deixa todas as luzes da casa acesas em pleno dia, além de ser um inimigo do meio ambiente, você também esbanja sem poder. Se policie nas mínimas coisas e verá uma diferença considerável na sua conta de luz.

Como funciona o ENEM? Entenda a prova e como usar sua nota

Postado por: Angélica Weise
Fonte: Reprodução
Olá, leitor!
Estudantes que querem cursar uma universidade federal, e algumas particulares, precisam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
É por meio dessa prova que os alunos, dependendo de sua classificação, podem ter acesso a programas do Governo Federal, como bolsas de estudos (inclusive para cursos na modalidade EAD) e financiamento estudantil.
O exame é temido por muitos estudantes, por isso, neste texto vamos esclarecer dúvidas sobre como é a prova e como aproveitar a nota.

Como funciona o ENEM?

Por que fazer o ENEM?

Participar do Enem pode ser a sua porta de entrada para o ensino superior. E não somente em universidades públicas: várias faculdades privadas aceitam a nota do exame como forma de ingresso direto.
O Enem é muito concorrido. Afinal, assim como outros milhões de estudantes do Brasil, você tem o objetivo de conseguir uma vaga na universidade e se qualificar para o mercado de trabalho, o que pode te ajudar a não fazer parte da taxa de desemprego atual, que atinge 13 milhões de brasileiros.

Quando o Enem começou?

O Enem não é tão recente assim. A prova surgiu em 1999, há quase 20 anos. Porém, no início, objetivo era apenas avaliar o desempenho do estudante no fim da escolaridade básica.
Em 2009,o Enem passou a ser usado pelas instituições federais e programas do governo como uma forma de substituir o vestibular e selecionar os estudantes para o ingresso no ensino superior.

Quem pode fazer o Enem?

É muito comum ter dúvidas sobre quem de fato pode fazer a prova do Enem. E nós esclarecemos: qualquer pessoa pode fazer o Enem, mas o uso dos resultados é diferente para cada público. Por exemplo, estudantes do  1 º ou 2 º ano do Ensino Médio podem fazer a prova para avaliar seu desempenho acadêmico, mas não podem usar a nota para entrar em uma universidade.

Como é a prova do Enem?

Urna eletrônica é totalmente segura!

..

Veja Mais Vídeos em...
Justiça Eleitoral

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK