PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Carteira de motorista terá formato de cartão de crédito e recursos antifraude

Foto: Reprodução
EDUARDO SODRÉSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai mudar de formato e de material em 2019. No lugar do papel-moeda entra o plástico, com mais recursos antifraude. O processo de obtenção deve ser simplificado.

Além das alterações físicas, o governo pretende editar uma medida provisória que aumentará o prazo de validade do documento.

Na proposta que está sendo estudada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os motoristas terão que fazer exames médicos a cada cinco anos, sem que seja necessário pagar taxa, apresentar documentação e tirar outra foto no Detran para receber a nova CNH, como acontece hoje.

Após o condutor completar 55 anos, a periodicidade dos exames cai para dois anos e meio. A partir dos 70, passam a ser feitos anualmente.

O motorista deverá economizar R$ 53 a cada cinco anos, que é a soma das taxas atuais de emissão e de entrega em domicílio do documento.

A nova regra só será possível com a adoção de tecnologias de segurança. Conforme a resolução 718 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a nova carteira terá o formato de um cartão de crédito e reunirá dados cadastrais do motorista tanto na parte impressa quanto na memória digital.

As informações poderão ser lidas por smartphones dotados de aplicativos desenvolvidos para agentes de trânsito.

Sérgio Yoshioka, mestre em engenharia de computação e professor da Unisal, afirma que unir dados biométricos e cadastrais que possam ser lidos digitalmente praticamente elimina as possibilidades de fraude.

O especialista diz que seria importante utilizar tecnologia de leitura facial, a mesma já disponível em alguns celulares. Com isso, não haveria a necessidade de apresentar o documento em uma blitz, por exemplo.

“Também será interessante incluir dados que podem ser utilizados em caso de acidente, como o tipo sanguíneo e o número da carteira do SUS, informações que, por ficarem descentralizadas, dificultam o socorro”, diz Yoshioka.

A primeira medida para reduzir as fraudes entrou em vigor em maio de 2017. Desde então, todas as CNHs emitidas no Brasil trazem QR Code (código para leitura digital de informações) com dados dos motoristas, mas ainda impressas em papel-moeda. Há também versão digital.

Esse código estará na carteira do professor de geografia Carlos Augusto de Oliveira, 32.

“Decidi só obter a CNH agora por reunir três itens essenciais: dinheiro, tempo e interesse. Quando mais novo, não tinha nenhum deles”, diz Oliveira. Ele terá habilitação para moto e carro, categorias A e B.

O professor afirma que, ao longo do processo iniciado em março, não recebeu nenhuma informação sobre como será a futura carteira, nem sobre a CNH digital. “Soube apenas pela mídia”, conta.

Em nota, o Detran-SP informa que “está analisando as medidas previstas na resolução 718 e os procedimentos necessários para adotá-las”.

O Departamento Nacional de Trânsito diz que “as empresas [que produzirão as carteiras] serão previamente credenciadas e posteriormente habilitadas pelos Detrans, seguindo o mesmo modelo de negócio atual”. Esse processo ainda não teve início.

O cronograma publicado pelo Contran prevê que as novas carteiras sejam emitidas a partir de janeiro, mas são esperados atrasos. A adoção do QR Code, bem mais simples, só começou cinco meses após a data que constava na resolução.

Já a medida provisória que modificará a forma de emissão deverá ser publicada antes das eleições, e é vista como uma tentativa de melhorar a popularidade do governo Michel Temer em sua reta final. O responsável pela proposta é o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Para Sérgio Yoshioka, as mudanças esbarram no desconhecimento de parte da população e obrigam que o documento físico continue a existir por muito tempo. “Nem todos são adeptos de tecnologia, embora haja mais celulares que habitantes no Brasil, e muitos não têm acesso a esses recursos”, diz o professor.

Documento do carro ganha versão digital acessível pelo smartphone

(Foto: Divulgação)
Aos poucos, cada vez mais documentos ganham suas versões digitais, acessíveis por meio de aplicativo no celular. Agora é a vez do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que passará a estar disponível por smartphone.
A versão digital do documento já havia sido anunciada no final de 2017, e agora começou a ser liberada de forma oficial. Por enquanto, no entanto, apenas os motoristas do Distrito Federal poderão utilizar o app, mas a tendência é que rapidamente isso se espalhe pelo resto do Brasil. Isso porque a determinação é que todo todos os estados suportem a tecnologia até o final do ano, no máximo.
A decisão de cobrar ou não pela emissão do documento digital ficará a cargo de cada Detran do Brasil. Especificamente no DF, não haverá cobrança adicional, mas só poderá ser usado por quem já pagou o licenciamento do veículo para 2018.
Para quem não conhece, o CRLV digital deve ter o mesmo valor do documento impresso, com um QR Code que valida sua autenticidade caso haja necessidade. Ainda assim, a emissão da versão de papel do documento continua sendo obrigatória.
Quem resolver aderir ao CRLV digital poderá acessar o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que por enquanto só tem versão para Android. Quem já tiver a CNH Digital não precisa fazer um novo download.

QUAL É O MELHOR PLANO DE INTERNET PARA VOCÊ?

Por FGTECH está em FGTECH.
.
A maior dúvida na hora de adquirir um plano de internet é a escolha da velocidade, a incerteza de que esta será suficiente para sua casa ou trabalho quase sempre esta presente nestes momentos, para escolher o melhor plano de internet você deve se preocupar com qualidade e velocidade também.
É importante pesquisar afundo quais são as suas opções e ter atenção em seu orçamento.

Portanto, resolvemos fazer este post para te ajudar na escolha do melhor plano de internet para você!
Saber qual é o seu perfil é fundamental para a escolha desse plano ideal. Quer saber mais sobre esse assunto?
Confira nosso artigo completo: FGTECH
http://www.fgtech.com.br/qual-e-o-melhor-plano-de-internet-para-voce/

Obrigado meu Deus, Flávio Silva voltou!!

..

Vamos Comemorar a Vida!!

FLÁVIO SILVA Escreveu em seu Facebook: 
Ser feliz não é viver apenas momentos de alegria. É ter coragem de enfrentar os momentos de tristeza e sabedoria para transformar os problemas em aprendizado. ❤️😃😉 #life #bomdia #vida #amigos
FOTO: Instagram de Joseniparceiro
FOTO: Instagram de Joseniparceiro


FOTO: Instagram de Joseniparceiro

LEIA TAMBÉM...

A vida é um milagre que se repete a cada novo amanhecer...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK