PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Três dicas que ajudam a controlar a ansiedade

Pequenos gestos que podem ajudá-lo a controlar este mal-estar

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A ansiedade é um estado que se caracteriza essencialmente por uma sensação profunda e avassaladora de medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si próprio, e pela sensação de que algo ruim preste a acontecer.

Conforme explica um artigo publicado no portal Minha Vida, além dos remédios usados para tratar este distúrbio, existem algumas atitudes que podem ajudar a atenuar a ansiedade. A saber:

1. Pratique atividade física

Um dos melhores métodos para controlar a ansiedade é fazer exercício. Tal deve-se ao facto de que a atividade física eleva a produção de serotonina, substância que estimula e aumenta a sensação de prazer.

E não é necessário praticar exercício intenso. Aliás, caminhar três vezes por semana, por pelo menos 30 minutos, já pode ajudar a controlar e a lidar com o distúrbio. O momento da caminhada, também pode ser aproveitado para 'exercitar' a mente, através de meditação ativa. Ou seja, a cada passo que dá, pensa. A caminhada é um movimento repetitivo e pode assim pensar nos pontos geradores de ansiedade que tem de trabalhar.

2. Tente controlar a respiração

De modo a diminuir as reações do sistema nervoso autônomo, é imperativo aprender a controlar a respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Quando inspirar, deixe o abdômen expandir-se, ou seja, estufe a barriga e não o peito. Em seguida, expire vagarosamente, expelindo o ar pela boca. Pode fazer isto em qualquer lugar e momento.

3. Coma alimentos ricos em triptofano

Contra a ansiedade, consuma alimentos abundantes em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como por exemplo a banana e o chocolate preto. Pode também tomar o triptofano em cápsulas, juntamente com vitamina B6 e magnésio.

A taurina e a glutamina são outros aminoácidos que podem promover o bem-estar. Ambos aumentam a disponibilidade do neurotransmissor GABA, ao qual o organismo recorre para controlar fisiologicamente a ansiedade.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1763075/tres-dicas-que-ajudam-a-controlar-a-ansiedade

Especialistas destacam importância de se ter reserva financeira

 Pandemia mostra que podemos viver gastando menos, diz economista

POR AGÊNCIA BRASIL - A chegada da pandemia ao Brasil mostra a importância de se ter uma reserva financeira para enfrentar as adversidades. Com a chegada do fim do ano – e do décimo terceiro salário – o brasileiro tem a oportunidade de, com planejamento, ter mais tranquilidade em relação ao orçamento.

Diante desse contexto, a Agência Brasil consultou alguns especialistas, na busca por dicas de como conseguir montar uma reserva, mesmo em tempos de crise. Segundo eles, para isso, o primeiro e mais importante passo é pagar as dívidas que têm juros mais elevados.

“As reservas financeiras são, antes de tudo, importantes para gastos imprevistos. Por exemplo, em saúde ou no conserto do carro ou do imóvel”, afirma o economista e professor licenciado da Universidade de Brasília (UnB) Newton Marques. Especialista em educação financeira, ele sugere que, tendo um dinheirinho sobrando, as pessoas procurem, primeiro, quitar dívidas que, em função dos juros, estejam crescentes. “Quem receber o décimo terceiro salário pode utilizar da seguinte forma: pagar dívida que tem juros, consumir parte nas festas de fim de ano e guardar uma parte para gastos imprevistos em 2021”, resume.

Conselheiro da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), Andrew Frank Storfer diz que a pandemia deixou uma lição importante para as pessoas: “todos podemos viver gastando menos”. Para ele, “existe um produto que todos deveriam comprar: a tranquilidade. Ter alguma reserva para imprevistos é sempre bom. Independentemente da pandemia, quem pode olhar para trás e dizer que não teve algum imprevisto nos últimos cinco anos? Que não teve de fazer um tratamento, comprar remédios; quem não teve geladeira ou TV quebrada? Quem não bateu um carro, ou teve de ir ao mecânico? O mesmo se pode dizer dos próximos cinco anos. Sempre há um imprevisto”, disse o conselheiro da Anefac.

Ele lembra, no entanto, que muita gente recebe salário que mal dá para suportar os gastos básicos com alimentação e moradia. Mesmo assim, sugere, é fundamental fazer esforços, pelo menos no sentido de cortar gastos, na tentativa de guardar um pouco.

“O segredo é equilibrar o desejo de gastar com algum serviço, ou de comprar alguma coisa, com a necessidade de ter reservas e, assim, tranquilidade. Neste fim de ano, presentes podem ser o primeiro gasto a ser reduzido. Ainda mais tendo em vista que há limitações para sair de casa e frequentar lojas e shoppings. Os gastos com serviços e compras do dia a dia devem sempre ser revistos. Há itens que subiram de preço e podem ser substituídos por outros. Procurar alternativas com preços mais em conta pode fazer uma diferença”, sugere o especialista.

Compras online

Papa defende que países compartilhem vacinas contra covid-19

Pedido foi feito hoje em mensagem de Natal

POR AGÊNCIA BRASIL - O papa Francisco pediu nesta sexta-feira (25), em sua mensagem de Natal, que as nações compartilhem as vacinas contra a covid-19. Ele afirmou que os muros do nacionalismo não podem ser construídos para impedir uma pandemia que não conhece fronteiras.

Em um sinal dos tempos, Francisco entregou a tradicional mensagem "Urbi et Orbi" (Para a cidade e para o mundo) de um púlpito dentro do Vaticano, em vez de fazer o pronunciamento da varanda central da Basílica de São Pedro, diante de dezenas de milhares de pessoas.

A pandemia e seus efeitos sociais e econômicos dominaram a mensagem, na qual Francisco apelou à unidade global e à ajuda às nações que sofrem com conflitos e crises humanitárias.

“Neste momento da história, marcado pela crise ecológica e graves desequilíbrios econômicos e sociais agravados pela pandemia do novo coronavírus, é tanto mais importante que nos reconheçamos como irmãos”, disse.

Lembrando que a saúde é uma questão internacional, ele pareceu criticar o chamado "nacionalismo da vacina", que as autoridades da ONU [Organização das Nações Unidas] temem que poderá piorar a pandemia se os países pobres receberem o imunizante por último.

“Que o filho de Deus renove nos dirigentes políticos e governamentais um espírito de cooperação internacional, a começar pela saúde, para que todos tenham acesso a vacinas e tratamento. Diante de um desafio que não conhece fronteiras, não podemos erguer muros. Todos nós estamos no mesmo barco", disse ele.

Os italianos estão sob bloqueio nacional durante grande parte do período de férias de Natal e Ano Novo. As restrições significam que as pessoas não podem ir à Praça de São Pedro ou à basílica para eventos papais.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-12/papa-defende-que-paises-compartilhem-vacinas-contra-covid-19

Programa de peixamento de mil açudes no Ceará deve ser concluído até fevereiro

Mais de mil açudes e 60 mil famílias serão beneficiados com o programa.

Por G1 CEAté fevereiro de 2021, o programa de peixamento de mil açudes de pequeno e médio portes no Ceará deve povoar os reservatórios com 5,2 milhões de alevinos, peixes recém-saídos do ovo. A iniciativa deve beneficiar 60 mil famílias de agricultores e pescadores artesanais que moram no entorno das barragens.

O programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário distribuiu, nesta semana, 550 mil alevinos em 11 cidades cearenses.

Quadra chuvosa

Os reservatórios devem ser povoados com os alevinos antes das chuvas para aproveitar o tempo de recarga, uma vez que o ciclo de produção do pescado é em torno de seis meses, favorecendo o crescimento dos peixes.

Os alevinos são das espécies tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce. O investimento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário é de R$ 538 mil e existe a expectativa da geração de 1,1 toneladas de peixe por ano.

O secretário-executivo de Pesca e Aquicultura, Antônio Nei de Souza, pontua que o projeto de peixamento dos reservatórios “é estratégico para a segurança alimentar de famílias de baixa renda e agricultores de base familiar no sertão cearense”.

A ideia é que o programa tenha continuidade e ocorra a cada ano. As prefeituras, associações comunitárias, sindicatos e colônias de pescadores podem ser entidades parceiras e para aderir ao projeto.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, disse que a ação assegura a “pesca durante o segundo semestre, quando há carência de produção agrícola de sequeiro que ocorre no período chuvoso”.

“Nesses últimos anos, os açudes ficaram secos e perderam peixe, por isso é necessário ter esse povoamento para a produção continuar, caso contrário não teremos o quê pescar depois do inverno”, observou. “Os açudes cheios e com pescado é comida na mesa do sertanejo e renda para o pescador artesanal”, completou a presidente da Colônia de Pescadores em Iguatu, Neide França.

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/12/25/programa-de-peixamento-de-mil-acudes-no-ceara-deve-ser-concluido-ate-fevereiro.ghtml

Polícia diz que ex-marido que matou juíza no Rio só vai falar em juízo

Viviane Vieira do Amaral foi morta a facadas na frente das três filhas do casal. Em vídeo, as meninas pedem para ele parar de golpear a vítima.

Por G1 RioO ex-marido da juíza Viviane Vieira do Amaral, que, segundo a polícia, a assassinou com facadas se calou na delegacia e disse que só vai se manifestar em juízo.

Paulo José Arronenzi foi preso na véspera de Natal e levado à Divisão de Homicídios, ainda no dia 24. De lá, ele será transferido para o sistema prisional nesta sexta-feira (25).

O crime ocorreu na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foi esfaqueada na Avenida Rachel de Queiroz, na frente das três filhas do casal.

O assassinato foi registrado em um vídeo que foi analisado pelos policiais. Na gravação, as crianças pedem ao pai que parem de golpear a juíza.

Em setembro, Viviane havia feito um registro de lesão corporal e ameaça contra o ex-marido, que foi enquadrado na Lei Maria da Penha. Ela chegou a ter escolta policial concedida pelo TJ-RJ, mas pediu para retirá-la posteriormente.

A juíza não foi a única mulher a denunciar o engenheiro para a polícia. Em 2007, uma ex-namorada dele registrou ocorrência policial porque estaria sendo importunada por ele, que não aceitava o fim do relacionamento.

Entidades jurídicas manifestam pesar

Em nota, o TJ-RJ disse que "lamenta profundamente" a morte da juíza Viviane Arronenzi, vítima de feminicídio.

Já a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) emitiram nota conjunta em que expressam "extremo pesar" pelo que classificaram como "covarde assassinato da juíza". As entidades afirmaram que o crime não ficará impune.

"As entidades representativas do magistrados fluminenses e brasileiros se solidarizam com os parentes e amigos da pranteada magistrada. Este crime bárbaro não ficará impune, asseguramos", enfatiza a nota.

No mesmo comunicado, o presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves informou que, ainda na noite de quinta-feira, conversou com o secretário de Polícia Civil do Estado do Rio, delegado Alan Turnowski, e com o delegado Pedro Casaes, que esteve no local do crime.

"Posso afiançar: esse crime não ficará impune. O feminicídio tem o repúdio veemente da sociedade brasileira. O Brasil precisa avançar. O que ocorreu nesta quinta-feira na Barra da Tijuca é absolutamente inaceitável”, reiterou Gonçalves.

Já a presidente da AMB, Renata Gil, destacou sua "indignação e repulsa" diante do assassinato da magistrada.

"O feminicídio é o retrato de uma sociedade marcada ainda pela violência de gênero. Precisamos combater este mal”, enfatizou Renata Gil.

O Ministério Público do Rio de Janeiro também manifestou pesar pela morte da juíza e repúdio ao feminicídio. O órgão enfatizou que irá acompanhar as investigações a respeito do crime por meio da Promotoria de Justiça.

FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/12/25/ex-marido-que-matou-juiza-no-rio-se-cala-na-delegacia-e-so-vai-falar-em-juizo-diz-policia.ghtml

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK